Como limpar cooktop: como fazer a limpeza prática em diferentes tipos

Por -

A parte boa de fazer comida em casa é ter certeza da procedência e da qualidade dos alimentos. A parte não tão boa assim é ter que limpar tudo depois, incluindo o cooktop.

Para muita gente, essa é a pior parte. Mas não precisa ser assim! Com alguns truques e dicas simples você aprende como limpar o cooktop e deixar sua cozinha sempre bonita.

Vamos ver?

Como limpar cooktop: tipos e cuidados específicos

Como limpar cooktop: tipos e cuidados específicos

Hoje em dia existem diversos modelos diferentes de cooktop, variando desde o design até o material de fabricação e o modo de acionamento, que pode ser a gás ou elétrico (os famosos cooktops por indução).

E para cada um deles existe um jeito de fazer a limpeza, tanto para facilitar sua vida, quanto para garantir a durabilidade do seu aparelho.

Por isso, acompanhe abaixo o jeito certo de como limpar cada tipo de cooktop. 

Como limpar cooktop à gás

Os cooktops à gás são os mais comuns hoje em dia. Geralmente esses modelos contam com mesa de vidro e grelhas individuais para cada boca.

Apesar da mesa de vidro facilitar a limpeza é preciso lembrar que o material risca com facilidade, por isso a dica é sempre usar uma esponja macia para fazer a limpeza.

Comece tendo certeza de que o aparelho está com todas as saídas de gás desligadas. Em seguida, remova as grelhas e os queimadores e coloque-os de molho em uma bacia com água morna e detergente neutro.

Enquanto isso aplique uma pequena quantidade de detergente neutro sobre uma esponja macia e passe sobre toda a mesa de vidro do aparelho. Lembre-se de limpar os botões também.

Caso note a presença de alguma sujeira mais difícil de ser retirada, deixe-a por alguns minutos de molho em água morna e detergente. Não use facas ou outros objetos pontiagudos para tentar remover a sujeira. Evite também o uso de palhas de aço.

Depois de retirar todas as manchas, passe um pano levemente umedecido até remover todo o sabão. Repita o procedimento para que o excesso de sabão não deixe a mesa esbranquecida.

Você pode finalizar a limpeza com um pano umedecido em álcool.

As grelhas e queimadores devem ser limpos com a ajuda de uma esponja macia. Também não é recomendado utilizar objetos pontiagudos ou ásperos.

Depois de limpos, basta encaixar as peças novamente sobre o cooktop e pronto!

Como limpar cooktop elétrico ou por indução

Como limpar cooktop elétrico ou por indução

Os cooktops elétricos ou por indução são os mais fáceis de serem limpos, uma vez que não possuem grelhas ou queimadores.

No entanto, é preciso redobrar alguns cuidados para não danificar o funcionamento do aparelho.

E o primeiro desses cuidados é evitar molhar demais a mesa do cooktop. Isso porque as partes elétricas podem se danificar facilmente na presença da água. Molhe levemente a esponja e tome o máximo de cuidado para que a água não escorra para as partes internas do aparelho.

Também é super importante desligar o aparelho da tomada para evitar choques elétricos.

Mais uma dica: não pressione ou coloque muita força sobre a mesa do cooktop na hora de fazer a limpeza. A resistência geralmente é colocada embaixo da mesa e pode se danificar com a pressão da limpeza.

Jamais, em tempo algum, limpe o cooktop elétrico ou por indução enquanto ele estiver quente. Isso pode causar manchas na superfície da mesa de vidro. O certo é esperar um pouco até que ele esteja morno ou frio.

Também é super importante evitar o uso de peças metálicas para fazer a limpeza dos cooktops elétricos ou por indução. Além de riscar a mesa de vidro, esses materiais danificam a função indutora do aparelho, fazendo com que ele deixe de funcionar adequadamente.

Resumindo: a limpeza do cooktop elétrico ou por indução deve ser feito com um pano ou esponja macia levemente umedecida em água e sabão.

Como limpar cooktop com mesa de inox

Alguns cooktops possuem mesa de inox e, nesse caso, o processo de limpeza deve ser cuidadoso para não manchar, nem riscar o material.

Prefira detergente neutro ou apenas álcool para fazer a limpeza. O vinagre também funciona bem nesse caso.

Evite todo tipo de material pontiagudo ou áspero, como facas e palhas de aço. Use apenas esponjas e panos macios.

As grelhas e queimadores devem ser limpos separadamente com água morna e detergente neutro.

Limpeza diária do cooktop

Para facilitar o processo de limpeza do seu cooktop, não tem jeito: você vai precisar limpá-lo diariamente após cada uso.

Para essa limpeza diária não é necessário remover as grelhas ou queimadores, a não ser que as peças estejam muito sujas.

Do contrário, um pano umedecido com álcool ou detergente neutro costuma dar conta do recado.

Ao realizar a limpeza diária, além de deixar o cooktop (e a sua cozinha) mais bonito, você ainda facilita o processo de limpeza pesada que deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

Limpeza pesada do cooktop

Escolha um dia da semana para dar um trato geral no cooktop. Remova todas as peças (grelhas e queimadores), deixando-as de molho em água morna e sabão.

Depois limpe cuidadosamente toda a mesa de vidro e faça uma boa faxina nos botões do aparelho.

Também é interessante dar uma erguidinha na mesa do cooktop para limpar as frestas entre o aparelho e a pedra onde ele está apoiado. É muito comum que resíduos de alimentos acabem indo parar nesse lugar e, portanto, faz sentido que você inclua essa etapa na hora da limpeza pesada.

Esse cuidado semanal ajuda a deixar o seu aparelho sempre com cara de novo e garantir que ele funcione corretamente por muito mais tempo. 

Cuidados na hora de limpar o cooktop

Cuidados na hora de limpar o cooktop

Além de todas as dicas que já passamos, ainda vale ressaltar mais alguns cuidados extras na hora de limpar o cooktop. Anota aí:

  • Você pode substituir o detergente neutro por desengordurante, mas na dúvida, fique com o detergente neutro que é mais seguro.
  • Sempre que algum resíduo da comida que está sendo preparada cair no cooktop, limpe. Quanto antes fizer a limpeza melhor, assim você evita que a sujeira seque e se torne mais difícil de limpar. Basta passar um pano para remover o excesso e, depois, com o aparelho frio, finalize a limpeza.
  • Quando estiver fazendo a limpeza pesada do cooktop é importante verificar se nenhum resíduo de alimento está obstruindo os queimadores e saída de gás. Dessa forma, você garante o pleno funcionamento de todas as bocas do seu ccoktop.
  • Substâncias ácidas e alcalinas, como molho de tomate, café e leite podem causar manchas difíceis de serem removidas, por isso, mais uma vez a dica: ao notar a presença dessas manchas limpe imediatamente. Para facilitar sua vida, mantenha um paninho sempre por perto.
  • Alvejantes, cloro e produtos que contenham amoníaco não devem ser usados para limpeza do cooktop.
  • Procure usar panelas de fundo reto sobre o cooktop. Isso evita riscos e arranhões nas grelhas, além de reduzir o risco de ver a panela caindo no chão.

Viu só como é fácil limpar o cooktop e mantê-lo sempre novinho em folha? Coloque hoje mesmo essas dicas em prática!