Como fazer laço de Natal: veja o passo a passo e tutoriais em video

Por -

Os laços de Natal são um charme e deixam qualquer ambiente mais alegre na época das festas de fim de ano. Podem ser colocados à mesa, para decorar a ceia, ou serem parte da decoração natalina como um todo.

A boa notícia é que você não precisa comprar os laços já prontos – inclusive porque alguns deles são caros e podem resultar em um gasto a mais nesse época do ano. Você faz o enfeite em casa com a ajuda dos familiares e dá aquele toque caseiro e único a sua decoração de Natal.

Além dos laços mais simples, existem também os duplos e triplos. E nenhum deles é tão difícil de montar quanto parece. Quem gosta de deixar a casa cheia de enfeites com certeza vai adorar aprender o passo a passo para fazer laços de Natal.

Confira essas dicas e crie seus próprios enfeites:

Onde usar

Onde usar o laço de Natal

Você talvez esteja se perguntando onde poderá usar os laços de Natal. Muitas pessoas gostam de colocá-los na árvore de Natal, para deixá-la mais alegre e enfeitada com grandes laços, mas esse não é o único espaço em que os laços podem ficar.

Se sua árvore já tem bastante enfeites, você pode usar os laços de Natal para decorar a mesa da ceia, prendendo os guardanapos ou o arranjo de flores, nas paredes da casa e até mesmo na porta do quarto das crianças. A criatividade aqui é livre e você decide onde colocar esse item decorativo.

Os presentes de Natal também podem ganhar laços para ter um toque diferenciado e aumentar o suspense na hora de abri-los. Então abuse da criatividade e faça muitos enfeites diferentes.

Materiais necessários

Como fazer laço de Natal materiais necessários

  • Fita de cetim
  • Fita decorada
  • Arame ou cordão dourado
  • Fita de tecido aramado
  • Fita plástica
  • Tesoura

Você escolhe dentre as opções de fita a serem utilizadas. A fita de tecido aramado é mais prática para quem não tem muita experiência em fazer laços.

O cordão dourado e a fita plástica são necessários em qualquer um dos laços, para prendê-los. Mas se preferir você pode substituí-los por fitas de cetim mais finas.

Como fazer laço de Natal passo a passo

Você pode fazer laços simples, duplos ou triplos. Todos ficam muito bonitos e ornam com toda a decoração de Natal. Separe diversos tamanhos de fita, as mais largas podem enfeitar espaços maiores, enquanto as menores ficam perfeitas para os pequenos detalhes.

Laço simples

Como fazer laço simples

Separe uma fita aramada, decorada ou de cetim, da largura desejada para produzir o laço e uma fita de cetim menor, fita plástica ou cordão dourado para prendê-lo.

Corte um pedaço de fita de acordo com o tamanho que você preferir. Quanto maior, mais comprido será o laço. Se você nunca fez um laço antes, indicamos começar com 80cm de fita. Dobre as pontas da fita para dentro, uma por cima da outra, puxando a ponta direita em direção ao lado esquerdo e vice-versa.

Com a fita de cetim, arame ou cordão dourado, envolva o centro do seu laço, para dar forma. Dê várias voltas para prender bem, se achar necessário dê um nó. Se o laço ficar torto, basta dar algumas puxadas leves, para deixar os dois lados equilibrados.

Ao final, corte o excesso de arame, fita ou cordão, deixando apenas um pequeno pedaço que servirá para prender a árvore de Natal ou a outro local desejado.

Outra forma de fazer o laço simples é começar fazendo uma gravata com a fita e apertando a parte arredondada exatamente no meio. Vire ao contrário e use a fita plástica ou a fita de cetim para amarrar o meio do laço. Finalize ajeitando as pontas, do jeito que preferir, o importante é que fiquem do mesmo tamanho.

Uma dica legal para as pontas, que pode ser usada em todos os laços é cortar em formato de V.

Laço duplo

Como fazer laço duplo

Separe uma fita aramada, de cetim ou decorada e fita de cetim mais fina, cordão dourado ou fita plástica para prender o laço duplo.

Para fazer o laço duplo será preciso dois pedaços da fita mais grossa, escolhida para fazer o item decorativo. É indicado usar o modelo aramado, para deixar o enfeite mais firme. Comece cortando o pedaço maior. Fica a sua escolha, de acordo com o tamanho do laço que desejar fazer.

Em seguida corte o pedaço menor. O ideal é que ele seja equivalente a metade da fita maior, para ficar mais equilibrado. Enrole a fita maior como se fosse desenhar um círculo. As pontas da fita precisam ficar uma sobre a outra. Na mesma localização, no caso.

Coloque a fita menor por cima, exatamente onde se encontram as pontas da fita maior. Aperte o círculo que você criou, com a fita menor virada para cima. Corte um pedaço da fita de cetim, precisa ser um pedaço mais comprido, para que você consiga prender o enfeite na árvore de Natal ou onde você desejar colocá-lo.

Amarre no meio do seu laço e ajeite-o. Como é um laço duplo, uma das partes está dentro da outra, puxe, de forma que a menor apareça.

Outra forma de fazer o laço duplo é encostar as duas pontas da fita maior, como se fosse fazer um círculo e então apertar o círculo no meio. Repita o mesmo processo com a fita menor e use o cordão dourado ou a fita de cetim para prender o meio do seu laço duplo.

Laço triplo

Como fazer laço triplo

Para o laço triplo você irá precisar de uma fita mais grossa e outra um pouco mais fina. Pode apostar em cores diferentes, para dar um efeito mais chamativo. Com a fita mais grossa repita todo o processo descrito no tópico anterior, para fazer o laço duplo.

Pode seguir o passo a passo até o final. O ideal é seguir a primeira forma de fazer laço duplo que foi ensinada. Você deve amarrar a o laço com a fita de cetim ou de plástico.

Pegue a fita mais fina e repita todo o processo para fazer um laço simples. Pode usar qualquer uma das dicas para fazer um laço simples. Amarre normalmente. Para finalizar, pegue outro pedaço de fita ou fio dourado e amarre os dois laços juntos, presos pelo centro. Assim você terá seu laço triplo.

Observações

Para facilitar o entendimento, você encontra dois vídeos do YouTube, dos canais Papo de Mamãe Amélia e Casinha Secreta, que ensinam como fazer os três modelos de laço. Assim você pode ler o passo a passo e em seguida acompanhar o vídeo para ver se conseguiu fazer certinho.

No vídeo do canal Papo de Mamãe Amélia é ensinado como fazer laço simples e laço duplo, com vários modelos de fita. A Youtuber ensina também como fazer laços usando um produto específico para está tarefa, chamado de Laço Fácil.

No canal Casinha Secreta a Youtuber dá dicas de como fazer um laço duplo, simples e ao final um laço triplo com a ajuda de duas pernas de cadeira. O processo se torna mais prático. Caso tenha dificuldades em seguir as dicas dos tópicos acima, você pode tentar da forma que o canal ensina.

Gostou de aprender a fazer laços de Natal? Agora você já pode decorar sua casa e a árvore de Natal com esse enfeite super bonito e feito por você mesmo!