Cozinha Simples: 60 Dicas de Decoração Bonitas e Baratas!

Veja 60 dicas de decoração para ter uma cozinha simples mais bonita

Por -

A cozinha é um cômodo essencial em uma casa, afinal seja ela pequena ou um com uma estrutura mais completa, ela deva contar com os elementos básicos para seu bom funcionamento. Hoje falaremos sobre como decorar uma cozinha simples.

Atualmente ela passou a ser um lugar de convivência, onde a integração com a sala chega a ser um dos conceitos mais procurados pelos moradores. Com essa nova modulação chamada de cozinha aberta, alguns aspectos básicos devem ser apontados para evitar erros e garantir a esse ambiente a função de cozinhar e receber convidados.

Como montar uma cozinha simples e barata

Devido a esse fato, muitas pessoas procuram decorar uma cozinha simples de uma forma diferenciada, aproveitando todos os espaços com uma ambientação personalizada, para que o ambiente fique confortável para essas novas funções estabelecidas no mercado de interiores. E como a gente sabe que não é fácil montar e decorar um ambiente sem gastar muito, resolvemos apontar 5 dicas importantes para montar uma cozinha simples, bonita e barata para você:

1. Aproveite os pontos de hidráulica e elétrica que a cozinha já possui

Esse item é o ponto de partida em qualquer projeto de cozinha. Afinal, quando se desloca algum desses pontos, haverá mais gastos para fazer na obra. Por isso, o ideal é evitar a mudança de tubulação ou tomada e deixar que os eletrodomésticos e móveis sejam adaptados para esse caso.

2. Decoração funcional

Passada a etapa de levantamento de pontos e medições, o segundo item que você precisa ter em mente é a funcionalidade do ambiente. Uma cozinha simples preza pelo básico, como a pia, o fogão e a geladeira. O restante serve para complementar a decoração, como um jogo de cadeiras, uma marcenaria mais elaborada, um acessório de destaque, um acabamento diferenciado e etc. Fique com o básico e vá complementando aos poucos!

3 – Utilize prateleiras

Devido ao projeto de marcenaria ter um preço muito elevado, o espaço de armazenamento pode ficar por conta de prateleiras e varões com ganchos. Essa solução pode ser aplicada na parede da pia, com elementos decorativos aparentes ou até com os escorredores de louça, desde que a superfície da peça seja vazada e de metal.

4- DIY

Para economizar e dar um toque pessoal na cozinha, repagine os móveis antigos e crie objetos com as dicas do faça você mesmo (DIY), que ajudam nos gastos e contribuem na sustentabilidade.

5 – Escolha um ponto de destaque

Coloque um elemento decorativo que chame atenção na sua cozinha. Por exemplo, um revestimento diferente, eletrodomésticos em inox, um detalhe colorido na marcenaria, um quadro criativo e inspirador, uma luminária imponente, banquetas chamativas e qualquer item que for do seu gosto.

A escolha de um item de destaque em uma cozinha simples pode mudar o visual do ambiente, focando o olhar para esse detalhe, sem que se perceba a simplicidade dos outros elementos. Lembre-se que essa dica é válida para apenas 1 item! Afinal, o objetivo é ter uma decoração simples sem exageros.

60 ideias de decoração para uma cozinha simples e barata

Colocando essas dicas em prática, o projeto flui mais facilmente. O importante é deixar a cozinha bonita com o que se encaixa ao seu bolso. E para deixar essas dicas mais claras, separamos uma galeria de como transformar uma cozinha simples em moderna com pequenos truques de decoração:

Acesse também nosso guia atualizado sobre cozinha planejada, assim como a cozinha americana pequena.

Imagem 1 – Priorize o básico para ter uma boa cozinha.


Nessa cozinha pequena, podemos observar que os eletrodomésticos estão posicionados de forma funcional, sem atrapalhar na circulação interna do ambiente. A composição de pastilhas brancas com o rejunte escuro, parede esverdeada, plantas e pendentes deixaram os armários antigos desaparecer no visual, transformando o simples em uma cozinha super descolada!

Imagem 2 – Decoração simples para cozinha e lavanderia integrada.


O toque especial fica por conta do armário azul que contempla o espaço de armazenamento para os itens da área de serviço. Esse detalhe que faz toda a diferença no visual como um todo do ambiente.

Imagem 3 – A cozinha branca nunca sai de moda!


Muitas vezes o caminho é priorizar por uma decoração neutra, que dura anos e até mesmo para um futuro morador da casa. A cozinha branca é uma dessas versões, que nunca sai de moda e agrada a maioria das pessoas.

Imagem 4 – Os pallets são econômicos e podem criar uma ilha central incrível na cozinha.


Aqui temos o exemplo do faça você mesmo gastando pouco! Já falamos em posts anteriores em como reaproveitar os pallets para montar móveis para ter uma decoração arrojada sem a necessidade de contratar um marceneiro.

Imagem 5 – Funcionalidade e flexibilidade andam juntos em uma cozinha.


Móveis que se adaptam a determinas funções na cozinha deixam esse ambiente muito mais funcional sem estragar a decoração. Nesse caso, a mesa com rodinhas pode funcionar como uma mesa de refeição ou como apoio para os alimentos quando estiver cozinhando. Além de poder levar para todo o canto da cozinha! As banquetas também foram colocadas de uma forma que não atrapalham na circulação.

Imagem 6 – A pintura pode mudar todo o visual de um ambiente.


A pintura é a técnica mais simples para quem quer decorar um ambiente gastando pouco. Você pode abrir mão da obra e se aventurar nessa atividade! Lembrando que é necessário fazer um estudo de cores para que o ambiente não fique desagradável no resultado final.

Imagem 7 – As clássicas pastilhas levam um pouco de cor para a cozinha.


As pastilhas são uma outra alternativa para substituir a pintura, pois o efeito de inserir uma cor no ambiente é o mesmo. Elas são fáceis de ser encontradas e instaladas, por isso é uma opção para quem deseja renovar o visual da cozinha de forma rápida e barata!

Imagem 8 – Parede com tinta de lousa é prática e fácil de aplicar.


Essa é a queridinha na decoração! Ainda mais quando aplicada na cozinha, que pode funcionar como um quadro de receitas, de lista de supermercado ou uma arte temática. A sua aplicação funciona igual a de uma pintura tradicional.

Imagem 9 – A simplicidade pode estar no minimalismo.

Imagem 10 – Os ladrilhos hidráulicos alegram qualquer parede de uma cozinha.


Os ladrilhos continuam sendo a alternativa mais utilizada quando o assunto é decorar uma cozinha simples. Eles levam alegria e movimento as paredes quando a marcenaria é mais simples, pois o destaque fica inteiro para o revestimento!

Imagem 11 – As prateleiras são ótimos itens para organizar os utensílios de cozinha.


E ainda você pode complementar com o varão de ganchos que apoia os utensílios de cozinha e até panelas. Elas deixam de ser apenas um item de cozinha e passam a ser um elemento decorativo.

Imagem 12 – Uma bancada de refeição ajuda muito no dia a dia.

Imagem 13 – Simples e muito bem planejado.

Imagem 14 – Adesive sua geladeira!


Os adesivos de geladeira são uma ótima forma para mudar o visual do eletrodoméstico sem a necessidade de comprar outro. O mercado oferece diferentes modelos para todos os estilos, desde os lisos até os com desenho geométrico, que são a ultima tendência na decoração. O indicado é aplicar em uma cozinha com armários neutros para que o adesivo não destoe na decoração.

Imagem 15 – Utilize a bancada que integra os ambientes como uma mesa de jantar.

Imagem 16 – Dê um toque de personalidade com quadros e livros na decoração.


Sabe aqueles quadros que você não sabe onde colocar? Que tal posicioná-los na parede da cozinha? O bacana também é complementar com os livros de culinária para deixar a cozinha mais inspiradora no momento de cozinhar.

Imagem 17 – A bancada é um ótimo item para quem não tem espaço suficiente para uma mesa na cozinha.

Imagem 18 – Decore a cozinha com os elementos decorativos visíveis.


A marcenaria simples dessa cozinha não deixa o ambiente monótono e sem personalidade. A prioridade foi deixar alguns elementos vazados para inserir alguns itens decorativos para que desse o toque final na ambientação.

Imagem 19 – O mural em vidro pode funcionar como um item decorativo na cozinha.

Imagem 20 – Cozinha com armários em Formica.

Imagem 21 – Os nichos podem receber um acabamento diferenciado.

Imagem 22 – Quanto menos armários, mais simples a cozinha fica.


Consequentemente o projeto de marcenaria também fica mais barato. As portas deixam o visual mais pesado e com os nichos abertos é possível decorar esses vazios da sua maneira. No caso do projeto acima, os copos não pesaram no visual devido a transparência do vidro. Assim como os eletrodomésticos em inox deram um charme sofisticado a essa cozinha.

Imagem 23 – Cozinha simples com decoração rosa.

Imagem 24 – Cozinha simples americana.

Imagem 25 – Para o efeito clean, opte por acabamentos claros e neutros

Imagem 26 – Os utensílios aparentes decoram ainda mais a cozinha


Ainda mais nessa cozinha feminina, os itens coloridos marcam presença e dão personalidade! Esses itens podem ser facilmente encontrados em lojas de departamento e o custo é bem inferior por ter um acabamento mais simples que as porcelanas.

Imagem 27 – Cozinha simples com armários planejados


Os móveis planejados são ótimos por serem fabricados de acordo com as medidas da cozinha. A vantagem desse tipo de projeto é que você consegue aproveitar todo o espaço e é bem útil quando for necessário fazer o armário de canto ou bancadas mais estreitas.

Imagem 28 – Mesmo sem armários, a cozinha ganhou outros destaques na decoração.


A luminária de trilho, a pintura verde e o piso geométrico marcam o estilo dessa cozinha. O ar descolado e jovial toma conta com sua simplicidade e os itens atuais que a deixam moderna.

Imagem 29 – A marcenaria com o acabamento discreto leva simplicidade para essa cozinha.


Os móveis lineares são os responsáveis por dar um ar moderno a essa cozinha. As linhas retas e contínuas são ausentes de puxadores, o que reforça o desenho da marcenaria.

Imagem 30 – A cozinha de madeira pode ganhar um efeito incrível com um mix de cores e materiais


A escolha dos modelos dos eletrodomésticos e da harmonia das cores e texturas também contribui muito para a modernização da cozinha.

Imagem 31 – O painel de madeira tratada é um material simples que leva acabamento para as paredes.

Imagem 32 – Com o orçamento baixo, o projeto reutilizou alguns elementos existentes dessa cozinha.


A base do armário é a mesma, porém nas portas, podem ser aplicados adesivos de contato com uma cor de sua preferência e posteriormente removidos para aplicar outra cor. As prateleiras são itens que podem ser encontrados prontas no mercado decorativo e você mesmo pode instalar na parede. Observe que as paredes e o azulejo antigo foram pintados com um tom mais suave do rosa, deixando claro o uso do tom sobre tom na proposta.

Imagem 33 – A mesa em madeira destacou a decoração dessa cozinha.

Imagem 34 – O carrinho é um item simples que ajuda muito dentro de uma cozinha.


Esse é item multiuso em uma cozinha! Seja para apoiar algum eletrodoméstico ou os itens de cozinha, ele serve de forma flexível no ambiente. Para quem quer economizar com o projeto de marcenaria, pode deixar um cantinho reservado para esse acessório no ambiente.

Imagem 35 – Escolha apenas uma parte da marcenaria para fazer o acabamento colorido em uma cozinha simples.


Não é necessário utilizar muitos objetos decorativos para esse cômodo, se o próprio móvel ja confere estilo ao ambiente!

Imagem 36 – As pastilhas são um revestimento simples e barato.

Imagem 37 – Os azulejos de metrô deixam qualquer cozinha mais atual.

Imagem 38 – A pintura em uma das paredes é uma forma de mudar o visual de sua cozinha.


Pintar uma das paredes muda rapidamente o visual antigo da cozinha. Ela pode oferecer até um outro estilo dependendo da cor que for pintada. No projeto acima, o azul turquesa deu mais vivacidade ao ambiente, dando mais ânimo aos moradores no momento de cozinhar.

Imagem 39 – O mix de cadeiras coloridas deixaram o ambiente mais alegre.

Imagem 40 – Quer dar o toque vintage em sua cozinha simples? Abuse desses itens retrô na decoração!

Imagem 41 – E para o cenário ficar ainda mais perfeito, opte por armários coloridos.

Imagem 42 – Caixas de madeira são ótimas peças para reutilizar na decoração.


Elas podem ser tratadas e pintadas com uma cor de sua preferência. O ideal é mantê-las abertas, para deixar os itens aparentes. Elas criam um ar descolado sem a necessidade de gastar muito com uma mão de obra e material.

Imagem 43 – Cozinha americana simples com armários brancos e bancada em madeira.

Imagem 44 – Cozinha simples com decoração clean.


A decoração pode ser simples, mas os eletrodomésticos podem entrar para dar elegância a sua cozinha. O acabamento em inox é o mais requisitado quando o assunto é modernizar a cozinha. Quer um upgrade rápido e funcional? Opte pelos itens em inox que não tem erro!

Imagem 45 – Quadros, prateleiras e utensílios aparentes são formas simples de decorar uma cozinha.


A prateleira vazada deu espaço para o escorredor de louça como também para apoiar alguns objetos decorativos. O interessante nesse caso, foi deixar o espaço da bancada livre, já que ela é pequena e necessita de um local para manusear os alimentos na hora da cocção.

Imagem 46 – Faça um contraste dos azulejos com a marcenaria colorida.

Imagem 47 – A madeira Pinus é uma opção barata e moderna para os armários da cozinha.

Imagem 48 – A mesa de jantar dentro ou integrada a cozinha merece uma atenção especial.


Afinal esse é o espaço onde você vai receber os convidados! Por isso abuse de personalidade com itens que demonstram seu estilo. Não é preciso gastar muito para montar esse cantinho, já que o conjunto da mesa de jantar e a luminária podem ser encontradas por um preço acessível. Basta ter bom gosto e saber harmonizar bem a combinação!

Imagem 49 – Mesmo com uma decoração simples a cozinha conta com um funcionamento prático.

Imagem 50 – Azulejos brancos são neutros e combinam com qualquer tipo de decoração.


Geralmente esses azulejos são os tradicionais que já vem no apartamento direto da construtora. E nem por isso há necessidade removê-los para inserir outros com um outro design.Por serem neutros, eles podem muito bem ser complementados com um bom projeto de marcenaria. Se preferir opte por pintar para dar um outro ar na cozinha.

Imagem 51 – DIY ou Faça você mesmo é uma tendência na decoração.


Nesse caso as cortinas foram feitas no método DIY para dar personalidade à cozinha. Ela também serviu como uma pequena porta para esconder os utensílios de cozinha, como panelas e travessas que ficam em baixo da pia. Você pode aplicar com sua estampa favorita e ir mudando com o tempo, já que o tecido necessita de uma limpeza temporária.

Imagem 52 – Mesmo estreita, a bancada de refeição com as cadeiras amarelas deram o toque especial para essa cozinha.

Imagem 53 – Os relógios com horário de cada país são uma inspiração para os amantes de viagem

Essa é uma forma simples para quem deseja decorar as paredes da cozinha. Faça uma composição de relógios em horários diferentes dos seus países favoritos. Assim você cria uma parede inspiradora para as suas próximas viagens!

Imagem 54 – Cozinha simples integrada.

Imagem 55 – Cozinha simples rústica, abuse de plantas na decoração!

Imagem 56 – Que tal uma decor diferente todos os dias?

Imagem 57 – Esse mural feito de ganchos ajuda e decora a cozinha.

Imagem 58 – Brinque com as tonalidades de uma cor na marcenaria da cozinha.

Imagem 59 – Cozinhas simples com decoração branco e cinza.

Imagem 60 – Os adesivos de parede são um item que você mesmo pode aplicar.


Além dos adesivos de geladeira, também existem os adesivos de parede. Que nada mais é que o desenho estampado que simula algum revestimento, pode ser tijolo, azulejos, concreto, pastilhas e etc. O bacana é que ele pode ser facilmente trocado quando enjoar ou desgastar, sem a necessidade de fazer uma obra e sujar a cozinha inteira com pó e vestígios de cimento.