Estilo escandinavo: descubra 85 imagens surpreendentes de decoração

Descubra íncríveis ideias com o estilo nórdico de decoração para inspirar o seu dia

Por -

Um estilo que anda chamando cada vez mais atenção e conquistando as pessoas nos últimos tempos é o estilo escandinavo. Com sua decoração que prioriza os tons claros, a iluminação natural, amplitude do espaço e um toque personalizado e afetivo, ela está associada tanto ao clean quanto ao minimalista, mas com características próprias que são inconfundíveis!

No post de hoje vamos falar um pouco sobre este estilo de decoração que pode ser aplicado em todos os cômodos da casa e que traz não só ambientes aconchegantes e relaxantes, mas também super estilosos. Vamos lá!

Mas de onde veio o estilo escandinavo?

Ele começou nos países do norte da Europa (na região conhecida como Escandinávia, que abarca Dinamarca, Noruega, Finlândia, Suíça, Suécia e Islândia), já no século XX. A maior inspiração deste estilo vem da decoração da casa do casal Karin e Carl Larsson, dois artistas que criaram um ambiente moderno e cheio de vida, com muitos elementos em madeira, tons neutros, plantas e toques pessoais com decoração feita à mão.

As principais características do estilo escandinavo

1. Branco como a cor neutra por excelência

Aqui não tem como errar, no estilo escandinavo, o branco é a principal cor que traz esse toque de elegância e simplicidade ao mesmo tempo. Com o fundo branco, o seu ambiente não só fica mais leve, como também pode adquirir um aspecto mais amplo, facilitando a difusão de luz.

2. Design atemporal nos seus móveis

Na ideia de simplicidade nos elementos básicos, a escolha de móveis deve ser feita com uma diretriz: simplicidade de formas. Essa diretriz, além de trazer mais segurança para a compra e a decoração, geralmente se refere aos móveis básicos com estilo atemporal, que podem ser combinados com uma decoração auxiliar em diversos estilos e cores.

3. Madeira por todos os lugares

Especialmente falando das madeiras em tons claros, combinando com o branco básico, elas são as responsáveis por um toque mais rústico do ambiente. A madeira traz não só o aconchego mas também um toque tradicional para o ambiente.

4. Paleta de tons pastéis

Nesse caso, tanto os tons pastéis mais comuns, como o bege e o cinza, quanto às novas tendências, os tons off-white e as candy colors fazem ótimas combinações no ambiente escandinavo. A ideia é pensar com mais simplicidade e por isso os tons crus, de madeira, couro e lã funcionam muito bem.

5. Um toque natural

A maioria dos ambientes na decoração escandinava aposta em toques de verde em plantinhas apoiadas em mesas, parapeitos de janelas, prateleiras e hangers. Se você for apaixonada por plantas, vale a pena comprar suas espécies preferidas e ficar atenta ao ambiente ideial de cada uma para cuidar e ver elas se desenvolvendo e crescendo dentro da sua casa. Para quem não tem tempo ou não tem experiência com plantas, vale investir nas artificiais.

Além das plantas, outro toque natural que você pode dar é com elementos handmade: aposte no artesanato (que você pode fazer ou ganhar), com atenção especial para o tricô, crochê e as cestarias.

Invista em uma decoração auxiliar cheia de personalidade: A decoração com quadros, almofadas, tapetes, livros, velas e outros objetos mais divertidos e que transmitem seus gostos e personalidade fazem com que o ambiente deixe de ser rígido e formal, abrindo espaços para brincadeiras, toques de cores e fazendo com que o ambiente se torne um lar.

Descubra 85 imagens de decoração com estilo escandinavo

Agora que você já sabe um pouco mais sobre este estilo, dê uma olhada na nossa seleção de imagens para conferir ambientes completos com ideias lindas e soluções criativas para trazer o clima do estilo escandinavo para a sua casa!

Imagem 1 – Sala de estar com decoração no estilo escandinavo: tons neutros em um mobiliário cheio de conforto e decoração afetiva com quadrinhos e plantas.

Sala de estar com decoração no estilo escandinavo

Imagem 2 – Escolha a paleta branca como a sua inspiração principal para a decoração no estilo escandinavo.

Escolha a paleta branca como a sua inspiração principal para a decoração no estilo escandinavo

Imagem 3 – Mesmo com o ambiente em tons mais claros, adicione alguns toques de escuro, como no sofá de couro o tapete e os quadros pretos.

Sofá de couro no estilo escandinavo

Imagem 4 – Aliás, o preto e branco é uma mistura que funciona em tudo, especialmente quando se quer compor um ambiente no estilo escandinavo.

Aliás, o preto e branco é uma mistura que funciona em tudo

Imagem 5 – Os tons clarinhos que voltaram com tudo numa paleta off-white também combinam muito com o ambiente no estilo escandinavo.

Os tons clarinhos que voltaram com tudo numa paleta off-white

Imagem 6 – Composição de quadros na parede: no mesmo estilo, escolha cenas e paisagens que reflitam o mood da sua decoração

Composição de quadros na parede com estilo escandinavo

Imagem 7 – Cozinha no estilo escandinavo: o branco como predominante, das paredes, ao chão e mobiliário de madeira e toques de contraste com o preto.

Cozinha no estilo escandinavo

Imagem 8 – Estilo escandinavo no closet: aposte em um ambiente mais aberto com luz natural para dar a sensação de que o espaço é mais amplo.

Estilo escandinavo no closet

Imagem 9 – Os tons crus e amadeirados, ganham um espaço especial na paleta desta decoração: home office escandinavo.

Os tons crus e amadeirados, ganham um espaço especial na paleta desta decoração

Imagem 10 – Sala de jantar estilo escandinavo: ambiente aberto cheio de luz e aconchego.

Sala de jantar estilo escandinavo

Imagem 11 – Insira cores no seu ambiente com alguns objetos decorativos e plantinhas: no estilo escandinavo, a natureza é valorizada nas suas cores, frescor e sutileza.

Insira cores no seu ambiente com alguns objetos decorativos e plantinhas

Imagem 12 – Estilo escandinavo: cozinha projetada em madeira e cores claras num toque funcional e cheio de personalidade.

Estilo escandinavo: cozinha projetada em madeira e cores claras num toque funcional e cheio de personalidade

Imagem 13 – Ambientes amplos são sempre queridos no estilo industrial: neste aqui, para valorizar a circulação e o pé direito alto, foi construído uma sacada que funciona como closet.

Ambientes amplos são sempre queridos no estilo industrial

Imagem 14 – Madeira no banheiro? Como o piso de madeira dá um clima mais aconchegante para o espaço, especialmente se você estiver decorando no estilo escandinavo, existem pisos de cerâmicas que imitam as chapas de madeira e que podem ser colocados em ambientes molhados.

Estilo escandinavo com piso de madeira no banheiro

Imagem 15 – Escritório escandinavo: experimente posicionar sua bancada de trabalho em um local com boa iluminação natural e uma vista incrível – mais inspiração para os seus projetos na certa!

Escritório escandinavo: experimente posicionar sua bancada de trabalho em um local com boa iluminação natural e uma vista incrível

Imagem 16 – Estilo escandinavo: quarto de bebê, predomínio de cores claras e uma decoração em tecido, num estilo handmade.

Estilo escandinavo: quarto de bebê, predomínio de cores claras e uma decoração em tecido, num estilo handmade

Imagem 17 – Aposte em uma decoração com toques minimalistas ou clean: elas são a base do estilo escandinavo.

Aposte em uma decoração com toques minimalistas ou clean

Imagem 18 – Cores escuras no estilo escandinavo sim! Tente misturar os tons claros e escuros em um ambiente mais aberto e com bastante iluminação natural.

Cores escuras no estilo escandinavo

Imagem 19 – Estampas geométricas: nas peças de pisos e azulejos hidráulicos, se inspire nos padrões para compor um banheiro no estilo escandinavo.

Estampas geométricas no estilo escandinavo

Imagem 20 – Quadros e molduras grandes para valorizar sua parede: as paredes vazias do estilo escandinavo contemporâneo podem ser decoradas com grandes quadros, fotografias ou ilustrações.

Quadros e molduras grandes para valorizar sua parede

Imagem 21 – Trabalhe não somente com o preto e o branco, mas os diversos tons de cinza na sua decoração escandinava.

Trabalhe não somente com o preto e o branco, mas os diversos tons de cinza na sua decoração escandinava

Imagem 22 – Um cantinho para relaxar no estilo escandinavo: varanda com poltrona ninho, coberta e tapete para ler um bom livro.

Um cantinho para relaxar no estilo escandinavo

Imagem 23 – Se inspire nas estampas e padrões de designers e ilustradores que utilizam o estilo escandinavo para compor o seu ambiente.

Se inspire nas estampas e padrões de designers e ilustradores

Imagem 24 – Branco, madeira e azul marinho nesta cozinha no estilo escandinavo super funcional.

Branco, madeira e azul marinho nesta cozinha no estilo escandinavo super funcional

Imagem 25 – Sala de jantar no estilo escandinavo: mesa próxima da janela e com cadeiras super confortáveis para comer ou conversar com a família ou amigos.

Sala de jantar no estilo escandinavo

Imagem 26 – No mesmo estilo, aqui vai outra opção de sala de jantar: as louças e utensílios seguem as mesmas características clean da decoração.

No mesmo estilo, aqui vai outra opção de sala de jantar

Imagem 27 – Soluções criativas no estilo escandinavo para a decoração da sua casa: exponha seus livros e revistas mais interessantes em faixas de couro pregadas na parede.

Soluções criativas no estilo escandinavo para a decoração da sua casa

Imagem 28 – Banheiro muito bem iluminado no estilo escandinavo: aposte em um sistema elétrico descentralizado para distribuir bem a luz no ambiente.

Banheiro muito bem iluminado no estilo escandinavo

Imagem 29 – Estilo escandinavo: quarto de casal com cama ampla e um tapete super confortável.

Estilo escandinavo: quarto de casal com cama ampla e um tapete super confortável

Imagem 30 – Outra opção de banheiro no estilo escandinavo contemporâneo: brinque com uma decoração de quadros.

Outra opção de banheiro no estilo escandinavo contemporâneo

Imagem 31 – Outro cantinho para relaxar: mesmo nos interiores, aposte nas plantinhas, apoiadas em mesas, no chão ou até mesmo em hangers.

Outro cantinho para relaxar: mesmo nos interiores, aposte nas plantinhas, apoiadas em mesas, no chão ou até mesmo em hangers

Imagem 32 – Estilo escandinavo de interiores ganha um aspecto ampliado e com boa circulação pelos tons claros, decoração limpa e muita luz natural.

Estilo escandinavo de interiores ganha um aspecto ampliado e com boa circulação pelos tons claros

Imagem 33 – Estilo escandinavo cozinha bicolor: o tom de verde menta tendência nos últimos tempos é outra queridinha deste estilo.

Estilo escandinavo cozinha bicolor

Imagem 34 – Para um banheiro no estilo escandinavo, aposte em móveis mais compactos e funcionais, especialmente na área da pia.

Para um banheiro no estilo escandinavo, aposte em móveis mais compactos e funcionais, especialmente na área da pia

Imagem 35 – Tapete estilo escandinavo para o quarto: escolha os tapetes mais leves e com padrões repetidos, criando uma estampa para o chão do seu ambiente.

Tapete estilo escandinavo para o quarto

Imagem 36 – Os papéis de parede também são sempre bem-vindos neste estilo: a dica é sempre investir naqueles com padrões mais neutros.

Os papéis de parede também são sempre bem-vindos neste estilo

Imagem 37 – O preto e branco em estampas geométricas são coringas na decoração dos ambientes escandinavos, inclusive nos quartos infantis.

O preto e branco em estampas geométricas são coringas na decoração dos ambientes escandinavos

Imagem 38 – Quando falamos minimalismo em estilo escandinavo não quer dizer falta de decoração: pense em itens mais simples e funcionais, especialmente se forem feitos de madeira.

Quando falamos minimalismo em estilo escandinavo não quer dizer falta de decoração

Imagem 39 – Decoração escandinava para cozinha integrada à sala de jantar: combine os tons de madeira com um toque de verde e plantinhas para trazer um aspecto da natureza para dentro de casa.

Decoração escandinava para cozinha integrada à sala de jantar

Imagem 40 – Outra ideia de tapete no estilo escandinavo: aqui este redondo em branco e cinza possui um padrão tipo mandala.

Outra ideia de tapete no estilo escandinavo

Imagem 41 – Um cantinho do descanso com poucos recursos: alguns futtons e almofadas fazem um sofá incrível com apoio destas caixas metálicas.

Um cantinho do descanso com poucos recursos

Imagem 42 – No estilo escandinavo, as plantinhas são mais do que bem-vindas!

No estilo escandinavo, as plantinhas são mais do que bem-vindas

Imagem 43 – A combinação de branco e a madeira clara é um clássico com estilo escandinavo.

A combinação de branco e a madeira clara é um clássico com estilo escandinavo

Imagem 44 – Aproveite as grandes janelas para dar um toque a mais no seu home office com uma vista para a rua.

Aproveite as grandes janelas para dar um toque a mais no seu home office com uma vista para a rua

Imagem 45 – Cobertura de madeira também para as paredes: numa repaginada das cabanas rústicas, você pode usar folhas de madeira ou até mesmo revestimentos que imitam o visual delas.

Cobertura de madeira também para as paredes

Imagem 46 – Ambiente planejado no estilo escandinavo: crie nichos e pontos para descanso na superfície de madeira.

Ambiente planejado no estilo escandinavo

Imagem 47 – Outra combinação de branco e madeira clara do estilo escandinavo: desta vez na decoração do banheiro.

Branco e madeira no estilo escandinavo

Imagem 48 – Ambiente intimista para quarto com mistura de cores claras, vivas e mais escuras.

Ambiente intimista para quarto com mistura de cores claras, vivas e mais escuras

Imagem 49 – Valorize seu piso de madeira!: como eles não são mais comuns nas casas e apartamentos pelo alto custo, se você tiver essa raridade no seu ambiente, valorize!

Piso de madeira no estilo escandinavo

Imagem 50 – Banheiro em branco, preto e vermelho para mostrar que o estilo escandinavo não é sem graça e pode ganhar toques diferentes!

Banheiro em branco, preto e vermelho para mostrar que o estilo escandinavo não é sem graça e pode ganhar toques diferentes

Imagem 51 – Espaço de closet e home office no estilo escandinavo: aposte em araras e prateleiras para trazer a sensação de amplitude no ambiente.

Espaço de closet e home office no estilo escandinavo

Imagem 52 – Estilo escandinavo: quarto magenta para quem gosta de um toque pop urbano também!

Estilo escandinavo: quarto magenta para quem gosta de um toque pop urbano também

Imagem 53 – Ambiente relaxante e divertido: jogo com palavras no revestimento de parede do banheiro escandinavo.

jogo com palavras no revestimento de parede do banheiro escandinavo

Imagem 54 – Também no estilo escandinavo contemporâneo: as paredes de cimento queimado são simples e combinam muito bem com a decór.

Parede de cimento queimado

Imagem 55 – Ambientes integrados têm tudo a ver com o estilo escandinavo.

Ambientes integrados têm tudo a ver com o estilo escandinavo

Imagem 56 – Tem habilidades com marcenaria? Elas com certeza vão valorizar ainda mais o seu projeto de decoração escandinava!

Marcenaria no estilo escandinavo

Imagem 57 – Mistura de listras no sofá: outra forma de trazer mais diversão e estampas para a sua decoração de sala é utilizar almofadas, elas são baratas e podem ser trocadas facilmente!

Mistura de listras no sofá

Imagem 58 – Neste outro projeto de sala no estilo escandinavo, as almofadas também trazem padrões diferentes e criativos para você combinar.

Sala no estilo escandinavo

Imagem 59 – Aposte na paleta off-white, os tons mais próximos do branco em azul, verde, lilás e rosa, na sua decór escandinava.

Paleta off white para estilo escandinavo

Imagem 60 – Cozinha aberta no estilo americano para uma boa circulação também tem tudo a ver com a decoração escandinava.

Cozinha aberta no estilo americano

Imagem 61 – Azul claro em seus diversos tons combinando com o cinza: um ambiente calmo e relaxante de sala escandinava.

Azul claro no estilo escandinavo

Imagem 62 – Os tons terrosos de vermelho e marrom trazem um aspecto mais aconchegante para a decoração no estilo escandinavo.

Tons terrosos no estilo escandinavo

Imagem 63 – Aposte na decoração com materiais naturais e em seus tons crus: tanto a madeira quanto as fibras naturais são perfeitas neste tipo de ambiente.

Estilo escandinavo: decoração com materiais naturais

Imagem 64 – Crie padrões também com adesivos ou chapas de mdf na sua parede!

Padrões com adesivos na decoração com estilo escandinavo

Imagem 65 – Além das almofadas, as mantinhas de sofá também podem ser truques fáceis para deixar o ambiente ainda mais aconchegante e confortável.

Mantas para sofá na decoração com estilo escandinavo

Imagem 66 – Use divisórias retráteis ou que permitam a circulação da luz para os outros ambientes.

Use divisórias retráteis ou que permitam a circulação da luz para os outros ambientes

Imagem 67 – Insira uma decoração afetiva para dar mais personalidade para o seu ambiente: fotos, quadros e até mesmo ursinhos que tenham tudo a ver com você!

Insira uma decoração afetiva para dar mais personalidade para o seu ambiente

Imagem 68 – Banheiro amplo no estilo escandinavo: opte por posicionar os móveis nas paredes laterais para criar uma circulação central.

Banheiro amplo no estilo escandinavo

Imagem 69 – Outra ideia de interior escandinavo com ambientes integrados: decoração no mesmo estilo para todos os cômodos em uma unidade.

Outra ideia de interior escandinavo com ambientes integrados

Imagem 70 – Composição que brinca com as estampas das almofadas e dos quadrinhos na parede.

Composição que brinca com as estampas das almofadas e dos quadrinhos na parede

Imagem 71 – Ambiente planejado de home office e de estar: móvel único que atende às duas necessidades.

Imagem 72 – Inove na sua iluminação no estilo escandinavo contemporâneo: os lustres descentralizados são outra forma de brincar com uma decoração funcional na sua casa.

Inove na sua iluminação no estilo escandinavo contemporâneo

Imagem 73 – Mais um projeto de ambientes conjugados: a falta de divisórias dá amplitude para o espaço.

Mais um projeto de ambientes conjugados

Imagem 74 – Ideia de decoração escandinava para kitnet: mesmo em espaços mais reduzidos este estilo pode ser utilizado e até mesmo contribuir para a boa circulação.

Ideia de decoração escandinava para kitnet

Imagem 75 – As divisórias de vidro são ótimas para difundir a luz natural e artificial de forma uniforme pelos ambientes.

As divisórias de vidro são ótimas para difundir a luz natural e artificial de forma uniforme pelos ambientes

Imagem 76 – Mais uma ideia de decoração escandinava em P&B.

Mais uma ideia de decoração escandinava em P&B

Imagem 77 – As plantinhas trazem tons de verde e mais vida para este ambiente claro no estilo escandinavo.

As plantinhas trazem tons de verde e mais vida para este ambiente claro no estilo escandinavo

Imagem 78 – Mais um projeto que usa divisória de vidro para difundir a luz nos espaços.

Mais um projeto que usa divisória de vidro para difundir a luz nos espaços

Imagem 79 – O cinza e o bege, assim como o branco, assumem o protagonismo deste estilo.

O cinza e o bege, assim como o branco, assumem o protagonismo deste estilo

Imagem 80 – Neste quarto masculino escandinavo, o cinza vai desde as paredes até o estofado e as roupas de cama.

Quarto masculino escandinavo

Imagem 81 – Mais uma composição com almofadas para trazer mais conforto e diversão para este sofá.

Mais uma composição com almofadas para trazer mais conforto e diversão para este sofá

Imagem 82 – O bege e os tons mais terrosos combinam muito bem com o cinza, fazendo uma mistura de quente e frio no ambiente.

Bege na decoração com estilo escandinavo

Imagem 83 – Diversifique a iluminação artificial também para outros pontos do ambiente.

Diversifique a iluminação artificial também para outros pontos do ambiente

Imagem 84 – Aposte nas mantas e colchas artesanais para a sua cama neste estilo.

Aposte nas mantas e colchas artesanais para a sua cama neste estilo

Imagem 85 – Na ideia de padrões geométricos, o Chevron volta com tudo no estilo escandinavo!

Chevron volta com tudo no estilo escandinavo