Festa boteco: confira 60 ideias criativas e fotos do tema

Saiba como decorar uma festa tema boteco com muito estilo em sua residência. Acesse!

Por -

A festa boteco está ficando cada vez mais popular e ganhando o gosto dos adultos que querem fazer festas de aniversários, reuniões e outras comemorações com os amigos num clima mais descontraído, informal e cheio de alegria, conversa e diversão! Por ter todo esse clima e em geral não requerer nenhum tipo de organização elaborada, esta é a típica festa temática que pode ser realizada gastando pouco sem perder nenhuma vantagem.

Para te ajudar a planejar e decorar a sua festa boteco, fizemos um post cheio de sugestões de comidinhas, bebidas e adereços para o seu ambiente entrar no clima. Então, prepare a cerveja gelada, as porções de salgadinhos e vamos lá!

Como organizar a sua festa boteco

Capa para festa boteco

Como já falamos, esse tipo de festa é extremamente simples de ser montada e, com algumas dicas, ela pode ter ainda mais esse clima de boteco e happy hour que é proposto para comemorar com os amigos e familiares!

O público da festa e restrições: como esta festa geralmente envolve grandes quantidades de bebidas, elas são mais indicadas reuniões, confraternizações e outras comemorações entre adultos. Embora também possa ser utilizada como tema de festas de aniversário (uma festa que em geral também envolve a família com crianças e outras faixas etárias), é importante planejar com cautela esta temática na presença de menores de idade.

1. Planejamento do local

Dependendo do tamanho da sua lista de convidados, o tamanho do local pode variar muito, mas é sempre indicado que essa festa seja feita em um ambiente mais aberto e arejado e grande o suficiente para colocar mesinhas pequenas ou médias para os grupos se reunirem.

No caso de poucos convidados (até 12 pessoas), é possível organizar uma mesa central para acomodar todos, mas quando a lista de convidados aumenta, o ideal é separar em diversas mesas que comportem de 5 a 8 pessoas ou deixar o espaço à disposição para que as pessoas se sintam à vontade para circularem com as cadeiras pelas mesas.

Além do espaço das mesas, lembre-se também de tomar cuidado com a circulação pelo ambiente! Por isso, lembre-se de deixar um bom espaço entre as mesas para a circulação, principalmente porque é comum as pessoas andarem com copos cheios (esse tipo de preocupação ajuda a prevenir diversos acidentes e derramamentos de bebidas em outras pessoas!).

2. Sugestões para o seu cardápio da festa boteco

Se tem uma coisa que não pode faltar no cardápio de qualquer boteco é cerveja gelada! Para além dos salgadinhos e dos drinks mais elaborados, a cerveja é um artigo especial e fundamental para uma festa boteco bem-sucedida.

Mas fora a cerveja, a inspiração do boteco traz também comidinhas fáceis de serem preparadas e de serem comidas! Os espetinhos são uma das opções mais rápidas e versáteis, podendo ser feitas com carnes, queijos (o queijo coalho é mais utilizado, mas você também pode experimentar outros tipos de queijos mais firmes quentes ou frios), legumes e outros. E não se esqueça dos antepastos e molhinhos para acompanhar, assim como torradinhas ou pãezinhos. As frituras costumam ser um pouco mais elaboradas, mas fazem parte de um cardápio típico de qualquer boteco: porções de batata frita, mandioca (ou aipim), polenta, pasteizinhos de vento, asinhas de frango e até camarão podem entrar no cardápio. E não se esqueça dos amendoins!

E se você já quer entrar no clima friozinho de junho e julho, pode incluir caldinhos, como o de feijão, mandioca, cebola ou ensopados! A ideia é que o ambiente forneça comidas simples que vão nutrir os convidados enquanto bebem.

Para servir essas comidinhas e bebidas, lembre-se de manter a praticidade e deixar seus convidados se sentirem à vontade: Se as bebidas forem servidas em garrafas ou latas, organize um grande cooler ou improvise um com um balde cheio de gelo potável, mantendo as bebidas sempre geladas e próximas dos convidados. No caso das comidas, vale organizar uma mesa no estilo buffet para as porções (no caso das comidinhas quentes, é interessante ir repondo durante a festa para que elas não esfriem). Mas alguns itens fundamentais, como molhinhos, cestinha de pães ou torradas e temperinhos, é interessante manter um para cada mesa.

Os copos, louças e talheres podem ser acomodadas já nas mesas dos grupos ou em uma mesa separada para essa função, assim as pessoas vão pegando à medida em que utilizam.

3. Decoração temática simples e barata

Embora essa festa seja mais simples e descontraída isso não significa que não deve ter uma decoração especial e típica para ela. Uma decoração de boteco pode se mostrar muito mais barata e fácil de ser feita do que você imagina!

Inspirado nos climas de boteco, tente deixar o ambiente mais intimista. Se a sua festa acontece à noite ou em um local fechado, pense em utilizar luzes mais baixas – o suficiente para deixar o espaço mais aconchegante, mas não tão escuro. As luzinhas de pisca-pisca ou outras correntes são as mais indicadas, formando uma iluminação que pode ser distribuída pelo ambiente suspensa no teto e até mesmo nas paredes. Elas estão super populares na decoração de festas mais intimas e descontraídas nesses últimos tempos.

Para uma decoração das mesas ou de balcões, garrafas de cervejas vazias podem se transformar em ótimos vasinhos para arranjos de flores naturais ou artificiais. Nesse caso você pode escolher se deixa ou retira o rótulo.

As plaquinhas também são sempre bem-vindas! Não somente as placas com os nomes dos bares e botecos podem ser personalizadas, mas também as famosas plaquinhas com mensagens e falas engraçadas ligadas à cultura do boteco. Elas estão à venda em diversos pontos (podemos encontra-las em lojas de decoração e até mesmo em bancas de jornal das grandes cidades!), mas se você não encontrar placas prontas, pode mandar imprimir em papel cartão.

Se a ideia é personalizar ainda mais a sua festa, você pode fazer mais uma escolha de tema: os botecos de cidades específicas (como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, que tem diferenças na decoração), um boteco mais rústico, das cidades do interior, ou até um clima mais country. Nesse caso, você pode utilizar referências desses temas, placas das ruas famosas pelos seus bares e botecos das grandes cidades, os barris de madeira… O importante é fazer uma decoração personalizada!

Veja 60 ideias incríveis para decorar uma festa boteco com muito estilo

Agora que você já tem algumas dicas mais gerais sobre como organizar sua festa com o tema boteco, dê uma olhada na nossa seleção de imagens para ainda mais inspirações de decoração, disposição e cardápio!

Imagem 1 – Decoração com painel festa boteco no estilo country com muitas referências.

Decoração com painel festa boteco

Imagem 2 – Uma plaquinha de boteco personalizada para a sua festa boteco!

Uma plaquinha de boteco personalizada para a sua festa boteco

Imagem 3 – Festa boteco: porçõezinhas de cozido em uma mini panelinha acobreada para cada convidado se servir

Porções de cozido para o cardápio da festa boteco

Imagem 4 – Decoração mais escura para festa boteco com vinho direto do barril.

Decoração mais escura para festa boteco

Imagem 5 – Festa boteco: adorninhos para canudos com as placas de ruas de São Paulo de clima boêmio.

Adorninhos para canudos da festa boteco

Imagem 6 – Para usar na festa boteco e levar como lembrança: abridor de garrafas super fofo.

Abridor de garrafas para festa boteco

Imagem 7 – Festa boteco: latinhas ou garrafas, o importante é deixar a cerveja sempre bem gelada!

Cerveja bem gelada na festa boteco

Imagem 8 – Convite festa boteco com lembrança: kit para caipirinha para fazer em casa!

Convite festa boteco com lembrança

Imagem 9 – Ideia de painel para festa boteco personalizado para comemorar aniversários.

Ideia de painel para festa boteco

Imagem 10 – Dadinhos de tapioca fritos: mais uma ideia para servir na sua festa boteco.

Dadinhos de tapioca fritos

Imagem 11 – Festa boteco: descartáveis personalizados e jogos para animar a turma.

Descartáveis personalizados para festa boteco

Imagem 12 – Decoração divertida para a sua festa boteco: teste alcoólico visual.

Decoração divertida para festa boteco

Imagem 13 – Enfeites em biscuit: mesinhas com porções de queijo e azeitona prontas para começar o happy hour na festa boteco.

Enfeites em biscuit para festa boteco

Imagem 14 – Festa boteco: porta-copos temáticos para proteger suas mesas!

Porta copos temático para festa boteco

Imagem 15 – Mesa principal para festa boteco com painel desenhado em giz: outra tendência da decoração fácil e personalizada.

Mesa principal para festa boteco

Imagem 16 – Festa boteco: copão de chopp com salgadinhos ou docinhos para os seus convidados.

Copão de chopp para festa boteco

Imagem 17 – Ideia de decoração de mesa para festa boteco simples: plaquinhas decorativas e descartáveis no mesmo padrão.

Ideia de decoração de mesa para festa boteco simples

Imagem 18 – Se inspire nos famosos menus de lousa dos botecos e crie uma placa só sua.

Menu de lousa para festa boteco

Imagem 19 – Festa boteco: as plaquinhas personalizadas tipo topper também podem ser utilizadas em cupcakes, brigadeiros e beijinhos!

Plaquinhas personalizadas tipo topper para festa boteco

Imagem 20 – No clima mais rústico e simples dos botecos, suas lembrancinhas podem ser distribuídas aos convidados em saquinhos de juta.

Saquinhos de juta para lembrancinhas de festa boteco

Imagem 21 – Reaproveite as garrafas vazias de diversas marcas de cerveja como vasinhos para arranjos de mesa na festa boteco.

Garrafas vazias como vasos para decorar a festa com tema boteco

Imagem 22 – Engradado docinho para levar para casa: lembrancinhas disfarçadas de cerveja na festa boteco!

Lembrancinhas disfarçadas de cerveja para festa boteco

Imagem 23 – Decoração para sua festa boteco dentro de casa: personalize o seu balcão com plaquinhas e outros itens típicos.

Decoração para festa boteco dentro de casa

Imagem 24 – Outra ideia de biscuit para decoração da sua festa boteco: mesinha pronta com porções e uma boa caneca de chopp.

Biscuit para decoração de festa boteco

Imagem 25 – Kit festa boteco com temperinhos, pimenta e porta-guardanapo personalizados já no centro das mesas.

Kit festa boteco com temperinhos

Imagem 26 – Mix de petiscos para festa boteco: pipoca, amendoim e biscoitinhos salgados em uma porção só.

Mix de petiscos para festa boteco

Imagem 27 – Se o seu bar for mais elaborado, vale incluir uma plaquinha com o menu de opções disponíveis na festa boteco!

Menu de opções para festa boteco

Imagem 28 – Mesa de docinhos para festa boteco ao ar livre num clima rústico de interior.

Mesa de docinhos para festa boteco

Imagem 29 – Porta-salgadinhos de papel com o tema da sua festa boteco.

Porta salgadinhos para festa boteco

Imagem 30 – Plaquinhas de boteco para finalizar uma decoração descontraída e cheia de diversão.

Plaquinhas de boteco para finalizar uma decoração

Imagem 31 – Outra forma de deixar sua festa mais elaborada é trazer tipos e marcas de cervejas diferentes para os seus convidados experimentarem e avaliarem!

Diferentes marcas de cerveja para a sua festa com temática boteco

Anotações de chopps para festa boteco

Imagem 32 – As tábuas de frios são sempre bem-vindas como petiscos super saborosos, fáceis e práticos para festas boteco.

Tábuas de frios para festa boteco

Imagem 33 – Festa boteco ideias de uma decoração boêmia que mistura o rústico com o sofisticado.

Decoração boêmia para festa boteco

Imagem 34 – Em gráficas você pode fazer embalagens e todos os temas da sua festa boteco em diversas formas.

Temas de festa boteco em diversas formas

Imagem 35 – Adesivos para personalizar até mesmo os copos de chopp com o tema da sua festa boteco!

Adesivos para chopp de festa boteco

Imagem 36 – Saquinhos individuais em papel kraft de amendoim para comer durante ou depois da festa boteco.

Saquinhos de papel kraft individuais para festa boteco

Imagem 37 – Outra ideia de arranjo de mesa com flor em garrafa de cerveja.

Arranjo de mesa com flor em garrafa de cerveja

Imagem 38 – Festa com o tema boteco para o aniversário de adultos: uma ótima opção para planejar esta comemoração!

Festa com tema boteco para aniversário de adultos

Imagem 39 – Inspirados nos botecos antigos e boêmios, inspire-se em uma decoração retrô com objetos da década de 40 e 50.

Decoração retrô para festa boteco

Imagem 40 – Clima mais rústico nessa mesa de refeições self-service com pratinhos enrolados em guardanapos de tecido estilo trouxinha.

Refeições self-service com pratinhos enrolados em guardanapos de tecido estilo trouxinha

Imagem 41 – Placa de entrada com o cardápio do dia para a sua festa boteco.

Placa de entrada com o cardápio do dia para a sua festa boteco

Imagem 42 – Invista em outros elementos clássicos dos botecos, como estes baleiros repletos das balas mais deliciosas.

Baleiros repletos de balas na festa boteco

Imagem 43 – Festa boteco em salão: se você quer investir em algo maior para a sua festa num estilo boteco chique, providencie um salão para os seus convidados e um buffet especial.

Festa boteco em salão

Imagem 44 – Uma lembrança para quem amou a playlist da festa: CD personalizado para ninguém sair do clima, mesmo quando a festa acaba!.

CD personalizado da feijoada

Imagem 45 – Jogos e atividades para fazer com a turma toda: plaquinhas de votação da melhor bebida da festa!

Plaquinhas de votação da melhor bebida da festa boteco

Imagem 46 – As petisqueiras, sejam elas de cerâmica ou de madeiras, são super úteis na hora de servir entradinhas para os convidados direto na mesa.

Petisqueiras para servir cardápio de festa boteco

Imagem 47 – Mesa principal de festa boteco no clima country com um bolo especial.

Mesa de festa boteco no clima country

Imagem 48 – Mesa posta para começar a festa no seu boteco: jogo americana personalizado, kit com temperinhos, guardanapo e petisquinhos para começar a comer.

Mesa posta para comemorar a festa boteco

Imagem 49 – Plantinhas e flores ajudam a dar um clima mais fresco e rústico para o ambiente.

Plantinhas e flores ajudam a dar um clima mais fresco e rústico para o ambiente

Imagem 50 – Dê um toque mais delicado e descontraído para as suas comidinhas: caldinho de feijão servidos em xícaras de café.

Caldinho de feijão servido em xícaras de café para a festa boteco

Imagem 51 – Bolo com decoração em pasta americana personalizada com o tema da festa boteco.

Bolo com decoração em pasta americana

Imagem 52 – Canecas de chopp fake para decoração da sua festa boteco.

Canecas de chopp fake para decoração da sua festa boteco

Imagem 53 – Mais placas temáticas de boteco para os amantes de cerveja.

Placas temáticas para o chopp

Imagem 54 – Mesa central com porções de petiscos para grupos: um ótimo sistema para deixar os convidados à vontade para se servirem.

Mesa central com porções de petiscos

Imagem 55 – Caixas feitas com tábuas de madeira também dão esse clima mais rústico e simples para a decoração da sua festa boteco.

Decoração de festa boteco simples e rústica