Como pintar porta de madeira: confira o passo a passo

Por -

As portas de madeiras podem ser colocadas tanto na parte interna quanto externa da casa. Deixam o ambiente mais acolhedor e até mesmo seguro, mas exigem cuidados logo na instalação, para que durem por bastante tempo.

A pintura é uma etapa importante e se quiser fazer algo diferente – principalmente nos ambientes internos – pode apostar em cores mais vivas. O principal é que a tinta seja apropriada para madeira e que você não se esqueça do acabamento.

Você está pensando em pintar uma porta de madeira sozinho(a)? Veja todos os materiais que vai precisar e como pode fazer isso:

Materiais necessários

Para pintar porta de madeira você vai precisar de:

  • Jornal ou papelão (para proteger o piso);
  • Tinta para madeira;
  • Trinchas;
  • Lixa para madeira;
  • Espátula;
  • Bandeja de tinta;
  • Rolo;
  • Massa ou cera para madeira (caso de madeiras que estejam deterioradas);
  • Máscara de proteção;
  • Chaves de fenda (para portas já instaladas);
  • Fita crepe;
  • Água e sabão.

Como pintar porta de madeira: veja passo a passo

Como pintar porta de madeira

Depois de separar todos os materiais é hora de pintar a porta. Aqui você encontrará todas as etapas do processo e suas explicações:

Como pintar porta de madeira: escolha da tinta

A primeira coisa a fazer é escolher a tinta que será utilizada. O ideal é apostar em algo que possa ser aplicado em madeira e que seja mais fácil de aplicar. Algumas tintas exigem mais equipamentos e a pintura é feita apenas por profissionais.

Se você quer pintar a porta em casa mesmo pode apostar nas tintas:

Látex PVA

É a tintura mais comum para pintura em madeira, seja artesanal ou de alguma parte da casa. O látex PVA é mais indicado para pintura em ambientes internos, ou seja, para porta dos quartos e outros ambientes da casa. O motivo? Sua baixa resistência a umidade e ao sol forte.

Depois de feita a pintura a limpeza da porta poderá ser feita apenas a seco.

Esmalte à base de água

Essa tinta também é ótima para ambientes internos. Não tem cheiro forte e sua secagem é rápida, o que é eficiente para quando a ideia é passar mais de uma mão de tinta. Seu acabamento é mais resistente, então você pode usar água e sabão neutro para limpar a porta depois de feita a pintura.

Essa resistência também garante que portas externas possam receber pintura com tinta esmalte.

Acrílicas

As tintas acrílicas são diluídas em água e podem ser usadas na pintura de madeira. Sua resistência é maior quando comparada as de látex PVA. É indicada para ambientes externos, já que não haverá problema com a exposição ao sol e a chuva.

Lavagem e retirada do pó

Como pintar porta de madeira conceito

Escolheu a tinta? Mãos a obra! Comece fazendo uma limpeza da porta. É necessário tirar todo o pó e qualquer outra sujeira que esteja grudada. Prepare uma mistura de água e sabão neutro, molhe uma esponja ou pano e esfregue em toda a porta. Se preferir você pode fazer essa limpeza depois de soltar as dobradiças.

Terminada essa etapa, deixe a madeira secar.

1. Preparação

Para a preparação antes da pintura você deverá retirar todos os acessórios da porta. Pegue a chave de fenda e solte as dobradiças e a maçaneta da porta. Se achar necessário retire toda a fechadura.

Caso ache mais fácil, cubra essas partes da porta com fita crepe, para proteger da tinta. Em seguida forre o chão usando jornal ou papelão, para evitar sujar o piso.

2. Lixa

Coloque a máscara de proteção. Se achar necessário use luvas também. Quando você lixar a porta é normal que levante bastante poeira.

A lixa é importante tanto para portas que nunca foram pintadas quanto para aquelas que já receberam tinta. Passe em toda a porta e repita o processo se achar necessário. Uma lixa mais grossa pode ser interessante para madeira com tinta.

Depois que finalizar essa etapa, limpe a madeira novamente com um pano molhado em água e sabão. Espere secar e vá para a próxima etapa.

Lembre-se de lixar também os batentes, que receberão uma nova tinta ou serão pintados pela primeira vez.

3. Correção das imperfeições

A porta é antiga e possui alguma imperfeição na madeira? Use a massa ou cera para madeira para resolver o problema e a espátula para moldar. Espere secar e se achar necessário passe a lixa novamente, apenas na região em que foi aplicada a massa, para que toda a porta fique igual.

4. Primer

Para facilitar o processo de pintura, aplique um primer antes de tudo. O produto deixa a tinta mais uniforme e muitas vezes reduz a quantidade de demãos necessárias. Espere secar e lixe novamente. Aqui pode apostar em uma lixa mais fina e não precisa aplicar muita força. O objetivo é retirar os excessos de primer.

5. Aplicação da tinta

Siga todas as orientações dadas pelo fabricante sobre a preparação da tinta. Se escolheu as que são à base de água basta dissolver em água. Coloque um pouco da tinta já preparada na bandeja. Decida se vai pintar a porta de madeira usando rolo ou pincel, molhe na tinta e aplique na madeira.

O rolo é mais indicado, já que espalha a tinta uniformemente por toda a superfície. A trincha pode ser deixada para o acabamento e as partes mais finas, como laterais da porta ou próximas a maçaneta e dobradiças, se você optou por não tirar essas peças.

Espere secar e veja se será necessária uma segunda demão. Se sim, pinte novamente.

Não se esqueça de pintar também o batente, para renovar a tintura e manter a mesma cor escolhida para a porta. Coloque uma tira de fita crepe na parede, para evitar manchas na tintura da região e use a trincha nessa parte da pintura.

6. Finalização

Depois que a tinta estiver seca e você tiver passado todas as demãos, pode passar um esmalte para dar brilho (se não usou esse tipo de tinta) ou um verniz, para garantir que a pintura dure mais.

Assim que o verniz ou esmalte estiver seco retire todas as fitas crepe de proteção e monte novamente qualquer parte da porta que foi retirada. 

Como pintar porta de madeira: cuidados

Alguns cuidados importantes para garantir que a pintura da porta de madeira saia como o esperado:

Deixe trinchas de molho na água

Mesmo que você use as trinchas apenas na pintura dos batentes, lembre-se de deixá-las na água por pelo menos 12h. Pode fazer isso um dia antes de pintar a porta. Assim evita que soltem pelos que ficarão grudados na madeira.

Trabalhe em um local bem iluminado

O ideal é que você faça a pintura da porta durante o dia, já que terá bastante luz no ambiente. Mas se precisar usar a noite para a tarefa, mantenha o local bem iluminado. O motivo? Você vai conseguir ver qualquer imperfeição na tinta ou se algo acabou grudando por ali, como sujeiras ou pelos da própria trincha.

Varra o chão antes de pintar

Como você viu nos tópicos acima, será necessário lixar a porta algumas vezes. Para evitar que o pó se grude durante a pintura, troque os jornais ou papelão que usou para forrar e varra o piso antes de chegar na pintura.

Deixe a tinta escorrer um pouco da trincha/rolo

Antes de aplicar a tintura na porta, logo após molhar a trincha ou rolo, deixe a tinta escorrer um pouco, para evitar excessos, de forma que uma parte da pintura fique mais escura que outra. Usar a bandeja de tinta ajuda bastante, pois você tira o excesso do pincel e do rolo ali mesmo.

Pinte sempre no mesmo sentido

Esteja usando trincha ou pincel, faça a pintura sempre no mesmo sentido. Começou na vertical? Siga assim por toda a porta e o mesmo é válido se você iniciou a pintura na horizontal. A ideia é evitar marcas e deixar toda a tintura uniforme.

Respeite o tempo de secagem

Entre uma demão e outra ou a finalização com esmalte/verniz, sempre respeite o tempo de secagem. Geralmente está descrito no próprio produto, mas você conseguirá perceber quando a tinta estiver seca. Se você não esperar o tempo necessário pode acabar deixando manchas na pintura.

Limpe trinchas e rolo após o uso

Terminou de pintar a porta de madeira? Limpe todo o material que você utilizou. Coloque as trinchas e o rolo de molho em solução que dissolva a tinta. Se for à base de água basta lavar com água e sabão e deixar secar depois. Tintas à base de solvente precisarão ser limpas com solvente.

Envolva as trinchas em papel jornal

Quando as trinchas estiverem apenas úmidas, envolva seus pelos em papel jornal. O objetivo é evitar que se dobrem e percam o formato, de forma que possam ser utilizadas nas próximas pinturas.

Aposte em cores mais claras para portas internas

Dentro de casa as cores mais claras são indicadas, pois passam sensação de aconchego e aumentam a luminosidade do ambiente. Não precisa ser apenas o branco, mas prefira tons mais delicados e claros.

Feche a lata de tinta depois do uso

Sobrou tinta? Você pode guardar a lata para usos futuros, mas sempre tomando cuidado para mantê-la bem fechada e evitar que a tinta seque.