Sala dois ambientes: modelos e dicas para você decorar

Por -

Tchau paredes! A tendência do momento é o uso da sala dois ambientes ou sala integrada, onde um ou mais cômodos da casa, geralmente sala de estar, sala de jantar e cozinha, compartilham o mesmo espaço. Mas ainda é possível unir essa integração à varanda, no caso de apartamentos, e até o home office.

Essa visão integrada dos espaços residenciais começou com o movimento modernista que priorizava a integração e a convivência social, além de uma estética clean e ampla. Mas a arquitetura moderna não foi a única responsável por alavancar o conceito das salas dois ambientes. Esse tipo de configuração residencial cresceu e se tornou praticamente uma unanimidade com o surgimento de uma nova demanda de mercado: as casas e apartamentos pequenos.

As plantas cada vez mais reduzidas acabaram forçando a integração desses ambientes com o objetivo de torná-los mais confortáveis e visualmente mais amplos.

Que tal conferir agora algumas dicas de como decorar uma sala dois ambientes? Sim, existem alguns macetes para deixar esse espaço da casa mais agradável e harmonioso, confira:

Como decorar uma sala dois ambientes?

Configuração do espaço

Se a sua casa já possui integração, ótimo, fica mais fácil pensar na decoração. Mas se você ainda tem uma parede separando a cozinha da sala, vai precisar se livrar dela – ou pelo menos transformá-la em um balcão.

Uma sala dois ambientes pode ser pequena ou grande. No primeiro caso, ela se torna uma necessidade do projeto arquitetônico, fundamental para reforçar a sensação de amplitude da casa, já na segunda opção, as salas dois ambientes se tornam uma alternativa elegante e moderna para a arquitetura da casa.

De modo geral, as salas dois ambientes possuem um formato retangular, mas isso não é uma regra. Por isso, em primeiro lugar, determine o formato do espaço que você tem disponível, ele vai te auxiliar nos passos que veremos a seguir.

Móveis

Os móveis são parte integrante de qualquer cômodo da casa, eles trazem conforto, funcionalidade e participam ativamente da decoração. No caso das salas dois ambientes, os móveis ainda ajudam a demarcar a função e o limite de cada espaço.

Para salas dois ambientes pequenas, a dica é apostar em móveis multifuncionais, como bancadas retráteis, por exemplo. Já para salas dois ambientes grandes e espaçosas, é preciso ter cuidado para não deixar a decoração fria e impessoal demais, nesse caso é legal preencher o ambiente com móveis de tamanhos proporcionais.

Limite entre cada ambiente

Mesmo que sejam integradas, as salas dois ambientes precisam demonstrar qual o limite de cada espaço, isso garante a funcionalidade desses locais e garante a organização e a estética desejada. Aqui, nesse ponto, os móveis também se tornam peças chaves.

Você pode fazer essa demarcação com o uso de aparadores, puffs e até mesmo com o sofá. E por falar em sofá, esse é um dos elementos mais importantes da sala dois ambientes e a dica é definir o local e o tamanho do sofá antes dos demais móveis.

Os limites também podem ser traçados por uma pintura diferenciada na parede, um tapete ou um quadro, por exemplo.

Paleta de cores

As cores são muito importantes no projeto de decoração da sala dois ambientes. Em caso de espaços pequenos, o recomendado é usar cores claras e neutras, já que elas garantem a sensação de amplitude e iluminação do local.

As cores da sala dois ambientes não precisam ser as mesmas, mas é importante manter uma harmonia entre elas, buscando uma paleta de tons parecidos.

Estilo da decoração

A mesma recomendação usada para as cores vale para o estilo de decoração. Procure conciliar os estilos entre os ambientes, ou seja, se a sala de estar segue uma linha moderna, permaneça assim na sala de jantar e na cozinha. No máximo, compartilhe estilos de base comum, como o escandinavo e o industrial, por exemplo. Mas, na dúvida, a melhor opção é seguir o padrão entre todos os espaços.

Espelhos

Use espelhos: essa dica é especial para quem tem uma sala dois ambientes pequena de apartamento. Os espelhos ajudam a ampliar visualmente os espaços, além de reforçar a iluminação natural.

Veja agora uma seleção especial de salas dois ambientes decoradas para você se inspirar e, claro, compreender melhor como todas essas dicas são usadas na prática:

60 salas para dois ambientes inspiradoras

Imagem 1 – Sala dois ambientes decorada em estilo moderno e despojado; o sofá demarca o limite entre a sala de jantar e a sala de estar.

Sala dois ambientes decorada em estilo moderno e despojado; o sofá demarca o limite entre a sala de jantar e a sala de estar

Imagem 2 – Sala dois ambientes com pé direito duplo: o que já era bom, ficou ainda melhor.

Sala dois ambientes com pé direito duplo: o que já era bom, ficou ainda melhor

Imagem 3 – O moderno e o industrial marcam presença nessa sala dois ambientes ampla, arejada e com pé direito duplo.

O moderno e o industrial marcam presença nessa sala dois ambientes ampla, arejada e com pé direito duplo

Imagem 4 – Já aqui nessa sala dois ambientes é o boho e o industrial que se harmonizam, mas repare que cada estilo compõe um espaço diferente.

Já aqui nessa sala dois ambientes é o boho e o industrial que se harmonizam, mas repare que cada estilo compõe um espaço diferente

Imagem 5 – È muito importante garantir uma área mínima de circulação entre os móveis da sala dois ambientes, como aqui entre a mesa de jantar e o sofá.

È muito importante garantir uma área mínima de circulação entre os móveis da sala dois ambientes, como aqui entre a mesa de jantar e o sofá

Imagem 6 – Sala dois ambientes retangular; a integração fica ainda maior com a porta de vidro de correr.

Sala dois ambientes retangular; a integração fica ainda maior com a porta de vidro de correr

Imagem 7 – O piso diferenciado destaca a sala de estar da sala de jantar, garantindo a demarcação entre os dois ambientes.

O piso diferenciado destaca a sala de estar da sala de jantar, garantindo a demarcação entre os dois ambientes

Imagem 8 – Sala dois ambientes simples; repare que o teto rebaixado de gesso foi usado apenas sobre a sala de estar, diferenciando os dois espaços.

Sala dois ambientes simples; repare que o teto rebaixado de gesso foi usado apenas sobre a sala de estar, diferenciando os dois espaços

Imagem 9 – A integração aqui foi feita entre sala de estar e home office; o vão amplo garante acesso fácil a cozinha, integrando-a parcialmente aos dois ambientes.

A integração aqui foi feita entre sala de estar e home office; o vão amplo garante acesso fácil a cozinha, integrando-a parcialmente aos dois ambientes

Imagem 10 – Quatro em um: sala de estar, sala de jantar, cozinha e varanda.

Quatro em um: sala de estar, sala de jantar, cozinha e varanda

Imagem 11 – Ampla, essa sala dois ambientes ganhou continuidade visual com o uso de um único tapete; repare que o tom de cinza predomina em ambos espaços.

Ampla, essa sala dois ambientes ganhou continuidade visual com o uso de um único tapete; repare que o tom de cinza predomina em ambos espaços

Imagem 12 – Essa sala dois ambientes ganhou amplitude visual com o uso da faixa de espelhos na parede aos fundos.

Essa sala dois ambientes ganhou amplitude visual com o uso da faixa de espelhos na parede aos fundos

Imagem 13 – Usar o mesmo piso em toda a sala dois ambientes é um truque para gerar continuidade e uniformidade no espaço, contudo, o tapete marca com precisão o espaço destinado à sala de estar.

Usar o mesmo piso em toda a sala dois ambientes é um truque para gerar continuidade e uniformidade no espaço, contudo, o tapete marca com precisão o espaço destinado à sala de estar

Imagem 14 – Integradas, mas “separadas” pelo corredor

Integradas, mas separadas pelo corredor

Imagem 15 – Home Office, sala de jantar e estar no mesmo ambiente; a parede de cobogós marca o inicio da cozinha e a integra parcialmente aos espaços.

Home Office, sala de jantar e estar no mesmo ambiente; a parede de cobogós marca o inicio da cozinha e a integra parcialmente aos espaços

Imagem 16 – Sala dois ambientes com cozinha americana.

Sala dois ambientes com cozinha americana

Imagem 17 – Configuração comum das plantas de casas atuais: balcão de refeição encostado no sofá e sala de estar compartilhada com a cozinha.

Configuração comum das plantas de casas atuais: balcão de refeição encostado no sofá e sala de estar compartilhada com a cozinha

Imagem 18 – O branco padroniza a decoração da sala dois ambientes.

O branco padroniza a decoração da sala dois ambientes

Imagem 19 – Aqui, o aparador marca com elegância o limite entre a sala de estar e a sala de jantar.

Aqui, o aparador marca com elegância o limite entre a sala de estar e a sala de jantar

Imagem 20 – De formato retangular, essa sala dois ambientes com parede espelhada aos fundos parece ser bem maior do que realmente é.

De formato retangular, essa sala dois ambientes com parede espelhada aos fundos parece ser bem maior do que realmente é

Imagem 21 – Tons pastéis e iluminação natural em abundância são o destaque dessa decoração de sala dois ambientes.

Tons pastéis e iluminação natural em abundância são o destaque dessa decoração de sala dois ambientes

Imagem 22 – Retangular e estreita: sala dois ambientes comum em apartamentos.

Retangular e estreita: sala dois ambientes comum em apartamentos

Imagem 23 – O pé-direito duplo valoriza a sala dois ambientes e confere um toque de elegância e sofisticação ainda maior para a decor.

O pé direito duplo valoriza a sala dois ambientes e confere um toque de elegância e sofisticação ainda maior para a decor

Imagem 24 – Já aqui, a sala dois ambientes é pequena e acolhedora, decorada pontualmente em cada espaço.

Já aqui, a sala dois ambientes é pequena e acolhedora, decorada pontualmente em cada espaço

Imagem 25 – Tons quentes e fibras naturais trazem conforto e acolhimento para a sala dois ambientes.

Tons quentes e fibras naturais trazem conforto e acolhimento para a sala dois ambientes

Imagem 26 – Moderna, sóbria e elegante: um só estilo para todos os espaços integrados.

Moderna, sóbria e elegante: um só estilo para todos os espaços integrados

Imagem 27 – O branco traz amplitude e luminosidade extra aos ambientes integrados.

O branco traz amplitude e luminosidade extra aos ambientes integrados

Imagem 28 – Os detalhes fazem a diferença nessa sala dois ambientes, entre eles a parede 3D com luz atrás da TV, o lustre sobre a mesa de jantar e o painel ripado de madeira.

Os detalhes fazem a diferença nessa sala dois ambientes, entre eles a parede 3D com luz atrás da TV, o lustre sobre a mesa de jantar e o painel ripado de madeira

Imagem 29 – O destaque dessa sala dois ambientes, além é claro do pé direito duplo, vai para o lustre clássico que se estende até alcançar a mesa de jantar.

O destaque dessa sala dois ambientes, além é claro do pé direito duplo, vai para o lustre clássico que se estende até alcançar a mesa de jantar

Imagem 30 – O sofá de canto otimiza o espaço da sala dois ambientes e ainda ajuda a demarcar cada área.

O sofá de canto otimiza o espaço da sala dois ambientes e ainda ajuda a demarcar cada área

Imagem 31 – Sala dois ambientes com escada: simplicidade e bom gosto para o projeto.

Sala dois ambientes com escada: simplicidade e bom gosto para o projeto

Imagem 32 – Esse pequeno espaço contempla com muito charme cozinha e sala de estar; repare que os armários brancos na parede organizam a despensa e não pesam no visual.

Esse pequeno espaço contempla com muito charme cozinha e sala de estar; repare que os armários brancos na parede organizam a despensa e não pesam no visual

Imagem 33 – Já para quem tem espaço sobrando, como essa sala da imagem, pode apostar em móveis variados e um mix entre claro e escuro.

Já para quem tem espaço sobrando, como essa sala da imagem, pode apostar em móveis variados e um mix entre claro e escuro

Imagem 34 – Apesar de pequena no comprimento, essa sala dois ambientes se apresentar maior do que é graças ao pé-direito duplo

Apesar de pequena no comprimento, essa sala dois ambientes se apresentar maior do que é graças ao pé-direito duplo

Imagem 35 – Integração interna e externa.

Integração interna e externa

Imagem 36 – Integração interna e externa.

Integração interna e externa

Imagem 37 – Sala dois ambientes em estilo industrial: uma decoração que traz modernidade e conforto à casa.

Sala dois ambientes em estilo industrial: uma decoração que traz modernidade e conforto à casa

Imagem 38 – Nada como uma sala dois ambientes para valorizar a interação e convivência familiar e social.

Nada como uma sala dois ambientes para valorizar a interação e convivência familiar e social

Imagem 39 – Aqui, armário de cozinha e painel para TV compartilham o mesmo projeto em perfeita harmonia.

Aqui, armário de cozinha e painel para TV compartilham o mesmo projeto em perfeita harmonia

Imagem 40 – Aqui a TV também ganha destaque, mas usada de um modo um pouco diferente.

Aqui a TV também ganha destaque, mas usada de um modo um pouco diferente

Imagem 41 – Dois ambientes e uma mesma paleta de cores.

Dois ambientes e uma mesma paleta de cores

Imagem 42 – As portas de vidro de correr garantem um certo isolamento quando for necessário entre os ambientes.

As portas de vidro de correr garantem um certo isolamento quando for necessário entre os ambientes

Imagem 43 – Home Office e sala de estar integrados.

Home Office e sala de estar integrados

Imagem 44 – O branco reflete a luz natural que entra pela janela e deixa a sala dois ambientes ainda mais clean e ampla.

O branco reflete a luz natural que entra pela janela e deixa a sala dois ambientes ainda mais clean e ampla

Imagem 45 – O branco reflete a luz natural que entra pela janela e deixa a sala dois ambientes ainda mais clean e ampla.

O branco reflete a luz natural que entra pela janela e deixa a sala dois ambientes ainda mais clean e ampla

Imagem 46 – Nessa sala dois ambientes, o charme e a elegância não se medem pelo tamanho, mas pelos elementos que compõe a decor.

Nessa sala dois ambientes, o charme e a elegância não se medem pelo tamanho, mas pelos elementos que compõe a decor

Imagem 47 – Os sofás traçam a linha divisória entre as duas salas; as janelas contribuem com a marcação dos espaços.

Os sofás traçam a linha divisória entre as duas salas; as janelas contribuem com a marcação dos espaços

Imagem 48 – Armários embutidos e móveis com design clean são a dica aqui para quem precisa decorar uma sala dois ambientes pequena.

Armários embutidos e móveis com design clean são a dica aqui para quem precisa decorar uma sala dois ambientes pequena

Imagem 49 – Escolha uma cor para marcar a decoração da sua sala dois ambientes.

Escolha uma cor para marcar a decoração da sua sala dois ambientes

Imagem 50 – Escolha uma cor para marcar a decoração da sua sala dois ambientes.

Escolha uma cor para marcar a decoração da sua sala dois ambientes

Imagem 51 – Sala dois ambientes com cores e texturas padronizadas.

Sala dois ambientes com cores e texturas padronizadas

Imagem 52 – Moderna e minimalista.

Moderna e minimalista

Imagem 53 – Uma dica é aproveitar o painel da TV para demarcar os espaços da sala dois ambientes.

Uma dica é aproveitar o painel da TV para demarcar os espaços da sala dois ambientes

Imagem 54 – Sala dois ambientes visualmente dividida pelo corredor central.

Sala dois ambientes visualmente dividida pelo corredor central

Imagem 55 – Integração é modernidade.

Integração é modernidade

Imagem 56 – Já aqui, o estilo moderno não se perde em meio aos tons neutros e delicados.

Já aqui, o estilo moderno não se perde em meio aos tons neutros e delicados

Imagem 57 – Já para quem prefere algo mais cheio de cor e vida, pode se inspirar nesse modelo de sala dois ambientes.

Já para quem prefere algo mais cheio de cor e vida, pode se inspirar nesse modelo de sala dois ambientes

Imagem 58 – Sala dois ambientes retangular e estreita tem salvação sim! Olha só como é possível decorar com muito estilo sem perder funcionalidade.

Sala dois ambientes retangular e estreita tem salvação sim! Olha só como é possível decorar com muito estilo sem perder funcionalidade

Imagem 59 – Os desenhos na parede garantem um efeito 3D moderno e irreverente que combina com o estilo da cozinha mais aos fundos.

Os desenhos na parede garantem um efeito 3D moderno e irreverente que combina com o estilo da cozinha mais aos fundos

Imagem 60 – O azul traz cor e vida para decoração sem tirar a neutralidade do ambiente.

O azul traz cor e vida para decoração sem tirar a neutralidade do ambiente