Piscina com borda infinita: como funciona e projetos para se inspirar

Veja nossa super seleção de 70 fotos de projetos de piscinas com bordas infinitas

Por -

A piscina com borda infinita é um novo conceito de construção moderna e tem capacidade de transmitir a sensação de amplitude ao visualizar o horizonte. O sumiço da água é obtido pelo transbordamento das laterais, fazendo uma conexão com o entorno. Para ter um resultado surpreendente, é necessário que a paisagem favoreça o projeto, unindo a água ao paisagismo.

Antes de iniciar o processo de construção, verifique o posicionamento do terreno: a piscina com borda infinita é ideal para terrenos com declive, onde ela pode ser instalada na parte mais alta, o que favorece a vista panorâmica. Para terrenos planos, o funcionamento é exatamente igual, porém com um custo maior da mão de obra, pois é necessário elevar as bordas da piscina.

O ponto chave dessa piscina está na execução da obra que necessita de um sistema de filtragem e uma estrutura mais baixa na área da borda. Por isso é criado um vão para receber a água do transbordamento e uma calha para filtrar essa água captada, que então é enviada para o reservatório principal. Se for optar por um efeito de cascata, é necessário que essa calha seja mais baixa, isso é, mas próxima do fundo da piscina.

Como funciona uma piscina com borda infinita?

Funcionamento da piscina com borda infinita

A diferença da piscina com borda infinita e de um modelo convencional está na estrutura e na instalação: seu custo pode ser um pouco mais elevado, principalmente devido a aquisição de bombas e tubulações específicas que fazem o retorno da água escoada possível. Mesmo assim, o procedimento é semelhante a construção de uma piscina convencional, podendo ter várias formas, degraus, fontes e outros atributos.

Outro ponto importante no momento da construção é que a piscina deve estar totalmente nivelada na altura do terreno ou do deck, desta forma os usuários podem contemplar a vista panorâmica em pé.

A arquitetura da residência é um item importante para o projeto da piscina. Para deixar com um ar sofisticado, escolha por uma geometria formada por linhas retas, o que permite uma conexão com a natureza. A piscina também pode contornar a casa, criando um efeito incrível.

70 projetos e inspirações de piscinas com borda infinita

Saiba mais sobre as piscinas com borda infinita (funcionamento, modelos, materiais, projetos e construção) conferindo nossas referências e dicas abaixo:

Imagem 1 – Uma piscina com uma vista inspiradora!

Uma piscina com uma vista inspiradora!
Um projeto que foca no ato de contemplar a paisagem: para aqueles que desejam tomar sol ou sentar apenas para relaxar. Uma pequena ilha de concreto foi construída bem no centro da piscina para promover a integração desses elementos.

Imagem 2 – O projeto também pode contar com um pergolado em madeira para deixar o clima mais agradável.

O projeto também pode contar com um pergolado em madeira para deixar o clima mais agradável.
Aqui também podemos observar a canaleta ao redor da piscina coberta com pedriscos, que deixam o clima mais agradável e ainda escondem a calha obrigatória na construção.

Imagem 3 – Contornando a arquitetura da residência.

Contornando a arquitetura da residência.
Os traços retos da piscina garantem um efeito ainda mais contemporâneo em sua aparência. Para isso, certifique-se que esse formato da piscina acompanhe o estilo arquitetônico da casa.

Imagem 4 – Empreendimentos residenciais também usam esta opção moderna em sua área de lazer.

Empreendimentos residenciais também usam esta opção moderna em sua área de lazer.
Como o sonho de muitos proprietários é ter uma piscina de borda infinita, as incorporadoras modernizaram suas construções, deixando os conceitos convencionais de lado e escolhendo ideias inovadoras para a construção. Os novos projetos residenciais contam uma ampla área de lazer, deixando os espaços urbanos mais conectados com a natureza de maneira fluída.

Imagem 5 – Piscina longa com borda infinita.

Piscina longa com borda infinita.

Neste projeto, a piscina segue o nivelamento do terreno e o deck de madeira. Como a visão se dá em direção ao mar, o recomendado é utilizar revestimentos na piscina com o azul escuro. É importante criar esta aproximação das cores da piscina com a natureza para ter um efeito surpreendente.

Imagem 6 – O deck de madeira é a melhor opção de piso para a área da piscina.

O deck de madeira é a melhor opção de piso para a área da piscina.

O deck de madeira é um material bastante durável e possuí uma sensação térmica mais confortável para a área da piscina. Além disso, há uma ampla gama de texturas disponíveis na escolha do material, no entanto, as cores se limitam as tonalidades da madeira. Neste projeto, por ser localizada em uma área alta, a piscina conta com a proteção de um guarda-corpo de vidro.

Imagem 7 – As curvas da piscina permitem apreciar a vista por diversos ângulos.

As curvas da piscina permitem apreciar a vista por diversos ângulos.
Dependendo do terreno, os traços curvilíneos podem agregar muitas vantagens para o projeto. Além da suavidade que eles trazem a construção, sua curvatura permite visuais específicos da paisagem em cada posicionamento.

Imagem 8 – A piscina em um terreno plano tem uma proposta diferente para a arquitetura.

A piscina em um terreno plano tem uma proposta diferente para a arquitetura.
A paisagem ao redor é a principal característica de uma piscina com borda infinita. O indicado é que o profissional da área escolha a melhor a solução para que o projeto tenha um bom resultado e saia como o esperado para os clientes.

Imagem 9 – Crie um espaço central de lazer em meio a piscina com borda infinita.

Crie um espaço central de lazer em meio a piscina com borda infinita.

Estes acessos fazem sucesso em redes de hotéis, bares e clubes de praia, criando um espaço único que dá a sensação de estar “dentro da piscina” e mesmo assim, apreciar uma refeição ou bebida.

Imagem 10 – A borda infinita é ideal em um terreno em meio a natureza.

A borda infinita é ideal em um terreno em meio a natureza.

A conexão visual entre a água e a natureza é a escolha que mais tem impacto visual neste tipo de piscina, por isso ela é perfeita para casas de campo ou na fazenda.

Imagem 11 – O desenho da piscina permite o melhor aproveitamento do visual do terreno.

O desenho da piscina permite o melhor aproveitamento do visual do terreno.

Veja como esta proposta de piscina foi projetada para aproveitar com harmonia a extremidade do pavimento superior desta construção.

Imagem 12 – Piscina com borda infinita revestida com pastilhas.

Piscina com borda infinita revestida com pastilhas.

Uma das vantagens de usar a pastilha como revestimento é em relação a limpeza: o acúmulo de sujeira é pequeno e ela pode ser limpa com sabão neutro e água. Com o tempo, apenas os rejuntes precisam de manutenção com produtos específicos. Pode ser o revestimento ideal para piscinas curvas, acompanhando o seu desenho.

Imagem 13 – Um espaço agradável para reunir amigos e a família.

Um espaço agradável para reunir amigos e a família.
O tom sobre tom da paisagem com a piscina mostra que o resultado de um ambiente pode ser moderno em conexão com a natureza. O contraste desse projeto fica por conta das placas de concreto, formando uma passagem na piscina, reforçando o minimalismo desta composição.

Imagem 14 – A localização da piscina permite um visual que vai de encontro com o mar!

A localização da piscina permite um visual que vai de encontro com o mar!

Neste projeto, um belo encontro visual entre a água da piscina e a água do mar.

Imagem 15 – Uma área muito bem projetada que une lazer e uma vista do skyline da cidade.

Uma área muito bem projetada que une lazer e uma vista do skyline da cidade.

Este tipo de projeto é tendência e é cada vez mais utilizado em empreendimentos comerciais, hotéis e clubes e residências.

Imagem 16 – Piscina com borda infinita com proteção de vidro.

Piscina com borda infinita com proteção de vidro.
O guarda-corpo em vidro deixa a área mais sofisticada, além de promover uma segurança maior para as crianças, evitando que elas tenham acesso a área rebaixada com as canaletas.

Imagem 17 – Aproveite a paisagem do melhor ângulo da casa.

Aproveite a paisagem do melhor ângulo da casa.
A incidência do sol é um ponto importante na localização da piscina, ela deve ser ampla e iluminada. Esse fator deve caminhar junto com a paisagem para que o resultado seja como o esperado.

Imagem 18 – A grande área de circulação permite a integração do lado interno e externo da residência.

A grande área de circulação permite a integração do lado interno e externo da residência
Esse projeto de uma residência familiar conta com uma piscina sem a presença do guarda-corpo, sua posição fica praticamente no mesmo nível do terreno. A altura do transbordamento com o chão é mínima, o que não afeta tanto com a segurança dos usuários.

Imagem 19 – Piscina de borda infinita com formato em L.

Piscina de borda infinita com formato em L

Esta proposta conta com um espaço maior para o escoamento da água, garantindo a segurança dos usuários da piscina.

Imagem 20 – A impressão de que a piscina está em balanço garante um visual melhor da paisagem.

A impressão de que a piscina está em balanço garante um visual melhor da paisagem

Imagem 21 – A iluminação proporciona um espaço agradável à noite.

A iluminação proporciona um espaço agradável à noite
Valorizar a construção de sua piscina com borda infinita durante a noite também é fundamental. Para isso, considere a iluminação adequada no projeto para criar este efeito incrível.

Imagem 22 – O efeito espelho d’água e seus traços retos permitem que a piscina se misture em meio a natureza.

O efeito espelho d’água e seus traços retos permitem que a piscina se misture em meio a natureza
As piscinas cumprem um ótimo papel para criar esse efeito incrível no ambiente, ainda mais quando é reforçada por uma borda infinita, o que leva uma impressão de espelhamento entre o céu e a água.

Imagem 23 – A fonte deixa o local mais agradável.

A fonte deixa o local mais agradável

Invista em fontes e cascatas para deixar sua piscina mais agradável: o barulho da água corrente é sempre agradável e relaxante.

Imagem 24 – Escolha o local mais alto do terreno para ter um melhor resultado.

Escolha o local mais alto do terreno para ter um melhor resultado

Imagem 25 – A sua aparência contínua, ou seja, sem fim, cria uma sensação de amplitude no local.

A sua aparência contínua, ou seja, sem fim, cria uma sensação de amplitude no local

Em locais em contato com a natureza, escolha por materiais que reforcem as cores, como tons de verde ou cores mais escuras.

Imagem 26 – O fechamento de vidro da casa permite uma conexão com a piscina e a paisagem.

O fechamento de vidro da casa permite uma conexão com a piscina e a paisagem
As superfícies de vidro que revestem uma parte da fachada criam uma sensação de integração entre a piscina e a arquitetura, trazendo leveza para o projeto arquitetônico e a apreciação da vista para a piscina e a paisagem do entorno.

Imagem 27 – Poltronas confortáveis são itens essenciais para compor a área.

Poltronas confortáveis são itens essenciais para compor a área
A mata fechada no entorno da piscina acrescentou beleza na decoração dessa área externa. Para garantir mais aconchego aos moradores, foi instalado um deck de madeira no contorno da piscina, que pode ser perfeitamente complementado com poltronas de design.

Imagem 28 – Mantenha a harmonia entre a arquitetura e a piscina, deixando-a seguir as linhas retas da casa.

Mantenha a harmonia entre a arquitetura e a piscina, deixando-a seguir as linhas retas da casa
A casa está posicionada em um ponto alto do terreno, o que abrange um layout mais reservado das áreas comuns: a vista pode ser apreciada não só da piscina, como também na ilha da cozinha durante as refeições.

Imagem 29 – Piscina de borda infinita com uma vista deslumbrante.

Piscina de borda infinita com uma vista deslumbrante

Imagem 30 – O desenho clássico da piscina com borda infinita é reta e longa.

O desenho clássico da piscina com borda infinita é reta e longa

Imagem 31 – Por ser um terreno mais alto, a proteção de vidro leva mais segurança para piscina.

Por ser um terreno mais alto, a proteção de vidro leva mais segurança para piscina
Por ser um material translúcido, o vidro é o indicado como material para o guarda-corpo, sem atrapalhar no visual.

Imagem 32 – A paisagem em frente à borda infinita é importante para proporcionar a sensação de continuidade.

A paisagem em frente à borda infinita é importante para proporcionar a sensação de continuidade

Imagem 33 – O verde da piscina entra em harmonia com a vegetação ao fundo, fazendo uma junção com a natureza.

O verde da piscina entra em harmonia com a vegetação ao fundo, fazendo uma junção com a natureza
Perceba como a piscina se integra à vegetação por ter as mesmas cores aplicadas em seus revestimentos: tons esverdeados e terrosos.

Imagem 34 – Pequenas áreas para tomar sol quebram o formato “duro” da piscina e deixam o local mais relaxante.

Pequenas áreas para tomar sol quebram o formato “duro” da piscina e deixam o local mais relaxante
Essas áreas formam um desenho mais orgânico para a piscina, promovendo mais integração e criando espaços mais reservados com suas quebras dos traços. Invista nesta opção para ter um projeto diferenciado.

Imagem 35 – Crie uma área de lazer intimista e aconchegante.

Crie uma área de lazer intimista e aconchegante

Imagem 36 – Uma área dessas merece cadeiras originais.

Uma área dessas merece cadeiras originais

É importante não deixar os pequenos detalhes passarem ao construir uma área tão especial. Por isto, a busca por cadeiras e itens de design exclusivo é essencial para ter um projeto exclusivo.

Imagem 37 – Com as portas deslizantes na fachada, a casa se abre para área da piscina, a fim de complementar sua arquitetura.

Com as portas deslizantes na fachada, a casa se abre para área da piscina, a fim de complementar sua arquitetura
Por se tratar de um terreno com uma área restrita, a proposta foi interligar o espaço interno e externo através de painéis e uma circulação compreensível entre a casa e a piscina.

Imagem 38 – Piscina de borda infinita integrada a academia.

Piscina de borda infinita integrada a academia

Uma proposta de piscina com pastilhas esverdeadas na área de lazer de um projeto residencial.

Imagem 39 – Pedrinhas e arbustos acrescentam ao paisagismo da área da piscina.

Pedrinhas e arbustos acrescentam ao paisagismo da área da piscina

Imagem 40 – A água que transborda da piscina aumenta a sensação de amplitude e se conecta com a natureza.

A água que transborda da piscina aumenta a sensação de amplitude e se conecta com a natureza

Imagem 41 – Piscina moderna para uma varanda residencial.

Piscina moderna para uma varanda residencial
Apesar da desvantagem da borda infinita em terrenos planos, ela ganha uma valorização na construção. No projeto acima a piscina deu vida ao quintal, como também um destaque maior na arquitetura da casa.

Imagem 42 – A calha é um elemento muito importante na construção da piscina de borda infinita.

A calha é um elemento muito importante na construção da piscina de borda infinita
Esse tipo de piscina necessita de uma manutenção frequente, com um cuidado maior para a canaleta, com o tempo ela precisa ser limpa para remover dejetos que obstruam o retorno da água.

Imagem 43 – A piscina de borda infinita deve contar com uma inclinação do solo para o escoamento da água.

A piscina de borda infinita deve contar com uma inclinação do solo para o escoamento da água
O fator importante de uma piscina com borda infinita é a sua construção, que fica levemente inclinada, para que a água transborde. Como podemos observar na imagem, esse desenho se inicia na parte mais rasa da piscina que também é comum encontrar nos modelos tradicionais.

Imagem 44 – O espaço reservado para a água que transborda deve ser seguro.

O espaço reservado para a água que transborda deve ser seguro

Para as piscinas localizadas em pavimentos superiores, a segurança é fundamental, principalmente na área de transbordamento onde há o maior risco de acidentes.

Imagem 45 – Piscina de borda infinita para adultos e crianças.

Piscina de borda infinita para adultos e crianças

Em condomínios e hotéis, é comum ter uma área mais segura dedicada as crianças, com profundidade adequada.

Imagem 46 – O paisagismo da residência garantiu privacidade e aconchego.

O paisagismo da residência garantiu privacidade e aconchego

Imagem 47 – A borda infinita reforça a vista surpreendente das montanhas.

A borda infinita reforça a vista surpreendente das montanhas
As cores predominantes da paisagem e dos revestimentos da piscina ajudam a criar um efeito ainda maior na sensação de amplitude. Esse efeito se dá pela conexão entre a casa e a natureza, dando a impressão que faz parte de um único cenário.

Imagem 48 – Os desníveis são ótimos para criar áreas para cada função da casa.

Os desníveis são ótimos para criar áreas para cada função da casa

Imagem 49 – As laterais transparentes da fachada destacam ainda mais a vista para a piscina.

As laterais transparentes da fachada destacam ainda mais a vista para a piscina

Imagem 50 – Piscina de borda infinita curvilínea.

Piscina de borda infinita curvilínea

O formato curvilíneo é uma alternativa as linhas retas tradicionais. O importante é escolher um revestimento que acompanhe as curvas sem muitos problemas, por isso, as pastilhas de vidro são recomendadas.

Imagem 51 – O deck oferece uma bela paisagem junto à piscina de borda infinita.

O deck oferece uma bela paisagem junto à piscina de borda infinita
Essa área foi projetada como se fosse uma continuação da sala de estar da residência. Dessa forma os moradores conseguem interagir mais facilmente em todas as áreas.

Imagem 52 – A piscina conta uma borda infinita para dar continuidade à paisagem.

A piscina conta uma borda infinita para dar continuidade à paisagem

Imagem 53 – O efeito é potencializado com as laterais também em borda infinita.

O efeito é potencializado com as laterais também em borda infinita

Os modelos de piscina que contornam a arquitetura da residência tem um efeito visual interessante.

Imagem 54 – Piscina de borda infinita integrada a espaço gourmet.

Piscina de borda infinita integrada a espaço gourmet
Dois espaços modernos juntos em um mesmo ambiente. Você pode garantir essa integração em varandas residenciais (de modo que seja amplo e com uma estrutura adequada) e também no topo de algum prédio (que é o mais indicado).

Imagem 55 – As poltronas sobre a piscina deixam o local mais aconchegante.

As poltronas sobre a piscina deixam o local mais aconchegante
Nessa proposta é necessário que a piscina tenha uma parte mais rasa para que as cadeiras fiquem em uma altura confortável para os usuários relaxarem.

Imagem 56 – Piscina conectada com a natureza com quase todos os lados com borda infinita.

Piscina conectada com a natureza com quase todos os lados com borda infinita

Imagem 57 – Flutuando sobre a paisagem.

Flutuando sobre a paisagem

Imagem 58 – O material utilizado para a construção de uma piscina com borda infinita é o mesmo que as tradicionais.

O material utilizado para a construção de uma piscina com borda infinita é o mesmo que as tradicionais

O importante é a segunda borda: ela deve ser dois centímetros mais baixa, para permitir o escoamento da água de maneira suave.

Imagem 59 – Piscina com borda infinita com raias desenhadas.

Piscina com borda infinita com raias desenhadas

A piscina com borda infinita também permite a prática da natação, se o projeto contar com as dimensões necessárias.

Imagem 60 – A piscina pode contar com assentos internos para melhor relaxamento.

A piscina pode contar com assentos internos para melhor relaxamento
O objetivo dessa piscina é interagir com os usuários, por isso, em seu interior, foi construído uma moldura que serve perfeitamente como banco para relaxar e bater um papo.

Imagem 61 – O conceito minimalista se aplica também as piscinas.

O conceito minimalista se aplica também as piscinas
Para um melhor aproveitamento do visual, opte por posicionar a piscina na direção onde o sol se põe e também em uma altura estratégica. Dessa forma você terá um local com uma vista impressionante para contemplar nos finais de tarde!

Imagem 62 – Piscina com borda infinita pequena.

Piscina com borda infinita pequena
Mesmo com um espaço menor para construção da piscina, a borda infinita proporciona um efeito incrível no quintal. É uma proposta ideal para aqueles que procuram uma estrutura mais intimista e pessoal.

Imagem 63 – Prédio residencial com piscina de boda infinita.

Prédio residencial com piscina de boda infinita
Para trazer um pouco da natureza para essa área de lazer do prédio, foi projetada uma orla que contempla todo o comprimento da piscina. Os coqueiros plantados ajudaram a reforçar essa proposta e serviram como uma perfeita cortina para garantir a privacidade dos usuários.

Imagem 64 – As pastilhas coloridas destacam ainda mais a arquitetura da piscina.

As pastilhas coloridas destacam ainda mais a arquitetura da piscina
Essa é uma forma de sair do tradicional azul e do verde das pastilhas. Este modelo ainda consegue criar um ponto de destaque em relação as neutras da fachada, criando um visual mais arrojado o local.

Imagem 65 – Conforto na medida certa!

Conforto na medida certa!

Imagem 66 – A piscina de borda infinita em formato orgânico.

A piscina de borda infinita em formato orgânico

Imagem 67 – Deixe o espaço mais aconchegante com a piscina e a jacuzzi ocupando o mesmo local.

Deixe o espaço mais aconchegante com a piscina e a jacuzzi ocupando o mesmo local

Neste projeto, a mesma estrutura permitiu a instalação da jacuzzi com deck de madeira em um nível superior ao da água da piscina.

Imagem 68 – Varanda residencial com piscina com borda infinita.

Varanda residencial com piscina com borda infinita

Imagem 69 – Piscina com borda infinita interna.

Piscina com borda infinita interna
As luzes instaladas no interior da piscina valorizam o ambiente e garantem um visual mais arrojado.

Imagem 70 – Essa proposta de área também conta uma lareira externa.

Essa proposta de área também conta uma lareira externa

Para quem considera este tipo de piscina em seu projeto, a consulta profissional é extremamente recomendada. Apesar de ser uma solução da arquitetura moderna, nem todos os locais permitem ou possuem espaço suficiente para que se tenha um bom resultado.