Como limpar piso de madeira: descubra o passo a passo e cuidados

Por -

O piso de madeira dá um toque bonito e requintado a casa ou apartamento, mas acima de tudo proporciona conforto e um ambiente mais quentinho e agradável. Isso é claro quando são tomadas medidas para mantê-lo sempre limpo e com aparência de novo.

Apesar de outros tipos de piso parecerem mais fáceis de limpar, existem dicas muito úteis que podem ser aplicadas aos pisos de madeira e que vão te convencer a manter esse tipo de piso em sua casa.

Nesse artigo você vai aprender como limpar piso de madeira sem desgastá-lo ou fazer com que perca seu charme natural. Confira:

Porque limpá-lo?

Se você parar para pensar, o piso é um dos locais da casa que mais acumula sujeira, já que todas as pessoas da casa caminham sobre ele usando sapatos que estiveram caminhando também pelas ruas. Mesmo que na sua casa a regra seja tirar o sapato na porta e colocar um chinelo ou pantufa, é natural que o pó e outras pequenas partículas se acumulem.

Com isso dá pra entender a importância de limpar o piso de madeira. Você com certeza não quer estar em uma casa cheia de pó, não é mesmo? Isso sem contar outros acidentes que acontecem ao longo do dia, como derrubar bebidas no piso, gordura e até mesmo restos de alimentos.

A limpeza garante que o piso de madeira fique mais brilhante e mantenha sua aparência de novo. Ao mesmo tempo elimina os ácaros e evita as temidas alergias!

Como limpar piso de madeira: tipos x formas

Existem no mercado diferentes tipos de pisos de madeira. O que significa dizer que a remoção de sujeiras não é padrão para todos. Alguns podem exigir que você passe cera após uma limpeza pesada, enquanto outros não permitem nem o uso de água.

Preste atenção em qual é o tipo de piso de madeira existente na sua casa e então aposte nas seguintes medidas:

Como limpar piso de madeira natural (maciça, demolição, taco, parquet)

Como limpar piso de madeira natural

Se a madeira utilizada no piso da sua casa é natural, a limpeza permite o uso de determinados produtos e até mesmo de água.

Para a limpeza diária (ou de uma vez a cada dois dias) aposte em uma vassoura de cerdas macias ou no aspirador de pó. Alguém na casa tem alergias? Finalize passando um pano levemente umedecido em água e sabão ou apenas em água. Ao menos uma vez na semana é recomendado passar o pano com água e detergente ou água e sabão.

Quem tem animais de estimação em casa pode fazer essa limpeza com detergente mais vezes na semana. Para finalizar, depois de passar o pano úmido, repita o processo com um pano seco, para secar o piso.

Lembre-se que madeira não pode ficar úmida, se não estraga! Então muito cuidado com essa etapa e a quantidade de água (ou água + sabão/detergente) utilizada!

Para a limpeza pesada é indicado seguir todo o processo da limpeza diária, incluindo passar detergente no piso e finalizar com a aplicação de cera. Espere o período determinado e passe a enceradeira para dar brilho. A cera pode ser líquida ou não, aposte naquela que achar melhor.

Como limpar piso de madeira: carpete e laminado

Piso de carpete de madeira

A limpeza do carpete de madeira e do piso laminado é um pouco diferente daquela feita dos pisos de madeira natural. Para o dia a dia aposte em uma vassoura de cerdas macias ou no próprio aspirador de pó. Finalize passando um pano seco. Esse tipo de piso não permite que seja usada água no processo de limpar.

Se percebeu que o piso está muito sujo, na limpeza pesada pode usar um pano levemente umedecido. Ou seja, nada de encharcá-lo no balde.  Misture em uma solução de cinco litros de água uma tampa de detergente. Umedeça o pano e passe no piso. Para evitar problemas, imediatamente passe um pano seco.

Não é necessário e nem se deve usar cera, pois mancha os pisos laminados e os carpetes de madeira. Para deixá-los brilhantes, finalize passando um pano macio e seco.

Dica extra: No processo de limpar piso de madeira você deve esfregar sempre no sentido da madeira, para evitar riscar o piso.

Como limpar piso de madeira: manchas

As manchas do piso nem sempre saem quando você passa apenas um pano com detergente.  Para tentar eliminá-las é indicado esfregar com a mão. Se ainda assim não sair, siga essas dicas para manchas de:

Suco, vinho, refrigerante, café

Derrubou alguma dessas bebidas no piso? O indicado é sempre se atentar e limpar imediatamente após o acidente. Mas quando isso não é possível, a dica para remover a mancha do piso de madeira é preparar uma mistura 50% de água morna com 50% de álcool.

Umedeça um pano macio e aplique sobre a mancha. Esfregue levemente e passe um pano seco em seguida, para evitar danos a madeira.

Óleo ou gordura

Oleo gordura

Se a mancha no piso foi causada por óleo ou gordura, será preciso contar com a ajudar de um produto desengordurante. Aplique-o diretamente sobre o piso e use uma esponja ou pano macio para esfregar e tirar o excesso do produto.

Tinta de caneta

Tinta de caneta

Notou manchas de tinta de caneta? Não se preocupe, elas são facilmente removidas com a ajuda de álcool. Molhe um algodão e esfregue sobre os riscos de tinta de caneta.

Esmalte de unhas

Esmalte de unhas

Caso tenha derrubado esmalte de unhas sobre o piso de madeira, a própria acetona que você usaria nas unhas ajuda a remover a sujeira. Mas nada de espalhar por todo o piso. Você deve colocar o produto apenas sobre a mancha de esmalte.

Para evitar danos ao piso de madeira, aplique a acetona sobre um algodão ou pano e esfregue sobre os respingos ou manchas de esmalte.

Cuidados e manutenção do piso de madeira

Cuidados e manutenção do piso de madeira

Limpar o piso de madeira é um processo muito importante para garantir maior durabilidade e um ambiente confortável e agradável em seu lar. Além disso, alguns cuidados podem ajudar nessa tarefa, como:

1. Coloque tapetes nas áreas comuns da casa

Espaços comuns e mais frequentados da casa como a sala podem ter tapetes, que ajudam a evitar que a sujeira se espalhe para o restante da casa. Além da porta de entrada, coloque um tapete próximo ao sofá, por exemplo.

Assim, as sujeiras se acumulam no tapete que pode ser limpo muito mais rápido e facilmente do que o piso de madeira em si.

2. Tire os sapatos na entrada

Esse costume japonês pode ser muito útil para ajudar a manter o piso limpo por mais tempo. Afinal, uma das formas mais fáceis de sujá-lo é com o próprio sapato, que você usou na rua e em seguida está andando dentro da sua casa.

O ideal é separar sapatos apenas para usar em casa (podem ser chinelos e pantufas) e outros para você usar quando sair de casa. Calce-os apenas ao sair e retire-os do seu pé assim que chegar em casa.

O piso de madeira da sua casa agradece! E até mesmo você, que vai notar uma boa redução na quantidade de sujeira pela casa!

3. Evite produtos de limpeza em excesso

Os produtos de limpeza são grandes inimigos desse tipo de piso e podem causar danos as fibras de madeira. Tanto que você percebeu nas dicas acima que o indicado é usar apenas um pano levemente umedecido em água e no máximo em água com detergente, deixando os produtos químicos apenas para emergências (as manchas no caso).

Produtos à base de silicone também não são recomendados, pois podem manchar a madeira. E não se esqueça de verificar se o seu piso realmente precisa ser encerado antes de aplicar a cera.

4. Evite a palha de aço

Você talvez já tenha ouvido falar que a palha de aço era a solução mais indicado para os pisos de madeira de verdade. Pois não tome essa informação como uma completa verdade.

A palha de aço pode riscar a madeira e deve ser evitada ao máximo. Use-a apenas em manchas que não conseguir remover de forma alguma. Como uma última alternativa mesmo.

5. Coloque feltro protetor nos pés das mesas e cadeiras

Os pés das mesas e das cadeiras devem receber protetor de feltro para evitar que risquem o piso quando são tirados do lugar. Tornam também mais fácil a limpeza, já que acumulam menos sujeira.

6. Não arraste móveis

Caso precise mudar os móveis de lugar, evite arrastá-los, pois isso vai riscar o piso de madeira. Esvazie guarda-roupas e cômodas e coloque um pano por baixo do móvel, assim fica mais prático para levá-lo a outro lugar da casa.

Conte também com a ajuda de outra pessoa para os móveis menores, assim vocês conseguem erguê-los ao invés de arrastá-los durante uma mudança.

7. Reaplique verniz natural

Se o piso permite que seja aplicado verniz natural, faça essa aplicação após algum tempo. Isso dá brilho e maior vivacidade a madeira, além de protegê-la contra riscos e umidade.

8. Verifique a umidade

Cuide sempre com a umidade da casa. Abra janelas e portas e deixe o sol entrar. Se a madeira ficar úmida irá de expandir e o piso irá estragar. Na limpeza, evite exagerar na água e se necessário aposte nos panos secos.

Como você pode ver, limpar piso de madeira é uma tarefa que exige atenção e muito cuidado com a quantidade de água utilizada. Se você tiver mais dicas para realizar a limpeza desse tipo de piso, não deixe de nos contar!