Quer esconder, disfarçar ou delimitar ambientes? Então a divisória de madeira é a opção perfeita para você.
Essa estrutura simples que pode ser feita a partir de ripas ou placas inteiriças de madeira só apresentam vantagens e nos vamos te contar todas elas no post de hoje, além, é claro, de te ensinar a fazer uma divisória de madeira lindona para deixar sua casa ainda mais charmosa. Vem com a gente:
Tipos de divisória de madeira
As divisórias de madeira podem ser divididas em três tipos principais: as vazadas, as inteiras e as do tipo biombo. Vale ainda citar que esse tipo de divisória pode ser feita com madeira ou MDF, tudo vai depender do efeito visual que se pretende causar.
A divisória de madeira vazada é feita, quase sempre, de ripas de madeira que podem ser instaladas na vertical, horizontal ou diagonal. Esse tipo de divisória é ideal para quem pretende dar uma leve disfarçada em algum ambiente da casa, mas sem escondê-lo completamente. Ela também funciona bem para setorizar e delimitar ambientes integrados, como sala de jantar e sala de estar ou varanda e área de serviço. Lembrando que você pode determinar o espaçamento entre as ripas, deixando-as mais próximas ou mais afastadas.
A divisória de madeira também pode ser encontrada com desenhos e formas diferenciadas, em estilo vazado, criando um belíssimo efeito visual.
Outro tipo muito comum de divisória de madeira é a do tipo inteiriça. Aqui, a principal indicação de uso é para quando se pretende alcançar um pouco mais de privacidade em algum ambiente da casa ou, então, quando a intenção é esconder completamente partes de um cômodo ou um cômodo inteiro.
A divisória de madeira, nesses casos, funciona como uma espécie de parede, completamente fechada. Esse tipo de divisória é ótima para ser usada em closets, de modo a escondê-lo atrás da cabeceira da cama, por exemplo. Os ambientes comerciais e corporativos também tem muito que se beneficiar com esse tipo de divisória.
E, por fim, você ainda pode optar por um biombo de madeira. Menor, portátil e cheio de charme, os biombos de madeira funcionam muitíssimo bem como divisórias simples de madeira, dando um toque todo especial nos ambientes.
Vantagens da divisória de madeira
Muito além de uma divisória
As divisórias de madeira não precisam, nem devem ser apenas divisórias. Elas podem funcionar também como jardim vertical, suporte para nichos e prateleiras, além de também ficarem lindas como apoio para objetos decorativos, vasos e quadros. As divisórias de madeira ainda rendem ótimos suportes para TV.
Autonomia e privacidade para os ambientes
As divisórias de madeira garantem autonomia, independência e privacidade aos ambientes, sem, contudo, perder valor estético.
Fáceis de montar e desmontar
Ao contrário de uma parede de alvenaria ou drywall, as divisórias de madeira são muito práticas de serem construídas, instaladas e, posteriormente, se for necessário, desmontadas. Tudo isso sem gerar transtornos, sujeira ou quebra-quebra.
Leve para qualquer lugar
Muito leves e fáceis de montar e desmontar, as divisórias de madeira acabam ganhando uma outra vantagem: podem ser substituídas e colocadas em outros ambientes da casa sem grandes esforços. Cansou da divisória de madeira na cozinha? Coloque-a na sala, por exemplo. Isso jamais seria possível com uma parede convencional.
Luminosidade e ventilação
As divisórias de madeira ainda contam com a incrível vantagem de permitir a entrada de luz e ventilação para dentro dos ambientes, no caso dos modelos vazados e ripados. Ou seja, você divide os espaços sem perder luz e ar fresco.
Para qualquer estilo de decoração
A madeira é um material atemporal e que se encaixa com perfeição em qualquer estilo decorativo. Uma sala moderna, uma varanda rústica ou uma cozinha clássica, não importa, todos esses espaços comportam uma divisória de madeira.
Contudo, se a intenção for chegar o mais perto possível do estilo escolhido é possível optar por madeiras diferenciadas para cada um deles. Por exemplo, uma decor moderna fica ainda mais valorizada com uma divisória de madeira de pinus, já uma decoração rústica pode ficar ainda mais incrível com uma divisória feita com madeira de demolição ou de pallets.
Preço bom
Outra grande vantagem da divisória de madeira é o baixo custo, especialmente para aquelas de modelo ripado. Elas saem muito mais em conta do que uma parede convencional, sem contar que o custo da mão de obra pode ser barateado caso você mesmo tome a frente do serviço. Em média, uma divisória de madeira chega a custar R$ 150 por metro quadrado.
Faça você mesmo
Como dissemos anteriormente, as divisórias de madeira podem ser facilmente feitas em casa, por você mesmo. Basta, para isso, contar com os materiais e ferramentas adequadas. Um pouco mais adiante você confere um tutorial explicativo de como fazer divisória de madeira.
Onde usar as divisórias de madeira
As divisórias de madeira também ser usadas nos mais diferentes ambientes residenciais, comerciais e empresariais. Confira abaixo, algumas sugestões de uso dessa estrutura:
Divisória de madeira no quarto
No quarto, o principal uso da divisória de madeira é para formar a parede que divide o closet do restante do quarto. Nesses casos, a preferência costuma ser pela divisória de madeira inteiriça que permite a fixação de prateleiras e nichos.
Em quartos compartilhados, especialmente os infanto-juvenis, a divisória de madeira pode receber a função de demarcar o espaço de cada um, sendo geralmente usada entre as cabeceiras das camas.
Divisória de madeira na sala
Aqui, uma ótima maneira de usar a divisória de madeira é para criar uma demarcação visual entre a sala de estar e a cozinha ou entre a sala de estar e a sala de jantar. Vale apostar em divisórias de madeira com nichos embutidos para valorizar a decoração
Divisória de madeira na cozinha
As cozinhas americanas são grandes amigas das divisórias de madeira. Elas ficam perfeitas juntas, usadas para demarcar o espaço da cozinha e dos demais ambientes integrados. As cozinhas integradas com a área de serviço também se beneficiam muito das divisórias de madeira, uma vez que a estrutura disfarça como ninguém esse ambiente que nem sempre precisa ficar a vista.
Divisória de madeira no banheiro
No banheiro, a divisória de madeira pode ser usada entre a área seca e a área de banho, ajudando a manter o banheiro seco e garantindo mais privacidade. Outro modo de uso da divisória de madeira no banheiro é como trocador, inclusive, aqui vale muito a pena apostar em um biombo de madeira.
Divisória de madeira na varanda e em outras áreas externas
A divisória de madeira na varanda, no jardim, no terraço e até no espaço gourmet pode ser usada para setorizar espaços e para criar jardins verticais.
Divisória de madeira em escritórios
As divisórias tem tudo a ver com escritórios e ambientes corporativos. E porque não tirar proveito do charme e beleza das divisórias de madeira para esses espaços?
Como fazer uma divisória de madeira
Veja no vídeo a seguir como você pode fazer sua própria divisória de madeira ripada, gastando pouco e transformando o visual da sua casa. Confira:
Já deu para notar como as divisórias de madeira são incríveis, não é mesmo?. Mas se ainda resta uma sombrinha de dúvida aí, não se preocupe. Trouxemos uma seleção de fotos de divisórias de madeira que vão fazer seu coração bater mais forte, confira:
60 modelos de divisória de madeira para você se inspirar agora mesmo
Imagem 1 – Divisória de madeira inteiriça para sala de estar. Repare que o vão entre as divisórias trouxe leveza e modernidade ao ambiente.
Imagem 2 – Divisória de madeira ripada para um quarto elegante.
Imagem 3 – Divisória de madeira ripada com suporte para vasos.
Imagem 4 – Formato diferenciado e bem aberto para a divisória de madeira do espaço comercial.
Imagem 5 – Aqui nessa sala de estar, a divisória de madeira de pinus também tem função de estante.
Imagem 6 – Divisória de madeira ao estilo cobogó.
Imagem 7 – Aqui, a divisória de madeira com prateleiras possui uma função super decorativa.
Imagem 8 – Super elegantes essas divisórias de madeira que mesclam ripas com chapas inteiras do material.
Imagem 9 – Ao invés de guarda corpo na escada, que tal um painel de madeira?
Imagem 10 – Nessa sala de estar, a divisória de madeira sai da parede e vai até o teto.
Imagem 11 – Aqui, a divisória de madeira com nichos prolonga o corredor.
Imagem 12 – O que acha de criar um home office com a ajuda de uma divisória de madeira?
Imagem 13 – Modo criativo e bem diferente de usar divisórias de madeira.
Imagem 14 – Aqui nessa cozinha americana o tradicional balcão foi substituído pela divisória de madeira.
Imagem 15 – A divisória, além de funcional, pode ser só um detalhe decorativo no ambiente.
Imagem 16 – Divisória de madeira com nichos acompanhando a escada.
Imagem 17 – Um charme essa divisória de madeira vazada em formatos geométricos.
Imagem 18 – Divisórias de madeira para área externa da casa.
Imagem 19 – Escada com divisória de madeira.
Imagem 20 – Uma divisória ou uma obra de arte?
Imagem 21 – Divisória de madeira ao estilo biombo.
Imagem 22 – Aqui, a divisória de madeira se encaixa na estrutura de alvenaria que sai do teto.
Imagem 23 – Pura elegância essa divisória de madeira vazada na cor branca para o hall de entrada.
Imagem 24 – Nessa sala, a estante se prolonga na parede oposta e se torna uma divisória de madeira vazada super original.
Imagem 25 – A divisória de madeira não precisa ocupar todo o vão. Ela pode ficar centralizada em outra estrutura, como uma meia parede de alvenaria ou um balcão.
Imagem 26 – Monte sua biblioteca na divisória de madeira.
Imagem 27 – Para os mais moderninhos, vale apostar em uma divisória feita com madeira reaproveitada.
Imagem 28 – Aqui, a divisória de madeira funciona também como porta de correr.
Imagem 29 – Divisória de madeira para o quarto em estilo veneziana.
Imagem 30 – Uma bela inspiração de divisória de madeira – que também é estante – em estilo retrô.
Imagem 31 – A divisória de madeira também é um ótimo lugar para colocar a TV.
Imagem 32 – Aproveite a divisória de madeira para revestir paredes com portas.
Imagem 33 – No quarto infantil, a divisória de madeira se transforma em uma estrutura lúdica e divertida.
Imagem 34 – A iluminação embutida valorizou ainda mais a divisória de madeira na sala de jantar.
Imagem 35 – Divisória de madeira para abrilhantar o hall de entrada.
Imagem 36 – Linda inspiração de biombo de madeira para o quarto.
Imagem 37 – Colorida e divertida, essa divisória de madeira em formatos hexagonais ganhou preenchimento de uma técnica artesanal conhecida como String Art.
Imagem 38 – A divisória de madeira em estilo biombo é perfeita para quem tem necessidade de mudar a peça de lugar.
Imagem 39 – Aqui, a parte ripada está apenas na parte superior da divisória de madeira.
Imagem 40 – Divisória de madeira na fachada da casa: um pouco mais de privacidade para o interior da residência.
Imagem 41 – Um simples ripado vazado para delimitar o hall de entrada.
Imagem 42 – Divisória de madeira ripada para a sala de estar em um modelo simples e elegante.
Imagem 43 – Nessa cozinha, a divisória de madeira é aquele detalhe que fecha a decoração com chave de ouro.
Imagem 44 – Divisória de madeira para valorizar a escada e o pé direito alto da casa.
Imagem 45 – Luz e ventilação garantidas com a divisória de madeira.
Imagem 46 – Una a funcionalidade com a estética: painel para TV, marcenaria cinza e acabamento com ripas.
Imagem 47 – A divisória de madeira branca é perfeita para ambientes clássicos e neutros.
Imagem 48 – Uma divisória que esconde o cantinho da área de serviço.
Imagem 49 – Divisória de madeira para área externa com ripas fixadas individualmente.
Imagem 50 – Para deixar a cozinha escondidinha foi usada uma divisória de madeira inteiriça com abertura semelhante a de uma porta dobrável.
Imagem 51 – Divisória de madeira sobre o balcão da cozinha.
Imagem 52 – Para acompanhar o estilo do home office, a opção foi usar uma divisória de madeira clara.
Imagem 53 – Divisória de madeira com formato L.
Imagem 54 – Simples, mas ao mesmo tempo cheia de estilo e personalidade.
Imagem 55 – Divisória de madeira com porta de correr: opção prática e funcional no dia a dia.
Imagem 56 – Divisória de madeira com cara de biombo e abertura de porta.
Imagem 57 – Substituir as paredes convencionais de alvenaria por divisórias de madeira é uma bela pedida.
Imagem 58 – Um show de formas essa divisória de madeira na sala de estar.
Imagem 59 – A divisória de madeira pode substituir a alvenaria convencional de um grande vão.
Imagem 60 – E se esse for o caso, decore com quadros, objetos no painel, arandelas e etc.
E se você é super fã de divisórias, que tal acompanhar as mais belas divisórias de ambientes?