Varanda gourmet: 60 ideias de projetos modernos inspiradores

Conheça diferentes propostas de decoração com os mais variados estilos de varandas gourmet

Por -

Os projetos cada vez menores das moradias atuais transformaram a varanda gourmet em um espaço praticamente obrigatório nas casas e, principalmente, nos apartamentos. É nessa área, geralmente de poucos metros quadrados, que família e amigos se reúnem para jantares, comemorações ou apenas para compartilhar bons momentos.

Nesse contexto, a varanda gourmet é um refúgio da vida moderna, incentivadas pela demanda crescente por um estilo de vida mais natural e desacelerado. Alias, o termo “gourmet”, de origem francesa, refere-se atualmente ao prazer de preparar a própria comida e servi-la acompanhada de boa bebida e boas companhias, degustando vagarosamente esses pequenos e fundamentais momentos da vida, que correm na contramão do agitado cotidiano moderno, onde às vezes, a principal e única refeição do dia é um lanche mal feito.

As varandas gourmets podem ser agregadas a outros ambientes da casa ou do apartamento, como a sala de estar ou a cozinha. Em casas, com o espaço geralmente mais amplo, é possível montar a varanda gourmet totalmente separada e independente dos ambientes internos.

Agora, caso você esteja pensando em criar uma varanda gourmet no seu apartamento, lembre-se que é necessário uma autorização do condomínio, especialmente se a reforma envolver a retirada de paredes, pois pode comprometer a parte estrutural do edifício. Nas casas, esse processo é mais simples, mas mesmo assim é importante contar com a ajuda de um profissional qualificado para que o projeto fique o mais funcional e agradável possível.

Por fim, comece a pensar na decoração da varanda gourmet. Essa parte é fundamental para garantir os bons momentos. Existem diversos tipos de decoração de varanda gourmet, a mais comum é o estilo rústico, que carrega em si uma proposta naturalmente mais aconchegante e confortável. Mas também é possível encontrar modelos de varandas gourmets clean, modernas e bem despojadas.

Seja qual for o estilo que deseja dar a sua varanda, vamos te apresentar dicas fundamentais de como decorar uma varanda gourmet, seja ela pequena ou grande, de casa ou de apartamento. Assim, você conseguirá tirar o máximo de proveito desse espaço. Confira as dicas a seguir e inspire-se para montar o projeto de varanda gourmet dos seus sonhos:

Como montar e decorar a varanda gourmet

1. Móveis de madeira

Os móveis de madeira são a cara de uma varanda gourmet, especialmente se você pretende criar um estilo mais rústico no ambiente. Mesas, cadeiras, poltronas, bancos, armários, balcão, enfim, praticamente toda a mobília pode ser de madeira. Cabe aqui também os móveis de MDF com revestimento amadeirados, eles conferem uma aparência muito semelhante a da madeira de verdade. Você também pode optar por móveis de demolição ou com acabamento em pátina. Outra opção é mesclar móveis de madeira com móveis de outros materiais, caso sua intenção seja criar uma varanda gourmet mais moderna e de estilo contemporânea.

2. Objetos para decoração da varanda

Para ajudar a compor a decoração, opte por quadros, louças, panelas na parede e o que mais combinar com o estilo da sua varanda. Uma dica é lançar mão de prateleiras e nichos que ajudam a organizar e decorar ao mesmo tempo. E não deixe de fora os vasos de plantas, eles ajudam a dar aquele ar aconchegante indispensável para toda varanda gourmet. Coloque-os no chão, pendurados na parede ou sobre os armários.

3. Eletrodomésticos e utensílios para varanda gourmet

A varanda gourmet é, sobretudo também, um espaço funcional, onde será necessário cozinhar, servir e, logo em seguida, limpar. Por isso, pense em eletrodomésticos que sejam capazes de atender as suas necessidades. Caso sua varanda seja integrada com a cozinha é possível dispensar o uso de geladeira, por exemplo, já que você pode utilizar a mesma para ambos os espaços, considere utilizar no lugar um frigobar. Já um forno, cooktop e uma coifa são indispensáveis para o funcionamento da varanda gourmet. Para as louças, panelas e talheres você pode investir em peças de cores vivas e alegres, que tragam um estilo diferenciado para a varanda, ou ainda, optar por louças de barro, cerâmica ou ferro.

4. Ilha com cooktop

Se você possui um espaço maior na varanda gourmet, experimente usar uma ilha com cooktop. Esse elemento valoriza a varanda e permite um aproveitamento melhor do ambiente. A ilha pode ser utilizada para apoiar o cooktop e preparar as refeições. Outra ideia é acoplar um balcão que circule a ilha para que as pessoas sejam servidas ali mesmo.

5. Churrasqueira

O famoso cantinho do churrasco não pode faltar na varanda gourmet. Ela pode ser de tijolinhos, inox ou cerâmica, mas não deixe esse item de lado. A churrasqueira também pode vir acompanhada de um fogão e forno a lenha, já pensou?

6. Tijolinhos aparentes

Os tijolinhos aparentes não precisam, necessariamente, participar apenas de projetos de varandas gourmets rústicas. Os tijolinhos compõem muito bem propostas mais modernas e descoladas, principalmente se receberem uma camada de tinta.

Varanda gourmet: 60 fotos entre os mais variados estilos

Veja agora uma seleção incrível de 60 fotos de varandas gourmets dos mais variados estilos: das mais simples às mais sofisticadas. E perceba como essas dicas são aplicadas na prática:

Imagem 1 – Varanda gourmet preta e branca não dispensou o uso, mesmo que discreto, da madeira; a bancada de granito e a churrasqueira de inox trazem sofisticação para a varanda.

Varanda gourmet preta e branca

Imagem 2 – Nessa varanda gourmet, a ilha central em silestone traz uma mini horta para deixar os temperos sempre à mão.

Varanda gourmet com ilha central

Imagem 3 – Mesa de madeira maciça acoplada ao balcão é o grande destaque dessa varanda gourmet.

Mesa de madeira maciça na varanda gourmet

Imagem 4 – Já nessa varanda o estilo clássico e requintado divide espaço com os móveis de madeira rústica.

Varanda gourmet com estilo clássico

Imagem 5 – Típica varanda gourmet da maioria dos apartamentos atuais: simples e pequena, mas sem deixar a funcionalidade e a estética de fora.

Varanda gourmet simples e pequena

Imagem 6 – Varanda gourmet de uma casa: espaçosa, aconchegante e com tudo à mão.

Varanda gourmet de uma casa

Imagem 7 – Parede de tijolinhos, madeira e uma mini adega dão o tom dessa varanda gourmet de apartamento.

Varanda gourmet de apartamento

Imagem 8 – Móveis planejados são a melhor saída para o aproveitamento total do espaço das varandas gourmets pequenas.

Varanda gourmet com móveis planejados

Imagem 9 – Varanda pequena de apartamento com churrasqueira; o sofá recostado no guarda-corpo foi a opção para liberar espaço na parte central.

Varanda pequena de apartamento com churrasqueira

Imagem 10 – Varanda gourmet sutilmente rústica: os móveis de design elegante quase deixam passar o tom rústico do ambiente…quase! Porque é impossível não notar a parede de tijolinhos e a base da mesa de madeira.

Varanda gourmet sutilmente rústica

Imagem 11 – Toque de cor para alegrar a varanda gourmet de apartamento; a persiana romana regula a entrada da luz no ambiente.

Varanda gourmet de apartamento

Imagem 12 – Parede revestida de pallets e nichos abertos dão toque especial para decoração dessa varanda gourmet pequena.

Varanda gourmet com nichos abertos e parede de pallet

Imagem 13 – Nessa varanda, o design moderno dos eletrodomésticos contrasta com o tom amadeirado dos armários, criando um ambiente acolhedor e sofisticado ao mesmo tempo.

Design moderno na varanda gourmet

Imagem 14 – Pequena, mas de muito bom gosto: a parede dessa varanda foi revestida com mármore.

Parede de varanda gourmet com mármore

Imagem 15 – Pedras são uma alternativa interessante para revestir a parede, conferindo o mesmo ar aconchegante que os tijolinhos.

Pedras para revestir varanda gourmet

Imagem 16 – Nessa varanda gourmet, o bar localizado em cima da pia se destaca.

Bar na varanda gourmet

Imagem 17 – Varanda gourmet de apartamento com jardim vertical; o sofá longilíneo acompanha a extensão do ambiente.

Varanda gourmet de apartamento com jardim vertical

Imagem 18 – Varanda gourmet integrada a sala de estar aumenta a área social do apartamento.

Varanda gourmet integrada a sala de estar

Imagem 19 – Varanda gourmet pequena integrada ao restante do apartamento; pequeno degrau faz a diferenciação entre os ambientes.

Varanda gourmet pequena integrada

Imagem 20 – Banquetas altas, sofá e um banco acomodam com conforto quem chega na varanda.

Banquetas altas na varanda gourmet

Imagem 21 – Branco e amadeirado claro foram as cores escolhidas para compor a decoração dessa varanda gourmet de apartamento.

Branco e madeira na varanda gourmet

Imagem 22 – Varanda gourmet apenas para as refeições; as refeições são preparadas dentro do apartamento.

Varanda gourmet apenas para as refeições

Imagem 23 – Porta de vidro de correr separa sutilmente a varanda gourmet da sala de estar.

Porta de vidro de correr para varanda gourmet

Imagem 24 – Nessa varanda gourmet, a mesa foi substituída pelo balcão; as poltronas ajudam a acomodar os visitantes.

Varanda gourmet com balcão

Imagem 25 – Parede de tijolinhos e geladeira vermelha são o charme dessa varanda.

Parede de tijolinhos e geladeira vermelha são o charme dessa varanda

Imagem 26 – A cor preta, predominante na decoração, deixa a varanda gourmet sofisticada e moderna.

Varanda gourmet sofisticada e moderna

Imagem 27 – Tom cinza dos objetos metálicos domina a decoração dessa varanda de estilo mais jovial.

Decoração de varanda gourmet com estilo jovial

Imagem 28 – Se a luz incomodar, basta descer a persiana; importante tomar esse cuidado para garantir o aproveitamento do espaço em qualquer momento do dia.

Varanda gourmet com persiana

Imagem 29 – Nessa casa, a diversão está garantida com a varanda gourmet bem montada e a piscina aos fundos; toque rústico na decoração deixou o ambiente mais acolhedor.

Varanda gourmet bem montada

Imagem 30 – Varanda gourmet pequena, mas funcional em todos os aspectos.

Varanda gourmet pequena e funcional

Imagem 31 – Móveis de vime com design moderno foram os escolhidos para essa varanda gourmet de apartamento.

Varanda com móveis de vime

Imagem 32 – Não tenha medo de ousar nas cores na hora de decorar a varanda gourmet, o ambiente permite combinações mais ousadas e vibrantes.

Varanda gourmet colorida

Imagem 33 – Rústica e moderna: jardim vertical e mesa de madeira de demolição; para fazer o contraponto a cor preta nas luminárias suspensas, no sofá e nos objetos decorativos.

Varanda gourmet rústica e moderna

Imagem 34 – Nas varandas gourmets pequenas, o ideal é não acumular muitos objetos e móveis.

Poucos objetos na decoração da varanda

Imagem 35 – Nessa varanda gourmet pequena, o frigobar foi a solução para ter bebidas sempre na temperatura certa.

Frigobar para varanda gourmet pequena

Imagem 36 – Varanda gourmet pequena de apartamento com pia, churrasqueira e mesa; a vista da cidade é um bônus extra.

Varanda gourmet pequena de apartamento com pia, churrasqueira e mesa

Imagem 37 – Repare que as varandas gourmets de formato retangular possuem uma faixa para livre circulação e outra para acomodar os móveis.

Varanda gourmet de formato retangular

Imagem 38 – Nessa casa, o projeto da varanda gourmet contou com forro de madeira, parede de tijolinhos e jardim vertical.

Varanda gourmet com forro de madeira

Imagem 39 – Já nas varandas de apartamento maiores é possível abusar de sofás e outros móveis.

Varanda grande conta com sofá e outros móveis

Imagem 40 – Varanda gourmet com conjunto de sofás; tanto conforto remete a uma sala de estar.

Varanda gourmet com conjunto de sofás

Imagem 41 – Varanda gourmet com canto alemão.

Varanda gourmet com canto alemão

Imagem 42 – Posicionada discretamente na parede, a TV se esquiva da decoração, mas contribui para os momentos de descontração em família.

Varanda gourmet com TV

Imagem 43 – Nessa varanda gourmet, o charme fica por conta dos ladrilhos hidráulicos.

Ladrilhos hidráulicos na varanda gourmet

Imagem 44 – Balcão acompanha a ilha dessa varanda gourmet e permite que os convidados se sirvam no mesmo local onde a refeição está sendo preparada.

Balcão com ilha para varanda gourmet

Imagem 45 – Rústico e retrô marcam a decoração dessa varanda gourmet integrada à sala de estar.

Varanda gourmet integrada a sala de estar

Imagem 46 – Tudo na medida ideal e necessária para essa varanda gourmet: pia, adega e forno.

Varanda com pia, adega e forno

Imagem 47 – Varanda gourmet integrada aos ambientes internos permite a utilização de louças e eletrodomésticos em conjunto com a cozinha; destaque para o mini aparador que tem a função de demarcar onde acaba a sala e inicia a varanda.

Varanda gourmet integrada aos ambientes internos

Imagem 48 – Quintal e varanda gourmet juntos, com lugar até para fazer uma fogueirinha.

Quintal e varanda gourmet juntos

Imagem 49 – Mesmo clean, a decoração dessa varanda gourmet não dispensou o uso dos tijolinhos na parede.

Varanda gourmet clean

Imagem 50 – Varanda gourmet ampla e espaçosa separa o local das refeições do ambiente para conversar e relaxar.

Varanda gourmet ampla e espaçosa

Imagem 51 – A decoração moderna dessa varanda gourmet não resistiu ao charme aconchegante dos elementos rústicos.

Varanda gourmet moderna

Imagem 52 – Ambientes integrados pelo piso de madeira.

Varanda gourmet integrada pelo piso de madeira

Imagem 53 – Uma vista espetacular para deixar a varanda gourmet ainda mais especial.

Uma vista espetacular para deixar a varanda gourmet ainda mais especial

Imagem 54 – A faixa estreita reservada para a varanda não a impediu de se tornar um lugar agradável e confortável.

Varanda gourmet agradável e confortável

Imagem 55 – Madeira e inox lado a lado na decoração dessa varanda.

Madeira e inox lado a lado na decoração dessa varanda.

Imagem 56 – Varanda gourmet com mesa de formato diferenciado.

Varanda gourmet com mesa em formato diferenciado

Imagem 57 – Varanda gourmet com churrasqueira, forno e fogão a lenha.

Varanda gourmet com churrasqueira, forno e fogão a lenha

Imagem 58 – Mesas redondas ocupam mais espaço, portanto, atente-se as medidas para não deixar a varanda gourmet “apertada”.

Mesas redondas ocupam mais espaço, portanto, atente-se as medidas para não deixar a varanda gourmet “apertada”

Imagem 59 – Ambientes integrados decorados de forma – quase — igual.

Ambientes integrados decorados de forma – quase — igual

Imagem 60 – Cadeiras diferentes, na cor e no design, compõe a mesa dessa varanda gourmet.

Cadeiras diferentes, na cor e no design, compõe a mesa dessa varanda gourmet