Espelho para sala de jantar: como escolher, dicas e inspirações

Por -

Nada melhor que um belo espelho para valorizar qualquer sala de jantar, seja ela grande ou pequena. Isso porque, além do efeito decorativo, o espelho ainda cumpre com uma função muito importante que é ampliar e iluminar os ambientes.

Acontece que nem sempre é tão simples escolher o espelho ideal para a sala de jantar, graças a infinidade de modelos disponíveis no mercado atualmente. Mas nos vamos te ajudar nessa missão, basta conferir as dicas abaixo e ficará muito mais fácil escolher o espelho para sua sala de jantar:

Como usar e escolher um espelho para sala de jantar

Antes de escolher o modelo, o tamanho e o formato do espelho para sala de jantar é importante conhecer melhor o espaço que irá recebê-lo, ou seja, atentar-se para as medidas da sua sala, o estilo decorativo que predomina no ambiente e quais são as suas intenções com o espelho. Vamos esmiuçar cada um desses itens nos tópicos abaixo, confira:

Medidas

Comece tirando as medidas da sua sala de jantar e definindo em qual parede será colocado o espelho. Na grande maioria das vezes, o espelho tende a ocupar apenas uma das paredes, afinal espelho demais também pode se tornar um incômodo visual. Escolha, de preferência, a parede principal da sua sala para receber o espelho, geralmente aquela que se vê primeiro ao entrar no ambiente, mas atenção: observe o que está diante dessa parede, uma vez que o espelho irá refletir e duplicar essa imagem. Portanto, nada de paredes com bagunça e desorganização para ficar na frente do espelho;

Estilo

O estilo de decoração da sua sala de jantar também vai te guiar na escolha do espelho, principalmente no que diz respeito à moldura. Para salas de jantar em estilo clássico, prefira espelhos com molduras de madeira e até mesmo aquelas com desenhos talhados. Já em salas de jantar de estilo moderno, os espelhos sem moldura ou com molduras finas e em tons neutros – preto e branco – são os mais indicados. Os espelhos bisotados para sala de jantar combinam com decorações de padrão clássico, tradicional e elegante.

Funcionalidade

Depois de saber as medidas da sala de jantar e qual o estilo que predomina no ambiente você deve se perguntar o porquê de usar espelho. Ele será uma peça meramente decorativa ou será utilizado no intuito de ampliar e iluminar o ambiente? Se for apenas decorativo, capriche na escolha da moldura e posicione-o em um local de destaque a frente de uma parede bem decorada. Mas, se além de decorar, você também pretende reforçar a luminosidade e a amplitude da sala de jantar, vale a pena apostar em um espelho que comece na altura da mesa de jantar e que se estenda até próximo ao teto.

Colocar o espelho de frente para uma janela também é uma boa pedida, uma vez que nessa posição ele irá refletir ainda mais luz, só tome um certo cuidado para não refletir luz em excesso, ofuscando a visão de quem está no espaço;

Formato

O formato do espelho também é importante. Os modelos redondos ajudam a criar um ponto focal no ambiente e combinam muito bem com decorações clássicas, delicadas e românticas. Já os espelhos quadrados são perfeitos em decorações sóbrias, elegantes e refinadas. Os espelhos retangulares, por sua vez, são os mais indicados para criar sensação de amplitude e espaço. Por fim, os espelhos de formato irregular são a aposta ideal para salas de jantar modernas e contemporâneas, já que levam movimento e dinamismo ao ambiente;

Tamanho

E o tamanho do espelho para sala de jantar? Você sabe qual escolher? Uma sala de jantar pequena deve evitar espelhos inteiriços, já que o excesso de reflexos pode tornar o ambiente ainda menor. Prefira espelhos de tamanho pequeno e médio colocados sobre aparadores ou na altura da mesa de jantar. Já em uma sala de jantar média ou grande é possível abusar um pouco mais do tamanho dos espelhos. Aqui vale revestir uma parede inteira com espelho ou usar um modelo de espelho grande com uma moldura bem marcada.

Formas de usar o espelho na sala de jantar

O modo mais comum de utilizar espelhos na sala de jantar é sobre aparadores e buffet, mas ainda é possível usar o objeto de outras maneiras, confira abaixo:

Por toda a parede

Para quem tem uma sala de jantar grande vale a pena apostar em uma parede inteira coberta por espelhos. Aqui, você pode optar por espelhos lisos, sem nenhum acabamento, ou escolher os bisotados, que trazem um charme ainda maior para o espaço, mas sem sair da neutralidade.

Composição variada

Outra forma interessante de decorar a sala de jantar com espelhos é criando uma composição variada na parede. Escolha formatos e molduras variadas para formar uma parede bem original e autêntica. Contudo, cuidado com os excessos e, principalmente, com o que todos esses espelhos estarão refletindo.

Destaque para a moldura

Você também pode jogar todas as suas fichas na moldura do espelho, deixando-a atuar como protagonista do espaço. Nesse caso, as molduras de madeira são uma grande opção, uma vez que o material nobre valoriza o ambiente.

Na linha da mesa de jantar

Usar espelhos na linha da mesa de jantar é um truque bem interessante para quem deseja criar sensação de amplitude e profundidade. O mais recomendado, nesse caso, são os espelhos quadrados e retangulares.

Direto no chão

Para quem deseja modernizar a sala de jantar pode abraçar a ideia de usar espelhos diretamente apoiados no chão, sem a necessidade de fixá-los na parede. Essa é uma alternativa muito usada hoje em dia e que deixa a sala de jantar mais moderna, despojada e descontraída.

Espelho para sala de jantar: 60 ideias e inspirações

Tudo certo até aqui? Então vem com a gente agora se inspirar em 60 fotos de salas de jantar decoradas com espelhos. Uma delas vai encaixar no seu projeto:

Imagem 1 – Sala de jantar decorada com espelho no chão; destaque para a moldura vintage na peça.

Sala de jantar decorada com espelho no chão; destaque para a moldura vintage na peça

Imagem 2 – Aqui, o espelho redondo reflete e valoriza a bela luminária da sala de jantar.

Aqui, o espelho redondo reflete e valoriza a bela luminária da sala de jantar

Imagem 3 – Sala de jantar grande decorada com espelho redondo na parede principal; repare que a moldura da peça combina perfeitamente com a mesa e as cadeiras.

Sala de jantar grande decorada com espelho redondo na parede principal; repare que a moldura da peça combina perfeitamente com a mesa e as cadeiras

Imagem 4 – Harmonia e equilíbrio nessa composição variada de espelhos na parede da sala de jantar.

Harmonia e equilíbrio nessa composição variada de espelhos na parede da sala de jantar

Imagem 5 – O espelho que ocupa toda a parede da sala de jantar reflete o ambiente a frente fazendo com que a luz se espalhe ainda melhor pela casa.

O espelho que ocupa toda a parede da sala de jantar reflete o ambiente a frente fazendo com que a luz se espalhe ainda melhor pela casa

Imagem 6 – Composição uniforme de espelhos pequenos na parede; destaque para as molduras que valorizam a proposta.

Composição uniforme de espelhos pequenos na parede; destaque para as molduras que valorizam a proposta

Imagem 7 – Essa sala de jantar moderna trouxe um espelho grande e sem moldura para ser usado diretamente no chão.

Essa sala de jantar moderna trouxe um espelho grande e sem moldura para ser usado diretamente no chão

Imagem 8 – Sala de jantar contemporânea decorada com espelho pequeno oval.

Sala de jantar contemporânea decorada com espelho pequeno oval

Imagem 9 – Formas geométricas puras e cruas tomam conta da parede dessa sala de jantar por meio dos espelhos.

Formas geométricas puras e cruas tomam conta da parede dessa sala de jantar por meio dos espelhos

Imagem 10 – Olha o efeito de profundidade e amplitude que o espelho traz para essa sala de jantar; repare que a peça foi colocada na linha da mesa.

Olha o efeito de profundidade e amplitude que o espelho traz para essa sala de jantar; repare que a peça foi colocada na linha da mesa

Imagem 11 – Uma parede coberta com espelhos refletindo o que há de melhor na decoração da sala de jantar.

Uma parede coberta com espelhos refletindo o que há de melhor na decoração da sala de jantar

Imagem 12 – Sala de jantar com canto alemão e parede revestida de espelho, um encanto!.

Sala de jantar com canto alemão e parede revestida de espelho, um encanto!

Imagem 13 – Para a sala de jantar pequena, uma das melhores opções são os espelhos retangulares.

Para a sala de jantar pequena, uma das melhores opções são os espelhos retangulares

Imagem 14 – Que tal um espelho fumê cobrindo toda a parede só para combinar com o tampo da mesa de jantar?

Que tal um espelho fumê cobrindo toda a parede só para combinar com o tampo da mesa de jantar?

Imagem 15 – Sala de jantar moderna e elegante decorada com espelho redondo; perceba que a peça conversa diretamente com a luminária.

Sala de jantar moderna e elegante decorada com espelho redondo; perceba que a peça conversa diretamente com a luminária

Imagem 16 – Sala de jantar com espelho e aparador: um clássico na decoração.

Sala de jantar com espelho e aparador: um clássico na decoração

Imagem 17 – Essa sala de jantar de estilo rústico apostou em espelhos de formatos variados na parede.

Essa sala de jantar de estilo rústico apostou em espelhos de formatos variados na parede

Imagem 18 – Mesmo pequeno e inserido no cantinho da sala de jantar, o espelho não deixa de revelar suas qualidades estéticas e funcionais.

Mesmo pequeno e inserido no cantinho da sala de jantar, o espelho não deixa de revelar suas qualidades estéticas e funcionais

Imagem 19 – Metade espelho, metade tronco de árvore: muito interessante essa proposta!

Metade espelho, metade tronco de árvore: muito interessante essa proposta!

Imagem 20 – Espelho grande e redondo na frente da mesa de jantar: uma inspiração para quem deseja arrasar na decor.

Espelho grande e redondo na frente da mesa de jantar: uma inspiração para quem deseja arrasar na decor

Imagem 21 – Os queridinhos espelhos Adnet também podem ser usados na sala de jantar.

Os queridinhos espelhos Adnet também podem ser usados na sala de jantar

Imagem 22 – Brinque com as diferentes molduras que você pode colocar nos espelhos; mas repare que aqui todos os espelhos possuem formato semelhante.

Brinque com as diferentes molduras que você pode colocar nos espelhos; mas repare que aqui todos os espelhos possuem formato semelhante

Imagem 23 – Na dúvida, use um espelho retangular sobre o aparador da sala de jantar; não tem como dar errado!

Na dúvida, use um espelho retangular sobre o aparador da sala de jantar; não tem como dar errado!

Imagem 24 – O que o espelho irá refletir é muito importante, lembre-se disso! Especialmente quando optar por um espelho grande ou que cobre toda a parede.

O que o espelho irá refletir é muito importante, lembre-se disso! Especialmente quando optar por um espelho grande ou que cobre toda a parede

Imagem 25 – Dá para uma sala de jantar ser mais estilosa do que essa? Repare nos detalhes da moldura que cercam o espelho no chão.

Imagem 26 – Espelhos desenhados ou com aplicação também são ótimas pedidas para a sala de jantar.

Espelhos desenhados ou com aplicação também são ótimas pedidas para a sala de jantar

Imagem 27 – A moldura rústica desse espelho de chão parece ter sido feita com a mesma madeira da mesa de jantar.

A moldura rústica desse espelho de chão parece ter sido feita com a mesma madeira da mesa de jantar

Imagem 28 – Linda inspiração de espelho bisotado em formato hexagonal para a sala de jantar.

Linda inspiração de espelho bisotado em formato hexagonal para a sala de jantar

Imagem 29 – Parece uma janela, mas é só o espelho apoiado sobre a lareira.

Parece uma janela, mas é só o espelho apoiado sobre a lareira

Imagem 30 – Sala de jantar clean e minimalista decorada com espelho grande; repare na moldura super fininha e delicada usada na peça.

Sala de jantar clean e minimalista decorada com espelho grande; repare na moldura super fininha e delicada usada na peça

Imagem 31 – O reflexo que aparece no espelho muitas vezes é mais importante do que o próprio espelho.

O reflexo que aparece no espelho muitas vezes é mais importante do que o próprio espelho

Imagem 32 – Profundidade e amplitude para essa sala de jantar clean e moderna decorada com espelhos.

Profundidade e amplitude para essa sala de jantar clean e moderna decorada com espelhos

Imagem 33 – Que incrível essa sala de jantar decorada com espelho grande no chão!

Que incrível essa sala de jantar decorada com espelho grande no chão!

Imagem 34 – Nessa sala de jantar, o destaque mesmo vai para a moldura do espelho.

Nessa sala de jantar, o destaque mesmo vai para a moldura do espelho

Imagem 35 – Espelho simples sobre o aparador da mesa de jantar; repare que a moldura feita com pastilhas é que valoriza a peça.

Espelho simples sobre o aparador da mesa de jantar; repare que a moldura feita com pastilhas é que valoriza a peça

Imagem 36 – Espelho bisotado em estilo vintage para a sala de jantar.

Espelho bisotado em estilo vintage para a sala de jantar

Imagem 37 – Espelho retangular para a sala de jantar ampla e espaçosa.

Espelho retangular para a sala de jantar ampla e espaçosa

Imagem 38 – Aqui nessa sala de jantar, o espelho redondo enche o ambiente de personalidade e estilo.

Aqui nessa sala de jantar, o espelho redondo enche o ambiente de personalidade e estilo

Imagem 39 – Espelhos grandes, mas que não ocupam a parede inteira, podem optar ou não pelo uso da moldura, já aqueles que ocupam toda a parede, o ideal é que usar sem moldura.

Espelhos grandes, mas que não ocupam a parede inteira, podem optar ou não pelo uso da moldura, já aqueles que ocupam toda a parede, o ideal é que usar sem moldura

Imagem 40 – Um espelho pequeno, mas super estiloso para essa sala de jantar.

Um espelho pequeno, mas super estiloso para essa sala de jantar

Imagem 41 – Espelho com moldura de madeira para sala de jantar.

Espelho com moldura de madeira para sala de jantar

Imagem 42 – A parede texturizada não teve problemas em receber o espelho redondo.

A parede texturizada não teve problemas em receber o espelho redondo

Imagem 43 – O fundo azul da parede garantiu todo o destaque para o espelho redondo da sala de jantar.

O fundo azul da parede garantiu todo o destaque para o espelho redondo da sala de jantar

Imagem 44 – Você não precisa usar apenas espelhos inteiriços na parede, pode optar por unir peças de tamanhos variados.

Você não precisa usar apenas espelhos inteiriços na parede, pode optar por unir peças de tamanhos variados

Imagem 45 – Sala de jantar decorada com espelho e buffet: casalzinho perfeito!

Sala de jantar decorada com espelho e buffet: casalzinho perfeito!

Imagem 46 – Um espelho diferenciado para ser o destaque da sala de jantar.

Um espelho diferenciado para ser o destaque da sala de jantar

Imagem 47 – Quem disse que uma parede decorada não pode receber espelho?

Quem disse que uma parede decorada não pode receber espelho?

Imagem 48 – Espelho bisotado pequeno para uma sala de jantar chiquérrima!

Espelho bisotado pequeno para uma sala de jantar chiquérrima!

Imagem 49 – E o que acha de compor uma parede da sala de jantar com quadro e espelho?

E o que acha de compor uma parede da sala de jantar com quadro e espelho?

Imagem 50 – Pequeno e redondo, mas marcando presença no ambiente.

Pequeno e redondo, mas marcando presença no ambiente

Imagem 51 – Dois espelhos divididos por vários quadrados menores formam essa composição super interessante para a sala de jantar.

Dois espelhos divididos por vários quadrados menores formam essa composição super interessante para a sala de jantar

Imagem 52 – Sala de jantar decorada com um lindo espelho grande de moldura de gesso.

Sala de jantar decorada com um lindo espelho grande de moldura de gesso

Imagem 53 – Dupla de espelhos pequenos com moldura de madeira para essa outra sala de jantar.

Dupla de espelhos pequenos com moldura de madeira para essa outra sala de jantar

Imagem 54 – Um trabalho em macramê para transformar o simples espelho em uma obra de arte na sala de jantar.

Um trabalho em macramê para transformar o simples espelho em uma obra de arte na sala de jantar

Imagem 55 – 1,2,3: quantos espelhos você gostaria de ter na sua sala de jantar?

1,2,3: quantos espelhos você gostaria de ter na sua sala de jantar?

Imagem 56 – Decore a sala de jantar criando efeitos visuais com o espelho.

Decore a sala de jantar criando efeitos visuais com o espelho

Imagem 57 – O espelho atrás da mesa de jantar é sempre uma opção certeira para quem deseja ampliar o ambiente.

O espelho atrás da mesa de jantar é sempre uma opção certeira para quem deseja ampliar o ambiente

Imagem 58 – Com uma moldura dessas, não tem como o espelho não ser o protagonista da sala de jantar.

Com uma moldura dessas, não tem como o espelho não ser o protagonista da sala de jantar

Imagem 59 – Formas geométricas emolduram esse espelho na sala de jantar.

Formas geométricas emolduram esse espelho na sala de jantar

Imagem 60 – Espelho redondo com moldura minimalista para a sala de jantar moderna.