Como limpar piscina: passo a passo com dicas e periodicidade

Saiba como limpar piscina da forma correta com os materiais e passo-a-passo que preparamos

Por -

Quem nunca sonhou em ter uma casa com piscina? Piscina à disposição, para um mergulho a qualquer hora do dia ou da noite, é objeto do desejo de muita gente. Mas já passou pela sua cabeça que é preciso investir um tempo e um dinheiro considerável na manutenção dela? Neste artigo, você saberá como limpar piscina corretamente:

Piscina com água cristalina requer limpeza, tratamento e manutenção constante. Saiba que a água que você coloca nela pode ser usada por um longo tempo sem a necessidade de troca e até mesmo as águas mais sujas podem ser recuperadas com o tratamento adequado.

O ideal é que você nunca deixe a sua piscina deteriorar, pois o contato constante com água de piscina mal cuidada pode trazer riscos à saúde como dermatites, conjuntivite, otite (inflamação no canal auditivo), infecções por bactérias como estafilococos, micoses, problemas gastro-intestinais e até mesmo hepatite tipo A.

Para ficar livre desses e de outros problemas de saúde, confira as dicas que separamos para que você saiba como limpar e manter a sua piscina sempre bem cuidada.

Como limpar piscina: materiais necessários

Como limpar piscina: materiais necessários

Antes de começar o processo de limpeza, é preciso que você separe os materiais necessários para ter tudo à mão e não ter que interromper a faxina. Você vai precisar de:

  • Estojo de medição de PH e cloro;
  • Estojo de medição de alcalinidade;
  • Cabo telescópico;
  • Peneira cata folhas;
  • Escova curva;
  • Aspirador;
  • Mangueira flutuante;

Como limpar piscina: passo-a-passo para uma limpeza eficiente

1. Área externa

Como limpar piscina: área externa

Com o acúmulo de sujeira e resíduos provenientes da circulação de pessoas, animais e até mesmo folhas carregadas pelo vento, o primeiro passo é limpar a área externa da sua piscina. Comece varrendo esses resíduos para longe da água. É importante que você verifique o tipo de revestimento da área externa da sua piscina, pois cada um tem um método diferente de limpeza.

2. Filtros ou coadeira

O segundo passo é limpar os filtros (coadeira ou skimmer). O skimmer é um dispositivo que fica na lateral da piscina e que recolhe a sujeira que fica na superfície da água como folhas e insetos. Desligue o sistema de filtragem e feche os registros por questão de segurança antes de começar a limpeza.

3. Superfície da água

Agora é a hora de retirar as sujeirinhas que ficam boiando na água como folhas, insetos e flores. Use a haste telescópica com a peneira para retirar todos esses resíduos da água. Compre uma peneira com a trama bem fechada para que você consiga “pescar” até mesmo as sujeirinhas bem pequenas. E evite afundar muito o cabo da peneira ou você vai remexer a sujeira.

4. Escovar o revestimento

Limpe o revestimento da piscina com a escova curva para retirar o acúmulo de algas e resíduos. Esse procedimento ajuda a evitar que fungos e bactérias se acumulem no interior da piscina. Procure por uma escova com cerdas macias e apropriada para a limpeza desse tipo de material. Nunca, em hipótese alguma, use abrasivos como palha de aço ou escovas metálicas.

6. Aspirar

O aspirador da piscina é muito similar a um aspirador de pó, porém ele tem um mecanismo de retorno que devolve a água aspirada, já sem resíduos, para a piscina. Ao usar o aparelho, você deve manter o registro de aspiração aberto e o de retorno também. Esse é o processo mais demorado da limpeza, pois deve ser feito de forma lenta e gradual, com delicadeza e paciência.

Antes de aspirar, pode ser necessário usar um decantador, principalmente se a sujeira não estiver muito visível. O decantador é um produto que solidifica a sujeira presente na água e faz com que ela afunde. Preste bastante atenção às instruções do decantador para que a limpeza seja efetiva.

Os cantos da piscina são locais que tendem a acumular maior quantidade de sujeira, portanto evite fazer movimentos muito bruscos ao aspirar nessas áreas ou você pode perder todo o trabalho executado até agora.

7. Desinfetar e tratar a água

Como limpar piscina: mãos na água

A piscina está limpinha, livre de resíduos, folhas, insetos, portanto agora é hora de cuidar da qualidade da água. Para que a água esteja apropriada para uso é preciso conferir a cloração, o PH e a alcalinidade. Todos esses itens são medidos com os kits que listamos acima e a correção é feita com produtos químicos que matam microorganismos nocivos.

Produtos químicos

Como limpar piscina: pastilha de cloro

O tratamento da água da piscina é feito com diversos produtos químicos específicos para a sua limpeza e manutenção. Cada um deles tem uma função específica e eles sempre devem ser manuseados com cuidado e de acordo com as instruções do fabricante. Confira:

  • Cloro – agente bactericida e germicida;
  • Algicida de manutenção – evita formação de algas, previne que elas apareçam;
  • Algicida de choque – elimina as algas já presentes na piscina;
  • Clarificante líquido – deixa a água mais clara fazendo com que a sujeira se solidifique e afunde;
  • Redutor de PH – diminui o PH da água;
  • Barrilha leve – aumenta o PH da água;
  • Clarificante em pó – deixa a água mais clara e melhora a filtragem.

Como limpar piscina: periodicidade da limpeza

Como limpar piscina: materiais no deck

Para proteger a sua saúde e a da sua família, a sua piscina deve ser limpa com certa periodicidade. Sugerimos que você siga o cronograma de manutenção abaixo para obter resultados melhores:

  • Faça a filtragem todas as vezes que a piscina for utilizada e a limpeza do filtro deve ser feita uma vez por semana;
  • Aplique cloro dia sim, dia não. A cada dois dias recomendamos que você faça uma análise do nível de cloro residual onde a média deve ser de 0,5 para cada 2ppm. Sempre que você notar que está fora da média, faça a correção com os produtos específicos;
  • Faça a análise de PH duas vezes por semana onde o mesmo deve estar entre 7.2 e 7.4. Se estiver fora dessa faixa, você deve corrigir usando produtos específicos;
  • A alcalinidade deve ser verificada uma vez por semana e corrigida com produtos específicos se for necessário;
  • Algicidas devem ser aplicados uma vez por semana para manter a água livre de algas;
  • A superfície da água deve ser limpa todos os dias para retirar folhas e insetos;
  • A piscina deve ser aspirada e as bordas limpas uma vez por semana.

Cuidados essenciais para manter a sua piscina sempre limpa

Piscina no jardim

Como você pode ver, a limpeza da piscina não é uma tarefa difícil, mas é um processo trabalhoso e que requer paciência e dedicação. Porém se você tiver certos cuidados com o entorno e com a água, sua piscina vai se manter limpa por mais tempo e o processo de manutenção não vai ser tão massante.

De maneira geral é preciso que você mantenha o entorno sempre livre de sujeiras varrendo com frequência os resíduos para longe da água e a cubra a água da piscina com lona específica para esse fim. A lona é um artigo que tem um custo relativamente alto, mas vale o investimento.

Além disso, é importante manter a água com os parâmetros controlados, pois isso evita o acúmulo de sujeira, economiza produtos para tratamento e faz com que a manutenção seja mais rápida e simples. Se a qualidade da água estiver sempre dentro do recomendado, vai demorar mais para que você tenha que se preocupar com a limpeza da piscina.

Existem tratamentos automatizados para a piscina que facilitam a vida do proprietário ou do limpador, são pequenos robôs que fazem a limpeza das impurezas no fundo e cloradores flutuantes que também dão menos trabalho na manutenção.