Decoração de apartamento: 60 ideias com fotos e projetos

Veja as melhores ideias de decoração de apartamento para se inspirar

Por -

Ao adquirir um apartamento, a primeira situação que vem em mente é por onde começar. As questões de elétrica, hidráulica e a decoração de apartamento devem caminhar juntas na montagem. Cada alteração feita afeta no restante dos projetos complementares, por isso a compatibilização dos três deve ser feita para não haver erros no momento da execução.

Como fazer a decoração de apartamento?

Para aqueles que contratam um profissional da área fica tudo mais fácil e prático, apesar do custo elevado. Porém, quem deseja se aventurar nessa tarefa pode seguir algumas dicas a seguir! Existem três formas fazer a decoração de apartamento:

1. Defina um estilo e siga com ele em todas as escolhas

Escolha um estilo de sua preferência para montar toda a decoração de sua casa! Por exemplo, para quem admira o estilo industrial, opte por materiais pesados como o tijolo aparente e o concreto. Na iluminação, os trilhos e as lâmpadas em filamento de carbono são essenciais. As estruturas aparentes com tubulações, vigas e pilares criam o ar ainda mais fabril.

Assim ocorre com outras propostas, uma boa pesquisa na internet ajuda bastante a pegar as características marcantes de cada estilo. Com isso, vá montando o seu mural de inspirações por ambiente, para no final resultar em uma composição de decoração de apartamento bela e harmônica!

2. Faça todo o projeto em uma loja de móveis planejados

Móveis planejados são uma maneira fácil para ter seu apartamento pronto em 60 dias. Alguns itens como elétrica, iluminação e revestimentos devem ser cuidados pelos próprios moradores, e nada como uma mão de obra especializada para cuidar dessa parte.

Essa também é uma forma para quem deseja ir montando o apartamento aos poucos, já que o investimento na decoração de apartamento é altíssimo. Garante o básico com a marcenaria e decore do seu jeito aos poucos!

3. Escolha uma peça chave em cada ambiente

Para cada cômodo que for montar, escolha um material ou um objeto que deseja inserir no ambiente. Por exemplo, em um quarto que deseja uma cabeceira estofada, procure adaptar o restante da decoração a partir dessa textura do estofado e da cor. Já uma cozinha com azulejos geométricos, podem combinar com uma marcenaria mais neutra e minimalista. Um banheiro com aplicação em mármore, não precisa de muito mais para ficar bonito, por isso os acessórios sanitários já dão o toque especial. Busque inspirações e seja criativo nas escolhas!

O importante é decorar com o gosto dos moradores! Abaixo separamos 60 projetos de decoração de apartamentos que mostram diferentes formas de montar as áreas sociais. Se inspire para fazer o seu projeto:

Decoração de apartamento: 60 ideias para se inspirar

Decoração de apartamento com ambientes integrados

Imagem 1 – Una a sala com o espaço da sacada!


Essa é uma técnica que virou febre na decoração, seja para ampliar o living ou para ganhar um cômodo extra. No projeto acima, a sala ganha um formato maior levando muito mais conforto para os moradores e agregando nas funções do dia a dia dessa casa.

Imagem 2 – O canto alemão é uma tendência na decoração de apartamentos pequenos.


Otimizar e decorar são duas características que devem ser desenvolvidas na decoração. O canto alemão consegue economizar o espaço de jantar, já que os bancos ficam encostados nas paredes. Os estofados valorizam o visual do ambiente, sejam estampados ou lisos, eles acrescentam personalidade no ambiente.

Imagem 3 – Uma base neutra com toques decorativos ousados.


Para quem deseja decorar aos poucos, pode optar por uma base neutra que conta apenas com a marcenaria, e a ambientação pode ser concluída posteriormente.

Imagem 4 – Abra a parede da cozinha para deixar a área social integrada.


A cozinha com estilo americana possui uma caraterística marcante de deixá-la aberta para integrar com a sala de estar ou sala de jantar. No projeto acima, ela foi aberta mas sem o uso de bancada com cootkop, pois com o espaço pequeno o próprio sofá conseguiu compor a área que divide esses dois ambientes.

Imagem 5 – Espelho e cores claras são perfeitos para a decoração de apartamento de casal.


Essa é uma combinação clássica para quem não quer errar em seu primeiro apartamento. O espelho sempre enobrece o apartamento, assim como as cores claras não enjoam e podem receber um toque de cor com objetos decorativos com o decorrer do tempo.

Imagem 6 – Decoração de apartamento: o contraste das cores da sala e sacada harmonizaram o visual do apartamento.

Imagem 7 – Decoração de apartamento: cheio de cor e jovialidade!

Imagem 8 – Decoração de apartamento: sem paredes e com quase tudo integrado, o espaço fica mais amplo e livre.

Imagem 9 – Para um apartamento feminino, abuse de itens delicados e tons rosados.

Imagem 10 – A aplicação do espelho deve ser feita na parede correta do apartamento.


A integração da cozinha e salas levam amplitude e aconchego a esta ambientação. Os tons claros também contribuem para deixar os ambientes com maior sensação de espaço.

Imagem 11 – Decoração de apartamento decorado moderno.


Ambientes integrados proporcionam amplitude às ambientações. Nesse projeto, a cozinha foi totalmente aberta e integrada à sala!

Imagem 12 – Quando a varanda se estende por toda a área social.


A integração total leva amplitude e uma circulação mais fluída! O prolongamento da bancada da cozinha à área de serviço, e do sofá do living que invade o terraço, também alonga os ambientes. Soluções simples, mas que agregam muito valor à qualquer decoração!

Imagem 13 – A mistura da bancada com a mesa de jantar é perfeita para todos os tipos de refeições.


A mesa quadrada foi apoiada em aparador que divide os espaços. Destaque para a paleta de cores, que se harmoniza entre o branco, o cinza e a madeira tom castanho.

Imagem 14 – A escolha do neutro sempre é a melhor opção para quem não quer errar!

Imagem 15 – A cozinha pode se prolongar para a varanda.


Nessa extensão, procure inserir a área de serviço, já que o espaço é arejado e com grande incidência de sol.

Imagem 16 – A integração com uma estante vazada é uma ótima opção em um apartamento.


A estante vazada é funcional e decorativa ao mesmo tempo. Você pode apoiar alguns objetos decorativos e ainda fazer um jogo de cheio de vazio com os nichos que se formam!

Imagem 17 – O painel da TV foi todo trabalhado para atender as necessidades dos moradores.

Imagem 18 – Um toque de cor sempre é bem-vindo.


Um dica interessante é pintar as portas do apartamento, dessa forma elas entram para a decoração da casa sem precisar de muito!

Imagem 19 – Com o aparador baixo o visual do ambiente fica muito mais leve.

Imagem 20 – Integração da área de serviço e cozinha – opção 1


O objetivo dessa decoração de apartamento foi garantir usos compartilhados e a otimização do espaço! Uma dica quando a lavanderia ficar no terraço, é deixá-la com um ar mais descontraído com o tanque esculpido em pedra, que pode ser utilizado como cuba. A adega compartilha o espaço para incrementar a produção!

Imagem 21 – Integração da área de serviço e cozinha – opção 2


Uma solução criativa para incorporar a área de serviço à decoração quando o ambiente é totalmente integrado a cozinha, é adotar uma divisória de vidro. Deixa o visual leve e bonito sem atrapalhar na proposta de decoração!

Imagem 22 – Decoração apartamento pequeno.


Apartamentos pequenos precisam de soluções especiais que tragam amplitude sem perder a funcionalidade! Nesse projeto, a integração da cozinha com o living e sala de jantar, trouxe a sensação de espaço necessária para viver com conforto!

Imagem 23 – O painel ripado esconde o Home Office desse apartamento.

Imagem 24 – Para quem procura uma decoração atemporal, pode se inspirar em tons neutros e materiais clássicos.


Os tons claros da madeira, da laca branca e “pitadas” de cinza, garantem a amplitude a essa área social do apartamento.

Imagem 25 – O jardim vertical é uma tendência na decoração de apartamentos.

Imagem 26 – Apartamento decorado com móveis planejados.

Imagem 27 – A escolha do painel de vidro deixa a visualização da imagem livre para todos os ambientes.

Imagem 28 – A área de serviço pode ficar escondida em uma parte da varanda.


Para esconder a área de serviço, a proposta é fazer uma porta de correr que pode camuflar esse cantinho sem destoar na decoração. Para a escolha foi utilizado um acabamento ripado em pintura branca, para decorar e harmonizar com o restante da decoração do apartamento.

Imagem 29 – Decoração de apartamento simples.

Imagem 30 – Nivele o piso da varanda com o restante do apartamento.


É interessante averiguar se há esse desnível entre os dois ambientes. Para melhor funcionalidade em seu apartamento, o piso deve passar por um processo de nivelamento e seguir o mesmo padrão para essa integração.

Imagem 31 – Os lofts também ganham uma decoração cheio de estilo!

Imagem 32 – O apartamento masculino pode buscar tons escuros na decoração.

Imagem 33 – A varanda pode ser o espaço ideal para receber amigos e familiares.


Monte um cantinho simples com uma de jantar, uma bancada alta com bancos e um espaço para churrasqueira. Essa composição não tem erro nas novas varandas decoradas!

Imagem 34 – Apartamento decorado clean.

Decoração de apartamento com varanda

A varanda se tornou um cômodo extra nos novos empreendimentos residenciais. A retirada das portas pode ser o ponto chave para um projeto moderno e funcional! Priorize as necessidades dos moradores para que não seja um ambiente apenas decorativo e sem uso.

Uma proposta bacana é estender a sala de estar, ampliando a área social, deixando o espaço mais livre para inserir um sofá maior, uns pufes, um tapete grande e poltronas confortáveis. Para os que gostam de reunir amigos e familiares, pode se inspirar em uma sala de jantar com uma churrasqueira acoplado a um home bar.

Confira algumas das tendências dos apartamentos decorados:

Imagem 35 – Cantinho para refeições e relaxar!

Imagem 36 – Monte um espaço multifuncional na varanda.

Imagem 37 – Que tal montar uma sala de estar na varanda?

Imagem 38 – Lavanderia e Home bar podem ser muito bem vindos!

Imagem 39 – A varanda gourmet se tornou o espaço com mesa de jantar.

Imagem 40 – O living ao ar livre deixa o clima do ambiente muito mais agradável!

Imagem 41 – Com apartamentos pequenos, a varanda se torna até um cômodo básico da casa.

Imagem 42 – Decoração de apartamento: monte uma área aconchegante com churrasqueira.

Imagem 43 – Para os amantes de vinhos, pode transformar a varanda em lindo espaço para apreciar a bebida.

Imagem 44 – Mas também há quem prefira as bebidas tradicionais.

Imagem 45 – Decoração de apartamento: varanda com sala de jantar.

Imagem 46 – Para aqueles que não sabem o que fazer nas janelas da varanda, pode se inspirar nesse projeto.

Imagem 47 – Estenda a sua sala de estar.

Imagem 48 – Decoração de apartamento: a varanda decorada ganhou um ar descolado e jovial!

Imagem 49 – Já essa prefere a linha clássica e moderna.

Imagem 50 – Forre com espelho para dar a sensação de amplitude.

Decoração de apartamento pequeno

A decoração de apartamento pequeno e simples merece uma dedicação maior, pois cada m2 é importante para o morador. Todo o espaço seja paredes e aéreos devem ser muito bem aproveitados!

Uma ideia interessante é remover as paredes de alvenaria e gesso e transformar o apartamento em um cômodo livre. Dessa forma cria a sensação de um apartamento maior, já que não há nenhuma interferência visual. Buscar integrar esse espaço livre é essencial para que haja harmonia, por isso fique com algumas ideias interessantes de como decorar um apartamento pequeno:

Imagem 51 – O estilo industrial garante uma ótima proposta de apartamento studio.

Imagem 52 – Remova todas as paredes de gesso e integre os espaços.

Imagem 53 – Cores claras e materiais translúcidos são a aposta certa para apartamentos pequenos.

Imagem 54 – Decoração de apartamento: a cortina consegue levar privacidade em todos os cômodos desse apartamento.

Imagem 55 – A varanda pode se transformar em um espaço funcional para seu dia a dia.

Imagem 56 – Decoração de apartamento: divisórias em vidro são ótimas para essa proposta.

Imagem 57 – Decoração de apartamento: saia do tradicional e opte por móveis multifuncionais!

Imagem 58 – Um modo de garantir privacidade é dividir as áreas de forma correta.

Imagem 59 – Apartamento decorado para jovem descolado.

Imagem 60 – Escolha uma cor para predominar em cada ambiente.