Como limpar mesa de vidro: veja passo a passo prático

Por -

Ter uma mesa de vidro em casa pode tornar bastante prática a tarefa de limpar. Esse tipo de móvel muitas vezes nem necessita do uso de toalhas de mesa e dá um toque requintado ao ambiente.

Claro que é preciso ter alguns cuidados. Vidro é um material que pode ser considerado frágil e por isso é preciso atenção no dia a dia e também no processo de limpeza.

Limpar mesa de vidro é bem mais prático do que outros tipos de mesa, como as de madeira. Ainda assim, mesmo que você aposte nas toalhas de mesa (plásticas ou de pano) vai precisar fazer a limpeza do móvel. Seja no dia a dia ou em um dia de geral na casa.

Saiba agora como limpar mesa de vidro com facilidade:

Como limpar mesa de vidro passo a passo

Para limpar mesa de vidro você deve:

1. Observar qual é o tipo de vidro

Cada tipo de vidro recebe uma limpeza diferente. Se sua mesa for vidro liso, você tem mais possibilidades de materiais para remover sujeira, pode usar esponjas e panos, por exemplo. Agora se o vidro for “enrugado” pode ser necessário apostar em alguns elementos extras, como uma escova de dentes velha.

O vidro temperado por outro lado não permitirá que você use substâncias abrasivas, pois há a possibilidade de riscar.

2. Separe o material necessário

Procure por tudo que você vai precisar para realizar a limpeza. Uma esponja ou pano macio, limpa vidros, álcool, vinagre, detergente neutro, água e escova de dente velha para os vidros enrugados. Deixe todos os materiais próximos da mesa de vidro.

3. Como limpar vidro engordurado

Percebeu que o vidro da sua mesa está engordurado? Você vai ter um pouco mais de trabalho e não deve começar passando o limpa vidros. Primeiro é indicado passar papel toalha para remover qualquer excesso de gordura. Assim você não precisará esfregar tanto a superfície da mesa (o que não é recomendado em alguns tipos de vidro).

Se tiver limpa vidros em casa você pode borrifar o produto sobre a mesa. Caso não tenha, prepare uma mistura de partes iguais de água e vinagre. Pode ser em um borrifador, para facilitar a tarefa. Percebeu que mesmo após passar o papel toalha ou jornal a mesa ainda está engordurada? Use água quente na mistura.

Aplique sobre a mesa, passe uma esponja e finalize com um pano seco (que não solte fiapos) ou papel toalha para secar. Outra dica muito eficiente é misturar vinagre e detergente para esfregar no tampo de vidro da mesa. O processo é o mesmo, borrifar na mesa e limpar com esponja e pano.

O vidro da sua mesa é enrugado? Após aplicar a mistura ou o limpa vidros, esfregue com a ajuda de uma escova de dentes velha e macia. Se preferir pode usar uma escova maior, o importante é que tenha cerdas macias. Use esse objeto para esfregar e garantir que a sujeira será retirada de todos os espaços do vidro.

4. Como limpar vidro temperado

Se sua mesa possui vidro temperado, será necessário um pouco mais de cuidado na hora da limpeza. Use apenas água, detergente neutro, uma esponja macia e um pano também macio e que não solte fiapos. Para ajudar na tarefa, você pode apostar em um borrifador.

Prepare uma mistura de partes iguais de água e detergente. Se usou o borrifador, aplique diretamente sobre a mesa, se não, molhe a esponja e esfregue levemente sobre o vidro. Preferencialmente use o lado mais macio da esponja (se preferir usar uma de louça, o lado amarelo).

Deixe a mistura agir por 15 a 20 minutos. Mesmo que você tenha aplicado sobre a mesa com a ajuda da esponja. Esfregue novamente (se usou o borrifador, esfregue pela primeira vez).  Finalize a tarefa passando um pano macio levemente umedecido para retirar o sabão e finalize com um pano seco para lustrar o vidro. Se preferir, pode usar também papel toalha na parte da secagem.

Caso possua limpa vidros em casa pode usar esse produto no lugar da mistura de água e detergente. O importante é não usar nenhuma outra substância ou materiais abrasivos no tampo de vidro da mesa.

5. Como desembaçar vidro da mesa

Se o vidro da mesa da sua casa embaça com facilidade existe uma dica útil para resolver o problema. Pegue um sabão em barra, daqueles que se utiliza para lavar roupas ou até mesmo para a louça da cozinha.

Esfregue o sabão sobre a mesa seca. Não molhe nem a mesa e nem o sabão. Em seguida passe um pano ou toalha seca sobre o tampo da mesa, esfregue levemente até que o vidro fique transparente. Você irá deixar o vidro brilhando e totalmente desembaçado.

Na hora de escolher o pano ou toalha, aposte naqueles que não soltam fiapos.

6. Dicas para limpeza diária

Você deve saber que é importante limpar a mesa todos os dias, mesmo que seja algo mais leve, para retirar restos de alimentos ou bebidas que tenham caído ali. Para a limpeza pesada vale a pena usar produtos mais fortes, como o limpa vidros ou as misturas vinagre e água e vinagre e detergente.

Para remover as sujeiras do dia a dia você pode apostar em um pano embebido em álcool. Também é possível misturar uma tampinha de amaciantes em um litro de água e passar sobre o vidro com a ajuda de um pano macio.

Esfregue sem fazer muita força, a ideia é retirar a sujeira e não danificar o vidro. Um pano já é suficiente para realizar a tarefa. Não é necessário usar esponjas ou escovas macias.

Cuidados ao limpar a sua mesa de vidro

Como limpar mesa de vidro

Durante a limpeza é preciso ter alguns cuidados, mas se você quer que sua mesa de vidro dure por mais tempo, pode prestar atenção a outras situações. O indicado é que você:

1. Prefira esponjas macias e papéis absorventes para limpeza

As esponjas macias e papéis absorventes (como o papel toalha) são os mais indicados para limpar o vidro da mesa. Dê preferência a esses materiais, pois não riscam ou danificam o vidro.

2. Seque a mesa imediatamente

Depois de limpar, seque a mesa imediatamente, assim evita manchas no vidro. Um pano seco e que não solta fiapos pode ajudar na tarefa. Se preferir, use papel toalha.

3. Faça a lavagem à sombra 

O sol em contato com alguns produtos de limpeza, mesmo que apenas água e detergente, pode acabar deixando manchas no vidro. Quando for limpar a mesa, leve-a para um espaço que não bate sol.

4. Não coloque recipientes quentes diretamente no tampo

Vidro e recipientes quentes são duas coisas que não combinam. Se você quer evitar quebrar ou rachar o tampo da mesa, utilize protetores de panela ou não leve nada quente para a mesa.

5. Evite produtos à base de solventes e saponáceos

Produtos à base de solventes e saponáceos podem deixar marcar permanentes no vidro. Manchas e riscos que você com certeza não quer na sua mesa!

6. Evite as folhas de jornal

Apesar de algumas pessoas recomendarem o papel jornal para limpar a gordura da mesa de vidro, o melhor é evitá-lo. A tinta pode grudar no vidro e manchá-lo de forma permanente. Prefira o papel toalha.

7. Saiba a maneira correta de esfregar

O truque para uma boa limpeza não está na quantidade de produto utilizado. Algumas gotas de detergente em uma esponja são suficientes para conseguir bons resultados. Você deve esfregar, fazendo movimentos verticais e horizontais, mas sem fazer força no vidro.

8. Limpe a mesa após cada refeição

Se após cada refeição você passar um pano com álcool ou até mesmo um pano com algumas gotas de detergente, já estará evitando o acumulo de gordura no tampo da mesa. A limpeza pesada pode se tornar muito mais fácil e a mesa fica sempre com um toque brilhante e bonito.

Viu como é fácil limpar mesa de vidro? Se você tem mais alguma dica útil para ajudar nessa tarefa, compartilhe nos comentários!