Como limpar escova de cabelo: veja o passo a passo simples e cuidados

Por -

Se você acha que limpar a escova de cabelo se resume a retirar os fios presos nela, então, lamentamos informar, mas você está bem enganado.

A limpeza da escova de cabelo deve ser muito mais profunda do que isso. E sabe por quê? Porque a escova de cabelo acumula bactérias, fungos, poeira e resíduos de produtos utilizados nos fios que, com o passar do tempo, podem prejudicar tanto as suas madeixas, quanto a sua saúde, causando alergias e problemas respiratórios.

Por isso, separamos nesse post dicas e receitinhas super úteis para te ajudar a aprender como limpar escova de cabelo. 

Vem ver:

Como limpar escova de cabelo: passo a passo simples

Antes de começar a fazer a limpeza da sua escova de cabelo é importante que você se atente a um detalhe básico: o material com que a escova foi produzido.

As escovas de madeira e de cerdas naturais devem receber uma limpeza mais suave, já as escovas de plástico podem ser limpas com uma variedade maior de produtos e métodos. 

Por isso, vamos começar falando como limpar escova de cabelo feita de plástico.

Como limpar escova de plástico

Remova os fios

Em primeiro lugar retire o excesso de fios de cabelo que estão presos na sua escova. Você pode fazer isso com as mãos, apenas puxando os fios para cima. Mas se a escova estiver com uma grande quantidade de fios, então a dica é contar com a ajuda de um pente de cabo fino.

Nesse caso, basta passar o cabo do pente pela escova, puxando-o para cima. Assim você consegue remover todos os fios.

Se ainda assim notar uma certa dificuldade para retirar os fios, experimente usar uma tesoura de ponta fina. Posicione a tesoura nas laterais das cerdas e corte os fios. Dessa forma fica mais fácil retirar o excesso. Apenas tome cuidado para não cortar as cerdas da escova.

Lave

Depois de retirar os fios de cabelo presos na escova você deve iniciar o processo de lavagem. Para isso, existem algumas receitinhas simples que podem ajudar. 

A mais popular e eficiente delas é a com vinagre. Anote o que você vai precisar e como fazer:

Como limpar escova de cabelo com vinagre

Materiais necessários

  • 1 vasilha;
  • ½ xicara de vinagre branco;
  • ½ xicara de água morna.

Misture os ingredientes dentro da vasilha e mergulhe a escova de cabelos. Deixe-a de molho nessa solução por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, faça a lavagem. Para ajudar no processo de limpeza use uma escova de dentes ou um pincel. Esfregue bem toda a escova, removendo o acúmulo de resíduos e poeira.

Após concluir a limpeza, enxague bem a escova em água corrente.

Como limpar escova de cabelo com bicarbonato e xampu

Caso sua escova tenha acumulado muitos resíduos de produtos, o ideal é fazer a limpeza com algum produto desengordurante, capaz de eliminar completamente esses produtos das cerdas e da base da escova. Para isso, o mais indicado é o xampu ou um detergente neutro misturado com um pouco de bicarbonato. Veja a receita:

  • 1 vasilha pequena
  • 1 colher (sopa) de xampu
  • 1 colher (chá) bicarbonato
  • 1 xícara de água morna

Misture todos os ingredientes dentro da vasilha e em seguida mergulhe a escova. Use uma escova de dentes para auxiliar na limpeza. Faça movimentos de vai e vem com a escovinha para ter certeza que todos os resíduos estão sendo removidos.

Ao final, enxague bem. 

Dica: não use condicionador de cabelo, nem sabão ou sabonete em barra para lavar a escova. Isso porque esses produtos podem se acumular na escova e são difíceis de serem retirados depois.

Seque bem

Após concluir o processo de limpeza da escova, independente do método que você usou, é hora de secá-la.

O primeiro passo é deixar a escova de ponta cabeça para que o excesso de água escorra. Em seguida, pegue o secador de cabelos e passe por toda a escova até que ela esteja completamente seca.

Mas, atenção: use apenas o jato de ar frio do secador. Não use ar quente, uma vez que pode danificar as cerdas da escova.

Pronto! Sua escova de cabelo está limpinha e pronta para ser usada novamente.

Como limpar escova de cabelo de madeira

O processo de limpeza da escova de madeira é um pouco diferente da escova de plástico. Isso porque a madeira é um material que estraga com facilidade em contato com a água.

Anote os materiais necessários para fazer a limpeza da escova de cabelo de madeira:

  • 1 vasilha pequena
  • 1 xícara de água morna
  • ½ xícara de vinagre

Misture todos os ingredientes na vasilha. Em seguida, umedeça uma escova de dentes e passe por toda a escova de cabelos, mas sem encharcar. Também não é recomendado mergulhar e molhar a escova por completo.

Após a limpeza, pegue um pano limpo e seque toda a escova. 

Não use secador de cabelo, nem deixe a escova de madeira secando ao sol para não comprometer a estrutura da escova.

Cuidados com escovas de outros materiais

Além da madeira, outros materiais usados na fabricação de escovas de cabelo também merecem um cuidado diferenciado na hora da limpeza, como é o caso das escovas ionizadas. Confira abaixo como limpar cada tipo de escova:

Como limpar escova almofadada

As escovas almofadadas jamais devem ser deixadas de molho na água. A tendência é que ela acumule água em seu interior e, com o tempo, acabe produzindo mofo e bolor.

Por isso, a limpeza de escovas almofadadas deve ser feitas apenas com a remoção dos fios e, na sequência, com o uso de um pano levemente umedecido com álcool.

Como limpar escova ionizada

O processo de limpeza das escovas ionizadas deve ser o mesmo das escovas almofadadas. Ou seja, nada de excesso de água. Apenas um pano umedecido já é suficiente para uma limpeza eficaz.

Como limpar escova de cerâmica

As escovas de cerâmica devem ser limpas com cuidado para não danificar o sistema de aquecimento. Use um pano umedecido com sabão neutro e passe por toda a extensão da escova.

Como limpar escova de base metálica

As escovas de base metálica podem oxidar caso sejam colocadas de molho em água e, convenhamos, ninguém quer uma escova enferrujada, não é mesmo?

Por isso, a dica para limpar esse tipo de escova é apenas remover o excesso de fios e, em seguida, passar um pano umedecido com álcool ou sabão neutro para completar a limpeza.

Lembre-se de secar bem ao final.

Dicas extras para limpar corretamente a escova de cabelo

  • Caso você precise ir um pouco além na limpeza, fazendo uma desinfecção e higienização completa, use uma solução de 1 colher chá de água sanitária com 1 colher sobremesa de detergente neutro e 200 ml de água. Essa receita é especialmente indicada para quem compartilha escovas, como acontece em salões de beleza, por exemplo, e para quem sofre com caspas, seborreia ou precisou lidar com piolhos recentemente. Só não exagere na quantidade de água sanitária para não estragar a escova.
  • Diariamente remova o excesso de fios da escova. Melhor ainda, faça isso sempre que utilizá-la. Dessa forma, você conserva a limpeza da escova por mais tempo.
  • O tempo entre uma limpeza e outra vai variar de acordo com o uso e com os cuidados que você tomar diariamente com a escova. Mas, de modo geral, recomenda-se limpar a escova de cabelo ao menos uma vez por mês.
  • Não utilize escova úmida ou molhada no cabelo. Além do frizz, você pode danificar as cerdas da escova, especialmente se ela for feita com cerdas naturais.
  • Para facilitar o cuidado com a escova, você pode optar por lavá-la durante o banho usando xampu. Lembre-se de secá-la adequadamente depois.
  • Para garantir a absorção completa da água, deixe a escova repousando sobre uma toalha de banho macia. Isso vai garantir que toda a água saia da escova.
  • Aproveite o momento de limpar a escova de cabelo para também higienizar outros acessórios que você utiliza diariamente nos fios, como a chapinha, o babyliss e o secador de cabelos. Limpe-os com um pano umedecido com álcool. Já no caso do secador, basta remover a grade de trás do aparelho e com a ajuda de uma escovinha retirar a poeira. Tome cuidado para não molhar esses aparelhos, uma vez que eles podem entrar em curto ao serem ligados na tomada.

Viu só como é simples e rápido manter sua escova de cabelo sempre limpinha?