Como plantar grama: veja um guia prático para você fazer o plantio

Por - Atualizado em:

Transformar quintais ou terrenos grandes em lindas paisagens, playgrounds ou campos esportivos é uma tarefa que demanda tempo e paciência, especialmente se a busca é por um belo jardim. E que maneira melhor de começar do que plantando o gramado ideal?

Muitas pessoas têm dúvidas ou não sabem como plantar grama, por isso, acabam gastando muito dinheiro com a contratação de terceiros. Portanto, viemos ajudar dando algumas dicas de como fazer o plantio do gramado por conta própria.

Um guia prático para plantar diferentes tipos de grama

Como Plantar Grama

Como plantar grama São Carlos

Para começar as dicas de como plantar grama, é preciso primeiro escolher o tipo de gramado mais adequado para o seu jardim, pois, eles possuem peculiaridades e custos diferentes.

Um dos tipos de gramado mais utilizados, a grama São Carlos é conhecida por resistir aos pisoteios e se mantém sempre verde.

Além disso, ela se adapta bem a qualquer clima e alcança, no máximo, 15 cm. Ela cresce melhor em solo fértil, úmido e em locais com sol pleno ou meia sombra.

O plantio desse tipo de grama geralmente é feito por placas. Leia abaixo as instruções de como plantar grama São Carlos:

  1. Antes de iniciar o plantio, é necessário realizar a limpeza do terreno. Remova todos os pedregulhos, lixo e ervas daninhas.
  2. Depois, é preciso deixar o terreno nutrido e, embora cada um tenha suas necessidades específicas, a recomendação é que se use NPK 20-5-20, assim é possível equilibrar os nutrientes e tornar a terra adequada para o plantio.
  3. Encaixe as gramas, ou mudas, próximas umas das outras, de modo a preencher todo o espaço.
  4. Por fim, basta regar a grama e manter a rega frequente, diariamente, durante um mês inteiro após o plantio, porque isso ajuda no desenvolvimento do gramado.

Sugestão de vídeos:

Como plantar grama esmeralda

A grama esmeralda também é um dos tipos de gramado mais utilizado. Por se adaptar bem em lugares ensolarados, está muito presente em playgrounds, campos esportivos, condomínios e terrenos abertos.

Contudo, embora seja excelente para campos de esportes como futebol, a grama esmeralda não consegue lidar com pisoteios frequentes, por isso, não é indicada para áreas de passagem, como caminhos.

Também é importante constatar que esse tipo de gramado precisa ser regado constantemente. Por isso, é recomendado usar um sistema irrigatório automático.

Esse tipo de gramado também pode ser plantado de dois modos: a partir das mudas ou pela disposição de placas. Portanto, existem duas maneiras de como plantar grama esmeralda.

Sugestão de vídeo:

Como plantar grama esmeralda em placas

O plantio de grama esmeralda é feito comumente utilizando placas. Elas podem vir em rolos ou tapetes, mas o preço e a qualidade são o mesmo. A seguir os passos de como plantar grama esmeralda em placas:

  1. O terreno deve estar limpo, sem pedras, ervas daninhas ou outros. Se ele estiver pobre, é recomendado que seja nutrido antes do plantio.
  2. Ao fazer o descarregamento da grama, coloque as placas lado a lado e não formando uma pilha grande.
  3. Note que ela poderá estar com aspecto seco, mas o que secou foram as folhas durante o transporte. Contudo, não é preciso regá-las, pois, as raízes estarão firmes e fortes.
  4. Não é necessário colocar as placas coladas umas às outras. O espaçamento pode ser de até 5 cm, pois, ele será rapidamente preenchido em pouco tempo, conforme a grama se instalar e começar a crescer.
  5. Regue a grama esmeralda a cada 100 metros de plantio. Não espere terminar de plantar e colocar as placas no terreno todo para começar a regar. Especialmente se for um dia muito seco e quente.

Sugestão de vídeo:

Como plantar grama esmeralda em mudas

O uso das mudas de grama esmeralda para plantio, é muito mais barato que o de placas. No entanto, as mudas requerem muito tempo germinar e se estabelecer.

Além disso, o crescimento da grama pode ocorrer de forma indesejada. Ela pode crescer de forma irregular e não uniforme.

O procedimento do plantio com mudas não difere muito do que é feito com as placas. A diferença de como plantar grama com mudas está na hora do cultivo:

  1. Faça os buracos no solo, com tamanho suficiente para que as mudas caibam.
  2. A distância entre as mudas deve ser de 30 cm, tanto na vertical, quanto na horizontal. Essa medida é ideal para o bom desenvolvimento das mudas, assim, elas não se sobrepõem umas às outras e cobrem melhor o terreno.
  3. Pulverize o gramado com um pouco de terra. Dessa maneira, a grama terá um aliado na retenção da umidade, essencial para seu crescimento.
  4. Do mesmo modo que as placas, é importante regar as mudas. Elas devem ser regadas constantemente, todos os dias, durante a primeira quinzena após seu plantio. Depois desse período, podem ser regadas a cada 2 ou 4 dias.

Sugestão de vídeo:

Como plantar grama esmeralda em barranco

O barranco, ou talude, é um plano inclinado entre dois ou mais níveis do terreno. Presente especialmente próximo às autoestradas, os barrancos geralmente estão cobertos por grama esmeralda.

No entanto, o plantio se diferencia um pouco das duas outras formas de plantio. Ao invés de adubar para depois plantar o gramado, o procedimento é feito ao contrário. Isso acontece, porque a inclinação do barranco faz com que o produto role para fora da área de plantio.

As etapas de como plantar grama em barranco são:

  1. Primeiro plante a grama no barranco. Depois que a mesma já estiver brotada e enraizada, se aplique então o adubona forma líquida.
  2. Durante o plantio, alinhe as placas ou tapetes, um ao lado do outro, sempre se certificando de que estão alinhados para que fiquem bem uniformes.
  3. Em seguida, fixe uma estaca de bambu de aproximadamente 20 centímetros, próximo à extremidade superior da placa.
  4. Por fim, basta rejuntar o espaçamento entre as placas com terra,
  5. irrigação da gramadeve ser feita constantemente por um período de trinta dias.

Sugestão de vídeo:

Como plantar grama em piso de concreto

Uma dúvida muito frequente quando se trata do plantio de grama, é se há possibilidade de que ela seja plantada em pisos de concreto. A resposta é sim.

Contudo, é preciso que haja espaço para a grama natural poder crescer, especialmente por conta das raízes. Portanto, a grama mais adequada para ser plantada em cima do piso de concreto é a sintética.

Os passos de como plantar grama sintética estão abaixo:

  1. Primeiro, a limpeza da superfície deve ser realizada.
  2. Em seguida, você precisará de uma lata de cola, que deve ser furada com um material que consiga perfurar sua superfície. No entanto, é importante que eles não sejam tão grandes para evitar que ela exceda a quantidade de cola necessária.
  3. Depois aplique a cola no chão usando o recipiente.
  4. Então, posicione a grama sintética e faça os recortes A grama sintética deve estar devidamente posicionada de modo a facilitar a rapidez da instalação e evitar cortes desnecessários.
  5. Depois que a secagem for finalizada, una as emendas e pressione bem para que todas as partes fiquem juntas.

Como plantar grama na areia

A solução mais prática de como plantar grama na areia é a sobreposição de uma camada de terra. Mas ela só é viável se houver altura suficiente para isso.

Depois de colocar a terra sobre na areia, é preciso nivelar o terreno, para só então realizar o plantio da grama.

Os cuidados devem ser os mesmo que os das outras dicas: limpe bem o terreno e elimine ervas daninhas e pedras. Prepare o solo, garantindo que ele seja fértil e esteja nutrido.

Depois é só plantar as mudas ou instalar as placas de grama, respeitando o espaçamento.

Como plantar grama na calçada

O plantio de grama na calçada é um procedimento que embeleza a faixada da casa e possibilita a construção de um pequeno jardim externo. É possível plantar a grama na calçada utilizando as mesmas técnicas das dicas anteriores.

Além disso, uma sugestão é que o plantio seja realizado em placas de concreto chamadas de pisograma. Assim, é possível ter uma calçada verde que não será danificada pela passagem de pessoas e é esteticamente agradável.

Sugestão de vídeo:

Como plantar grama em terreno com pedras

Não é impossível ter um jardim em terrenos pedregosos, contudo, as plantas para esse tipo de solo devem ser rasteiras ou plantas que precisam de pouca água, porque a formação desse tipo de solo impede um maior escorrimento de líquidos.

Um ótimo tipo de gramado para terrenos com pedras, é a grama coreana. Ela tem no máximo 15 cm de altura, sem cortes. Os passos de como plantar grama em terreno de pedra são simples:

  1. Primeiro se faz um buraco pequeno no local de plantio
  2. Então, basta introduzir o torrão com substrato, evitando destorroar o solo.

Cuidados com o gramado

Para concluir as dicas, é importante ressaltar que a grama precisa de bastante atenção. Deve ser regada frequentemente e não pode ser muito pisoteada, pois, isso afeta não apenas o formato da planta, mas a sua saúde.

Gostou das dicas de como plantar grama? Tem alguma sugestão ou crítica para fazer? Escreva nos comentários!