Como lavar calcinha: diferentes maneiras e como fazer passo a passo

Por - Atualizado em:

Aprender como lavar calcinha é um cuidado necessário. É essa roupa íntima que vai proteger suas partes íntimas. Então, para fazer bem-feito e sem mistérios, veja aqui como lavar calcinha de maneiras práticas e fáceis.

Para começar, uma das maneiras mais usadas de como lavar calcinha, ou seja, sua roupa íntima, é na mão. Assim sendo, fique a seguir com um passo a passo simples de como lavar roupa íntima na mão.

Como lavar calcinha na mão com sabão

Como lavar calcinha na mão com sabão

Um produto muito usado para a limpeza da calcinha é o sabão. O sabão em pó no caso. Mas lembre-se de usar pouco sabão em pó, para não causar irritações. Além disso, hoje há algumas opções específicas de sabão próprio para roupas íntimas, que você pode encontrar sem dificuldades nos supermercados e perfumarias.

Caso se pergunte qual melhor sabão para lavar roupas íntimas, certifique-se de que o produto não tenha nenhum composto do qual você seja alérgica, e dê preferências a produtos específicos para roupas íntimas. Evite o uso de produtos de limpeza mais convencionais como sabão em barra, detergente e sabão em pó comum.

Para saber como lavar roupa íntima na mão com sabão, neste caso como lavar calcinha, veja esse passo a passo simples:

  1. Num recipiente, num balde ou mesmo no tanque de lavar, encha de água o suficiente para cobrir as peças que serão lavadas. Caso utilize o tanque, não se esqueça de obstruir a saída do ralo para que a água não escoe.
  2. Aplique o sabão na água.
  3. Deixe as calcinhas de molho por um tempo. O ideal é mais ou menos uma hora.
  4. Esfregue-as delicadamente uma por uma. Evite o uso de escovas de limpeza ou qualquer outro objeto para auxiliar na lavagem. Utilize as mãos.
  5. Peça por peça, enxágue as calcinhas em água corrente. Certifique-se de que tirou todo o excesso de sabão da roupa. Isso já será o suficiente. Agora estenda e deixe a calcinha secando em um local arejado e, de preferência, ensolarado.

Pode parecer um pouco demorado, mas é o ideal para que as calcinhas sejam limpas com eficiência. Mas saber como lavar calcinha na mão deve ser algo prático e rápido, está aqui uma maneira bem mais simples para executar essa tarefa no banho:

  1. Pegue um sabonete líquido ou em barra. De preferência o mesmo que você utiliza para lavar suas partes íntimas no banho.
  2. Molhe a calcinha em água corrente e esfregue o sabonete na calcinha até formar um pouco de espuma.
  3. Agora esfregue a calcinha com as mãos. Cuidado para não estragá-la usando muita força ou esfregando demais.
  4. Enxágue e torça bem. Estenda em um local arejado e seco para que seque.

Essa é a maneira mais simples de como lavar roupa íntima na mão. De tão fácil e prático, você pode sempre lavar suas calcinhas durante o banho. Mas não as deixe secando no banheiro. Evite deixar roupas íntimas secando em locais úmidos, elas podem não secar completamente. Cuidado.

Peças úmidas nas regiões, utilizar calcinhas muito apertadas, má higiene pessoal entre outros fatores como contato direto com resíduos de sabão; pode desencadear infecções como a candidíase. Lavar roupa íntima na mão pode não ser o mais aconselhável em caso de corrimento, inclusive. Nesse caso, veja como esterilizar roupas íntimas para evitar esse e outros contágios.

Como esterilizar calcinha com bicarbonato de sódio

Como esterilizar calcinha com bicarbonato de sódio

Esterilizar as roupas íntimas é um processo que deve ser feito com frequência para manter suas calcinhas limpas e você saudável. Saber como estilizar roupas íntimas não é algo difícil, mas se ninguém ensinar e alertar as pessoas para que tome esse cuidado, essa precaução pode passar despercebida.

Então, para que você aprenda como estilizar roupas íntimas, aqui vai um processo simples com o uso de bicarbonato de sódio:

  1. Pegue um balde. Pode ser outro recipiente como o tanque de lavar roupas.
  2. Coloque as calcinhas que deseja esterilizar.
  3. Ponha água até deixar todas as roupas íntimas imersas.
  4. Coloque bicarbonato de sódio. Duas colheres de sopa será o suficiente.
  5. Deixe suas roupas íntimas de molho por um dia inteiro.
  6. Depois tire-as e lave-as como de costume.

Lembre-se de retirar todo bicarbonato, pois, em contato com a pele, pode causar irritações. Enxágue bem!

Como lavar calcinha com vinagre

Como lavar calcinha com vinagre

Vinagre é um antibactericida natural que pode ser utilizado para desinfetar a própria máquina de lavar, além de ajudar na esterilização de roupas. Ainda ajuda no combate de bactérias e fungos que possam surgir pela casa. Um produto completo para se ter em casa.

No caso da lavagem de calcinhas com o vinagre, dos vários modos que se pode utilizar este produto caseiro e versátil, veja logo mais como lavar roupa íntima com vinagre:

  1. Num balde ou no tanque, acrescente água.
  2. Coloque as roupas íntimas imersas na água.
  3. Acrescente seis colheres de sopa de vinagre e um pouco de sabão em pó.
  4. Deixe suas calcinhas de molho nessa solução por uns trinta minutos.
  5. Passado o tempo de molho, tire as calcinhas e enxágue em água corrente.
  6. Agora é só lavar suas roupas íntimas como o habitual. Não esqueça de deixar estendida e secando em um local arejado, seco e, de preferência, com sol.

Como lavar calcinha com água quente

Como lavar calcinha com água quente

Dentre tantas maneiras de se esterilizar alguma coisa, muitos associam a água quente como um meio de esterilizar objetos, alimentos e até as roupas. Quem pensa assim não está errado. A água quente realmente é um ótimo trunfo para esterilização.

No entanto, no quesito roupa íntima, assim como a calcinha, o uso da água muito quente pode danificar o tecido. Por ser uma roupa que se usa nas partes mais íntimas, as calcinhas são feitas de tecidos mais delicados como a seda e a renda, por exemplo.

Portanto, lavar roupa íntima com água quente, mas não fervendo, caso seja no chuveiro ou com uma água que não esteja fervendo, pode ser uma boa escolha, pois a água quente ajuda e muito na limpeza. Lembrando de ter cuidado com o tipo de tecido e com a temperatura da água.

Como usar sabão líquido para roupas íntimas

Como usar sabão líquido para roupas íntimas

Uma boa ideia é usar o sabão líquido neutro próprio para as partes íntimas. Como usar sabão líquido para roupas íntimas pode ser uma alternativa prática, principalmente por poder lavar a calcinha no chuveiro, a sugestão é que ao fazer essa higienização da roupa íntima você utilize o mesmo sabonete que usa na hora do banho para limpar suas partes íntimas.

O modo de lavar sua calcinha no chuveiro com o sabão líquido é simples:

  1. Molhe a calcinha que deseja lavar.
  2. Aplique um pouco do sabão líquido na roupa íntima.
  3. Esfregue delicadamente para não esgarçar, rasgar ou danificar o tecido.
  4. Enxágue a calcinha e torça bem para tirar todo o excesso de água e de sabão.
  5. Estenda em um local seco e arejado para que a calcinha seque bem. Não a deixe no banheiro.

Como tirar mau cheiro de peças íntimas

Como tirar mau cheiro de peças íntimas

Antes de mais nada, caso sua calcinha esteja com um odor muito forte, mesmo depois de lavá-la normalmente, procure um médico. Apesar de dias mais quentes você suar mais, a lavagem comum da calcinha já garantirá que qualquer odor que esteja nela suma. Mas caso ele persista, pode ser sinal de algum problema íntimo. Verifique.

Aula completa sobre lavagem de calcinhas!

Neste artigo você aprender como lavar calcinha de várias maneiras simples e práticas. Também entendeu alguns cuidados que se deve ter com suas roupas íntimas, assim como com suas partes íntimas, também. Depois dessas super dicas, deixe seu comentário contando como você faz para higienizar suas calcinhas. Divida sua experiência. Não deixe de comentar.