Como limpar persianas: principais formas e passo a passo fácil

Guia preparado para limpar persianas de forma prática, eficaz e sem complicações

Por -

As persianas são peças muito práticas, elegantes e ficam perfeitas em ambientes onde os moradores procuram uma decoração neutra. Facilmente encontradas em diversos tipos de materiais como madeira, alumínio, PVC e até mesmo de tecido, elas compõem o ambiente com perfeição. Neste artigo você saberá como limpar persianas de forma eficaz:

Elas também são bem fáceis de manusear, a instalação pode ser feita por você mesmo, não requer ferramentas elaboradas e, além de tudo isso, são indicadas para quem sofre de alergias respiratórias, pois protegem o ambiente da luz sem acumular excesso de poeira como as cortinas de tecido.

Porém, mesmo que as persianas acumulem menos pó que os tecidos, elas também precisam ser limpas com frequência para garantir a sua durabilidade, beleza e a saúde dos moradores. Se você não sabe exatamente como fazer a limpeza das suas persianas, acompanhe as dicas do nosso artigo de hoje.

Tipos de persianas

Como limpar persianas (tipos)

De maneira geral as persianas podem ser verticais ou horizontais. As verticais são compostas por um trilho fixado no teto ou na parede e as lâminas da persiana pendem em sentido vertical. O controle de abertura é feito por um mecanismo que gira ou recolhe as lâminas. Geralmente esse tipo de persiana é instalada em escritório e consultórios, mas nada impede que fique bem em um ambiente residencial.

As persianas horizontais são mais básicas e simples do que as verticais, mas são igualmente bonitas. Geralmente são feitas de lâminas de alumínio, PVC ou madeira, mas as romanas e as do tipo rolô possuem características bem originais e elegantes.

Persiana de alumínio

As persianas de alumínio costumam ser usadas quando o ambiente recebe muita luz do sol e precisa de uma barreira efetiva contra os raios ultravioletas e o aquecimento do ambiente. O alumínio tem uma capacidade bem grande de refletir os raios solares, evitando a penetração deles.

Persiana de PVC

As persianas de PVC são as mais comuns e as de custo mais baixo, pois o material  delas é o plástico.  Funcionam bem para bloquear a luz, são fáceis de manusear e você encontra em uma grande diversidade de cores, inclusive imitando a madeira.

Persiana de madeira

As persianas de madeira são muito elegantes e, por usarem um material mais nobre, acabam custando mais caro. Elas dão um ar mais rústico e fino do que o alumínio ou o PVC.

Persianas plissadas

As persianas plissadas são uma novidade do mercado de cortinas e proporcionam um acabamento muito mais suave no fechamento, são super elegantes e combinam muito bem com decorações mais modernas.

Persianas romanas

Elas são estruturadas em varetas, o tecido fica em camadas e é recolhido em módulos. Como a persiana romana repuxa bastante, recomenda-se que sejam utilizados tecidos que não amassam, desbotam ou encolham.

Persianas rolô

Essa persiana é aquela que fica enrolada na parte superior quando é fechada e pode ser usada como forro ou blackout, escurecendo totalmente o ambiente, dependendo do material escolhido.

Persianas silhouette

A silhouette é estruturada em lâminas de tecido horizontais que parecem flutuar no tecido translúcido onde estão fixadas. Quando ficam inclinadas, permitem um bom controle da luminosidade.

Persiana tipo painel

Nesse caso são fixados painéis de tecido ou material rígido como sarja ou lona em trilhos e a abertura é horizontal. É ideal para quem procura um bloqueio bem efetivo da luz externa.

Persiana tipo double vision

Como o próprio nome já diz, essa persiana oferece uma visão dupla do lado de fora, pois ela é estruturada em duas camadas de tecido sobrepostos em listras horizontais, o que cria um efeito único. Os tecidos são paralelos, se alinham e desalinham, unidos por um trilho superior de alumínio e as listras quando alinhadas, fecham totalmente e deixam o interior mais claro ou escuro.

Como limpar persianas: passo-a-passo para cada tipo

Independente do material e do tipo de estrutura que você escolheu para as suas persianas, elas precisam de manutenção frequente e, da maneira mais correta possível, ou elas podem ficar amassadas e deformadas.

1. Como limpar persianas horizontais

Como limpar persianas horizontais

As persianas horizontais mais comuns produzidas em alumínio, PVC ou madeira devem ser limpas basicamente com uma mistura de água e detergente neutro. O primeiro passo é tirar o pó com um espanador, aspirador de pó, pano umedecido só em água ou ainda um limpador de persianas.

Como limpar persiana com aspirador de pó

Se você for usar o aspirador de pó, utilize o bocal com escova para não danificar ou riscar as persianas. O limpador de persianas é um artigo bem útil, trata-se de três hastes plásticas cobertas com um tecido de microfibra. As hastes se encaixam entre as lâminas da persiana limpando várias ao mesmo tempo.

Depois de tirar o pó, limpe cada lâmina com uma esponja macia embebida em água e detergente neutro e seque bem com um pano seco e macio. Sempre verifique as orientações do fabricante para se certificar de que o material é resistente à água.

As persianas de madeira podem receber uma camada de lustra-móveis no final do processo de limpeza para impermeabilizar e dar brilho às lâminas.

2. Como limpar persiana double vision

Como limpar persiana doublevision com espanadores

Essa persiana não pode ser lavada com água ou na máquina de lavar ou o produto fica bastante danificado. O ideal é limpar com vapor, aspirador de pó, espanadores e um pano levemente umedecido só com água.

3. Como limpar persianas verticais

Como limpar persiana vertical

Retire todas as lâminas do trilho e limpe cada uma delas com um pano úmido só em água para tirar o pó. Se você preferir, passe o aspirador de pó com elas ainda encaixadas nos trilhos usando o bocal com escova. Depois retire as lâminas e coloque-as de molho em uma mistura de água e sabão e esfregue cada uma individualmente. Seque bem com um pano seco e pendure de volta nos trilhos para secar.

4. Como limpar persianas romanas e rolô

Como limpar persianas rolô

Essas persianas não devem ser limpas somente com aspirador de pó, pois são bem delicadas e a lavagem caseira pode danificar o tecido ou o material dos painéis. Se for necessário, consulte uma empresa de limpeza especializada.

De maneira geral o ideal é limpar as persinas uma vez por semana para pelo menos tirar o pó das lâminas. Uma limpeza mais profunda é indicada a cada quinze dias. Você pode usar produtos de limpeza multiuso nas persianas de plástico ou PVC, só tome cuidado para que as cores não desbotem se o produto for muito forte.

Mantê-las sempre livres de poeira é importante para a saúde dos moradores da casa, pois os alérgicos sofrem muito com o acúmulo de resíduos e ácaros e também ajuda na manutenção, pois as limpezas pesadas ficarão mais fáceis.

Cuide bem das suas persianas, pois elas embelezam o seu lar e podem durar muitos e muitos anos se forem mantidas sempre limpinhas de maneira adequada. Outra informação importante é tomar cuidado com crianças pequenas que porventura possam se enroscar nos fios que recolhem as lâminas das persianas. Com crianças, todo cuidado é pouco!