Como tirar cheiro de queimado do microondas: veja receitas e dicas caseiras

Por -

A pipoca ficou mais tempo do que deveria no microondas e quando você se deu conta disso já era tarde demais: o microondas ficou com cheiro de queimado. E agora, o que fazer?

Algumas receitinhas caseiras funcionam muito bem e com pouco esforço você consegue tirar o cheiro de queimado do microondas que, convenhamos, não aparece só por causa da pipoca, outros alimentos também podem acabar queimando dentro do aparelho.

Mas, e então, quer saber quais são essas receitinhas mágicas? Então continue acompanhando esse post com a gente.

Receitas e dicas caseiras para tirar cheiro de queimado do microondas

1. Água com limão

O limão já é velho conhecido em diversas receitas caseiras de limpeza, mas talvez você não saiba que ele também é um grande aliado na hora de remover cheiros ruins, incluindo o de queimado. Isso porque o limão possui substâncias poderosas de limpeza e desinfecção, como o limoneno, por exemplo. O limoneno é um ótimo bactericida, fungicida, inseticida e desengordurante. Ou seja, além de tirar o cheiro ruim, o limão ainda deixa seu microondas limpinho e desinfetado.

Mas como tirar o cheiro de queimado no microondas usando limão? A receita é simples de tudo, mas o passo a passo precisa ser seguido a risca para garantir o resultado esperado. Anota aí como você deve fazer:

  • Em um tigela de vidro adicione cerca de 200 ml de água e o suco de um limão.
  • Coloque essa mistura no microondas por cerca de três minutos ou até notar que a água já está fervendo. Faça isso usando a potência alta do aparelho.
  • Desligue o aparelho, mas não abra. Esse é o pulo do gato para que a receita dê certo. O vapor criado pela fervura da água com limão deve permanecer dentro do microondas por pelo menos 5 minutos. É ele que irá garantir a remoção dos odores.
  • Após passar esse tempo, abra a portinha do microondas, remova a tigela e em seguida finalize o processo de limpeza com um pano umedecido apenas em água. Aproveite para remover restos de comida ou manchas dentro do aparelho.

Só isso!

2. Vinagre

O vinagre é outro grande amigo da remoção de cheiros desagradáveis. A lógica é a mesma: a acidez do vinagre provoca a mesma ação desengordurante e desinfetante do limão.

Veja a seguir o passo a passo para tirar cheiro de queimado do microondas usando vinagre:

  • Misture uma parte de vinagre para uma parte de água em uma tigela de vidro.
  • Leve a mistura ao microondas por cerca de três minutos ou até notar a fervura da água.
  • Desligue o aparelho, mas não abra o microondas. Assim como a limpeza com limão, o vapor de água com vinagre é que fará a remoção do cheiro de queimado. Deixe o aparelho fechado por uns cinco minutos.
  • Abra o microondas depois desse tempo e complete a limpeza passando um paninho umedecido com água.
  • Para potencializar a mistura, você pode optar por adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio. 

3. Pó de café

O café é universalmente conhecido como neutralizador de odores e aromas. Não é a toa que toda perfumaria tem um potinho com grãos de café para os clientes cheirarem entre uma amostra e outra de perfume.

Mas como o pó de café pode funcionar para tirar o cheiro de queimado do microondas? De modo muito semelhante as duas receitas anteriores, confira o passo a passo:

  • Em uma vasilha de vidro misture duas colheres de sopa rasas de pó de café com aproximadamente uma xícara de chá de água (cerca de 240 ml).
  • Na sequência, coloque essa mistura no microondas em potência alta por aproximadamente 3 minutos ou até notar o processo de fervura.
  • Desligue o aparelho e, como nas dicas acima, aguarde cerca de 5 minutos antes de abrir o microondas.
  • O vapor do café ajuda tanto a remover o odor, quanto para deixar a casa com um cheirinho bem gostoso, disfarçando o cheiro ruim. 

4. Canela

E que tal agora apostar na canela para tirar o cheiro de queimado do microondas? A canela não possui as mesmas propriedades de limpeza e remoção de odores que as receitas acima, mas ainda assim ela é eficaz e ajuda principalmente a disfarçar o cheiro ruim. Veja como fazer:

  • Coloque dois ou três pedaços de canela em pau em uma tigela com água. Leve ao microondas em potência alta por cerca de três minutos ou até atingir fervura.
  • Desligue o aparelho e deixe a mistura lá dentro para que o vapor continue fazendo o seu trabalho.
  • Para deixar o microondas e a casa ainda mais perfumada, experimente colocar algumas cascas de laranja junto.

5. Bicarbonato de sódio

Por fim, você ainda pode apostar no bom e velho bicarbonato de sódio. Esse pozinho branco é a salvação de muitas tarefas domesticas e também pode te ajudar a tirar o cheiro de queimado do microondas. A receitinha aqui não poderia ser mais fácil, olha só:

Coloque duas colheres de sopa cheias de bicarbonato de sódio em uma vasilha pequena e deixe dentro do microondas de um dia para o outro. Só isso! Não precisa ligar o aparelho, nada, apenas deixe o recipiente com o bicarbonato repousar dentro do microondas. No dia seguinte, retire-o. Prontinho!

Cuidados e mais algumas dicas na hora de tirar o cheiro do microondas

  • Use apenas recipientes de vidro próprios para microondas.
  • Não use recipientes de plástico. O aquecimento do plástico faz com que substâncias tóxicas sejam liberadas.
  • Não coloque utensílios de metal dentro do microondas.
  • Não reutilize a mistura usada no processo de limpeza, jogue-a fora.
  • Caso o cheiro ainda persista experimente cozinhar algum alimento de odor forte dentro do microondas, como queijo, bacon e manteiga. Contudo, pode ser que o cheiro desses alimentos também impregne no aparelho e na sua cozinha.
  • Na hora da limpeza, procure usar esponjas limpas para não contaminar o interior do aparelho com bactérias.
  • Assim que finalizar o preparo de algum alimento, deixe a porta do microondas aberta para ajudar na eliminação dos odores.
  • Sempre utilize o microondas na potência certa para o tipo de alimento que irá cozinhar. Uma potência muito alta inevitavelmente vai acabar queimando alimentos de rápida cocção.
  • Alimentos como chocolate, por exemplo, precisam ser mexidos durante o processo de aquecimento no microondas. Para isso, interrompa o ciclo de aquecimento do aparelho, retire o alimento, mexa e retorne para finalizar o processo.
  • Procure ficar sempre por perto durante o processo de cozimento ou aquecimento do alimento. Assim, a chance de esquecer a comida lá dentro do aparelho é menor.
  • Leve seu microondas para manutenção se notar que ele está aquecendo demais. Além de prejudicar o processo de preparação dos alimentos, um microondas que não funciona direito pode colocar sua saúde em risco, uma vez que o vazamento de radiação é danoso para o corpo humano.

Anotou todas as dicas? Agora é só tirar o cheiro de queimado do microondas e tomar todas as precauções para que ele não volte mais.