Como esconder fios: ideias e sugestões para você seguir e aplicar em casa

Por -

Vamos concordar numa coisa? Aquele embolo de fios aparecendo na parede é muito feio! E essa é a principal – talvez até – a maior das razões de você querer saber como esconder os fios dos aparelhos eletrônicos.

E a gente sabe que em meio a tanta tecnologia, essa baguncinha é mais do que natural, não se preocupe. Acontece que nem você, nem sua casa, precisam conviver com ela.

Sim, é isso mesmo. Você pode (e deve) tirar esse caos do alcance da visão. Mas como esconder os fios de modo seguro, eficiente e sem precisar quebrar as paredes? Isso a gente te conta nesse post, continue aqui com a gente. 

3 razões para esconder os fios

Estética

Uma casa bonita e bem decorada não combina em nada com fiação exposta, até mesmo nas propostas mais modernas.

Quer dizer então que nem na decoração industrial dá para ter fios aparecendo? Sim dá, mas não de qualquer jeito. Esse estilo decorativo aceita muito bem fios de lâmpada e conduítes a mostra, por exemplo. Mas isso não quer dizer que você vai deixar aquele emaranhado de fios em cima da TV ou ao lado da cama.

Pelo contrário, na decoração industrial é muito comum que os fios sejam expostos de modo ordenado, criando até mesmo composições e desenhos nas paredes. Mas tudo isso exige planejamento e organização, senão nada feito.

Segurança

Outra boa razão para você dar um jeito na bagunça de fios e cabos é a segurança. Fios expostos podem provocar uma série de acidentes, desde quedas (já que ninguém está livre de tropeçar em um fio) até choques elétricos.

Sem contar que em todos esses casos, além dos danos pessoais, ainda é importante considerar os danos com os aparelhos eletrônicos, uma vez que eles podem sofrer com eventuais quedas.

E se você tiver crianças e animais em casa, o risco de acidentes é ainda maior. Ninguém vai querer um filho brincando com fios ou o gatinho roendo a instalação, não é mesmo?

Limpeza

Fios expostos é igual a trabalho de limpeza redobrado. Pois é isso mesmo! Com os fios a mostra, o acúmulo de pó é maior, sem contar a possibilidade de pequenos insetos se aproveitarem do local, como traças e aranhas.

Portanto, se você quer uma casa fácil de limpar, esconda os fios! 

Planejamento: cuidados com a fiação elétrica

Quando o assunto é esconder fios, a melhor dica é planejamento. Se estiver construindo ou reformando, já tenha em mente onde deseja todos os pontos de luz e tomadas. Isso quer dizer também que você vai precisar saber de antemão onde cada aparelho eletrônico será ligado.

Dessa forma, os ambientes já são planejados com antecedência e o risco de você ver um fio aparecendo é bem pequeno.

O planejamento também é importante para evitar o acúmulo de plugs em uma mesma tomada e, consequentemente, o uso de benjamins ou T (como alguns preferem chamar).

Quanto mais aparelhos ligados em uma mesma tomada, maior o risco de uma sobrecarga e de você perder os seus aparelhos.

De tempos em tempos também é importante checar os cabos e fios que estão em uso e descartar aqueles que não estão sendo mais utilizados. Lembre-se de procurar por postos de coleta de materiais e componentes eletrônicos e faça o descarte de modo correto.

Sugestões e ideias de como esconder os fios

Confira a seguir nossas dicas e ideias de como esconder, organizar e, é claro, dar uma nova cara aos fios da sua casa de modo seguro, bonito e fácil.

Canaleta

As canaletas ainda são o modo mais tradicional de resolver o problema dos fios à mostra. Elas geralmente são feitas em PVC e podem ser usadas para passar fios de diversas espessuras. Para isso basta escolher o modelo de canaleta mais adequado a quantidade e ao tipo de fio que você tem em casa.

Com a canaleta em mãos é só ir fazendo o caminho dos fios, escondendo toda a fiação.

Para deixar o ambiente ainda mais clean, você pode optar por pintar a canaleta da cor da parede ou do móvel. Outra opção é revesti-la com tecido ou papel, caso seja esse o tipo de revestimento do local.

Depois de tudo pronto você nem vai notar que existe uma fiação percorrendo a parede.

Painel

O melhor esconderijo de fios que existe hoje em dia atende pelo nome de painel. Geralmente usado na sala, o painel comporta a TV e ainda possui pequenas aberturas por onde devem ser passados os cabos e fios dos aparelhos eletrônicos.

Rack

Assim como o painel, o rack é um ótimo móvel para esconder fios, principalmente de aparelhos menores, como DVDs, videogames e receptores de TV e internet.

A parte de trás do móvel consegue acomodar toda a bagunça de fios sem deixar nada exposto. Contudo, caso sua TV esteja na parede e o rack não possuir painel você ainda terá que dar um jeito nos fios desse aparelho.

Criado-mudo

Já para os quartos uma boa pedida é tirar proveito dos criados mudos. Use a parte de trás desse pequeno móvel para esconder os fios de luminárias, abajur, celulares e outros artefatos eletrônicos. 

A gaveta do criado mudo também pode ser uma grande aliada na hora de esconder fios. Você pode usá-la para armazenar cabos e carregadores.

Tubinhos de papel

Sabe aqueles tubinhos de papel higiênico, papel toalha e outros similares? Pois bem, eles servem perfeitamente para dar um jeito naquela bagunça de fios.

Depois de esconder a fiação pela parede, pegue um rolinho de papel para cada aparelho eletrônico. Aí é só enrolar os fios e guardar dentro desse tubinho. A limpeza e a organização da sua casa agradecem!

Caixas de papelão

As caixas de papelão, bem como aquelas caixas organizadoras, também são ótimas aliadas quando o assunto é esconder fios e aqueles componentes eletrônicos que ficam a vista e ninguém gosta.

Para isso, basta fazer pequenos círculos na caixa, recortar e passar os fios. A caixa também pode servir para camuflar os receptores de TV e internet.

Se preferir, personalize a caixa de acordo com a sua decoração.

Rodapés

Já pensou esconder os fios usando rodapés? Você pode fazer isso a partir de modelos específicos, conhecidos como rodapés de passar fio. Esse tipo de rodapé possui um “caminho” na parte interna própria para receber e direcionar a fiação para onde você precisa. Muito simples e fácil.

Gavetas

Assim como as caixas, as gavetas também são uma ótima pedida para quem deseja esconder os fios e receptores de aparelhos eletrônicos.

Para isso, primeiro organize a fiação (pode ser com os rolinhos) e passe tudo por dentro da gaveta. Você pode fazer isso até com o carregador do celular.

Fundo falso

O fundo falso é uma das melhores ideias para esconder fios de ambientes de trabalho, como escritórios e home offices. Para isso, basta providenciar um tampo de MDF ou outro material (pode ser até papelão) e colocar atrás da mesa de trabalho.

Depois é só jogar a fiação por trás desse fundo falso e voilà…seu ambiente de trabalho está clean e organizado.

Desenho com fios

Os mais moderninhos vão adorar essa ideia. Aqui, a dica é bem simples: basta criar um desenho na parede a partir dos fios que estão expostos.

Pense primeiro no desenho que deseja criar e, em seguida, risque-o na parede. Com a ajuda de fita adesiva ou pequenos pregos comece a contornar esse desenho com os fios.

Além de deixar tudo organizado, você ainda ganha uma decoração original e cheia de estilo.

Tela aramada

A tela aramada é outra dica de organização que vale a pena você se inspirar, especialmente se possui muitos fios e aparelhos eletrônicos no mesmo espaço.

Pegue uma tela aramada do tamanho da parte de trás do seu móvel (mesa, rack, cabeceira, etc) e fixe-a nesse espaço. Depois é só ir prendendo os fios com a ajuda de elásticos ou abraçadeiras.

Fita de velcro

As fitas de velcro, assim como os tubinhos de papel, elásticos, e abraçadeiras, também são uma mão na roda para organizar os fios elétricos. Basta enrolar os fios e prendê-los com a ajuda da fita.

Embaixo da mesa

Ainda em busca de soluções para esconder a fiação do escritório? Então anota essa outra dica: coloque tudo embaixo da mesa. Isso mesmo! Com a ajuda de suportes e fitas adesivas você consegue fixar todos os cabos e fios, dando um jeito definitivo na bagunça.

Conduites

Já os apaixonados pelo estilo industrial podem contar com uma solução modernosa para o caos da fiação elétrica. Já sabe né? Conduítes! Sim, nesse tipo de decoração, os conduítes podem e devem aparecer e se tornar protagonistas do ambiente.

Mas atenção: use conduítes de aço galvanizado, ok? Não é para colocar aqueles conduítes amarelos de uso interno.

Depois de instalados, os conduítes ainda podem ganhar uma pintura especial, ou não, você quem sabe.

Viu só?! Agora não tem mais desculpas para deixar de esconder os fios e deixar sua casa ainda mais bonita e organizada.