Como fazer escada de madeira: veja o passo e materiais necessários

Por -

Pode ter certeza de uma coisa: um dia você vai precisar de uma escada, seja lá para o que for: limpar uma janela, trocar uma lâmpada ou retirar a cortina. E nesse momento é bom já ter uma bem guardadinha, só esperando pelo momento de ser utilizada.

Mas escada de madeira não é só aquela de mão, usada para auxiliar nas tarefas domésticas ou em obras. A escada de madeira pode ser muito bem incorporada no projeto da casa, como meio de ligação entre os andares.

Seja como for, no post de hoje vamos te ensinar como fazer uma escada de madeira simples e ainda te dar dicas para que você também possa inserir uma escada de madeira mais elaborada para ligar os patamares da sua casa.

Assim, você economiza uma grana e ainda pode personalizar a escada como bem entender, afinal, escada de madeira nunca é demais.

Vamos trabalhar?

Tipos de escada de madeira

Quando o assunto é escada de madeira, o mercado surpreende com diferentes opções. Mas é importante ter em mente que para cada projeto arquitetônico existe um modelo de escada mais apropriado.

Também vale ressaltar que os modelos de escadas de madeira mais elaborados devem ser planejados por um profissional competente, capaz de determinar o comprimento, a largura e a profundidade, assim como o tamanho dos degraus. Tudo para que sua escada seja bonita e funcional ao mesmo tempo.

Confira a seguir os modelos mais populares de escada de madeira:

Escada de madeira simples de mão

Esse é o tipo mais corriqueiro de escada de madeira. Com ela, você faz reparos, ajustes e a limpeza da casa de forma rápida, prática e segura. A escada de madeira simples também é uma grande aliada de trabalhadores da construção civil, como pedreiros, eletricistas e azulejistas.

De uns tempos para cá também tem sido comum ver escadas de madeira com uma função especificamente decorativa. Nesse caso, a escada passou a ser conhecida como estante escada e muito provavelmente você já deve ter visto ambientes decorados com ela, servindo como suporte de roupas, sapatos, livros e plantas.

A escada de madeira simples também é o modelo mais simples de ser feito e pode ser facilmente produzido em casa, uma vez que não exige ferramentas e materiais muito específicos.

Escada de madeira reta

A escada de madeira reta é a mais utilizada em projetos de ligação de pavimentos. Esse tipo de escada é perfeito para ambientes pequenos, já que não ocupa tanto espaço. Também é o modelo mais simples de ser feito, mas ainda assim precisa de um profissional competente para orientar o processo de fabricação.

Escada de madeira em L

Para quem tem um espaço mais amplo é possível investir em um modelo de escada de madeira em L. Esse modelo também é conhecido pelo patamar central que liga um lance a outro.

Para fabricação, no entanto, é importante ter um pouco mais de conhecimento técnico e ferramentas apropriadas.

Escada de madeira em U

A escada de madeira em U é muito semelhante ao modelo em L, a diferença está unicamente no formato que liga um patamar a outro.

Para apostar nesse modelo, tenha em mente que você vai precisar de um espaço mais amplo e de um profissional com conhecimento na fabricação de escadas.

Escada de madeira caracol

Outro modelo super popular de escada de madeira é a do tipo caracol. O formato circular pode receber um tamanho mais avantajado ou compacto, dependendo do projeto. Esse modelo também é uma ótima alternativa para ambientes pequenos.

Escada de madeira e as possibilidades estéticas

Engana-se quem acredita que escada de madeira é tudo igual. Não é mesmo! As escadas de madeira são tão versáteis que podem compor os mais diferentes ambientes e projetos arquitetônicos.

Para os que desejam uma estética rústica, a madeira de demolição é o material perfeito para fabricação da escada. Já os mais clássicos, modernos e sofisticados, podem apostar sem medo em uma escada de madeira com acabamento liso e uniforme.

Outra vantagem das escadas de madeira é que elas podem ser mescladas com outros materiais como o vidro, o ferro e o metal. A madeira também aceita uma grande variedade de cores, o que ajuda a torná-la ainda mais original.

Como fazer uma escada de madeira simples: materiais necessários e passo a passo

Anote agora tudo o que você vai precisar para fazer uma escada de madeira simples para te auxiliar no dia a dia ou para usar na decoração da casa.

Materiais necessários

  • Madeira resistente e de boa qualidade;
  • Serra circular ou serrote;
  • Lixa ou lixadeira;
  • Pregos;
  • Martelo.

Passo a passo

  • Passo 1: Defina a altura da escada. Corte duas madeiras nessa medida, elas serão as laterais da sua escada.
  • Passo 2: A próxima etapa são os degraus. Corte cada um deles com aproximadamente 50 cm de largura.
  • Passo 3: Lixe bem todas as madeiras para dar o acabamento.
  • Passo 4: Aqui começa a montagem da escada. Estabeleça uma distância de cerca de 35 cm entre cada degrau.
  • Passo 5: Posicione as duas madeiras maiores em paralelo, ou seja, uma ao lado da outra e comece a fixar os degraus pela parte de fora. Para deixar a escada mais segura, antes de pregar, passe um pouco de cola própria para madeira.
  • Passo 6: Lembre-se de deixar o último degrau maior que os demais, isso dará uma estabilidade maior para sua escada.

Pronto! Sua escada de madeira já pode ser usada. Se desejar, passe uma demão de verniz ou tinta esmalte para fazer o acabamento e proteger a madeira.

Uma dica importante: mantenha sua escada em um local seco e arejado, desse modo a madeira se conserva por mais tempo.

Ficou com alguma dúvida? Então assista ao vídeo a seguir:

Agora se a sua intenção é fazer uma escada de madeira com fins decorativos, acompanhe o tutorial logo abaixo. Você verá que também é bem simples e fácil de fazer:

Agora é só colocar essas dicas em prática e quem sabe fazer ainda hoje a sua própria escada de madeira.