Como arrumar a casa: 30 dicas para manter tudo arrumado

Quer manter a casa arrumada mas não sabe ainda por onde começar? Conheça então estas dicas:

Por -

Arrumar a casa é uma das tarefas que mais procrastinamos na vida. E a explicação para isso é bem simples: trabalhos domésticos são ingratos, pois tão logo terminamos a arrumação, algo já está fora do lugar.

Mas não entre em pânico, existem técnicas que facilitam a vida de todo mortal na hora de colocar a casa em ordem e que garantem uma arrumação mais duradoura. Com uma certa organização e divisão de tarefas você vai ver que é possível manter seu lar habitável sem muito estresse.

Como arrumar a casa: mude seus hábitos!

O primeiro passo para garantir ordem e limpeza na sua casa é mudar pequenos hábitos:

  1. Elabore um cronograma de limpeza que seja realista, ou seja, de nada adianta criar uma lista de tarefas que você dificilmente vai conseguir cumprir. A sua lista de afazeres tem que se adaptar à sua rotina.
  2. Se você divide a casa com um amigo ou com familiares, defina as responsabilidades de cada um na limpeza e organização do lar. Assim ninguém fica sobrecarregado.
  3. Defina as tarefas que devem ser realizadas todos os dias, aquelas que devem ser realizadas uma vez por semana e aquelas que podem ser feitas uma vez por mês. Por exemplo: arrumar a cama e varrer a cozinha são tarefas diárias, trocar os lençóis podem ser semanais ou quinzenais e limpar os vidros ou a geladeira podem ser enquadradas como tarefas mensais.
  4. Acostume-se a ser uma pessoa que evita a bagunça. Sempre que comer na sala ou no quarto, leve os pratos e copos para a pia imediatamente. Ao chegar em casa, guarde bolsas, casacos e sapatos em seus respectivos lugares e não deixe itens pessoais espalhados.
  5. Reduza a quantidade de papel. Ao receber a correspondência, jogue fora imediatamente o que for desnecessário como envelopes e cartas promocionais. Guarde somente o que for indispensável como comprovantes de pagamento e contas.
  6. Procure desapegar de itens que você não usa mais. A regra de ouro é: seis meses sem usar, você deve doar. E isso vale para roupas, revistas, jornais, livros, brinquedos e até itens de decoração. Se você nem sabia que aquele objeto existia isso significa que ele não tem utilidade na sua vida.

1. Como arrumar o quarto

Quarto

  1. O quarto é o grande gerador de bagunça em uma casa, pois como se trata de um cômodo de acesso restrito (dificilmente as visitas vão circular pelos quartos), a tendência é relaxar um pouco com relação à organização.
  2. Antes de começar a limpeza, abra as janelas e deixe o ar ser renovado. Se você puder fazer isso todos os dias nem que seja por um curto período, a sua saúde agradece.
  3. Arrume a cama assim que acordar ou antes de sair de casa. Estenda os lençóis e edredons e defina uma data para trocar a roupa de cama.
  4. Para manter tudo em seu devido lugar, defina lugares apropriados para cada item. Joias e bijuterias podem ficar em uma caixa, fotos e documentos em outra caixa, a maquiagem em uma gaveta específica ou necessaire, sapatos na sapateira.
  5. Afaste os móveis, passe o aspirador ou uma vassoura e finalize com um pano de algodão umedecido com produto de limpeza apropriado.
  6. Tire a poeira dos móveis, inclusive sobre a cabeceira da cama, criado-mudo, prateleiras, armário e cadeiras. Você pode usar um pano úmido e um lustra-móveis.
  7. Finalize com um desodorizante de ambientes. Existem produtos que aromatizam o quarto e também os tecidos, borrife um pouco na roupa de cama, travesseiros e cortinas.

2. Como arrumar a cozinha

Cozinha

Confira algumas táticas para manter sua cozinha brilhando sem muito esforço:

  1. Programe um dia da semana para desinfetar as superfícies e limpar o piso.
  2. Tire o pó da parte de fora dos armários, de cima da geladeira e dos eletroportáteis que ficam à mostra.
  3. Se você não gosta de usar produtos químicos em utensílios da cozinha, use uma solução de água com bicarbonato e vinagre branco.
  4. O dia que você faz as compras da semana ou do mês é perfeito para limpar a parte interna dos armários e geladeira, pois você terá menos itens guardados e fica mais fácil movimentar tudo de um lado para o outro.
  5. Jogue fora restos de comida e produtos com validade vencida. Essa conferência deve ser feita regularmente. Na hora de organizar as embalagens, deixe os itens que vencem mais cedo na frente.
  6. Limpe o micro-ondas, o forno e o fogão. O fogão pode ser limpo diariamente para evitar acúmulo de gordura. O forno pode ficar para a limpeza semanal ou mensal dependendo da frequência de uso.

3. Como arrumar a sala

Sala

A sala de estar é o cômodo mais público de uma casa e é considerado o seu cartão de visitas. Capriche na organização:

  1. Defina um cronograma de lavagem das cortinas, elas juntam muito pó, ácaro e bactérias. De 2 a 3 vezes por mês passe o aspirador de pó ou um pano úmido no caso de persianas.
  2. Afaste os móveis, passe o aspirador ou a vassoura e finalize com um pano úmido com produto apropriado no piso.
  3. Tire o pó dos móveis, dos objetos de decoração e organize cada item no seu devido lugar. Invista em cestos organizadores para documentos, itens eletrônicos, controle remoto, etc.
  4. Verifique se as paredes não possuem manchas e sujeiras.
  5. Aspire o sofá, principalmente nos cantos entre as almofadas. Lave as almofadas regularmente também.
  6. Finalize com um aromatizador de ambientes e flores!

4. Como arrumar o banheiro

Por ser um cômodo que está sempre úmido, esse ambiente facilita o aparecimento de mofo e requer mais atenção na limpeza:

  1. Organize o armário, livre-se de itens que você não utiliza, restos de maquiagem, produtos vencidos e embalagens desnecessárias.
  2. Os azulejos podem ser lavadas por completo uma vez por semana ou cada quinze dias.
  3. Escovas de dente devem ser deixadas em recipiente tampado ou com protetores plásticos.
  4. O vaso sanitário e o box merecem atenção na limpeza, use produtos específicos para limpeza pesada ou solução caseira com vinagre e bicarbonato de sódio.
  5. Esfregue o rejunte para tirar pontos de mofo e limpe o espelho com um pano macio que não solte fiapos.
  6. Para finalizar, use um aromatizador de ambientes.

Viu como limpar a casa não é nenhum bicho de sete cabeças? Se você tiver mais dicas de como manter a casa organizada, compartilha com a gente!