Como fazer pompom de papel: veja tutoriais e dicas para decorar

Ideias sobre como usar o pompom de papel na decoração e dois tutoriais fáceis de fazer

Por -

Festas de casamento, aniversário, noivado, todas elas pedem uma certa gala na decoração. Mesmo que seja uma pequena comemoração para os mais íntimos ou uma festa grandiosa, é importante que a iluminação e o entorno estejam de acordo com a ocasião. Saiba como fazer pompom de papel:

Decorações hand made que fogem do padrão e que, acima de tudo, utilizam materiais que podem ser reciclados e reaproveitados, estão em alta. Seguindo essa linha, falaremos hoje sobre como fazer pompom de papel e como utilizar na decoração.

Eles são fáceis de fazer e criam uma atmosfera divertida, colorida e leve. Acompanhe as nossas dicas e inspire-se para a sua próxima comemoração.

Como fazer pompom de papel médio / grande

Como fazer pompom de papel médio

Materiais necessários para cada pompom:

  • de 8 a 10 folhas de papel de seda / crepom / celofane;
  • Fita de cetim, barbante, fitilho ou fio de nylon;
  • Tesoura;
  • Régua ou trena.

Passo a passo

1. Posicione as folhas de papel umas sobre as outras bem juntinhas. Se você quiser fazer pompons menores, corte as folhas ao meio ou em 4 partes. Depois posicione de 10 em 10 bem alinhadas.

Posicione as folhas de papel umas sobre as outras bem juntinhas

2. Dobre toda a pilha de folhas juntas como se fosse fazer um leque. Comece por uma extremidade e vá dobrando até chegar à outra extremidade. Ao terminar você terá uma tira grande em mãos dobrada como uma sanfona.

Dobre toda a pilha de folhas juntas como se fosse fazer um leque

3. Dobre essa tira ao meio encostando uma ponta na outra para marcar bem o centro do papel. Amarre o centro da tira com um fio de nylon, fitilho ou barbante e deixe um pedaço grande solto, pois é com essa fita que o pompom vai ser amarrado na decoração.

Dobre essa tira ao meio encostando uma ponta na outra para marcar bem o centro do papel

4. Cada tira dessas será um pompom, portanto dobre quantos forem necessários para a sua decoração

5. Agora você vai arredondar as pontas cortando as extremidades da tira e deixando-as parecidas com um palito de sorvetes. Se quiser dar outro efeito ao seu pompom, faça um corte pontudo nas extremidades.

Agora você vai arredondar as pontas cortando as extremidades da tira e deixando-as parecidas com um palito de sorvetes

6. Comece a separar as folhas do papel em um dos lados como se fosse as asas de uma borboleta. Levante uma a uma com bastante cuidado para não rasgar.

Comece a separar as folhas do papel em um dos lados como se fosse as asas de uma borboleta

7. Agora faça o mesmo processo levantando as folhas do outro lado e vá ajeitando e dando forma ao seu pompom. Ele já está pronto para a festa!

Agora faça o mesmo processo levantando as folhas do outro lado

Como fazer pompom de papel pequeno

Como fazer pompom de papel pequeno

Materiais necessários para cada pompom:

  • 2 tiras de folhas de papel de seda / crepom / celofane (formato 3 x 6 cm)
  • Tesoura
  • Régua ou trena
  • Canudo, palito de dente ou de churrasco
  • Durex

Passo a passo

1. Meça e corte os papéis em retângulos de 3cm de largura por 6 cm de comprimento.

Meça e corte os papéis em retângulos

2. Dobre os papéis ao meio e corte toda a lateral em tiras finas (ultrapassando um pouco o centro).

 Dobre os papéis ao meio e corte toda a lateral em tiras finas

3. Posicione os papéis já cortados um em cima do outro.

4. Comece a enrolá-los a partir do centro até que as pontas fiquem bem mescladas. Lembrando que quanto mais papéis você trabalhar, mais fofinho ficará o seu pompom!

Comece a enrolá-los a partir do centro até que as pontas fiquem bem mescladas

5. Dobre ao meio e cole a ponta com durex para ficar bem firme. Se preferir um pompom mais discreto, basta cortá-lo pela metade e você terá dois pompons ao invés de um.

Dobre ao meio e cole a ponta com durex para ficar bem firme

6. Com o canudo, palito de dente ou de churrasco em mãos, cole o pompom em uma das extremidades e vá dando forma às tiras para que fiquem bem uniformes e vibrantes. Pronto, agora é só posicioná-lo em um cupcake, docinho ou canudo!

Dicas importantes para confeccionar os seus pompons de papel

Dicas importantes para confeccionar os seus pompons de papel

  • Um pacote de papel de seda vem com 10 folhas no formato 70cm x 1,20m. Cortando o papel ao meio você poderá fazer 2 pompons de 35x60cm.
  • Se conseguir encontrar, prefira comprar um pacote de 100 folhas, fica mais barato e é mais rápido para finalizar os seus pompons.
  • O pompom médio fica com 18cm de diâmetro e o grande com 30cm e para prendê-los no teto use um preguinho batido ou mesmo fita adesiva, pois eles são bem leves.
  • Para fazer o nó no miolo do seu pompom, você também pode usar aqueles fechos de arame que são usados para amarrar saco de pão de forma ou de outros produtos. É possível encontrar pacotes com 100 unidades de fechos em lojas em embalagens.
  • Você vai levar em média de 5 a 7 minutos para abrir cada pompom.

Como utilizar os pompons de papel na decoração

Como utilizar os pompons de papel na decoração

É muito fácil montar uma decoração para festa usando pompons de papel ou de tule. Pesquisamos algumas sugestões que você pode adequar à ocasião. Confira:

1. Substituindo os balões

Os pompons ficam lindos se forem fixados no teto e penderem em alturas diversas espalhados pelo ambiente substituindo os balões. Essa também é uma solução sustentável já que balões de plástico contribuem para aumentar os dejetos da festa enquanto os pompons de papel ou tecido podem facilmente ser reciclados ou guardados para outras ocasiões.

2. Arranjos de mesa

Uma boa aplicação dos pompons na decoração é elaborar arranjos de mesa. Se a ocasião for mais formal, você pode usar junto de vasos de vidro e com flores naturais. Se a festa for informal, você pode montar vasos com materiais reciclados, com um ar bem campestre substituindo as flores pelos próprios pompons.

3. Nas cadeiras

Os pompons podem ser usados para decorar cadeiras em cerimônias de casamento ou formatura ao ar livre. Amarre o centro com uma fita de cetim e amarre a fita nas laterais das cadeiras que formam o corredor central. Você pode usar pompons de tecido para deixar a decoração mais elegante, todos da mesma cor ou ir variando dentro de um tom.

4. Decorando presentes

Se você gosta de presentear os amigos e parentes com mimos diferentes, feitos por você mesma ou pelo menos com uma embalagem mais original, então substitua os laços e fitilhos por pompons feitos de papel de seda. O presente já vai agradar pelo embrulho!

5. Substituindo as flores

Numa decoração mais romântica e provençal, os pompons tranquilamente substituem as flores naturais diminuindo os gastos da cerimônia. Organize tudo em cores claras, suportes de MDF, fitas de cetim de diversas larguras, laços simples e duplos e o sucesso está garantido.

6. Prendedores de guardanapo

Num almoço ou jantar especial, que tal montar um porta-guardanapos com um pompom e uma fita de cetim ou um elástico metalizado? A apresentação vai ficar um luxo.

7. Cortina

Sabe aquele cantinho da festa todo decorado com um fundo especial para tirar fotos? Juntando diversos pompons pequenos presos em fitas de cetim você cria uma cortina super fofa para ilustrar os melhores momentos da comemoração.

8. Personagens

Para decorar festas infantis, use os pompons como personagens, basta colar olhinhos divertidos e bocas desenhadas em papel cartão colorido para fazer a festa da criançada.

Os pompons de papel possuem algumas variações, você pode criar flores, rosas e até mesmo luminárias com papel de seda que encantam os convidados.

8 ideias sobre como usar o pompom de papel na decoração

Como fazer pompom de papel bolo balões emfeite para cucpcake

Pompom de papel em guardanapo para casamento CHampagne Arranjo de mmesa Cores de Natal Móbile com pompom de papel Pompom de papel para decorar festas Pompom de papel para bolo decorado Pompom para decoração externa

Viu só como os pompons de papel ou de tecido são versáteis? E eles provam que para ter uma festa bonita, bem decorada e de bom gosto não é preciso gastar rios de dinheiro. Basta um pouco de criatividade e habilidade manual.