Como limpar vidros: passo-a-passo para para ter vidros perfeitamente limpos

Conheça o passo a passo para ter vidros sempre limpos com dicas práticas

Por -

Se você acha que limpar vidros é uma tarefa muito difícil, saiba que você está enganado. É possível manter os vidros da sua casa, carro ou escritório bem limpinhos e sem manchas facilmente. Basta usar os produtos e as técnicas de limpeza corretas para que eles permaneçam brilhando por muito mais tempo.

Para cada tipo, uma técnica diferente

O vidro é muito utilizado nas construções e na decoração de ambientes internos por ser um produto versátil e que valoriza o ambiente, especialmente em cômodos pequenos gerando a sensação de amplitude e modernidade. E o mercado está cheio de novidades quando o assunto é vidro, acompanhe com a gente os diversos tipos desse material e suas funcionalidades.

1. Vidros temperados

Esse tipo de vidro é considerado um vidro de segurança, assim como o laminado. Ele se chama temperado porque passa pelo processo de têmpera, ou seja, ele é resfriado e aquecido subitamente, o que faz com que ele fique mais resistente.

Quando sofre algum tipo de impacto, o vidro temperado não forma pontas cortantes, ele se quebra em pedacinhos arredondados garantindo maior segurança para os usuários. Por conta disso, é ideal para janelas, tampos de mesas, box de banheiro, portas e prateleiras.

2. Vidros laminados

Os vidros laminados são formados por duas camadas de vidro comum com uma película bem fina de resina entre as duas para impedir que os cacos se espalhem em caso de quebra. Se houver algum impacto, os pedacinhos de vidro ficam presos na película garantindo a segurança de quem estiver perto.

É muito utilizado em divisórias, portas, janelas, vitrines, fachadas e coberturas e também pode ser encontrado em cores diferentes.

3. Vidro impresso

O vidro impresso também é conhecido como vidro fantasia, ele é translúcido e possui texturas impressas na sua superfície em um ou ambos os lados. A vantagem desse tipo de vidro é que a impressão bloqueia parcialmente a visão sem impedir a passagem de luz, portanto é ideal para dar um pouco de privacidade a determinados ambientes. Dependendo do tipo de textura impressa na sua superfície, o vidro é chamado de mini-boreal, canelado, estriado, quadrato ou outros.

4. Vidro jateado

O vidro jateado tem a mesma função que o vidro impresso, ou seja, ele garante maior privacidade por conta da sua opacidade, porém mantém a leveza e a luminosidade do ambiente. Ele se chama jateado, pois no seu processo de fabricação, o vidro recebia jatos de areia na superfície. Atualmente ele é produzido com o uso de abrasivos mais eficientes e menos tóxicos garantindo também maior resistência do produto.

Esse tipo de vidro é muito utilizado em divisórias, tampos de mesas, armários de cozinha, box de banheiro, portas, janelas e objetos de decoração.

Como limpar e deixar o vidro limpo

Como limpar vidros

A higienização de vidros e espelhos deve ser feita pelo menos 1 vez por semana para evitar o acúmulo de sujeira e facilitar a manutenção. Comece limpando as esquadrias e aberturas com um pincel de cerdas largas entre as frestas ou o aspirador de pó para eliminar os resíduos acumulados em áreas de difícil acesso.

O ideal é limpar as janelas, tanto de casa como do carro, em dias nublados, pois a luz solar agindo diretamente sobre o vidro faz com que os produtos utilizados sequem mais rapidamente facilitando o aparecimento de manchas.

Existem diversos produtos no mercado formulados especificamente para limpar vidros, porém esses produtos são apropriados somente para a limpeza de itens que não tenham contato com gordura, ou seja, eles não são eficientes para vidros da cozinha.

Vidros que possuem acúmulo de gordura devem ser limpos com desengordurante ou detergente neutro antes da aplicação do limpa-vidros.

Como limpar vidros: materiais necessários

Mão limpando vidro

Antes de começar a limpeza dos vidros da sua casa ou escritório, separe os materiais abaixo:

  • Esponja macia;
  • Rodo dupla face;
  • Panos de malha que não soltem fiapos;
  • Papel toalha;
  • Produtos não abrasivos como desengordurantes, detergente neutro, limpa-vidros comum ou limpa-vidros caseiro;

Como limpar vidros: passo a passo para obter vidros perfeitamente limpos

  1. Se a área a ser limpa for muito grande, divida a limpeza por etapas para que você consiga secar e polir o vidro antes que os produtos ou a água seque e cause manchas.
  2. Para identificar manchas em janelas, limpe um lado com movimentos horizontais e o outro com movimentos verticais.
  3. Use água, sabão neutro e uma esponja macia para esfregar o vidro retirando manchas e a sujeiras acumuladas. Seque bem usando um pano macio que não solte fiapos.
  4. Papel toalha pode substituir o tecido na hora da secagem. O velho truque de usar jornal velho é eficiente, mas suja muito as mãos, então se for usar esse tipo de material coloque luvas.
  5. Água quente é muito eficiente para limpar áreas que possuem acúmulo de gordura. Experimente!
  6. Para áreas grandes use o rodo e trabalhe rápido para secar rapidamente o vidro e ter um bom acabamento.

Receitas de limpa-vidros caseiro

Limpa vidros

Produtos de limpeza industrializados são formulados com princípios ativos químicos que agridem a natureza e também podem causar alergias de pele ou respiratórias durante a sua aplicação. Para evitar essas situações, ou se você não fica satisfeito com o resultado final dos produtos de mercado, você pode preparar uma solução caseira de limpeza:

1. Solução com bicarbonato de sódio

Misture em um borrifador 1 xícara de água (250ml) e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (10g). Para potencializar essa solução você pode adicionar 1 colher de sopa de vinagre de álcool. Agite bem antes de usar.

2. Solução com amido

Misture 1 colher de chá (5 gramas) de amido de milho em ½ litro de água quente e use um borrifador para aplicar. Espere secar e finalize a limpeza esfregando o vidro com papel toalha ou jornal embebido em vinagre branco.

3. Solução com vinagre

Misture 3 colheres de vinagre de maçã (30ml), o suco de 1 limão e cerca de 3 a 4 colheres de água. Aplique com um borrifador e limpe em seguida com um pano macio.

Gostou das nossas dicas? Independente do tipo de produto que você utilizar para limpar superfícies envidraçadas, o importante é secar bem para evitar manchas e usar um pano que não arranhe e que não solte fiapos. Assim o acabamento vai ficar perfeito!