Comida de boteco: 29 receitas para acrescentar sabor a sua festa

Por -

Não tem comida chique que supere uma boa comida de boteco. Esses aperitivos simples e fáceis de fazer agradam qualquer um e são perfeitos para acompanhar aquela cervejinha gelada ou uma bela caipirinha de limão.

As comidas de boteco também são uma ótima pedida para o cardápio de festas e reuniões mais descontraídas e informais realizadas no conforto do seu lar. Para isso, basta seguir algumas dicas e o passo a passo das receitas mais populares, depois é só convidar todo mundo para o seu happy hour!

Receitas de comida de boteco

As comidas de boteco possuem algumas características em comum. A principal delas é que você pode comer tudo com a mão, sem precisar de prato e talheres, ou seja, o petisco ideal para aquela reunião despretensiosa com os amigos.

Outra característica das comidas de boteco é o modo de preparo, uma vez que a grande maioria delas é feita frita.

As comidas de boteco também são bem democráticas, contentando os mais variados gostos. Existem opções de recheio com carne bovina, suína e de frango, bem como opções vegetarianas a base de queijo e até mesmo versões veganas.

Vamos lá então para o que realmente interessa? Então é só acompanhar o passo a passo com as receitas de comida de boteco que selecionamos a seguir:

Comidas de boteco com carne

Torresmo

1. Torresmo

Boteco não é boteco se não tiver torresmo. Esse aperitivo tipicamente mineiro é feito com barriga de porco frita em óleo bem quente. Aprenda o passo a passo de como fazer um legitimo torresmo:

2. Espetinho de camarão

O espetinho de camarão é outra iguaria típica dos botecos e que pode ser facilmente feita em casa. A receita super simples leva apenas camarões e temperos, já para o preparo você pode optar por empanar e fritar ou até mesmo assar na churrasqueira. Veja como fazer no vídeo a seguir:

3. Bolinho de carne

Quem resiste a um bolinho (croquete) de carne? Com massa frita e crocante e um recheio bem temperado, esse petisco é perfeito para acompanhar um bom bate papo com os amigos. Confira como fazer bolinho de carne no vídeo abaixo:

4. Kibe

Que tal agora uma comida de boteco inspirada na culinária árabe? Pois é isso mesmo! A dica aqui é preparar uma farta porção de kibes para servir com rodelas de limão. Para a receita você vai precisar, basicamente, apenas de carne moída de boa qualidade, cebola e muita, muita hortelã. A receita também pode ser facilmente adaptada para quem é vegetariano. Confira o passo a passo de uma receita tradicional de kibe a seguir:

5. Coxinha

Outra comida perfeita para aquela noite do boteco é a coxinha. Essa iguaria super brasileira traz recheio de frango desfiado e uma massa macia por dentro e sequinha e crocante por fora. Veja a receita da coxinha no vídeo abaixo:

6. Calabresa acebolada

Mas se você quer mesmo uma comida de boteco fácil e rápida de fazer, então aposte na calabresa acebolada. Basta fritar e servir. Tem alguma dúvida, acompanhe o vídeo a seguir:

7. Frango à passarinho

O frango à passarinho é outro clássico dos botequins da vida. Preparado com partes miúdas e bem temperadas da ave, esse prato também é uma ótima opção para quem deseja algo simples e rápido de fazer. Se quiser incrementar um pouco mais o petisco, basta servir com algum molho especial. Acompanhe a receita de frango a passarinho no vídeo abaixo:

8. Caldinho de mocotó

Já para os dias mais frios do ano, um caldinho de mocotó desce bem. O segredo desse prato está nos temperos. Veja a receita de caldinho de mocotó no vídeo a seguir:

9. Bolinho de carne seca

O bolinho de carne seca é aquela comida de boteco que todo mundo avança quando vê. Crocante e cheio de sabor, esse aperitivo não pode ficar de fora da sua lista. Acompanhe a receita a seguir:

10. Iscas de frango

As iscas de frango é o petisco ideal para quem não quer sair da linha e manter a dieta até quando o assunto é comida de boteco. Para preparar esse prato tenha em mãos filé de frango e seus temperos favoritos. O modo de fazer você encontra no vídeo abaixo:

11. Iscas de peixe

Semelhante às iscas de frango, as iscas de peixe é outra opção de prato leve e saudável para um happy hour. Para o preparo, uma boa sugestão é a tilápia, mas você pode usar outro peixe da sua preferência. Veja a receita a seguir:

12. Espetinho de carne

Boteco e churrasco combinam como ninguém. Por isso, uma boa opção é preparar espetinhos de carne. Você pode assá-los na churrasqueira mesmo ou em um grill. Veja como prepará-los de modo bem tradicional:

13. Bolinho de bacalhau

Uma das maiores heranças dos portugueses para o povo brasileiro é, sem dúvida nenhuma, o bolinho de bacalhau. Crocante por fora e macio por dentro, esse petisco fecha com chave de ouro qualquer happy hour. Quer saber como fazer? Então é só acompanhar a receita a seguir:

14. Lanche de pernil

Quem deseja mesmo matar a fome, uma boa opção são os lanches. E quando o assunto é boteco, uma das versões mais pedidas é o lanche de pernil. A ideia é simples: pão francês recheado com pernil de porco desfiado e bem temperadinho. Veja como fazer o lanche de pernil no vídeo a seguir:

15. Carne louca

O lanche de carne louca é muito parecido com o lanche de pernil, a diferença é que essa versão leva carne bovina no recheio. Veja como fazer essa tradicional iguaria brasileira no vídeo abaixo:

16. Buraco quente

Quer mais uma opção de lanche em estilo boteco? Então anota essa dica: buraco quente. A receita consiste, basicamente, em rechear um pão francês com carne moída bovina bem temperada. Saiba como fazer essa receita a seguir:

Comidas de boteco vegetarianas

Mandioca Frita

Os vegetarianos e veganos não podem ficar de fora desse post. Por isso, selecionamos algumas sugestões de comida de boteco especialmente para quem não come carne, confira: 

17. Bolinho de queijo

Os vegetarianos conhecem muito bem essa versão do tradicional bolinho de carne, a diferença aqui está no recheio que leva apenas queijo. Veja como fazer essa receita no vídeo abaixo:

18. Batata frita

Tem comida de boteco mais simples e tradicional do que batata frita? Simples de fazer, esse petisco agrada qualquer um e ainda pode ser acompanhado de molhos especiais. Mas para ficar crocante e saboroso é preciso se atentar para algumas dicas. Descubra quais são elas no vídeo a seguir:

19. Polenta frita

A polenta frita é outra opção de comida de boteco simples, mas um pouco mais demorada para fazer, uma vez que primeiro você precisa preparar a polenta, esperar esfriar para só então fritar. Mas se quiser poupar esse trabalho pode ir direto na seção de congelados do supermercado e levar sua porção de polenta frita para casa.

20. Mandioca frita

A mandioca frita é uma deliciosa opção de comida de boteco vegana. Para fazer também é simples, mas você precisa primeiro cozinhar a mandioca. Se quiser ir direto para a etapa final da fritura, compre um pacotinho de mandioca congelada no supermercado e frite quando chegar em casa.

21. Caldinho de feijão

Para os vegetarianos e veganos, o caldinho de feijão é uma excelente alternativa ao caldinho de mocotó, basta excluir o bacon. Bem temperado, esse caldinho aquece qualquer noite fria. Para acompanhar, sirva com algumas torradinhas. Veja o passo a passo dessa receita no vídeo abaixo:

22. Bolinho de arroz

Sobrou arroz do almoço? Não jogue fora! Faça bolinhos de arroz. Para o petisco ficar bem saboroso tempere com bastante cheiro verde e, se desejar, inclua queijo no preparo. Acompanhe a receita de bolinho de arroz tradicional no vídeo a seguir:

23. Dadinho de tapioca

Já ouviu falar em dadinho de tapioca? O petisco possui sabor leve e neutro, combinando muito bem com molhos agridoces e picantes. Aprenda como fazer dadinho de tapioca no vídeo abaixo:

24. Anéis de cebola

Os anéis de cebola podem ser servidos em porções próprias ou junto de outras porções, combinando especialmente com pratos à base de peixe. Mas para fazer os anéis de cebola em casa é preciso se atentar para alguns macetes. O vídeo a seguir te conta mais:

25. Ovo de codorna na conserva

Quem nunca entrou em um legitimo boteco e se deparou com aquele pote de ovo de codorna em conserva? Pois é! Essa iguaria botequeira é muito fácil de fazer e promete agradar todo mundo, confira a receita no vídeo a seguir:

26. Picles

Que tal agora apostar no sabor ácido e levemente picante dos picles em conserva? Cenouras, azeitonas, nabos, pepinos e outros vegetais fazem a vez por aqui. Veja a receita no vídeo abaixo:

27. Provolone à milanesa

Gosta de queijo? Então a dica aqui é servir uma porção de provolone à milanesa. Esse queijo defumado e cheio de sabor é perfeito para acompanhar um chopp gelado. Acompanhe a receita:

28. Tábua de frios

Prática e rápida de fazer, a tábua de frios dispensa cozimento ou longas horas na cozinha. O preparo não tem segredo: basta escolher os frios que mais te agradam e pronto. Vale apostar em queijos variados cortados em cubinhos, azeitonas, picles e para agradar o paladar de quem consome carne, invista também em salames fatiados, presunto e peito de peru. Para acompanhar, geleias, molhos e pães.

29. Grão de bico crocante

Super saudável, nutritivo e saboroso, o grão de bico crocante também faz sucesso entre as comidas de boteco. Aprenda como fazer essa receita com o vídeo a seguir:

Como servir a comida de boteco: dicas e sugestões

Não adianta caprichar no preparo da comida de boteco e se esquecer de valorizar a apresentação final dos petiscos.

Para as porções frias, uma boa dica é usar petisqueiras, um tipo de prato grande com várias divisões dentro. Já para as porções quentes, experimente usar uma tábua de pedra pré-aquecida, a ideia é que a pedra mantenha a comida aquecida por mais tempo, podendo ser degustada tranquilamente sem perder o sabor.

Petiscos como batatas, polentas e mandiocas fritas podem ser servidos em cones de guardanapo, por exemplo.

Não se esqueça de deixar sempre por perto guardanapos de papel e palitos para petiscos, assim os convidados do seu happy hour podem se servir a vontade.

Molhos, pastas, geleias e pães podem ser colocados sobre a mesa junto de espátulas ou pequenas colheres. Ah, lembre-se também de oferecer um bom molho de pimenta.

E, então, qual dessas comidas de boteco é a sua favorita? Separe os ingredientes e mão na massa!