Grafiato: saiba como fazer passo a passo e onde aplicar

Descubra o que é grafiato, onde pode ser aplicado e como fazer passo a passo em etapas

Por -

Você quer fazer uma decoração diferente em sua casa, sem precisar gastar muito? Saiba como fazer grafiato. A técnica deixa o ambiente mais sofisticado porque as suas ranhuras destacam qualquer parede, seja em uma sala de estar, seja em um quarto.

O mais interessante é que você pode obter esse resultado sem precisar apelar para um profissional especializado, já que você mesmo pode colocar a mão na massa. Além disso, o custo do material é bem inferior se comparado aos outros métodos.

No entanto, para alcançar o resultado esperado é necessário fazer algumas tentativas até o riscado ficar do jeitinho que você deseja. Você pode aplicar em diversos tipos de superfícies como drywall, blocos pré-moldados ou mesmo alvenaria.

O visual será sempre rústico, mas com um lindo efeito de ranhuras. Aprenda neste artigo como fazer grafiato passo a passo, quais os tipos disponíveis no mercado, quais suas vantagens e desvantagens, onde aplicar o material, entre outras informações importantes para você fazer a técnica do grafiato.

O que é grafiato?

O que é grafiato

O grafiato é um tipo de textura que deixa o ambiente diferenciado e com uma apresentação incrível. A técnica está sendo muito usada na área da construção, principalmente para decorar ambientes de casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais.

Sua aparência é de ranhura e pode ser apresentado em diferentes cores. Cômodos como sala e quarto ganham mais destaque com uma parede em grafiato. Mas a técnica também pode ser usada em áreas externas da casa.

Entre seus diferenciais estão a durabilidade, resistência à variação de temperatura e de umidade. Além disso, o grafiato ajuda a afastar mofos e a incidência de raios solares que deixa o ambiente quente.

Portanto, se você deseja uma parede com uma estética diferente e que apresente personalidade e técnica, use o grafiato. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados na hora da sua aplicação.

Quais as vantagens e desvantagens do grafiato?

O grafiato é uma técnica muito usada no momento. Por ser simples e com materiais baratos, não é difícil de fazer. Porém, existem algumas vantagens e desvantagens ao usar o grafitado em sua casa. Confira!

Vantagens

  • É uma técnica barata;
  • Deixa o ambiente mais elegante;
  • Pode pintar na cor que você desejar;
  • A técnica pode ser usada tanto em paredes internas quanto externas;
  • Produto com uma boa durabilidade;
  • Fácil de aplicar;
  • Não precisa fazer manutenção constantemente;
  • Impermeabiliza a parede;
  • Evita infiltração.

Desvantagens

  • Difícil de tirar da parede;
  • Só pode ser aplicada com o fundo branco primeiro;
  • Dificuldade em mudar a cor.

Quais as diferenças entre grafiato e textura?

Algumas pessoas podem confundir o grafiato com a textura. No entanto, as técnicas são diferentes, mesmo o grafiato sendo uma textura. Isso porque nem toda textura será um grafiato.

Enquanto que o grafiato provoca ranhuras na parede, a textura pode apresentar qualquer aspecto. Geralmente, a textura é mais usada como algo decorativo porque apresenta mais contraste visual.

Entretanto, todas as duas técnicas podem ser usadas para controlar a umidade. Se você tiver uma parede em sua casa que apresenta bastante infiltração, usar o grafiato ou textura vai ajudar a deixar a parede mais resistente.

Quais os tipos de grafiato disponíveis no mercado?

O que difere um grafiato do outro é a sua gramatura ou malha. A forma de aplicar é a mesma, mas quem decide onde aplicar é você. Veja quais os tipos de grafiato que estão disponíveis no mercado.

Malha 8

É o tipo de grafiato que possui um acabamento mais rústico. Geralmente, este tipo é mais usado em fachadas e muros.

Malha 10

A malha 10 é o tipo de grafitado mais usado no mercado. Porém, é o modelo que fica em um nível intermediário de ranhuras.

Malha 12

Se a sua intenção é fazer um acabamento mais delicado e fino, a malha 12 é ideal. Este tipo de grafitado é muito usado em quartos e sala.

Onde aplicar grafiato?

Onde aplicar grafiato

A técnica de grafiato pode ser aplicada em diferentes áreas da casa. O mais importante é que atenda às suas necessidades. Veja como usar o grafiato em alguns cômodos da sua casa.

Na sala

Na sala você pode fazer o grafiato na parede que fica por trás da televisão. Todavia, muitos gostam de usar a parede que fica por trás do sofá para destacar o ambiente.

Ambientes externos

Para deixar a área externa da casa com um visual mais moderno, use e abuse do grafiato. Faça isso na fachada ou varanda. Contudo, aplicar o grafiato na parte externa da residência exige um tratamento diferenciado que pode custar mais caro que os demais cômodos.

No quarto

Em ambientes como o quarto o mais indicado é usar grafiato com riscos mais finos e suaves para deixar o cômodo com um aspecto mais confortável. Geralmente, a parede escolhida é a que fica atrás da cabeceira da cama para destacar o ambiente.

Como fazer grafiato?

Como fazer grafiato na parede

Para fazer o grafiato não é necessário contratar um profissional especializado. Você precisa apenas aprender como é feita a aplicação e quais os materiais necessários para isso. Acompanhe como fazer o grafiato.

Materiais necessários

  • Fita crepe;
  • Plásticos, jornais ou lona para proteção do piso;
  • Espátula;
  • Balde;
  • Mexedor;
  • Ferramenta risca fácil;
  • Primer acrílico;
  • Pincel ou rolo de pintura;
  • Massa própria para grafiato;
  • Desempenadeira plástica.

Como fazer o grafiato passo a passo

Aprenda a aplicar a massa de grafiato na parede da sua casa. Basta apenas seguir o passo a passo para não ter erro.

Prepare o ambiente

  1. Pegue um plástico, jornal ou lona para proteger móveis, quadros e molduras;
  2. Proteja também molduras de gesso e rodapés com fita crepe;
  3. Nas paredes laterais e piso use jornal ou plástico para forrar e proteger de mancha e sujeira.

Prepare a parede

  1. Observe se na parede que será aplicado o grafiato, existem vestígios de tintas soltas;
  2. Caso tenha, use a espátula ou lixa para fazer a raspagem;
  3. Verifique se existem trincas e fissuras e corrija;
  4. Limpe todo o resíduo para não deixar nenhuma sujeira.

Aplique o primer

  1. Pegue um balde ou bandeja específica para pintura, coloque água e dilua o primer acrílico;
  2. Mexa bem até que fique uma mistura homogênea;
  3. Em seguida, pegue uma trincha ou rolo de lã e comece a aplicar;
  4. Depois, aguarde em torno de 4 a 6 horas para a parede secar.

Aplique a massa para grafiato

  1. Verifique se a parede já está seca antes de passar para o próximo passo;
  2. Pegue um balde e coloque água;
  3. Em seguida, dilua na água a massa para grafiato;
  4. Verifique sempre as proporções;
  5. Observe se a sua parede não irá precisar mais que uma embalagem de massa;
  6. Pegue a desempenadeira de plástico e coloque uma camada de massa em cima;
  7. Inicie a aplicação;
  8. Faça isso de maneira uniforme, mas mantenha uma espessura.

Use o risca-fácil

  1. Depois que aplicar toda a massa, use a ferramenta risca-fácil e passe por cima da massa;
  2. Você deve passar de cima para baixo;
  3. Mantenha sempre a mesma direção;
  4. A risca-fácil fará os riscos do grafiato.

Finalize o processo

  1. Quando você passar o risca-fácil, a parede ficará rugosa;
  2. Neste momento você deve usar a desempenadeira para retirar o excesso;
  3. Faça isso deslizando a desempenadeira na direção vertical;
  4. Essa deve ser a mesma direção que você usou o risca-fácil;
  5. Agora aguarde de 24 a 48 horas para a massa ficar completamente seca.

Quais as melhores dicas para fazer o grafiato?

Grafiato exemplo

Algumas dicas são essenciais para quem deseja fazer por conta própria a técnica de grafiato. Veja as dicas que separamos para você.

Use argamassa e areia

Para quem não sabe, o grafiato pode ser feito apenas usando argamassa e granitina. Porém, se você quer obter um custo menor, pode usar areia na composição. No mercado existem diversas opções de argamassas.

Saiba colorir o grafiato

Você pode variar a cor do grafiato. Para isso, você pode usar a argamassa de cor natural e depois pintar a parede da cor de sua preferência. Entretanto, a tinta precisa ser específica para parede ou se quiser pode aplicar um pigmento e misturar na massa.

Usando o pigmento você estará economizando, já que não terá que fazer o grafiato primeiro e depois a pintura. O processo é muito simples, pois apenas deve acrescentar na massa a cor desejada.

Use o grafiato para controlar a umidade

Para resolver problemas de infiltração nas paredes, o ideal é encontrar a raiz e eliminá-la. Contudo, várias pessoas estão aderindo ao grafiato para amenizar esse tipo de problema, já que a técnica possui um sistema impermeabilizante que deixa a parede mais resistente, além de linda.

Saiba fazer a aplicação

Quando for aplicar o grafiato, o recomendado é fazer de uma vez só toda a parede, pois a técnica não permite emenda. Mas se na hora que estiver pintando você perceber que não vai conseguir concluir tudo, use uma para definir a emenda.

Contudo, você precisa ter cuidado para não deixar marca. Mas não é garantido que o procedimento ficará 100% correto. Pode acontecer do efeito não ser do jeito que você gostaria.

Algumas pessoas sempre procuram variar a decoração de sua casa, principalmente, quando compram móveis novos. A preocupação é o custo para fazer essa modificação, pois dependendo do material usado, o valor pode ser muito alto.

Mas ao aprender como fazer grafiato você estará aderindo a uma técnica econômica e muito fácil de aplicar. Por isso, siga o passo que indicamos neste artigo e faça você mesmo na parede da sua casa para deixá-la ainda mais linda.