Como tirar bolor de roupa: dicas e passo-a-passo prático

Saiba como tirar bolor de roupa de forma simples e prática seguindo nossas dicas

Por -

Roupas que ficam guardadas por muito tempo ou esquecidas em algum lugar úmido acabam ficando com manchas brancas ou pontinhos escuros de bolor. É o acontece com aquela roupa suada de academia que ficou esquecida dentro da mochila ou com aquelas toalhas que ficaram dentro da máquina de lavar por mais tempo do que deveriam. Hoje você saberá como tirar bolor de roupa com truques simples:

A vontade é de jogar tudo fora ou de sentar e chorar pela perda da roupa amada. Mas saiba que, dependendo do estrago, você consegue recuperar suas pecinhas e acabar com o bolor deixando-as como novas.

O que é o bolor e o mofo?

bolor

O mofo e o bolor são fungos que se proliferam em lugares úmidos e quentes especialmente aquelas roupas pesadas de inverno que ficam guardadas por muito tempo, lençóis e toalhas e até mesmo em objetos e paredes.

O bolor é aquele relevo de tonalidade acinzentada que fica sobre os objetos ou roupas e que pode facilmente ser removido com um pano úmido. Já o mofo danifica o material afetado e se caracteriza por pontos pretos mais difíceis de serem retirados, principalmente nos tecidos.

O mofo e o bolos são problemas domésticos muito comuns, especialmente se a sua casa é úmida e tem pouca incidência de sol, não pense que eles acontecem por falta de higiene ou limpeza deficiente.

E como o mofo e o bolor são microorganismos nocivos para a saúde dos seres humanos, por isso é importante limpar bem e eliminar os pontos de umidade. Os esporos produzidos pelo mofo podem agravar quadros de asma, podem causar alergias respiratórias, alergias de pele e até mesmo infecções.

Como tirar bolor de roupa e eliminar os fungos

Cheiro de mofo nas roupas

Você encontrou pontos de bolor nas suas roupas de cama, banho ou de uso pessoal? Não se desespere, a solução pode ser mais simples do que você imagina. Confira o nosso passo a passo.

1. Limpe imediatamente

Máquina de lavar

Assim que você descobrir a mancha de bolor, coloque a roupa para lavar e evite que o fungo cresça na sua roupa.

2. Escolha o produto ideal

Produtos de limpeza e água sanitária

Existem diversos produtos que podem ser usados para eliminar o bolor das suas roupas, escolha o que é mais adequado ao tipo de tecido para evitar danos ao seu vestuário. O vinagre branco é o mais versátil de todos, podendo ser usado em muitos tecidos diferentes. Ele pode ser diluído em água e aplicado diretamente sobre a mancha ou você pode deixar a peça de molho nessa mistura.

A água sanitária é o produto mais poderosos para acabar com o bolor, porém por motivos óbvios, não pode ser aplicada sobre roupas coloridas ou em tecidos delicados. Se as peças forem brancas e de tecidos resistentes, então vá com tudo!

O Bórax líquido ou em pó também é bastante eficaz e é seguro para roupas coloridas, mas sempre teste o produto em uma pequena área escondida para ter certeza de que não vai estragar a sua peça.

3. Aplique e esfregue

Esfregar roupas durante a lavagem

Definido o tipo de produto que você vai usar no combate ao bolor, aplique-o sobre a mancha ou deixe a peça de molho e esfregue os pontos mais esbranquiçados com uma escovinha macia ou uma escova de dentes velha. Procure fazer isso em uma área bem ventilada para que os esporos não se espalhem no ar e não causem problemas para a sua saúde.

4. Lave usando água quente

Bolor não sobrevive em altas temperaturas, então verifique as orientações da etiqueta da sua roupa e, se você puder lavá-la em água quente, dê uma boa enxaguada na peça com água bem quente e sabão em pó.

5. Secagem

Roupa ao ar livre

Se possível, deixe a roupa secar ao ar livre e no sol. Aproveite para arejar todos os outros itens que estiveram em contato com a roupa embolorada. Se não for possível secar as peças ao ar livre, use a secadora de roupas, o calor da máquina vai ajudar a eliminar o que restar dos fungos.

Dicas para tirar e acabar com o mofo em suas roupas

Além do vinagre branco e do calor, existem outras receitas caseiras que ajudam no combate ao bolor e facilitam a tarefa de tirar manchas em peças emboloradas.

1. Água quente e sal

Água quente

Essa dupla é muito eficiente para tirar manchas de bolor em peças de vestuário. Deixe o item de molho num balde com água bem quente e sal até que a água esfrie. Passe uma mistura de sal e suco de limão sobre cada mancha e coloque-a para secar diretamente no sol por algumas horas. Depois é só lavar normalmente e as manchas terão desaparecido.

2. Leite

Leite

O leite também é excelente no combate aos fungos e não só em roupas, mas também em plantas atacadas por esses danadinhos. Molhe bem a área afetada com leite e deixe a roupa secar no sol. Depois é só lavar normalmente. Repita a operação quantas vezes for necessário.

3. Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio

Coloque duas colheres de chá de bicarbonato de sódio para cada litro de água e leve para ferver com a roupa dentro da panela. Antes de submeter suas roupas a esse tratamento é importante testar a resistência delas.

Essas dicas são muito eficazes, especialmente para remover pontos de mofo e bolor de toalhas de banho. Se elas forem brancas, aplique água quente e sal. Se ela for colorida, use a dica do leite e depois lave com água e vinagre branco. O vinagre tem ácido acético que é muito eficaz no combate aos fungos.

Dicas para evitar o bolor nas suas roupas

  • Nunca guarde roupas sem lavar, mesmo que elas pareçam limpas, pois pequenas gotas de suor, de chuva ou de comida que passam despercebidas podem criar fungos e causar manchas;
  • Deixe as portas dos guarda-roupas abertas sempre que possível para arejar as suas roupas e evitar o excesso de umidade, especialmente em dias quentes e secos;
  • Invista em desumidificadores nos meses mais frios e úmidos, principalmente se a sua casa recebe pouca luz solar;
  • O couro é um material muito suscetível ao mofo, por isso você deve retirar as peças de couro com regularidade maior e deixa-las expostas ao sol sempre que possível;
  • Pedaços de giz escolar, bicarbonato de sódio, cal ou gesso podem ser distribuídos dentro dos armários para ajudar a absorver a umidade. De tempos em tempos substitua-os por novos;
  • Procure arejar também o ambiente abrindo portas e janelas para fazer circular o ar nos cômodos;
  • Pelo menos uma vez por mês tire as roupas dos armários e limpe por dentro deles com água e vinagre ou com uma mistura de água, vinagre branco e água sanitária na proporção de um para um;
  • Não guarde toalhas úmidas e evite sacos plásticos para acomodar roupas de uma estação para a outra. Use papel de seda ou tecido branco para enrolar as roupas guardadas e lençóis para guardar edredons;

Roupas emboloradas ou com manchinhas escuras de mofo já não precisam ser descartadas, basta seguir uma das nossas dicas do artigo de hoje que o seu guarda-roupas estará salvo;

Se o problema de umidade na sua residência for muito sério, aconselhamos que você procure ajuda profissional para sanar o problema de vez. Não brinque com a sua saúde, existem casos de doenças muito sérias causadas por fungos;