Como fazer laço de fita: 5 formas e materiais com passo a passo

Descomplicamos como fazer laço de fita com materiais diferentes e 5 formatos passo a passo

Por -

Os laços de fita são o acabamento perfeito para diversas situações. Você pode usá-los para dar um charme extra a uma embalagem de presente, pode usar como adereço em alguma peça de roupa e até mesmo como artigo decorativo.

E, claro, para quem trabalha com artesanato é imprescindível utilizar laços para finalizar seus produtos e lembrancinhas. Ainda não sabe como fazer um laço de fita e incrementar os seus presentes ou produtos? A gente te ensina!

Como fazer laço de fita

Existem diversos tipos de fitas decorativas que você pode usar na hora de montar um laço bem garboso. E nem só de fita se faz um laço, você pode ainda combinar as fitas com outros adereços como botões, miçangas e pérolas.

1. Laço de fita de cetim

Laço de cetim

Esse é talvez o tipo de fita mais conhecido no mercado de artesanato e aviamentos. Pois agora você vai saber de um detalhe bem interessante: a maioria das fitas de cetim são, na verdade, feitas de poliéster. Elas podem ser encontradas com brilho em apenas um dos lados ou a dupla face que tem brilho nos dois lados. A face simples é muito usada para acabamentos em roupas e embalagens. A dupla face é perfeita para fazer bordados, embrulhos de presente e artigos de decoração.

 

2. Laço de fita de organza

A fita de organza é feita de um tecido muito leve, delicado e transparente. Geralmente elas são bem largas e podem ser encontradas em cores lisas ou decoradas. Ela é muito fácil de trabalhar e dá uma aparência sofisticada ao seu produto. Você também vai encontrar versões da fita de organza com arame nas bordas, bordas metalizadas ou detalhes em cetim. Elas ficam ótimas em ornamentos de natal e cestas de café da manhã.

 

3. Laço de fita de gorgorão

O gorgorão é um material bem resistente e por isso é perfeito para se usar em itens que serão muito manuseados, especialmente em objetos voltados para o público infantil. A fita de gorgorão pode ser de cor lisa ou estampada e fica ótima em laços para tiaras e presilhas ou para decorar roupas infantis.

 

4. Laço de fita com juta

A juta é um material feito com uma trama bem rústica e costuma ser usada para decorar recipientes recicláveis, garrafas de vidro, latas de metal e potes em geral. Sempre que você quiser dar um ar mais rústico, com uma pegada de fazenda e ar livre, use a juta e não vai ter erro. Para suavizar um pouco o peso desse material, você pode usar renda, pérolas e cetim sobre a juta.

5. Laço de fita metalizada

As fitas metalizadas são feitas com materiais sintéticos, brilham bastante e podem ser encontradas em diversas espessuras. Nessa categoria se enquadra o fitilho que é muito usado para amarras de saquinhos de presente e finalizar embalagens em geral.

Tipos de laços e como fazer laço de fita passo a passo

Conheça agora os principais tipos de laço existentes para começar a fazer o seu:

1. Laço simples

O laço simples é o mais fácil de fazer e também é o mais comum em decorações e presentes. Você terá que cortar um pedaço de fita grande o suficiente para fazer as voltas do laço e também deixar um certo comprimento para as pontas. Localize o meio da fita, faça duas voltas com a fita que sejam simétricas, dê a volta com uma delas formando um nó no meio. Vá ajustando cada volta e também as pontas e puxe bem para finalizar o laço.

Como fazer laço de fita simples com gorgorão passo a passo

Veja na prática como fazer:

2. Laço duplo

O laço duplo, como o próprio nome diz, parece dois laços simples sobrepostos, mas não é exatamente assim que ele é feito. Você vai usar 2 pedaços de fita, cola quente ou cola de silicone, agulha e linha. Cole as extremidades da fita criando dois círculos fechados, dobre ao meio, junte as duas fitas uma sobre a outra e costure no centro franzindo a fita para formar o laço. Outra maneira de fazer o laço duplo é usar os dedos indicador e médio dando duas voltas em cada dedo com a fita e amarrando no meio.

Como fazer um laço de fita duplo tradicional em duas camadas

Confira na prática como fazer:

3. Laço floral

O laço floral é caracterizado por ter muitas voltas de tamanhos diferentes ficando similar às pétalas de uma flor. Monte um suporte para a fita com um pedaço de papelão bem firme ou isopor. Você vai fazer um pequeno corte no papelão e vai encaixando a fita nesse corte à medida que for dando voltas com ela. A ideia é que a fenda no papelão seja o centro do seu laço e de cada lado e as voltas da fita vão formando as “pétalas” da flor. Quando o seu laço estiver bem cheio, retire a fita do suporte com cuidado para não soltar e amarre o centro com um arame ou outro material que mantenha a fita bem firme. Depois é só ir dando forma à sua flor e o laço está pronto.

Como fazer um laço de fita em pétalas ou floral passo a passo

4. Laço Chanel

O laço Chanel é muito elegante e dá um ar de sofisticação ao seu produto. Além da fita, régua e tesoura, você vai precisar de fita dupla face. Monte pequenos anéis de fita de comprimentos diferentes. Para fazer o laço triplo, por exemplo, faça 3 anéis unindo as extremidades da fita e posicione um sobre o outro, do maior para o menor, colando com fita dupla face.  Finalize com um peço de fita sobre as três, mas sem franzir e, se quiser, aplique uma pérola ou strass no centro do laço.

Como fazer laço de fita chanel passo a passo

Veja na prática como fazer:

5. Laço com garfo

Para quem tem muita dificuldade em fazer laços, agora já é possível contar com a ajuda de um utensílio doméstico inusitado: o garfo. Você vai usar os dentes do garfo como suporte, passe a fita formando um V e a parte que está por trás, encaixe no meio dos dentes do garfo. Dê um nó na fita que vem por trás com o pedaço menor que estava na diagonal na frente. Puxe pela outra extremidade e aperte bem o nó. Agora é só desencaixar do garfo e cortar as pontas da cauda.

Como fazer laço de fita com garfo

Veja como fazer na prática:

Gostou das técnicas que apresentamos para fazer laços de fita diferentes e elegantes? Não é preciso ser expert em artesanato para fazer um acabamento bonito com um laço bem charmoso, basta seguir as nossas dicas e você vai encantar a todos.