Como deixar a casa cheirosa: 18 dicas para neutralizar e perfumar seu lar

Siga nossas dicas para deixar e manter o seu lar com um cheirinho agradável e perfumado

Por -

Não há nada pior do que odores indesejados dentro de casa. E, ao mesmo tempo, não há nada melhor do que chegar em casa e, além de ter se livrado do odor que antes incomodava, sentir aquele cheirinho gostoso de casa perfumada.

Uma casa perfumada é sinônimo de limpeza e conforto não só para quem visita o ambiente, mas também para quem vive nela. Existem certos odores que ajudam a equilibrar a mente, o espírito e restauram as nossas energias.

Por isso é bom investir em pequenas técnicas que mantenham o seu lar sempre cheiroso e agradável. Não consegue deixar os cômodos sempre fresquinhos e cheirosos? Então acompanhe as nossas dicas de hoje.

1. Limpeza é essencial

Conceito de limpeza de casa

O primeiro passo para garantir um lar sempre cheiroso é caprichar na limpeza. De nada adianta espalhar aromatizadores pela casa se ela estiver suja e bagunçada. E, se possível, limpe a casa diariamente!

2. Janelas

Abrir janela para entrar ar e luz solar

Comece abrindo as janelas todos os dias, o máximo de tempo possível, para fazer com que o ar circule. Nos dias ensolarados deixe a luz entrar para acabar com a umidade e tirar o cheiro de mofo. Se você tem portas maiores ou portas de varanda, deixe-as abertas por um tempo.

3. Animais de estimação

Animais de estimação

Se você tem bichos de estimação, os cuidados com os odores e a limpeza devem ser redobrados. Existem produtos de limpeza específicos para as áreas onde o seu bichinho circula e que neutralizam os cheiros fortes característicos dos animais. Lave regularmente os cobertores, caminhas e brinquedos do seu pet, pois eles também ficam impregnados com odores. Para cães e gatos, use o aspirador de pó para remover pelos do piso, tapetes e sofá.

8 dicas para neutralizar odores

Maus odores, dicas para remover

O bicarbonato de sódio é um produto muito versátil para a limpeza da casa e também para neutralizar odores fortes em diversos cômodos. Confira algumas dicas de como usar esse e outros produtos caseiros para tirar cheiros fortes da casa:

  1. Coloque um pouco de bicarbonato de sódio no fundo das lixeiras, ele absorve os odores fortes deixados pelo acúmulo de resíduos. Na falta de bicarbonato de sódio, coloque um pouco de borra de café, o resultado será tão bom quanto.
  2. Use as cascas de frutas cítricas como limão e laranja para tirar cheiros fortes da cozinha. Coloque as cascas para ferver com um pouco de água e logo o mau cheiro vai embora. Você também pode adicionar cravo e canela à fervura.
  3. Se existem fumantes na casa, procure limpar as lâmpadas com um pano úmido com frequência, pois a fumaça do cigarro adere ao vidro e o calor da lâmpada exala o mau cheiro.
  4. O carvão vegetal também é muito eficaz para neutralizar cheiros fortes, se a sua casa é muito úmida e bate pouco sol, use com frequência.
  5. Tire o odor de sapatos com saquinhos de chá, basta colocar dentro de cada calçado um saquinho para que ele absorva a umidade e deixe os sapatos com um cheiro agradável.
  6. Se você tem gatos, experimente colocar um pouco de chá tostado na caixa de areia para neutralizar os odores.
  7. O bicarbonato de sódio também é excelente para neutralizar odores fortes da geladeira. Tenha sempre um pote ou saquinho perfurado com bicarbonato dentro dela para evitar cheiros fortes.
  8. O vinagre e o limão são poderosos para tirar cheiros fortes da cozinha. Se você mexeu com ovos ou peixes e a cozinha ficou com aquele odor característico que não sai, limpe os utensílios, bancadas e a pia com vinagre ou suco de limão. O vinagre pode ser fervido com um pouco de água também.

10 dicas para deixar a sua casa sempre cheirosa

  1. Invista em óleos essenciais. Os óleos essenciais não só perfumam o ambiente, mas também possuem ação terapêutica, fungicida e anti-bacteriana.
  2. Em um borrifador adicione 500ml de água, oito gotas do óleo essencial de sua preferência, misture bem e use-a para refrescar o recinto, tirar cheiros fortes e manter o ambiente com odor agradável.
  3. Coloque algumas gotinhas de essência de baunilha nas lâmpadas apagadas. Quando elas forem acesas, o calor vai fazer com que o cheiro se espalhe pelo ambiente.
  4. Compre café em grãos, coloque um punhado deles em potinhos ou xícaras e espalhe pela casa. Para potencializar o odor, deixe uma vela no meio dos grãos e acenda de vez em quando. O cheirinho de café vai inundar o ambiente.
  5. Coloque uma plantinha artificial no banheiro e todos os dias coloque algumas gotinhas de essência perfumada ou óleo essencial da sua preferência. Dê preferência para aromas cítricos que deixam o ambiente mais fresco.
  6. A lavanda é uma ótima opção para roupas de cama, pois ajuda a relaxar e faz com que você durma melhor. Experimento colocar a essência de lavanda em algumas bolinhas de algodão e deixá-las dentro das fronhas ou embaixo dos lençóis.
  7. O cravo e a canela também são produtos que perfumam demais e equilibram o espírito. Você pode fazer um chá bem forte de cravo e usar essa água para borrifar a sala ou o quarto. No caso da canela, compre a canela em pau e deixe alguns deles espalhados em estantes dos armários.
  8. Ao usar borrifadores com essências, procure borrifar sempre no mesmo local, pois os odores vão ficando impregnados e aumentam a sua eficiência.
  9. Coloque uma bolinha de algodão embebida em essência perfumada dentro do aspirador de pó. À medida que o aparelho vai sendo utilizado, ele vai liberando um cheirinho bom no ar.
  10. Se você tem umidificador de ar, coloque algumas gotinhas de óleo essencial no reservatório de água do aparelho para que o perfume seja exalado para o ambiente.

Aromatizador de ambiente

Existem diversos produtos com a finalidade de aromatizar os ambientes da sua casa à venda em lojas e supermercados. Os difusores talvez sejam os mais conhecidos e, além de deixar um cheirinho agradável, muitos deles se transformam em um objeto de decoração.

Os mais comuns são os de varetas que são embebidas na solução perfumada e vão liberando o odor aos poucos no ambiente. Existem também os difusores por calor onde uma pequena vela aquece o óleo essencial e perfuma o cômodo suavemente.

Se você tiver dificuldade em encontrar aromatizadores e difusores, saiba que é bem fácil fazer em casa. O que importa é manter o seu lar sempre cheiroso e agradável!