Decoração de casas pequenas: 62 dicas para se inspirar

Conheça todas as dicas de projetos para fazer a decoração de casas pequenas ou de um apartamento pequeno.

Por -

Decorar uma casa ou apartamento pequeno é uma tarefa que requer cuidado, mas também há uma vantagem: o custo inferior em relação a um espaço grande, que exige mais móveis e objetos decorativos. Hoje falaremos sobre a decoração de casas pequenas:

Com a falta de espaço as ideias devem estar bem claras no início do projeto. Priorizando todas as funções de uma casa de forma harmônica, para que o conforto esteja presente em todos os ambientes. Em casas pequenas decoradas, o ideal é que os ambientes fiquem no seu campo de visão: a cozinha, a sala, e até o quarto, que pode contar com alguns artifícios para garantir a privacidade, como você verá a seguir.

A dificuldade da decoração de casas pequenas deve ser solucionada com pequenos truques da decoração, como por exemplo: a integração, que é uma característica que não pode faltar no espaço. Ela deve ser trabalhada com móveis e elementos que permitam essa divisão. Dessa forma, é possível economizar o espaço das paredes com ambientes mais abertos com drywall, um mobiliário, uma divisória de madeira ou uma cortina.

Outro ponto fundamental é manter a moradia sempre organizada! Não adianta ter um belo projeto se você não mantém a casa arrumada. A funcionalidade no ambiente se deve a organização e a disciplina dos moradores para manter as funções do projeto, como por exemplo, em um apartamento onde os móveis são flexíveis e embutidos. O ideal é manter todos os objetos que ocupam o espaço de circulação em seu lugar, sem acrescentar muitos itens a decoração, adaptando o cantinho de acordo com a rotina e  o estilo de vida dos moradores.

O planejamento completo dos móveis em um ambiente pequeno pode ter um resultado surpreendente, seja para um rapaz, uma moça ou um casal.

62 ideias de decoração de casas pequenas

Separamos algumas fotos de decoração de casas pequenas de maneira inteligente e bonita, para agradar todos os gostos e estilos. Se inspire e aplique as ideias em sua casa ou em seu projeto:

Imagem 1 – Decoração de casas: em uma casa estilo loft, aproveite os espaços aéreos.

Decoração de casas pequenas para apartamento tipo loft
O espaço aéreo é um ótimo local para usufruir quando a casa é pequena, garantindo abrigo para itens com pouco uso como os edredons, roupas temporais, objetos de infância, malas, revistas antigas e etc. Muitas vezes, esse lugar é esquecido na casa, já que o tradicional é deixar as nossas coisas sempre em mãos. Mas lembre-se de observar o melhor local para inserir esses armários altos, eles também precisam ter um fácil acesso.

Imagem 2 – Decoração de casa pequena com estilo minimalista e decoração monocromática.

Decoração de casa pequena com estilo minimalista

Imagem 3 – Na decoração de casas pequenas: divisórias de vidro permitem a entrada de luz natural.

Divisória de vidro na decoração de casas pequenas
Por ser translúcido, o vidro garante toda a iluminação da sala para o quarto. Se você quiser mais privacidade, experimente inserir uma cortina de tecido sobre os painéis de vidro, assim você pode abrir e fechar quando achar necessário. Ele também serve para bloquear o cheiro da cozinha para o quarto, então nem sempre apenas a cortina pode ser o suficiente no projeto.

Imagem 4 – Na decoração de casas pequenas: quarto de bebê e de casal em apartamento pequeno do tipo studio.

Quarto de bebê e casal em decoração para casas pequenas
Muitos casais se preocupam ao comprar um apartamento de 1 dormitório ou um studio em relação ao bebê. Aqui a ideia é integrar os dois quartos em um mesmo ambiente, veja que as cores, os detalhes e a parede personalizada demonstram o toque jovial do casal como também remetem ao clima infantil que uma criança necessita.

Imagem 5 – Trabalhe com desníveis de piso.

Desníveis de piso para decorar casas pequenas
Onde há desnível, há uma separação de ambiente. Isso vale para qualquer tipo de casa! Eles ajudam a dividir os ambientes sem a necessidade um plano vertical que ocupa espaço, geralmente pela espessura da alvenaria ou do painel.

Imagem 6 – Como transformar um studio em um loft.

Studio transformado em loft na decoração de uma casa pequena
Faça um quarto suspenso com a escada marinheiro. Eles dão o efeito de loft em qualquer apartamento que tenha um pé direito maior que 4,00m.

Imagem 7 – Bancadas baixas trazem ótimas soluções.

Decoração de casas: bancadas baixas
A bancada baixa permite e integração sem bloquear o visual dos ambientes. No caso acima, a sala integrada a cozinha permitiu essa interação de forma harmônica, ja que o sofá ficou encostado na bancada, que também serve como mesa de refeição.

Imagem 8 – Decoração de casa pequena com estilo feminino.

Decoração de casa pequena com estilo feminino

Imagem 9 – Crie um mezanino para ganhar um ambiente extra.

Decoração de casas com mezanino
Outra ideia bacana é inserir um ambiente suspenso ganhando um espaço para um closet particular. Esse é para aqueles que sempre sonharam em ter um cantinho de roupas organizado para chamar de seu!

Imagem 10 – Seriedade e elegância em um espaço pequeno.

Seriedade na decoração de casas pequenas

Imagem 11 – Na decoração de casas pequenas: móveis invisíveis são uma solução prática e moderna para moradias pequenas.

Móveis invisíveis na decoração de casas pequenas
Esse grande plano branco permite criar portas e móveis que se estendem para o vazio da sala de estar/quarto. Na primeira porta, podemos observar o banheiro, logo em seguida a mesa que se rebaixa quando necessário e por último, uma porta que dá acesso a uma pequena lavanderia.

Imagem 12 – A cama suspensa sobre a cozinha resolve o problema da falta de espaço.

Decoração de casas com cama suspensa

Imagem 13 – Portas de correr permitem a privacidade ideal.

Porta de correr para decoração de casas

Imagem 14 – Na decoração de casas pequenas: a cama com gavetas otimiza ainda mais o espaço.

Cama com gavetas na decoração de casas pequenas
A cama um pouco elevada do chão permite inserir algumas gavetas que percorrem por debaixo dela. Elas podem ser utilizadas para guardar o restante das roupas que o armário não permitiu.

Imagem 15 – A ideia foi fazer um grande painel de madeira com o quarto escondido.

Painel de madeira no quarto
A escada que leva acesso ao quarto pode ser puxada quando for necessário. Quando encostada na parede, ganha mais espaço para a sala de estar.

Imagem 16 – Na decoração de casas pequenas: evite paredes na distribuição de ambientes

Evite paredes ao decorar casas pequenas

Imagem 17 – Planeje os ambientes de acordo com as preferências do morador.

Decoração de casas pequenas: ambiente planejado de acordo com os gostos do morador

Imagem 18 – Na decoração de casas pequenas: a cortina é um item simples que pode esconder a cama.

Decoração de casas pequenas simples com cortina

Imagem 19 – Cada degrau da escada pode ser uma gaveta.

Cada degrau da escada com uma gaveta

Imagem 20 – Personalidade também deve fazer parte da decoração de casas pequenas.

Personalidade na decoração de casas pequenas

Imagem 21 – O armário/estante pode dividir os ambientes de uma casa pequena.

Armário e estante na decoração de casas pequenas
Essa é uma solução para quem não sabe onde inserir o armário em uma casa pequena. O próprio móvel pode ser o divisor de ambientes, com acesso para os dois lados. Neste projeto, o armário também conta com uma prateleira lateral para objetos decorativos da casa.

Imagem 22 – O painel trabalhado com um único material e acabamento é uma forma de deixar visual mais clean na decoração de uma casa pequena.

Painel trabalhado com único material na decoração de casa
Dessa forma é possível criar as portas invisíveis no painel. Esse feito fica bacana para casas pequenas, pois garantem a mesma linguagem por toda a moradia.

Imagem 23 – Como aproveitar a iluminação em espaços pequenos.

Iluminação na decoração de casas pequenas
Como o quarto necessita de uma iluminação natural para deixar o ambiente arejado, a ideia foi inserir um painel de vidro que pudesse levar privacidade e também resolver o problema de iluminação no cômodo.

Imagem 24 – Crie uma única bancada.

Bancada única ao decorar uma casa pequena
Criar uma única bancada economiza muito o espaço da casa, pois assim não há uma quebra no desenho e nem na distribuição dos móveis. Observe que os acabamentos devem ser semelhantes para o efeito acontecer, caso seja separado, o resultado ficará diferente.

Imagem 25 – Na decoração de casas pequenas: utilize o desnível a seu favor!

Desnível na decoração de casas
Criar uma única bancada economiza muito o espaço da casa, pois assim não há uma quebra no desenho, nem na distribuição dos móveis. Observe que os acabamentos devem ser semelhantes para ter o efeito o de continuidade desejada.

Imagem 26 – Apartamento pequeno com decoração jovial.

Apartamento pequeno com decoração jovial

Imagem 27 – Utilize o mesmo piso por toda a casa.

O mesmo piso na decoração de casa pequena
Revestir diferentes ambientes do apartamento com o mesmo material no piso e nas paredes dá a impressão de um espaço maior, pois elimina a delimitação dos espaços. Tente fazer isto nas áreas sociais e no quarto, o banheiro e a cozinha podem receber um outro tipo de piso.

Imagem 28 – A estante deu personalidade e serve como bancada da cozinha.

Estante com personalidade na bancada da cozinha
Um apartamento pequeno requer personalidade e ideias diferentes, como sair do óbvio e entrar com soluções que agregam e personalizam o seu espaço. A bancada feita com nichos separou os dois ambientes e ainda decorou com os objetos decorativos da dona. Ela ainda forma um desenho arrojado com esse jogo de volumes e acabamentos diferenciados. O mais bacana foi apoiar o cooktop em um desses nichos, para criar a integração da sala e da cozinha.

Imagem 29 – Na decoração de casas pequenas: o simples na medida certa!

Na decoração de casas pequenas: o simples na medida certa

Imagem 30 – Apoie a bicicleta na parede para economizar espaço.

Apoie a bicicleta na parede para economizar espaço
Nesse caso, a bicicleta passa a ser um objeto decorativo em seu apartamento pequeno.

Imagem 31 – Opte por móveis versáteis na funcionalidade.

Opte por móveis versáteis na funcionalidade
Esse é um dos truques mais importantes para quem for montar uma casa pequena. As vezes não dá para se ter de tudo como em uma casa maior, por exemplo: uma sala de jantar completa, um escritório, uma sala de estar, uma de TV, uma suíte com closet e etc. Por isso, os móveis devem se adequar ao espaço da melhor forma, principalmente quando ele for multiuso. No projeto acima, a mesa de jantar também serve como uma mesa de trabalho, podendo ser movimentada para o espaço central, permitindo mais cadeiras.

A sala de estar pode se transformar em uma confortável sala de TV com a ajuda de um belo sofá. O quarto pode se tornar uma suíte com closet e armários que possam ser utilizados para a casa inteira, não apenas para as roupas e sapatos. O lavabo pode ser excluído do programa de necessidades para complementar essa suíte com um banheiro privativo.

Imagem 32 – Armários e estantes são sempre bem-vindas em casas pequenas.

Armários e estantes são sempre bem-vindas em casas pequenas

Imagem 33 – Casa pequena com perfil de um morador aventureiro.

Decoração de casa pequena com perfil aventureiro de morador

Imagem 34 – O tubo giratório que apoia a TV se aplica para a sala e para o quarto.

Tubo giratório e versátil para decoração de casas pequenas

Imagem 35 – Portas de correr levam privacidade e integração ao mesmo tempo.

Porta de correr na decoração de uma casa pequena
Esse painel de correr foi a peça chave para o projeto, pois ele causa vários efeitos de acordo com a sua abertura. Ele pode ser totalmente fechado ou deixar apenas uma parte aberta, assim cria-se a integração desejada de acordo com o uso do morador.

Imagem 36 – O painel modular deixa a personalização no gosto do morador.

Painel modular: uma solução ao decorar casas pequenas

Imagem 37 – Os ambientes podem ser facilmente escondidos.

Ambientes escondidos na decoração de casas pequenas
Assim como o quarto é fechado por cortinas, o home office possui uma porta de correr que pode ser escondida caso haja um jantar na casa. Criar um espaço social também é importante dentro de uma casa, e mesmo que ela seja pequena, deve ser pensada para receber amigos e familiares de forma confortável.

Imagem 38 – Casa pequena com decoração masculina.

Casa pequena com decoração masculina

Imagem 39 – A cama mais elevada promove mais privacidade no cantinho de descanso.

Cama elevada na decoração de casas pequenas
Criar um cantinho mais reservado é essencial para quem preza pela privacidade. Mais uma vez, o desnível mostra como dá certo o efeito de uma divisão de ambiente sem paredes.

Imagem 40 – Cozinha e quartos integrados.

Cozinha e quartos integrados na decoração de casas pequenas

Imagem 41 – A marcenaria sob medida permite criar um layout mais livre para casas pequenas.

Marcenaria sob medida na decoração de casas pequenas
O módulo central serve como um item decorativo, como também cria uma divisória para o quarto. Ele ainda permitiu fazer um banco em L com baús e prateleiras para apoiar os objetos.

Imagem 42 – Na decoração de casas pequenas: a cama suspensa pode ser utilizada em pé-direito alto.

Cama suspensa na decoração de casas pequenas

Imagem 43 – Você também pode optar por deixar o quarto bem aberto.

Quarto bem aberto na decoração de casas pequenas

Imagem 44 – Tijolos de concreto são econômicos e integram bem os ambientes.


A divisão do quarto foi feita a partir de uma parede com cobogós, podendo assim integrar melhor com a sala. Por a peça ser perfurada, ajuda ainda para que estes ambientes não parecem fechados.

Imagem 45 – Crie um loft pequeno de forma arrojada.

Loft pequeno na decoração de casas pequenas
No projeto acima, a opção por paredes brancas foi a escolha certa para complementar com elementos ousados na decoração. O uso de móveis planejados aproveita todos os espaços possíveis nessa pequena área.

Imagem 46 – Cozinhas pequenas são indispensáveis em projetos com área reduzida.

Cozinha pequena na decoração de casas pequenas

Imagem 47 – Com estilo escandinavo, esse pequeno apartamento abusou do aconchego!

Apartamento com estilo escandinavo na decoração de casas pequenas
Como você pode observar, o ideal é aproveitar da melhor maneira possível os espaços verticais: utilizar gavetas e portas sem maçaneta é uma opção para manter a decoração mais clean e organizada.

Imagem 48 – A espessura de uma divisória deslizante é bem menor do que em uma parede de alvenaria.

Divisória deslizante na decoração de casas pequenas

Imagem 49 – Kitnet com decoração estilo industrial.

Decoração de casa pequena kitnet

Imagem 50 – Closet em baixo e cama em cima.

Closet embaixo na casa pequena
A cama elevada permite criar espaço das roupas em baixo. Um painel de vidro foi instalado para bloquear o contato direto com a cozinha e permitir a entrada de luz natural.

Imagem 51 – O sofá cama possui diversos modelos confortáveis e bonitos e são perfeitos para a decoração de casas pequenas.

Sofá cama na decoração de casas pequenas
Como o mercado de apartamentos pequenos está crescendo cada dia mais, o design também aproveitou o embalo para oferecer móveis que se adaptassem a esse estilo de moradia. A varanda também se tornou quase indispensável nos apartamentos, ampliando a área social de forma reservada com acessos exclusivos.

Imagem 52 – Apartamento pequeno com sacada.

Apartamento pequeno com sacada

Imagem 53 – Abuse de materiais diferentes para dar mais personalidade a sua casa pequena.

Materiais diferentes para a decoração de casas pequenas

Imagem 54 – Uma excelente opção na decoração de casas pequenas: móvel com porta invisível.

Móvel com porta invisível na decoração de casas pequenas
Outro projeto no qual podemos observar o uso da marcenaria a seu favor. A porta encontra-se ao lado do nicho amarelo, onde traz o acesso para o banheiro.

Imagem 55 – A bancada entre a cama e o sofá é ideal para criar essa barreira e ainda servir como apoio.

Bancada entre o sofá cama na decoração de casas pequenas

Imagem 56 – Dê personalidade na decoração de casas pequenas!

Personalidade na decoração de casas pequenas

Imagem 57 – Mezanino com portas deslizantes.

Mezanino com portas deslizantes na decoração de casas pequenas

Imagem 58 – A cortina barra a entrada para o interior do apartamento.

Cortina que barra a entrada na decoração de casas pequenas
A cortina é um excelente item para quem quer decorar gastando pouco. No projeto acima, ela conseguiu privar o visual do restante da casa para quem está na porta de entrada. Afinal, as vezes a casa está uma bagunça e ninguém precisa ver!

Imagem 59 – Decoração de casas pequenas com estilo clean, leve e minimalista.

Decoração de casas pequenas com estilo clean
Se inspirar no estilo minimalista é uma forma de iniciar o projeto de uma casa pequena. Na ideia acima,  as portas invisíveis, os materiais leves, as cores claras predominantes e o espaço livre garantem esse estilo no apartamento.

Imagem 60 – Além do aparador com rodízios, a casa também conta com uma divisória de correr.

Divisória de correr na decoração da casa pequena

Imagem 61 – A porta espelhada aumenta a sensação de amplitude neste studio.

Porta espelhada ao decorar uma casa pequena

Imagem 62 – O armário com rodízios pode ser deslocado de acordo com a necessidade.

Armário com rodízios na decoração de casa pequna
Móveis com rodinhas ajudam muito em ambientes pequenos, pois eles podem se locomover de forma rápida e eficaz. Nesse caso, esses moveis foram projetados para servir como guarda-roupa, que ainda podem ser separados de acordo com a sua necessidade. Dependendo do tamanho do espaço, podem ser projetados em diversos módulos que se arrastam, formando bloqueios e integrações visuais ao mesmo tempo.

Plantas de casas e apartamentos pequenos para se inspirar na decoração de casas pequenas

Veja abaixo algumas plantas baixas de apartamentos pequenos com soluções de layout de como distribuir os espaços na decoração de casas pequenas de forma organizada e funcional, sem perder o foco na decoração:

Planta 1 – Planta baixa de apartamento pequeno com medidas

Planta baixa de apartamento pequeno com medidas

Foto: Reprodução / CAZA

Esse apartamento possui uma planta apertada e comprida, por isso, a solução é separar as diferentes funções com divisórias e bancadas, como por exemplo a cozinha e o quarto. O quarto conta com um ambiente exclusivo, evitando que as visitas vejam esse cômodo tão particular. A cama é super prática, pois não ocupa o espaço da casa e pode ficar escondida por painéis deslizantes. Sem contar que a janela cuida da iluminação, além de manter o cômodo de descanso arejado. A cozinha com bancada americana serve como limitação do ambiente e também como espaço de refeição, abrindo mão de uma mesa de jantar.

Planta 2 – Planta baixa de apartamento com 1 dormitório

Planta baixa de apartamento com 1 dormitório

A solução dessa pequena kitnet é usufruir de um espaço aberto, para que a decoração fique bonita e funcional ao mesmo tempo. O uso de móveis planejados para o pequeno apartamento aproveita todos os espaços possíveis na decoração. Com ajuda dos moveis sob medida, é possível deixar o layout mais clean, como a bancada da cozinha, o aparador e a escrivaninha, conforme a foto acima. Outra dica é aproveitar a sala e o quarto em um mesmo ambiente de forma organizada.

Planta 3 – Planta baixa com ambientes integrados

Planta baixa com ambientes integrados

O layout da sala em L consegue separar a sala do quarto devido a distribuição do sofá e as poltronas posicionadas para a TV. Permitindo que quem está na cama ou na cozinha consiga assistir a TV, já que são excluídas qualquer tipo de divisão no apartamento.

Planta 4 – Planta baixa de apartamento pequeno com closet

Planta baixa de apartamento pequeno com closet

Esse apartamento prioriza privacidade e a iluminação para garantir amplitude. O dormitório foi separado por uma cortina de vidro, que ainda proporciona a incidência de luz no closet. As grandes janelas também foram o ponto de partida desse projeto, onde as áreas sociais aproveitam ao máximo a luz natural. O lavabo foi aproveitado como um banheiro principal para que desse lugar ao amplo closet.

Planta 5 – Planta baixa studio decorado

Planta baixa studio decorado

Podemos observar que todos os elementos estão em harmonia como as cores e os móveis. A divisão do quarto e da sala ficou por conta de um aparador de TV, podendo ser utilizada para os dois ambientes. O bacana desse aparador é inserir os objetos decorativos para deixar o cantinho ainda mais bonito!

Artigo revisado e atualizado em: 15/06/2018.