Como tirar risco de vidro: veja como fazer utilizando produtos caseiros

Por - Atualizado em:

O vidro é um tipo de material utilizado na confecção de vários tipos de produtos, que vão desde as portas e janelas até os móveis e objetos que mais utilizamos no nosso cotidiano, como mesa de jantar, televisão, celulares e outros.

Portanto, é muito comum nos depararmos com situações em que é preciso saber como tirar risco de vidro. Afinal, essas superfícies tão delicadas estão mais suscetíveis a sofrer danos superficiais.

No entanto, não é preciso se assustar, pois, existem maneiras muito simples e baratas de lidar com esse tipo de problema. Você não vai nem precisar sair de casa para encontrar produtos que vão te ajudar nesse processo.

As peças de vidro com as quais mais temos contato são as temperadas, elas são feitas de um material mais resistente que a versão comum, logo, não quebram com tanta facilidade.

Além disso, você vai perceber que o processo de como tirar risco de vidro é bem rápido. Por isso, não tenha medo de seguir as dicas que separamos a seguir.

Saiba quais cuidados ter ao tentar tirar risco de vidro

Independente do tipo de vidro com o qual você estará lidando, é preciso tomar uma série de cuidados para que esse material não seja danificado permanentemente. Em vista disso, essas são algumas coisas que você deve evitar:

  • Não utilize produtos abrasivos na superfície. Eles podem causar mais danos ao vidro e afetar sua durabilidade.
  • Se puder, sempre utilize equipamentos de proteçãoao manusear o vidro, como luvas e máscara. Dessa maneira, é possível evitar rações alérgicas aos produtos utilizados.

Agora que você está ciente quanto às precauções que deve tomar, vamos te ensinar alguns métodos de como tirar riscos de vidro utilizando produtos que você, provavelmente, tem em casa.

Métodos de como tirar risco de vidro

Existem diversas técnicas de como tirar risco de vidro em casa, bem como vários produtos que podem te ajudar.

Contudo, antes de seguir qualquer procedimento, é preciso preparar o vidro par a eliminação do risco. Sabendo disso, é recomendado que você faça a limpeza da superfície com um pano umedecido, com água e detergente neutro, e limpo.

Assim que a sujeira for removida, passe um pano umedecido em água limpa e depois outro, porém, seco.

Pronto! Depois, basta escolher um método de como tirar risco de vidro das dicas abaixo.

Como tirar risco de vidro usando pasta de dente

Como tirar risco de vidro usando pasta de dente

Uma das técnicas mais populares de como tirar risco de vidro é utilizando pasta de dente. Explicaremos como realizar esse processo, passo a passo, a seguir:

  1. Em água morna, umedeça um pano. Se possível, e caso a água quente incomode a sua mão, utilize as luvas.
  2. Em seguida, esprema um pouco de pasta de dente branca, na mesma quantidade que você geralmente usa para escovar os dentes, sobre o pano.
  3. Então, aplique a pasta de dente na área riscada do vidro. Fazendo movimentos circulares na área, por 30 segundos, ininterruptamente. Não faça muita força, pois, isso pode acabar quebrando o vidro.
  4. Se os riscos não tiverem sido eliminados por completo, reaplique a pasta de dente e refaça o procedimento.
  5. Depois de retirar os arranhões, use um pano úmido e limpo para retirar a sujeira.
  6. Por fim, com um pano seco e limpo, lustre o vidro.

Como tirar risco de vidro usando sabão

Como tirar risco de vidro usando sabão

Em alguns casos, os arranhões que aparecem no vidro são causados por um acumulo de sujeira. Assim, a maneira mais apropriada de eliminar essa inconveniência, é utilizando um pano úmido e detergente neutro.

Com os produtos em mão, limpe a superfície do vidro e, então, passe um pano limpo e úmido, a fim de tirar os resíduos da limpeza.

Como tirar risco de vidro usando bicarbonato de sódio

Como tirar risco de vidro usando bicarbonato de sódio

A técnica com bicarbonato é muita parecida com a que usa pasta de dente. Esse produto é um potente para realizar a limpeza e cuidado de vários tipos de superfícies.

Veja a seguir como tirar risco de vidro com bicarbonato de sódio:

  1. Primeiramente, o bicarbonato deve virar uma pasta. Para isso, misture uma colher de sopa de bicarbonato para cada uma colher de sopa de água. Escolha a quantidade de acordo com o tamanho e número de riscos.
  2. Utilize um pano de microfibra limpo, umedecido em água morna, e o envolva ao redor do seu dedo indicador. É importante que você esteja usando a luva!
  3. Passe o pano envolvido em seu dedo na pasta de bicarbonato.
  4. Em seguida, realiza a aplicação da pasta sobre a superfície riscada do vidro, fazendo movimentos circulares, por 30 segundos.
  5. Se o risco não tiver saído por completo, repita o movimento.
  6. Ao final, utilize um pano umedecido em água morna para finalizar a limpeza do vidro.

Como tirar risco de vidro usando produto polidor de metais

Como tirar risco de vidro usando produto polidor de metais

Outra maneira muito eficaz de como tirar risco de vidro é com um produto polidor de metais. O material com óxido de cério pode ser comprado em qualquer loja de produtos para a casa, depósitos de ferramentas e em supermercados.

Confira os passos que devem ser seguidos ao utilizar esse produto:

  1. Utilize o produto polidor de metais para umedecer, levemente, uma bola de algodão. Note que não se deve usar uma quantidade grande desse líquido, pois, ele pode causar danos permanentes ao vidro.
  2. Depois, aplique o polidor sobre os riscos.
  3. Então, com um pano limpo e umedecido, em água morna, realize o polimento da superfície, fazendo movimentos circulares por 30 segundos. Ao final, o risco deverá ter saído.
  4. Contudo, se o risco permanecer, use pasta de dente ou bicarbonato para a remoção dele.

Como tirar risco de vidro com esmalte de unha

Como tirar risco de vidro esmalte

Em casos em que os arranhões estão mais isolados no vidro, uma ótima técnica de como tirar risco de vidro é com esmalte de unha. Dê preferência ao esmalte incolor, assim não haverá risco de manchar a superfície permanentemente.

Assim que tiver separado o esmalte de unha, siga os passos abaixo:

  1. Primeiramente, faça a aplicação do esmalte sobre os riscos isolados. Evite espalhá-lo além dos danos.
  2. Quando o esmalte secar, ele infiltrará a falha no vidro, deixando-a coberta.
  3. Depois de 1 hora, separe um pano limpo e o umedeça com um produto removedor de esmalte.
  4. Retire todo o esmalte da região do arranhão. Não faça muita fricção, pois, isso pode prejudicar o trabalho do esmalte.
  5. Ao final, passe um pano limpo sobre a superfície do vidro.

Como tirar risco de vidro com rouge de joalheiro

Ao contrário da primeira opção de produto polidor de metais, o rouge de joalheiro não é tão barato assim. Comumente, esse material é utilizado para cobrir riscos finos em joias, mas também é excelente para a remoção de riscos finos em vidros.

Ele é vendido em pó, barra ou basta, no mercado e, em qualquer uma dessas versões, o passo a passo de como tirar risco de vidro é o seguinte:

  1. Aplique um pouco de rouge de joalheiro sobre os arranhões, com a ajuda de um pano que foi umedecido em água morna.
  2. Em seguida, utilizando esse mesmo pano, realize o polimento da superfície, fazendo movimentos circulares por 30 segundos.
  3. Ao final, passe outro pano limpo e umedecido, em água morna, sobre o vidro até que o rouge esteja removido por completo.
  4. Então, use um pano seco para polir o vidro.

Dicas importantes ao realizar uma técnica de como tirar risco de vidro

É importante apontar que, embora os óculos sejam feitos de vidro, você não deve aplicar nenhuma dessas técnicas caso encontre um risco neles, pois, isso pode danificá-los permanentemente. Se precisar remover um arranhão das suas lentes, leve-as à uma ótica.

Também vale dizer que as superfícies de vidro devem ser protegidas, para que não sofram danos o tempo todo. Se possível, cubra-as com plástico ou toalhas especificas para isso.

Em casos de riscos muito profundos, prefira chamar um especialista em vidros, porque os métodos apresentados aqui serão pouco eficazes.

Além disso, quando você realizar a remoção dos arranhões, não utilize muita força e mantenha os movimentos circulares.

Gostou das dicas?

Como você observou neste artigo, os truques de como tirar risco de vidro são bem práticos e fáceis de realizar. Além do mais, são bem acessíveis para todos.

Gostou dessas dicas? Tem alguma crítica ou sugestão? Então não se esqueça de escrever nos comentários!