Espaço gourmet pequeno: como montar, dicas e fotos para se inspirar

Por - Atualizado em:

Não é por falta de espaço que você vai deixar de receber visitas, confraternizar e se divertir. É para isso que existe o espaço gourmet pequeno.

Essa versão reduzida dos espaços gourmet tradicionais veio justamente para atender pessoas que, assim como você, tem pouco espaço disponível em casa (ou no apê).

E nesse post aqui você vai descobrir ideias de espaço gourmet pequeno, além de muitas dicas de como montar e decorar um desses em casa. Vem conferir.

O que é um espaço gourmet?

O espaço gourmet é um espaço voltado para gastronomia e a recepção de pessoas. Ou seja, esse local é estrategicamente planejado para atender essas duas funções, diferentemente de uma cozinha que é feita apenas para cozinhar.

No espaço gourmet, quem cozinha está em contato direto com as visitas, fazendo com que o momento de recepcionar os convidados seja muito mais agradável e divertido.

Outro diferencial do espaço gourmet é que ele vem equipado com itens diferenciados, como churrasqueira, forno e fogão a lenha, grill, além de frigobar.

Afinal, um dos maiores objetivos desse espaço é preparar refeições saborosas e diferenciadas daquelas do dia a dia.

Como montar um espaço gourmet pequeno

Planejamento e layout

Qualquer projeto, por menor que ele seja, precisa e merece ter um bom planejamento e layout.

Inclusive, essa é a única maneira de você conseguir focar naquilo que realmente pretende fazer, sem correr o risco de se perder com extravagancias no meio do caminho.

O planejamento também é uma forma segura de respeitar o orçamento destinado a criação do espaço gourmet.

Por isso, em primeiro lugar, defina o local exato onde o espaço gourmet será montado. Feito isso, observe onde ficam os pontos de luz, energia e água. Caso essas instalações não estejam prontas, será necessário providenciar, o que pode gerar um custo e um prazo maior para entrega do espaço.

Também é importante que você tire todas as medidas do local e risque no papel, fazendo um esboço. Dessa maneira, fica mais fácil determinar onde cada coisa irá ficar, além do tamanho dos móveis e eletros.

Na hora do planejamento, avalie o máximo de pontos que puder. Isso inclui desde a direção dos ventos até a movimentação da luz ao longo do dia.

Invista na funcionalidade

Você pode pensar no espaço gourmet mais lindo desse mundo, mas se ele não for funcional, esquece. Tudo o que você vai conseguir é um ambiente onde as pessoas não se sentem confortáveis.

Por isso, a funcionalidade, especialmente de ambientes pequenos, deve estar de mãos dadas com a decoração.

Isso significa que você deve pensar nas áreas livres para circulação. Ou seja, quanto menos coisas no chão, atrapalhando a passagem melhor.

Observe ainda se a disposição dos móveis está adequada. Uma mesa de jantar, por exemplo, precisa de espaço ao redor para que as pessoas possam sentar e se levantar sem atrapalhar quem está ao lado.

A parte destinada a preparação dos alimentos também precisa ser funcional. Eletros e acessórios precisam estar a fácil alcance, assim como as portas dos armários não podem atrapalhar quem está no local.

Ofereça conforto

Além de funcionalidade e estética, existe um fator determinante no planejamento do espaço gourmet. Sabe qual é? O conforto.

O conforto está intimamente relacionado com a funcionalidade, mas vai um pouco além. É ele que faz com que as pessoas se sintam bem recebidas, acolhidas e aconchegadas.

E de que forma é possível oferecer conforto em um espaço gourmet? Com texturas que sejam agradáveis aos olhos e ao toque.

Invista, por exemplo, em bancos com almofadas, peças com formato orgânico e fibras naturais.

Integre

O espaço gourmet pequeno pode ficar ainda mais valorizado com a integração entre ambientes.

O mais comum, especialmente em apartamentos, é a integração do espaço gourmet com a sala de estar. Mas esse local pode ser integrado também com a cozinha ou a sala de jantar.

O importante é que a integração favorece a sensação de amplitude e permita que as pessoas interajam entre esses ambientes.

Personalize

Via de regra, o espaço gourmet pequeno é uma área intimista e acolhedora da casa, por isso, ela precisa refletir a personalidade de quem habita o local.

E a melhor maneira de fazer isso é apostando em uma decoração original, criativa e que traduza o estilo dos moradores.

Decoração para espaço gourmet pequeno

Defina um estilo

É muito comum que o espaço gourmet acabe recebendo uma decoração mais rústica e despojada, afinal, esse é um ambiente de descontração.

Mas você não precisa ficar limitado a esse estilo, especialmente se ele não faz muito o seu gosto.

Existem outras formas de decorar o espaço gourmet pequeno. Você pode optar, por exemplo, por uma decoração mais moderna ou, ainda, uma decoração elegante e sofisticada.

Independente de qual for o estilo que você pretende usar na decoração do espaço gourmet pequeno é importante definir um caminho a seguir.

Escolha uma paleta de cores

Com base no estilo da decoração do espaço gourmet pequeno, eleja uma paleta de cores.

Uma decoração com toque rústico sempre combina com tons terrosos e cores que remetam à natureza, como o marrom, o laranja e o verde.

Já para uma decoração moderna, os tons neutros sóbrios, como branco, cinza e preto são ótimas opções. Para quebrar a monotonia, invista em uma ou duas cores contrastantes, como azul ou amarelo.

Mas se a intenção é criar um espaço gourmet pequeno e sofisticado, os tons neutros suaves, como os Off White mesclados a cores mais intensas, como o azul escuro e o amadeirado, são excelentes opções.

Observe os materiais

O espaço gourmet pode ser tanto ao ar livre, quanto fechado ou coberto. No primeiro caso, é importante que você escolha materiais resistentes a ação do tempo, como chuvas, ventos e raios solares.

A madeira, por exemplo, até pode ser utilizada, mas precisa de um tratamento especial e manutenção frequente. Já elementos em alumínio e plástico quase nunca demandam manutenção.

O mesmo vale para pisos de cerâmica ou porcelanato que são altamente resistentes, duráveis, fáceis de limpar e podem ser usados em ambientes externos tranquilamente.

Apenas evite aqueles que podem ser escorregadios, como é o caso do granito e do mármore.

Nas áreas de churrasqueira e forno, o ideal é utilizar materiais resistentes ao calor e que sejam fáceis de limpar, como o porcelanato ou o granito.

Para a bancada, as pedras naturais também são uma boa opção.

Caso utilize peças em tecido, como almofadas e estofados, prefira as versões impermeáveis.

Escolha os móveis certos

O espaço gourmet pequeno precisa ser planejado para ser bonito e funcional, lembra disso? Boa parte dessa funcionalidade diz respeito aos móveis.

Examine o tamanho do seu espaço e veja se é mais interessante, por exemplo, ter uma bancada ao invés de uma mesa. O mesmo vale para bancos e banquetas ao invés de cadeiras.

Móveis decorativos, como mesas laterais, de centro ou de apoio devem ser evitados. Prefira utilizar nichos e prateleiras para organização dos objetos e para expor peças decorativas.

Atenção aos eletrodomésticos

Depois de dar atenção para os móveis, chegou a hora de pensar nos eletrodomésticos.

O espaço gourmet pequeno não precisa ser uma cozinha completa, com todo tipo de aparelho e acessório, mas é importante que o local tenha o mínimo de utensílios para que ele possa ser independente da cozinha.

Um bom exemplo é apostar no uso de um frigobar para as bebidas, ao invés de uma geladeira. Um cooktop pode tranquilamente ser utilizado no lugar do fogão. Já o grill elétrico pode fazer a vez de uma churrasqueira, caso não tenha espaço para ela.

Ilumine e aqueça

O ponto alto da decoração do espaço gourmet pequeno é a iluminação. Ela garante a funcionalidade do local durante a noite, mas também permite que as pessoas se sintam muito mais aconchegadas e acolhidas.

As luzes amarelas são as preferidas, por que elas “aquecem” o ambiente. Você pode usar spots laterais em conjunto com uma luminária central.

Além disso, vale a pena adicionar pontos extras de luz, como uma luminária de chão ou pendentes sobre a bancada.

Mas se quiser garantir aquele grand finale coloque um varal de lâmpadas no espaço gourmet ou complemente a iluminação com lanternas. Vale ainda espalhar velas pelo ambiente.

Ideias de espaço gourmet pequeno

Confira a seguir 50 ideias de decoração de espaço gourmet pequeno para inspirar o seu projeto. Confira:

Imagem 1 – Espaço gourmet pequeno com churrasqueira e um quintal integrado à área interna da casa.

Espaço gourmet pequeno com churrasqueira e um quintal integrado à área interna da casa

Imagem 2 – Espaço gourmet pequeno no quintal com mesa para refeições ao ar livre.

Espaço gourmet pequeno no quintal com mesa para refeições ao ar livre

Imagem 3 – Espaço gourmet pequeno externo com churrasqueira e área coberta.

Espaço gourmet pequeno externo com churrasqueira e área coberta

Imagem 4 – Espaço gourmet pequeno moderno com móveis de madeira e revestimentos na cor cinza.

Espaço gourmet pequeno moderno com móveis de madeira e revestimentos na cor cinza

Imagem 5 – Espaço gourmet pequeno com churrasqueira sob a luz do pergolado.

Espaço gourmet pequeno com churrasqueira sob a luz do pergolado

Imagem 6 – Espaço gourmet pequeno e simples, mas super bem resolvido.

Espaço gourmet pequeno e simples, mas super bem resolvido

Imagem 7 – Espaço gourmet pequeno no quintal montado sobre o deck de madeira.

Espaço gourmet pequeno no quintal montado sobre o deck de madeira

Imagem 8 – Espaço gourmet pequeno moderno com piso de madeira e iluminação especial.

Espaço gourmet pequeno moderno com piso de madeira e iluminação especial

Imagem 9 – Espaço gourmet pequeno e simples com churrasqueira e bancada de concreto.

Espaço gourmet pequeno e simples com churrasqueira e bancada de concreto

Imagem 10 – Coloque plantas no espaço gourmet e deixe-o ainda mais aconchegante.

Coloque plantas no espaço gourmet e deixe-o ainda mais aconchegante

Imagem 11 – Espaço gourmet pequeno e simples no quintal de casa.

Espaço gourmet pequeno e simples no quintal de casa

Imagem 12 – Espaço gourmet pequeno de apartamento: mesmo com espaço limitado é possível criar um ambiente aconchegante e receptivo.

Espaço gourmet pequeno de apartamento: mesmo com espaço limitado é possível criar um ambiente aconchegante e receptivo

Imagem 13 – Nesse espaço gourmet pequeno, o balcão integra a área interna com a externa.

Nesse espaço gourmet pequeno, o balcão integra a área interna com a externa

Imagem 14 – Espaço gourmet pequeno no quintal. A falta de cobertura não foi problema por aqui.

Espaço gourmet pequeno no quintal. A falta de cobertura não foi problema por aqui

Imagem 15 – Espaço gourmet pequeno compartilhado no condomínio.

Espaço gourmet pequeno compartilhado no condomínio

Imagem 16 – Espaço gourmet pequeno no quintal com decoração rústica mediterrânea.

Espaço gourmet pequeno no quintal com decoração rústica mediterrânea

Imagem 17 – Espaço gourmet pequeno de apartamento totalmente integrado com a sala.

Espaço gourmet pequeno de apartamento totalmente integrado com a sala

Imagem 18 – Que tal trazer cor e muito estilo para o espaço gourmet pequeno do apartamento?

Que tal trazer cor e muito estilo para o espaço gourmet pequeno do apartamento?

Imagem 19 – Ideia de espaço gourmet pequeno clean e elegante.

Ideia de espaço gourmet pequeno clean e elegante

Imagem 20 – Espaço gourmet pequeno com área coberta muito aconchegante.

Espaço gourmet pequeno com área coberta muito aconchegante

Imagem 21 – Decoração de espaço gourmet pequeno em estilo rústico com muitas plantas

Imagem 22 – Além dos elementos naturais, esse espaço gourmet pequeno se destaca pelas luminárias pendentes.

Além dos elementos naturais, esse espaço gourmet pequeno se destaca pelas luminárias pendentes

Imagem 23 – Espaço gourmet pequeno no quintal com direito a churrasqueira e cadeira de balanço.

Espaço gourmet pequeno no quintal com direito a churrasqueira e cadeira de balanço

Imagem 24 – Espaço gourmet pequeno e moderno montado no jardim de inverno da casa.

Espaço gourmet pequeno e moderno montado no jardim de inverno da casa

Imagem 25 – Espaço gourmet pequeno com piscina. O sonho de qualquer um!

Espaço gourmet pequeno com piscina. O sonho de qualquer um!

Imagem 26 – Espaço gourmet pequeno de apartamento com decoração elegante e moderna.

Espaço gourmet pequeno de apartamento com decoração elegante e moderna

Imagem 27 – Toque retrô na decoração do espaço gourmet pequeno

Imagem 28 – Espaço gourmet pequeno com ambientes bem marcados.

Imagem 29 – Espaço gourmet pequeno integrado com a casa.

Espaço gourmet pequeno integrado com a casa

Imagem 30 – Espaço gourmet pequeno de apartamento com churrasqueira e bancada para refeições.

Espaço gourmet pequeno de apartamento com churrasqueira e bancada para refeições

Imagem 31 – Nesse outro projeto, a mesa do espaço gourmet foi posicionada junto ao balcão.

Nesse outro projeto, a mesa do espaço gourmet foi posicionada junto ao balcão

Imagem 32 – Soluções inteligentes para aproveitar melhor a área do espaço gourmet pequeno.

Soluções inteligentes para aproveitar melhor a área do espaço gourmet pequeno

Imagem 33 – Espaço gourmet pequeno com piscina. Diversão garantida.

Espaço gourmet pequeno com piscina. Diversão garantida

Imagem 34 – Dica de ouro para decoração do espaço gourmet pequeno: use prateleiras.

Dica de ouro para decoração do espaço gourmet pequeno: use prateleiras

Imagem 35 – Espaço gourmet pequeno moderno em tons neutros.

Espaço gourmet pequeno moderno em tons neutros

Imagem 36 – Funcionalidade e conforto são fundamentais na decoração do espaço gourmet pequeno.

Funcionalidade e conforto são fundamentais na decoração do espaço gourmet pequeno

Imagem 37 – Espaço gourmet pequeno com geladeira e forno.

Espaço gourmet pequeno com geladeira e forno

Imagem 38 – Espaço gourmet pequeno moderno. Destaque para as banquetas pretas em contraste com o branco.

Espaço gourmet pequeno moderno. Destaque para as banquetas pretas em contraste com o branco

Imagem 39 – Se a luz natural incomodar, basta acionar a persiana.

Se a luz natural incomodar, basta acionar a persiana

Imagem 40 – Espaço gourmet pequeno e simples daquele jeitinho rústico que todo mundo ama.

Espaço gourmet pequeno e simples daquele jeitinho rústico que todo mundo ama

Imagem 41 – Que tal um jardim vertical para completar a decoração do espaço gourmet pequeno?

Que tal um jardim vertical para completar a decoração do espaço gourmet pequeno?

Imagem 42 – A diferença na decoração está nos detalhes, como aqui, nesse espaço gourmet pequeno de azulejos modernos.

A diferença na decoração está nos detalhes, como aqui, nesse espaço gourmet pequeno de azulejos modernos

Imagem 43 – Ideia de espaço gourmet pequeno decorado com banquetas azuis.

Ideia de espaço gourmet pequeno decorado com banquetas azuis

Imagem 44 – Espaço gourmet pequeno, mas chiquérrimo!

Espaço gourmet pequeno, mas chiquérrimo!

Imagem 45 – Espaço gourmet pequeno externo com churrasqueira e um gramadinho para ficar de bobeira.

Espaço gourmet pequeno externo com churrasqueira e um gramadinho para ficar de bobeira

Imagem 46 – Espaço gourmet pequeno no quintal com churrasqueira coberta e área social no gramado.

Espaço gourmet pequeno no quintal com churrasqueira coberta e área social no gramado

Imagem 47 – Um mini espaço gourmet no apartamento, mas capaz de receber todo mundo muito bem.

Um mini espaço gourmet no apartamento, mas capaz de receber todo mundo muito bem

Imagem 48 – Espaço gourmet pequeno externo com cozinha equipada e balcão.

Espaço gourmet pequeno externo com cozinha equipada e balcão

Imagem 49 – A parede de tijolinhos é clássica na decoração do espaço gourmet pequeno.

A parede de tijolinhos é clássica na decoração do espaço gourmet pequeno

Imagem 50 – Vai um espaço gourmet pequeno em cor de rosa aí? Fica a dica!

Vai um espaço gourmet pequeno em cor de rosa aí? Fica a dica!