Cozinha americana: modelos, como montar e fotos inspiradoras

Por -

A preferência nacional atende pelo nome de cozinha americana. Apesar da referência a um estilo gringo, a cozinha americana caiu no gosto popular dos brasileiros e hoje em dia já é praticamente uma unanimidade por aqui.

Tanto é verdade que 85% das pessoas que procuram imóveis para comprar preferem esse tipo de cozinha, segundo dados da Construtora Living.

A cozinha americana, para quem não entende muito bem o conceito, é um tipo de cozinha integrada com outros ambientes da casa, geralmente a sala de estar ou a sala de jantar. Nesse modelo de cozinha não existem portas, nem paredes. Tudo é parte de um mesmo espaço.

Outra característica bem marcante das cozinhas americanas é o balcão (ou bancada). E sobre ele que tudo acontece: as refeições, o preparo dos alimentos e até a decoração da cozinha.

E o que tudo isso tem de bom? Você vai descobrir nas próximas linhas desse post, continue acompanhando. 

Vantagens da cozinha americana

Antigamente era comum que as cozinhas ficassem restritas, fechadas e isoladas. Mas com o passar do tempo e as necessidades da vida moderna, esse conceito caiu em desuso e, junto com a arquitetura moderna, surgiram também as cozinhas integradas. 

Esse tipo de cozinha possui vantagens muito interessantes e você vai conhecer cada uma delas a seguir, confira:

Amplitude

Uma das maiores vantagens da cozinha americana é a sensação de amplitude que ela oferece. Por não possuir paredes, esse tipo de cozinha proporciona cômodos mais amplos, arejados e visualmente maiores. E isso é perfeito para casas e apartamentos pequenos.

Integração

A cozinha americana é a rainha da integração e interação social. Nunca mais você vai precisar cozinhar ou preparar alimentos sozinho, sem interagir com os convidados. A cozinha americana permite cozinhar em meio a um bate papo descontraído. 

Praticidade

A cozinha americana é prática e funcional, perfeita para quem tem uma vida corrida e agitada. Isso porque ela permite refeições rápidas sobre o balcão, além da facilidade de preparar alimentos tendo tudo bem a mão.

Modelos de cozinha americana 

Cozinha americana totalmente integrada

A cozinha americana totalmente integrada é aquela que não possui bloqueios ou limitações físicas ou visuais. Cozinha e sala ficam completamente unidas e compartilham do mesmo espaço, sendo ideais para casas e apartamentos pequenos. No entanto, esse tipo de cozinha possui menos espaço de armazenamento e, por isso, será necessário um bom planejamento para que você consiga guardar tudo o que precisa contando com apenas uma parede.

Cozinha americana parcialmente integrada

A cozinha americana parcialmente integrada é aquela versão mais famosa e conhecida que traz um balcão ou bancada entre os ambientes. A vantagem dessa cozinha é que ela delimita e marca visualmente cada um dos espaços, além de oferecer um espaço para refeições e até mesmo para colocação de um armário. Muito indicada para quem utiliza a cozinha diariamente e tem necessidade de guardar e armazenar uma quantidade maior de mantimentos e utensílios.

A cozinha americana pode ser parcialmente integrada por móveis. Nesse caso, aparadores, buffets e até o sofá da sala podem servir como demarcadores de espaço.

Cozinha americana com ilha

A cozinha americana com ilha é o sonho de consumo de muita gente. Cheia de estilo e super moderna, esse tipo de cozinha traz uma bancada central, conhecida como ilha, e que pode ser usada para dispor o cooktop, a pia e, ainda, servir como armário e oferecer nichos e prateleiras. Só tem um probleminha: para ter esse tipo de cozinha você vai precisar contar com, pelo menos, 9 metros quadrados. Menos do que isso, a cozinha perde espaço e funcionalidade.

Cozinha americana planejada

Outro modelo de cozinha muito procurada é a planejada. Nesse tipo de cozinha quem se destaca são os móveis feitos sob medida e que se ajustam perfeitamente as medidas do espaço. Outra vantagem das cozinhas planejadas é que elas podem contar com projetos únicos e exclusivos, além de móveis multiuso e super funcionais.

Cozinha americana com balcão ou bancada

A cozinha americana com balcão ou bancada é aquela conhecida também como parcialmente integrada. Esse modelo pode receber o balcão de alvenaria com tampo de madeira ou pedra, de acordo com o projeto. Nesses casos, geralmente utilizam-se banquetas altas para acompanhar a altura do balcão. Para quem está pensando em integrar a cozinha com a sala de jantar pode aproveitar o balcão para acoplar a mesa.

Dicas para montar a cozinha americana

Avalie a estrutura

Antes de mais nada, se você mora em uma casa ou apartamento antigo é fundamental contar com a ajuda de um arquiteto ou engenheiro para determinar se a estrutura da casa permite a retirada de uma ou mais paredes para a construção da cozinha americana.

Planeje

Depois de verificada as possibilidades estruturais comece o planejamento da cozinha americana. Determine as necessidades dos moradores da casa e como a cozinha pode atender a todos de modo prático e eficaz. Isso significa, entre outras coisas, avaliar a necessidade de um balcão ou da integração com mais de um ambiente, além da sala de jantar, por exemplo. 

Pense nas desvantagens

Apesar de contar com muitas vantagens, a cozinha americana também apresenta desvantagens é importante você ter todas elas em mente na hora de bater o martelo e tomar sua decisão.

Uma das principais desvantagens desse tipo de cozinha é que os odores, fumaça e gordura não ficam mais restritos apenas a cozinha, mas a todos os ambientes que integram o espaço. Ou seja, você vai ter que saber lidar com o cheiro de fritura invadindo a sala. Mas existe uma solução para isso e o nome dela é coifa.

Outra desvantagem é que a integração acaba revelando aquela baguncinha que toda cozinha tem, como a louça suja na pia, as embalagens de comida e a lixeira, impactando no visual dos demais ambientes da casa. Por isso, recomenda-se sempre que você mantenha a cozinha sempre limpa e organizada.

Armazenar é preciso

Falando em organização, a cozinha americana precisa contar com espaços bem planejados para o armazenamento de alimentos, louças e utensílios. A ausência de paredes acaba eliminando também os famosos armários aéreos e isso pode ser um problema para quem tem muito o que guardar. Por isso, a dica é aproveitar os espaços inferiores, especialmente sob o balcão e a ilha para criar prateleiras, nichos e armários. Carrinhos também são bem vindos.

Decoração da cozinha americana

A decoração da cozinha americana pode resultar em uma boa dor de cabeça para você. Isso porque muita gente fica na dúvida se deve ou não combinar a decoração entre os ambientes.

A resposta para isso é: depende. Isso mesmo, depende do tipo de projeto que você deseja criar. Ambientes e espaços modernos e arrojados não precisam seguir uma combinação a risca, já quem prefere um estilo mais clássico e elegante, a padronização é mais indicada.

Acompanhe a seguir mais algumas dicas para decorar a cozinha americana:

Piso

O piso da cozinha americana pode ou não ser o mesmo da sala de estar e da sala de jantar. A diferença está na percepção final do projeto. Por exemplo, um ambiente integrado com o mesmo piso reforça a sensação de amplitude e confere continuidade visual aos espaços. Já um piso diferenciado entre a cozinha e os demais ambientes provoca uma ruptura no padrão visual e, consequentemente, pode ser usado para demarcar visualmente o espaço pertencente a cozinha.

Iluminação

O projeto de iluminação é outro ponto que gera dúvidas. Por isso, a dica é apostar em uma iluminação mais reforçada na cozinha, já que ali você precisa manusear alimentos e preparar refeições e, para a sala de estar, investir em uma luz mais amena e suave, ideal para relaxar e descansar. Entre os cômodos a dica é usar pendentes, eles serão responsáveis pela transição de luz entre os ambientes.

Revestimentos

Você não precisa revestir completamente a cozinha com azulejos. Prefira usar revestimentos apenas na faixa de parede onde está a pia e o fogão, de modo a facilitar a limpeza. No restante do espaço, deixe as paredes “respirando”, dessa forma a integração entre os ambientes fica mais harmônica e suave.

Cores

A paleta de cores da cozinha não precisa ser a mesma da sala e vice versa. Mas é muito aconselhável que você combine cores que se complementam, seja pelo contraste, seja pelo tom sobre tom. Uma boa dica é pincelar detalhes da cor usada em um ambiente no outro. Por exemplo, se a cor que predomina na sala é o azul, então salpique pontos de azul na cozinha, mesmo que ela seja branca e preta.

60 ideias de cozinha americana para você se inspirar

Veja a seguir 60 fotos de cozinha americana para te ajudar a criar seu próprio projeto:

Imagem 1 – Cozinha americana com móveis pretos. Aqui, os armários aéreos dão lugar as prateleiras.

Cozinha americana com móveis pretos. Aqui, os armários aéreos dão lugar as prateleiras

Imagem 2 – Cozinha americana com ilha. Para ter uma dessas você precisa de um espaço maior.

Cozinha americana com ilha. Para ter uma dessas você precisa de um espaço maior

Imagem 3 – Cozinha americana com balcão. Ideal para refeições rápidas.

Cozinha americana com balcão. Ideal para refeições rápidas

Imagem 4 – Cozinha americana com bancada e balcão integrados. O mármore trouxe um toque de sofisticação ao projeto.

Cozinha americana com bancada e balcão integrados. O mármore trouxe um toque de sofisticação ao projeto

Imagem 5 – Cozinha americana estreita, pequena e toda branquinha. Aqui, a solução para a pia foi o balcão mais baixo.

Cozinha americana estreita, pequena e toda branquinha. Aqui, a solução para a pia foi o balcão mais baixo

Imagem 6 – Balcão de mármore para as refeições rápidas do dia a dia.

Balcão de mármore para as refeições rápidas do dia a dia

Imagem 7 – Cozinha americana moderna com móveis sob medida em uma interessante combinação de azul com amadeirado.

Cozinha americana moderna com móveis sob medida em uma interessante combinação de azul com amadeirado

Imagem 8 – Cozinha americana moderna e minimalista. O fogão de indução, super discreto, deixa a cozinha ainda mais clean.

Cozinha americana moderna e minimalista. O fogão de indução, super discreto, deixa a cozinha ainda mais clean

Imagem 9 – Cozinha americana com mesa de jantar acoplada ao balcão.

Cozinha americana com mesa de jantar acoplada ao balcão

Imagem 10 – Ampla, integrada e super elegante.

Ampla, integrada e super elegante

Imagem 11 – Cozinha americana integrada com a sala de jantar: solução para os pequenos espaços.

Cozinha americana integrada com a sala de jantar: solução para os pequenos espaços

Imagem 12 – Nesse modelo de cozinha americana, os armários ficam limitados a apenas uma das paredes.

Nesse modelo de cozinha americana, os armários ficam limitados a apenas uma das paredes

Imagem 13 – Projeto especial de iluminação para a cozinha americana pequena.

Projeto especial de iluminação para a cozinha americana pequena

Imagem 14 – Cozinha americana com mesa de jantar acompanhando o layout e design da bancada.

Cozinha americana com mesa de jantar acompanhando o layout e design da bancada

Imagem 15 – Cozinha americana grande com ilha. O destaque aqui vai para o lustre de cristal sobre a ilha.

Cozinha americana grande com ilha. O destaque aqui vai para o lustre de cristal sobre a ilha

Imagem 16 – Que tal aproveitar o espaço embaixo da escada para fazer sua cozinha americana?

Que tal aproveitar o espaço embaixo da escada para fazer sua cozinha americana?

Imagem 17 – Cozinha americana integrada com a sala de estar. Repare que os tons claros favorecem a sensação de amplitude.

Cozinha americana integrada com a sala de estar. Repare que os tons claros favorecem a sensação de amplitude

Imagem 18 – Aqui, a divisória de madeira demarca suavemente o espaço da cozinha.

Aqui, a divisória de madeira demarca suavemente o espaço da cozinha

Imagem 19 – Atenção na escolha das cadeiras para cozinha americana. Elas fazem toda diferença no projeto.

Atenção na escolha das cadeiras para cozinha americana. Elas fazem toda diferença no projeto

Imagem 20 – Cozinha americana em estilo industrial. As cores escuras prevalecem.

Cozinha americana em estilo industrial. As cores escuras prevalecem

Imagem 21 – Móveis cinza para a cozinha americana moderna.

Móveis cinza para a cozinha americana moderna

Imagem 22 – Cozinha americana em formato retangular muito bem aproveitada com armários aéreos.

Cozinha americana em formato retangular muito bem aproveitada com armários aéreos

Imagem 23 – Cozinha americana com ilha e mesa integradas.

Cozinha americana com ilha e mesa integradas

Imagem 24 – Aqui, o balcão de concreto se estende e vira mesa de jantar.

Aqui, o balcão de concreto se estende e vira mesa de jantar

Imagem 25 – Cozinha americana planejada para atender as necessidades dos moradores e otimizar o espaço disponível .

Cozinha americana planejada para atender as necessidades dos moradores e otimizar o espaço disponível

Imagem 26 – Aqui a pintura no teto é a responsável por setorizar a área da cozinha.

Aqui a pintura no teto é a responsável por setorizar a área da cozinha

Imagem 27 – O armário laranja se destaca nesse projeto de cozinha americana.

Imagem 28 – Cadeiras altas para acompanhar a medida do balcão.

Cadeiras altas para acompanhar a medida do balcão

Imagem 29 – Aproveite o espaço da ilha da cozinha para inserir nichos, prateleiras e armários.

Aproveite o espaço da ilha da cozinha para inserir nichos, prateleiras e armários

Imagem 30 – Cozinha americana em L com detalhes luxuosos de mármore e dourado.

Cozinha americana em L com detalhes luxuosos de mármore e dourado

Imagem 31 – Cozinha americana em preto e branco.

Cozinha americana em preto e branco

Imagem 32 – Que tal uma adega na ilha da cozinha?

Que tal uma adega na ilha da cozinha?

Imagem 33 – Um toque de cor para alegrar a cozinha americana.

Um toque de cor para alegrar a cozinha americana

Imagem 34 – Já quem prefere projetos mais sóbrios, pode apostar em uma tonalidade de azul escuro para a cozinha.

Já quem prefere projetos mais sóbrios, pode apostar em uma tonalidade de azul escuro para a cozinha

Imagem 35 – Somente o necessário!

Somente o necessário!

Imagem 36 – Cozinha americana simples, pequena, branquinha e linda de ver!

Cozinha americana simples, pequena, branquinha e linda de ver!

Imagem 37 – Aqui, a cozinha americana preta ganhou detalhes em inox para se iluminar.

Aqui, a cozinha americana preta ganhou detalhes em inox para se iluminar

Imagem 38 – O carrinho embaixo do balcão permite um uso mais funcional e prático para a cozinha americana.

O carrinho embaixo do balcão permite um uso mais funcional e prático para a cozinha americana

Imagem 39 – Banquetas de madeira: um clássico das cozinhas americanas.

Banquetas de madeira: um clássico das cozinhas americanas

Imagem 40 – Pendentes rosé gold para trazer aquele toque a mais para a cozinha americana.

Pendentes rosé gold para trazer aquele toque a mais para a cozinha americana

Imagem 41 – Cozinha com pé direito alto? Aproveite para fazer armários aéreos.

Cozinha com pé direito alto? Aproveite para fazer armários aéreos

Imagem 42 – Essa cozinha americana banhada por luz natural apostou sem medo na cor preta.

Essa cozinha americana banhada por luz natural apostou sem medo na cor preta

Imagem 43 – Já aqui é a paleta de rosa, branco e dourado que se destaca, criando uma cozinha romântica, moderna e delicada.

Já aqui é a paleta de rosa, branco e dourado que se destaca, criando uma cozinha romântica, moderna e delicada

Imagem 44 – Organização para manter a cozinha americana sempre bonita.

Organização para manter a cozinha americana sempre bonita

Imagem 45 – Piso vinílico na cozinha americana: conforto e aconchego extra no ambiente.

Piso vinílico na cozinha americana: conforto e aconchego extra no ambiente

Imagem 46 – Cozinha americana integrada com a sala de estar. Repare que foi usada a mesma paleta de cores para os dois ambientes.

Cozinha americana integrada com a sala de estar. Repare que foi usada a mesma paleta de cores para os dois ambientes

Imagem 47 – Cozinha americana para os fãs da decoração escandinava.

Cozinha americana para os fãs da decoração escandinava

Imagem 48 – Um piso cheio de charme para compor a decoração dessa pequena, mas estilosa cozinha americana.

Um piso cheio de charme para compor a decoração dessa pequena, mas estilosa cozinha americana

Imagem 49 – Cozinha americana pequena em tons de branco e madeira clara.

Cozinha americana pequena em tons de branco e madeira clara

Imagem 50 – Cozinha americana parcialmente integrada pelo balcão de madeira. A cor alegre dos armários chama atenção por aqui.

Cozinha americana parcialmente integrada pelo balcão de madeira. A cor alegre dos armários chama atenção por aqui

Imagem 51 – Aqui, no entanto, é o tom amadeirado que toma conta do projeto.

Aqui, no entanto, é o tom amadeirado que toma conta do projeto

Imagem 52 – O que acha de uma cozinha toda em inox?

O que acha de uma cozinha toda em inox?

Imagem 53 – Cozinha americana em madeira e detalhes em verde.

Cozinha americana em madeira e detalhes em verde

Imagem 54 – Cozinha americana em estilo corredor com a clássica e sempre bem vinda paleta branca e preta.

Cozinha americana em estilo corredor com a clássica e sempre bem vinda paleta branca e preta

Imagem 55 – Prateleiras iluminadas para valorizar a cozinha americana.

Prateleiras iluminadas para valorizar a cozinha americana

Imagem 56 – E se ao invés de armários aéreos você optar por prateleiras?

E se ao invés de armários aéreos você optar por prateleiras?

Imagem 57 – Uma cozinha americana fora do comum. O tom suave de azul garantiu originalidade ao projeto.

Uma cozinha americana fora do comum. O tom suave de azul garantiu originalidade ao projeto

Imagem 58 – Cozinha americana moderna em tons de branco e preto. Alguns toques de cor ajudam a dar ânimo e vida ao ambiente.

Cozinha americana moderna em tons de branco e preto. Alguns toques de cor ajudam a dar ânimo e vida ao ambiente

Imagem 59 – Elegância é a palavra que define esse modelo de cozinha americana integrada.

Elegância é a palavra que define esse modelo de cozinha americana integrada

Imagem 60 – Amplitude e integração: um marco das cozinhas americanas.

Amplitude e integração: um marco das cozinhas americanas