Cozinhas planejadas: veja marcas, projetos e incríveis fotos

Por -

Não é de hoje que as cozinhas planejadas fazem sucesso, mas de uns tempos para cá muita gente está deixando de ver as cozinhas planejadas como um luxo para passar a encará-las como uma necessidade.

As moradias cada vez menores praticamente forçam os futuros moradores a investir em móveis sob medida e isso significa, invariavelmente, buscas incansáveis por um projeto de cozinha capaz de unir funcionalidade, preço e design.

Se você também está nessa busca, junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre cozinhas planejadas. Vamos começar falando sobre as vantagens e desvantagens de um projeto como esse, confira:

Vantagens das cozinhas planejadas

Tudo muito bem aproveitado

Uma das maiores vantagens de apostar em uma cozinha planejada é a oportunidade de aproveitar cada milímetro do espaço que você tem disponível. Os móveis planejados são fabricados sob medida e atendem exatamente a sua necessidade, incluindo no projeto até mesmo aqueles pequenos espaços que ficariam sem uso com outro tipo de móvel.

Portanto, se a sua cozinha é pequena e você precisa aproveitar o máximo possível do espaço disponível, um móvel planejado é a grande solução.

Com a sua cara

Uma cozinha planejada deve se atentar para dois requisitos básicos: funcionalidade e design. A parte funcional da cozinha diz respeito ao modo como os moradores farão uso dela, ou seja, qual o perfil das pessoas que habitam a casa? Precisa de mesa? Um balcão é suficiente? Recebem muitos convidados? Cozinham com frequência? Possuem muitos utensílios e eletros para guardar? A resposta para essas perguntas irá definir o quão prática e funcional será a cozinha.

Já a parte estética da cozinha segue o estilo dos moradores, ela pode ser tanto moderna e despojada, quanto clássica e formal.

Durabilidade

A qualidade dos móveis planejados são notavelmente superiores aos móveis fabricados em série. Geralmente feitos em MDF, as cozinhas planejadas são pensadas para durar uma vida inteira.

Organização e praticidade

Outra grande vantagem das cozinhas planejadas são a organização, praticidade e funcionalidade que elas oferecem, três requisitos indispensáveis para quem busca por uma cozinha moderna.

Toda essa organização e praticidade só são possíveis porque o design do móvel, feito sob medida, é capaz de atender as necessidades de quem o utiliza. Ou seja, se você precisa de mais portas do que de gavetas é exatamente isso que você terá e o contrário também é verdadeiro. As cozinhas planejadas também podem contar com componentes retráteis, embutidos ou reclináveis que facilitam as atividades cotidianas e poupam o espaço da cozinha.

Para todos os gostos

As empresas de móveis planejados dispõem de uma variedade enorme de materiais para o projeto de uma cozinha planejada. Você pode escolher desde a cor das portas até o tipo de puxador, sem contar as inúmeras possibilidades de acabamento como laca, brilhante, fosco, semi brilho, amadeirado, entre outros. As cozinhas planejadas ainda podem contar com peças em vidro, metal ou madeira. Tudo que possa agregar valor ao projeto é possível de ser feito.

Prévia

Imagina montar a cozinha na sua casa e você não gostar do resultado final? No mínimo frustrante, não é mesmo? Mas com as cozinhas planejadas isso não acontece. Antes mesmo do projeto começar a ser produzido você já consegue saber exatamente como ele ficará, graças a programas específicos de computação gráfica que reproduzem com uma veracidade quase que absoluta o ambiente depois de pronto. Assim você tem a oportunidade de modificar aquilo que não lhe agradou muito.

Pós vendas e assistência profissional

Outra característica positiva das cozinhas planejadas e que deve ser levada em conta são o pós vendas e a assistência profissional. Qualquer problema que você tiver com o projeto pode solicitar o reparo ou a substituição de peças, em algumas empresas, inclusive, a garantia do móvel é permanente.

Desvantagens das cozinhas planejadas

Preços

O preço é, na maior parte das vezes, um dos maiores empecilhos que impedem a compra de uma cozinha planejada. De fato, esse tipo de móvel costuma ser mais caro do que um móvel modulado, por exemplo, mas as vantagens acabam pesando mais na balança e o custo beneficio acaba sendo compensatório.

Entrega

Caso você esteja com pressa para receber a sua cozinha, optar por um móvel planejado talvez não seja a melhor decisão. Isso porque as empresas costumam levar entre 45 a 60 dias úteis para realizar a entrega e montagem da cozinha, prazo muito superior ao dos móveis convencionais.

Profissionais e empresas mal qualificadas

A procura cada vez maior por cozinhas e móveis planejados acabou trazendo para o mercado toda sorte de profissionais e empresas, desde as maiores e mais renomadas até aquelas mais simples, de bairro. O que por um lado pode ser bom, já que tende a gerar preços mais competitivos, por outro é muito ruim, já que o despreparo de muitos estabelecimentos pode custar um grande prejuízo ao cliente, desde a demora exagerada na entrega até produtos com péssima qualidade e acabamento.

Por isso, antes de contratar a empresa responsável pela sua cozinha avalie cuidadosamente o histórico dela. Uma visita rápida ao Procon da sua cidade ou em sites como o Reclame Aqui já são suficientes, muitas vezes, para avaliar a reputação da marca. Outra dica é pedir recomendações a amigos e parentes.

Principais marcas de cozinhas planejadas

Como citamos anteriormente, existe no mercado uma grande quantidade de empresas de móveis planejados. Mas para te ajudar um pouco na pesquisa, selecionamos algumas das marcas mais famosas e tradicionais de cozinhas planejadas para você conhecer melhor. Confira:

Todeschini

A Todeschini é uma das empresas mais tradicionais no mercado de móveis planejados. São 70 anos fabricando projetos sob medida, atendendo um público variado que inclui desde ambientes residenciais, até cozinhas de grandes e renomados chefes de cozinha.
Saiba mais sobre a Todeschini no site

Favorita

A Favorita pertence ao grupo Unicasa Móveis e seu principal nicho de mercado são os ambientes residenciais, criando projetos sob medida e que atendam as necessidades especificas de cada cliente.
Para saber mais sobre a empresa acesse o site

Dell Anno

Outra grande marca que podemos citar aqui é a Dell Anno. Há mais de trinta anos no mercado moveleiro, a Dell Anno se destaca por criar ambientes de alto padrão, cheios de design e, claro, seguindo as últimas tendências do mercado de interiores.
Saiba mais em no site da empresa

Italínea

A Italínea é uma empresa com pouco mais de 20 anos de mercado e se destaca por agregar tecnologia e eficiência em seus produtos. A empresa, que exporta para toda América Latina, é uma das maiores redes de lojas de móveis planejados do Brasil.
Mais informações você confere no site

Difratelli

A Difratelli é uma empresa que atua no setor moveleiro e tem nos móveis planejados um de seus principais segmentos. A empresa gaúcha prioriza levar ao cliente acabamentos e materiais variados para criar projetos únicos e sob medida.

Mais informações no site 

Preço estimado das cozinhas planejadas

O preço das cozinhas planejadas varia muito. Um dos principais motivos que interferem diretamente no custo final de um projeto planejado são os materiais utilizados. Acabamentos em laca, por exemplo, tendem a encarecer o projeto, enquanto os móveis brancos e foscos são os mais baratos. Outro detalhe que encarece consideravelmente um móvel planejado são dobradiças e corrediças com amortecedor. Considere todos esses elementos na hora de fechar o contrato com a empresa e verifique a real necessidade de cada um deles.

Em média, o preço de uma cozinha planejada pequena não sai por menos de R$ 5500, já projetos maiores podem custar até R$ 20.000.

Tipos de cozinhas planejadas

Quando se fala em cozinha planejada o céu é o limite. Existe uma infinidade de tipos de cozinhas que podem ser projetadas. Selecionamos abaixo algumas das mais requisitadas e populares para você conhecer melhor:

Cozinhas planejadas modernas

O estilo moderno faz sucesso e não poderia ficar de fora das cozinhas. Para ter uma cozinha planejada moderna é importante valorizar aspectos como funcionalidade, praticidade e áreas livres. Ou seja, uma cozinha moderna não é apenas bonita, mas é prática, com poucos elementos para garantir a mobilidade e com tudo disposto de forma acessível, rápida e fácil. Outra característica das cozinhas planejadas modernas é o uso de tons neutros, que podem ser claros ou escuros, linhas retas nos móveis e a ausência de puxadores.

Cozinhas planejadas pequenas

Atualmente as cozinhas planejadas pequenas são um dos modelos mais populares. Isso graças aos imóveis cada vez menores que vemos por aí. Mas não pense que só porque a cozinha planejada é pequena que ela deixará de ser bonita e funcional. Pelo contrário, o que mais se vê são cozinhas planejadas pequenas que prezam tanto pela estética quanto pela praticidade. Portanto, o que vale é observar atentamente o layout do projeto e examinar se o modelo proposto atende suas necessidades e expectativas.

Cozinhas planejadas simples

Foi se o tempo em que cozinha planejada era algo luxuoso ou inacessível. Com a popularização desse tipo de móvel, as cozinhas planejadas se tornaram uma realidade para quem deseja optar por algo mais simples e acessível financeiramente. E, assim como acontece com as cozinhas planejadas pequenas, as cozinhas planejadas simples também podem ser sinônimo de beleza e funcionalidade. Para isso, inspire-se em modelos que trazem o lema “menos é mais”, como as cozinhas de estilo moderno, minimalista e escandinavo. As cores neutras e os traços simples desse tipo de decoração favorecem quem pretende fazer uma cozinha planejada gastando pouco.

Cozinhas planejadas com ilha

As cozinhas planejadas com ilha são um sucesso. Não há quem não queira ter uma em casa, só que tem um pequeno problema: a ilha não é para qualquer cozinha. Você precisa ter um espaço razoável para isso, mas não desanime. É possível remediar optando pelas cozinhas com península, um modelo em L de móvel mais indicado para cozinhas pequenas, muito semelhante às cozinhas de estilo americano.

Cozinha planejada americana

E por falar em americano, não podíamos deixar de citar as cozinhas planejadas americanas. Esse tipo de cozinha se caracteriza pela integração com a sala de jantar e estar, sendo separada visualmente apenas por um balcão ou pequeno móvel. A cozinha americana pode ser feita sob medida e também é muito indicada para quem tem espaço reduzido.

Já deu para ter uma ideia do tipo de cozinha que mais se adapta as suas necessidades? Pois se você ainda tem aquela dúvida atrás da orelha acompanhe a seleção de fotos abaixo. Trouxemos 65 imagens de cozinhas planejadas para você se inspirar – e suspirar. Qual delas você vai querer levar para sua casa? Confira:

Imagem 1 – Para encaixar no teto rebaixado só mesmo uma cozinha planejada.

Para encaixar no teto rebaixado só mesmo uma cozinha planejada

Imagem 2 – Cozinha planejada: você define quantas e quais cores entram no projeto.

Cozinha planejada: você define quantas e quais cores entram no projeto

Imagem 3 – Uma proposta interessante é adicionar uma iluminação diferenciada à cozinha planejada.

Uma proposta interessante é adicionar uma iluminação diferenciada à cozinha planejada

Imagem 4 – A cor do móvel segue o tom da parede.

A cor do móvel segue o tom da parede

Imagem 5 – Cozinha planejada pequena, mas atendendo todos os requisitos de beleza e praticidade.

Cozinha planejada pequena, mas atendendo todos os requisitos de beleza e praticidade

Imagem 6 – E de um guarda bebidas que você precisa? Então você terá um.

Imagem 7 – Cozinha corredor planejadíssima.

Cozinha corredor planejadíssima

Imagem 8 – Quantas portas você precisa? Ou gavetas? A cozinha planejada confere toda liberdade para você definir esse tipo de coisa.

Quantas portas você precisa? Ou gavetas? A cozinha planejada confere toda liberdade para você definir esse tipo de coisa

Imagem 9 – Tamanhos e aberturas do jeito que você determinar.

Tamanhos e aberturas do jeito que você determinar

Imagem 10 – E dentro das gavetas, a organização e praticidade continuam.

Imagem 11 – Quem disse que cozinha branca é sem graça?

Quem disse que cozinha branca é sem graça?

Imagem 12 – Os mais tradicionais vão se apaixonar por essa clássica cozinha preta e branca.

Os mais tradicionais vão se apaixonar por essa clássica cozinha preta e branca

Imagem 13 – E que tal uma cozinha americana planejada com balcão pra lá de moderna?

E que tal uma cozinha americana planejada com balcão pra lá de moderna?

Imagem 14 – Não se esqueça de adequar a pedra da bancada ao projeto da cozinha, ela é parte importante do ambiente.

Não se esqueça de adequar a pedra da bancada ao projeto da cozinha, ela é parte importante do ambiente

Imagem 15 – Aqui, a cozinha se estende em forma de balcão para aproveitar o espaço sob a janela.

Aqui, a cozinha se estende em forma de balcão para aproveitar o espaço sob a janela

Imagem 16 – Muitos armários, mas sem pesar no visual.

Muitos armários, mas sem pesar no visual

Imagem 17 – Cozinha corredor com ilha, o pouco espaço foi compensado pela integração dos ambientes

Imagem 18 – Para completar o visual da cozinha planejada, um revestimento Chevron na parede.

Para completar o visual da cozinha planejada, um revestimento Chevron na parede

Imagem 19 – A cara do estilo industrial impressa nessa cozinha planejada simples.

A cara do estilo industrial impressa nessa cozinha planejada simples

Imagem 20 – Prefere deixar tudo escondidinho? Então a cozinha planejada é a sua melhor opção.

Prefere deixar tudo escondidinho? Então a cozinha planejada é a sua melhor opção

Imagem 21 – Cozinha planejada pequena: repare como um projeto sob medida pode ser crucial para o bom funcionamento da cozinha.

Cozinha planejada pequena: repare como um projeto sob medida pode ser crucial para o bom funcionamento da cozinha

Imagem 22 – Sem armários aéreos, mas com uma ilha charmosa no centro.

Sem armários aéreos, mas com uma ilha charmosa no centro

Imagem 23 – Com espaço para os livros de culinária.

Com espaço para os livros de culinária

Imagem 24 – E o que acha de um cantinho do café na cozinha planejada? Também é possível.

E o que acha de um cantinho do café na cozinha planejada? Também é possível

Imagem 25 – Explore cores e combinações diferentes.

Explore cores e combinações diferentes

Imagem 26 – Ou se mantenha no tradicional, mas sem abrir mão do estilo.

Ou se mantenha no tradicional, mas sem abrir mão do estilo

Imagem 27 – O azul dos armários mantem a neutralidade dessa cozinha planejada.

O azul dos armários mantem a neutralidade dessa cozinha planejada

Imagem 28 – Cozinha planejada com torre quente e parede lousa, um projeto apaixonante.

Imagem 29 – E que tal essa aqui? Incrivelmente linda e simples.

E que tal essa aqui? Incrivelmente linda e simples

Imagem 30 – A marcenaria clássica, não muito tradicional no Brasil, pode ser incorporada em um projeto sob medida.

A marcenaria clássica, não muito tradicional no Brasil, pode ser incorporada em um projeto sob medida

Imagem 31 – Cozinha planejada branca para trazer amplitude e clareza visual ao ambiente.

Cozinha planejada branca para trazer amplitude e clareza visual ao ambiente

Imagem 32 – A combinação apaixonante entre o branco e a madeira clara; o revestimento de mármore completa a proposta dessa cozinha.

A combinação apaixonante entre o branco e a madeira clara; o revestimento de mármore completa a proposta dessa cozinha

Imagem 33 – Prefere algo mais elegante e sofisticado? Peça acabamento em laca para a cozinha.

Imagem 34 – Toda a modernidade e estilo de uma cozinha planejada cinza.

Toda a modernidade e estilo de uma cozinha planejada cinza

Imagem 35 – Já essa cozinha preta e branca apostou nas pastilhas verdes para criar contraste.

Já essa cozinha preta e branca apostou nas pastilhas verdes para criar contraste

Imagem 36 – Pequena, retrô e romântica: quantos estilos cabem em uma mesma cozinha planejada?

Pequena, retrô e romântica: quantos estilos cabem em uma mesma cozinha planejada?

Imagem 37 – Nessa cozinha planejada, as prateleiras completam o visual.

Imagem 38 – Cozinha planejada com península: solução para quem deseja ter uma ilha, mas não tem espaço suficiente para isso.

Cozinha planejada com península: solução para quem deseja ter uma ilha, mas não tem espaço suficiente para isso

Imagem 39 – O tom amadeirado é um dos preferidos nas cozinhas planejadas.

O tom amadeirado é um dos preferidos nas cozinhas planejadas

Imagem 40 – Uau! Uma cozinha planejada toda preta, aposto que você também gostou da ideia.

Uau! Uma cozinha planejada toda preta, aposto que você também gostou da ideia

Imagem 41 – Cozinha planejada com ilha: um projeto para quem ama cozinhar.

Cozinha planejada com ilha: um projeto para quem ama cozinhar

Imagem 42 – A cozinha pequena apostou no formato em L para trazer funcionalidade e estética ao projeto.

A cozinha pequena apostou no formato em L para trazer funcionalidade e estética ao projeto

Imagem 43 – Enriqueça a cozinha planejada usando elementos como os ladrilhos hidráulicos.

Enriqueça a cozinha planejada usando elementos como os ladrilhos hidráulicos

Imagem 44 – Moderna e totalmente planejada.

Moderna e totalmente planejada

Imagem 45 – E com tudo à mão para facilitar a rotina.

E com tudo à mão para facilitar a rotina

Imagem 46 – Mesa para quê? Nesse projeto de cozinha planejada, a mesa foi substituída pelo balcão, deixando o ambiente mais descontraído

Mesa para quê? Nesse projeto de cozinha planejada, a mesa foi substituída pelo balcão, deixando o ambiente mais descontraído

Imagem 47 – O posicionamento e a distância entre pia, fogão e geladeira são itens importantes de serem avaliados durante o projeto da cozinha.

Imagem 48 – Um grande balcão livre na cozinha é o sonho de qualquer um.

Um grande balcão livre na cozinha é o sonho de qualquer um

Imagem 49 – Acabamentos com brilho ou laca são perfeitos para propostas modernas e sofisticadas de cozinha.

Acabamentos com brilho ou laca são perfeitos para propostas modernas e sofisticadas de cozinha

Imagem 50 – Diferencie sua cozinha apostando em móveis com textura.

Diferencie sua cozinha apostando em móveis com textura

Imagem 51 – Branca, simples e pequena: aí está um modelo de cozinha planejada para se inspirar.

Imagem 52 – A ilha central ajuda a delimitar a área entre a sala de jantar e a cozinha.

A ilha central ajuda a delimitar a área entre a sala de jantar e a cozinha

Imagem 53 – Luminárias cheias de design para dar o toque final à cozinha planejada.

Luminárias cheias de design para dar o toque final à cozinha planejada

Imagem 54 – Que tal sair um pouco do comum e investir em uma cozinha coral? Sem, é claro, esquecer do verde que completa a cena.

Que tal sair um pouco do comum e investir em uma cozinha coral? Sem, é claro, esquecer do verde que completa a cena

Imagem 55 – Um pouco de rosa para suavizar a cozinha.

Um pouco de rosa para suavizar a cozinha

Imagem 56 – Pensou em colocar espelho na cozinha? Esse projeto também.

Pensou em colocar espelho na cozinha? Esse projeto também

Imagem 57 – Cozinha planejada inspirada no estilo industrial.

Cozinha planejada inspirada no estilo industrial

Imagem 58 – Aqui, rusticidade e sofisticação se unem em um mesmo projeto.

Aqui, rusticidade e sofisticação se unem em um mesmo projeto

Imagem 59 – Repare na linearidade e na ausência de puxadores dessa cozinha; características de um projeto moderno

Repare na linearidade e na ausência de puxadores dessa cozinha; características de um projeto moderno

Imagem 60 – Simples, mas com o essencial.

Simples, mas com o essencial

Imagem 61 – Tudo o que você precisa de modo acessível, mas sem que precise ficar exposto.

Tudo o que você precisa de modo acessível, mas sem que precise ficar exposto

Imagem 62 – Cozinha planejada branca com detalhes em dourado.

Cozinha planejada branca com detalhes em dourado

Imagem 63 – Branco e madeira para uma cozinha elegante e contemporânea.

Branco e madeira para uma cozinha elegante e contemporânea

Imagem 64 – Em busca de uma cozinha planejada diferente? Essa aqui pode atender as suas expectativas.

Em busca de uma cozinha planejada diferente? Essa aqui pode atender as suas expectativas

Imagem 65 – Mini pia e gaveta com organizadores para prato: é ou não é um projeto meticuloso e totalmente feito sob medida.

Mini pia e gaveta com organizadores para prato: é ou não é um projeto meticuloso e totalmente feito sob medida?