Geladeira vazando água: descubra o que você deve fazer a respeito

Por - Atualizado em:

Quando você pensa que tá aí de boas em casa, eis que aparece a geladeira vazando água. Pois é, não tem jeito.

Ora ou outra, os equipamentos domésticos podem apresentar problemas e faz parte da rotina de manutenção da casa deixá-los cem por cento de novo.

Mas, como resolver isso? Dá para consertar uma geladeira vazando água? Chama a caçamba? O que fazer?

E isso que vamos te ajudar a responder nesse post. Vamos lá!

De onde vem a água?

Antes de querer solucionar o problema você precisa descobrir de onde está vindo essa água.

Nas geladeiras mais antigas, daquelas que não contam com sistema frost free, essa água provavelmente está vindo por baixo.

Nesse caso, muito provavelmente você vai notar uma poça de água no chão, logo abaixo do eletrodoméstico. Também é comum notar que a borracha da geladeira está úmida.

Contudo, no caso de geladeiras mais novas, em modelos frost free, esse vazamento acontece na parte interna.

É muito comum que o vazamento de água apareça nas paredes laterais internas do aparelho.

Em ambos os casos, no entanto, o problema costuma ser o mesmo: entupimento do reservatório.

Veja a seguir o que você pode fazer para resolver o problema da geladeira vazando água.

Geladeira vazando água por baixo

Uma geladeira vazando água por baixo, geralmente indica que a mangueira do dreno está entupida.

Localizado na parte traseira inferior do aparelho, esse dreno, quando entupido, não consegue fazer a passagem da água. E o que acontece? O reservatório enche e transborda, fazendo aquela lambança no chão da cozinha.

Para resolver isso, contudo, é simples. Primeiro confirme se é caso de dreno entupido mesmo, ok?

Depois, desligue a geladeira da tomada e faça o degelo da sua geladeira. Ao final desse processo e com o auxilio de um arame ou outro objeto pontiagudo fino tente desobstruir o dreno.

Só isso! Não use nenhum tipo de produto químico que possa danificar o seu eletrodoméstico.

Aproveite e verifique todas as válvulas e conexões, garantindo que não existam rachaduras, trincas ou fissuras nessas peças. Caso constate algum problema, faça a substituição.

Na dúvida, leve o manual de instruções da geladeira com você até a loja para ter certeza que está comprando a peça de reposição correta.

Confira também a bandeja do reservatório e troque-a caso esteja danificada.

Outra dica importante: verifique se a sua geladeira está alinhada, ou seja, no nível certo. Caso ela esteja um pouco inclinada, a água acumula e vaza antes de evaporar.

Para fazer essa constatação, use um nível de pedreiro. Se a geladeira estiver desalinhada, mude-a de lugar para um piso regular ou coloque- a sobre um calço.

Coloque a geladeira de novo para funcionar. Em poucas horas você já vai saber se o procedimento deu certo ou não.

Caso o problema persista, chame um técnico especializado para te oferecer um diagnóstico mais completo e, assim, encontrar a solução.

Geladeira vazando água por dentro

Geladeira vazando água por dentro

As versões de geladeiras frost free costumam sofrer com vazamentos na parte interna.

Na maioria das vezes, o acúmulo de gelo é o que provoca o entupimento do dreno. A solução aqui é ainda mais simples que a anterior.

Isso porque basta você realizar o degelo completo da geladeira, de modo que todo o gelo presente nela derreta, liberando assim o dreno de passagem da água.

Outra forma de resolver o problema, caso o anterior não tenha dado certo, é desentupindo o dreno manualmente.

Nesse caso, comece desligando a geladeira da tomada. Retire os alimentos que estão no interior do aparelho, menos aqueles que estão na porta.

Em seguida, localize o reservatório de água. Ele geralmente fica atrás da gaveta de legumes. Portanto, basta retirar a gaveta para acessá-lo.

O próximo passo é desentupir o dreno. Faça isso usando um arame rígido e fino ou outro material que possa ser introduzido no reservatório.

Insira o desentupidor até perceber que a sujeira foi removida. Retire o desentupidor.

Na sequência, encha uma seringa com água morna e injete-a dentro do reservatório.

Volte tudo para o lugar, ligue a geladeira novamente e observe se o problema foi resolvido.

Em caso negativo, procure a assistência técnica do aparelho.

Geladeira vazando água: dicas para ajudar a resolver o problema

Geladeira vazando água: dicas para ajudar a resolver o problema

  • Sempre consulte o manual de instruções da geladeira para garantir que está acessando as peças e componentes corretos. Na dúvida, melhor não mexer e chamar um profissional qualificado.
  • Caso perceba que a geladeira está vazando água na parte de cima, consulte a assistência técnica. Esse tipo de vazamento pode indicar algo mais grave no aparelho e, inclui, entre outras coisas, a remoção do painel do refrigerador e o reparo deve ser feito apenas por técnicos autorizados.
  • Se a sua geladeira possui opção de modo econômico ou economia de energia, então o problema pode estar aí. Isso porque, nesse modo a geladeira desliga os aquecedores responsáveis por evaporar a água, fazendo com que ela se acumule e vaze. Desabilite esse modo no aparelho, aguarde algumas horas e verifique se o problema foi solucionado.
  • Alguns modelos de geladeira possuem conexão com mangueiras na parte traseira para abastecimento de água. Caso essa mangueira esteja encaixada de modo incorreto ou a mangueira esteja ressacada, danificada ou rachada, o vazamento também pode acontecer. Nesses casos, observe ainda se o registro de conexão está bem vedado.
  • Se a geladeira estiver dentro do prazo de garantia, evite realizar reparos por conta própria. Qualquer dano ocasionado na tentativa de conserto pode ser o suficiente para te fazer perder a garantia. O melhor, nesses casos, é chamar a assistência técnica autorizada ao primeiro indicio de problema.

Conseguiu resolver o drama da geladeira vazando água? Então agora pode voltar para seu sossego!