Como passar pano de chão: como fazer sem erro com estas dicas

Por - Atualizado em:

Pode parecer uma tarefa simples, mas em muitas vezes as pessoas se precipitam e acabam tendo um trabalho mais exaustivo do que deveria. Por isso, saiba como passar pano no chão sem erro para evitar executar essa tarefa mais do que o necessário. Acompanhe esse conteúdo!

Dicas super úteis sobre como passar pano no chão

Como passar pano no chão é a parte final de uma boa faxina em casa, antes de começar a pensar em pegar o rodo, o pano e o produto de limpar o chão; certifique-se de não cairá mais sujeira durante o processo. Para ter sucesso nessa missão, tire o pó de tudo que estiver no alto. 

Também varra muito bem todo o chão. Remova obstáculos que possam atrapalhar o caminho que o pano fará. Deixe as cadeiras em cima das mesas e sofás. Arraste os móveis dos cantos para não deixar de limpar nenhum pedaço de seu chão. 

Uma dica importantíssima sobre como passar pano no chão é que você nunca deve passar o pano enxarcado. Molhe ele e depois torça bem. Com o pano muito molhado, você terá que passar novamente o pano, mas com ele mais seco fica fácil retirar o excesso de água ou produto de limpeza que você tenha passado na primeira vez. Evite fazer esse trabalho mais do que o necessário. 

E caso já tenha algum produto específico que prefira utilizar, leia no rótulo a maneira de usá-lo corretamente. Alguns produtos podem ir direto ao chão, enquanto outros precisam ser diluídos para não danificar seu piso. Fique de olho. Caso queira tentar algo novo ou não saiba o que usar, aqui em saiba como passar pano no chão sem erro você aprenderá algumas receitas novas.

Uma boa mistura para passar pano no chão

Uma boa mistura para passar pano no chão

Em toda casa há uma boa mistura para passar no chão que pode ser ou não uma receita de família. Essa cultura de inventar produtos com o que se tem disponível para ter um melhor rendimento no trabalho de casa, é algo comum entre as donas de casa. E, graças a essas pessoas, aqui estão algumas boas misturas para passar pano no chão:

  1. Água, detergente, bicarbonato de sódio e vinagre: com essa solução forte e totalmente caseira você consegue tirar praticamente qualquer encardido do chão. Essa mistura é um removedor muito potente. Para deixar essa solução equilibrada, adicione duzentos mililitros de vinagre, um litro de água, uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de sopa de detergente. Misture bem e manda bala no passar de pano no chão.
  2. Água sanitária e amaciante: Uma receita boa que ajuda com a sujeira e ainda pode deixar um cheirinho gostoso na casa é essa. O mesmo amaciante utilizado nas roupas, deixa um cheiro gostoso no ar enquanto a água sanitária desinfeta o chão. Fica tudo limpo e cheiroso. Misture os dois em um balde de água e mexa bem. Meio copo de cada para um litro de água já é o suficiente para uma ação duradoura.
  3. Água, limão, vinagre e detergente: faça um suco de limão. Num balde, coloque cem mililitros de suco de limão, duzentos e cinquenta mililitros de detergente e cento e cinquenta de vinagre. Misture bem e passe uma camada fina no chão. Deixe o produto agir sobre o chão por uns cinco minutos, depois passe um pano úmido com água para tirar o excesso. Sua casa ficará limpa e ainda terá um cheiro bom de limão.

Uma boa mistura para passar pano no chão não precisa ser cara ou de difícil acesso. Essas foram dicas de receitas caseiras que você pode usar para manter seu chão limpo e cheiroso. 

Como passar pano no chão e não ficar grudento

Agora, caso seu chão sempre fique grudento após passar o pano e você não quer que isso aconteça mais, saiba como passar pano no chão e não ficar grudento com um truque simples e descomplicado. 

Após passar o pano, independentemente do produto que tenha usado, quando o chão estiver quase seco, passe mais uma vez o pano de chão. Mas não o faça com o mesmo produto utilizado anteriormente. 

Dessa vez use uma mistura de água e detergente. Para cinco litros de água, dilua uma colher de sopa de detergente. É para o detergente ser bem fraco mesmo. Ele desengordurará o chão de restos de produtos ou sujeira deixando o piso sem grude.

Como passar pano no chão em dias úmidos

Normalmente se aproveita o bom tempo, o sol e o calor para fazer uma senhora limpeza em casa e deixa-la fresca para um dia ensolarado. Além da casa secar mais rápido, a sensação de limpeza deixa o ambiente mais fresco diante do calor que pode fazer no verão, por exemplo. 

Mas e no inverno, como passar pano no chão e deixá-lo seco em tempos frios e úmidos? Sem a ação do sol para auxiliar no momento de secagem, pode parecer um desafio deixar o chão seco depois de passar um pano na casa. No entanto é simples. 

Depois de passar pano na casa, abra as janelas e as portas que forem possíveis e deixe o ar invadir a casa por alguns minutos. Mesmo no frio, o vento consegue secar o chão. Mas claro, lembre-se de passar uma camada fina de produtos e água no chão. Torça muito bem o pano e tire todo o excesso que puder antes de passar o pano no chão. Caso ainda fique muito úmido, passe um pano limpo e seco para ajudar a secar.

Como passar pano no chão e não ficar manchado

Como passar pano no chão é algo que pede produtos químicos eficientes para ajudar na limpeza do piso de casa, então, é importante saber como passar pano no chão e não deixar manchado. 

A primeira luz que pode ser dada aqui é a de que as manchas surgem por conta do excesso de umidade que fica no piso. Por não secar muito bem, o excesso de produto que fica numa ação muito prolongada em contato com o piso pode manchá-lo. 

A ação do sol sob o vestígio de produto químico que ficou no chão após passar o pano com uma solução muito concentrada, também pode marcar o piso. Um produto pouco diluído em água pode causar estragos no chão. Atente-se a isso.

Para evitar que isso aconteça, você pode optar por duas soluções simples.

  • Primeira solução – após passar o pano com o produto, abra todas as janelas e portas possíveis. Acione os ventiladores e, caso precise de reforços, use o secador de cabelo para auxiliar na secagem de alguns cantos mais escondidos. Isso ajudará a evitar que o chão permaneça úmido, ajudando com que não apareçam manchas.
  • Segunda solução – Caso sinta o chão um pouco grudento e com manchas depois de passar o pano no chão, passe novamente um pano úmido, mas desta vez com uma solução de água com detergente. Normalmente se usa uma medida de cinco litros de água para uma colher de detergente. Lembre-se de torcer bem o chão para que ele não demore muito para secar.

Como passar pano no chão e ficar brilhando

Deixar limpo e brilhante são alguns objetivos que normalmente se busca quando se quer aprender mais sobre como passar pano no chão. No entanto, o segredo já foi dado. Basta tirar o excesso de gordura e de óleo do chão. O chão bem limpinho tende a brilhar, inclusive, se estiver sem gorduras ou excesso de produtos, o piso brilhará naturalmente. 

Para que isso aconteça, use a solução de água com detergente já citada neste artigo: cinco litros para uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro. Essa é uma receita que ajuda a tirar algum resquício de sujeira e gordura do chão, deixando-o brilhante.

Agora você já sabe como passar pano no chão

E ainda percebeu que não tem muito segredo. Com atenção a alguns detalhes, as dicas de como passar pano no chão mostradas aqui se tornam um pouco óbvias conforme se pratica. Caso você tenha mais alguma sugestão legal, diferente e que seja útil e funcional, compartilhe aqui. Divida sua sabedoria no quesito como passar pano no chão.