Sala de estar pequena: 80 modelos, fotos e projetos incríveis

Por -

Como decorar uma sala de estar pequena? Essa bem que poderia ser a pergunta do milhão, afinal, quem nos dias de hoje não passa por um verdadeiro martírio ao se deparar com medidas tão limitadas?

Mas para tudo na vida tem solução e a resposta para essa pergunta é mais simples do que parece. Na verdade, não se restringe a uma resposta, mas a várias dicas e truques que, quando bem aplicados, fazem verdadeiros milagres pelo seu espaço.

Quer descobrir quais são? Então não desgrude os olhos desse post, trouxemos um guia básico com todas as informações que você precisa para não errar na decoração da sua sala de estar pequena, vem conferir:

Como decorar uma sala pequena e simples

As medidas

Comece pelas medidas. Com a ajuda de uma trena ou fita métrica tire todas as medidas da sala, das paredes ao teto. Se for necessário, faça um traçado desse espaço no papel, a partir dele fica mais fácil visualizar o que você tem disponível e começar a planejar o ambiente.

Funcionalidade, conforto e estética

Com as medidas da sala em mãos, comece o planejamento da decoração levando sempre em consideração três aspectos fundamentais: funcionalidade, conforto e estética. Ou seja, uma sala precisa ser funcional, permitindo que as pessoas circulem no ambiente e façam uso de todos os móveis, portas e janelas, mas também precisa ser confortável e ter aquela estética que é um verdadeiro colírio para os olhos. Por isso, não tire o foco desses três itens durante todo o planejamento do espaço.

Sofá

Anote agora essa dica de ouro: inicie a decoração da sua sala de estar pequena pelo sofá. Esse é o móvel mais importante do ambiente, uma vez que ele é o grande responsável por recepcionar as pessoas e acomodá-las com conforto.

Priorize a compra de um sofá que se ajuste perfeitamente na parede onde será colocado e, lembre-se: o sofá precisa atender suas necessidades.

Por isso, avalie o uso que será feito do móvel. Será apenas para receber visitas socialmente? Ou a sala também será o local preferido para assistir TV e quem sabe até tirar um cochilo?

Nesse caso, talvez seja interessante contar com um modelo de sofá retrátil que pode tanto servir para recepcionar, quanto para se acomodar com mais conforto.

Nas salas de estar pequena é importante frisar que a área livre de circulação entre o sofá e os demais móveis deve ser de, no mínimo, 70 centímetros. 

TV

A TV também é outro destaque da sala de estar, geralmente posicionada em frente ao sofá. Em salas de estar pequena, a dica é pendurar a TV na parede para liberar espaço e até mesmo abrir mão de móveis como rack ou estante.

Outra dica é comprar a TV de tamanho proporcional a sua sala de estar. Uma TV muito grande em um espaço pequeno pode causar irritação nos olhos, dor de cabeça e desconforto.

Existe uma regrinha simples para te ajudar a determinar o tamanho ideal da tela a partir do espaço que você tem disponível. Por exemplo, para os televisores de resolução HD é necessário multiplicar a distância, em metros, entre a TV e o sofá por 18. Ou seja, uma distância de dois metros receberia bem um televisor de 36 polegadas. Já se a tela tiver resolução Full HD substitua o numero 18 por 21. Nesse caso, a mesma distância de dois metros comportaria uma TV de 42 polegadas.

Integração

A integração de ambientes é outro grande truque para ampliar visualmente a sala de estar. Se você mora em casa ou apartamento novo, provavelmente essa integração já existe, daí é só saber tirar proveito dela. Mas se você mora em uma casa ou apartamento mais antigo talvez ainda tenha uma parede entre os ambientes, nesse caso a dica é eliminar esse obstáculo e abrir os cômodos, contudo, antes de fazer qualquer intervenção desse tipo converse com um engenheiro.

Paleta de Cores

Para uma sala de estar pequena a melhor saída é apostar em uma paleta de cores neutras, claras e sóbrias. Mas não precisa se preocupar achando que vai ficar tudo branco, apesar dessa também ser uma opção.

Hoje em dia, é possível contar com uma paleta de tons pasteis, como o azul, o amarelo e o rosa mesclados a tons neutros como o branco, o cinza e até um leve toque de preto.

Outra opção é apostar em uma base branca e colocar cores mais alegres e vibrantes apenas nos detalhes, como almofadas, quadros e objetos decorativos.

Mesmo assim, o mais recomendado é não utilizar mais do que três cores diferentes em uma sala de estar pequena.

Luz

Se existe um elemento importantíssimo para a sala de estar pequena, esse elemento é a luz. A preferência fica sempre para a iluminação natural, de modo que se valorize janelas e outras aberturas, mas também é possível reforçar a iluminação de modo artificial como, por exemplo, com luminárias, pontos de LED e spots direcionáveis no teto.

Outro elemento que agrega muito valor à decoração e contribui para o rebatimento da luz pela sala é o espelho. Lembre-se dele na hora do planejamento.

Estilo é importante

Não é por que a sala de estar é pequena que ela não pode ter estilo próprio, pelo contrário. Priorize o estilo de decoração que mais combina com você e a sua casa, seja ele clássico, rústico ou contemporâneo. O importante é expressar sua personalidade a partir do que cada estilo tem de melhor. 

Paredes

As paredes são outro grande trunfo que você tem nas mãos na hora de decorar a sala pequena. Você pode usá-las para suspender tudo aquilo que ficaria pelo chão por meio do uso de nichos e prateleiras.

As paredes também podem receber uma pintura diferenciada, um papel de parede, textura ou aplicação de tijolinhos aparentes. No entanto, escolha apenas uma parede para realizar essas intervenções.

Cortina

A cortina é outro elemento que super valoriza a sala de estar e para acertar na escolha a dica é apostar em um modelo que vai do teto até o chão. Esse tipo de cortina alonga visualmente o pé direito, além de deixar a sala muito mais elegante.

Tecidos leves e de cores claras como o voil também são os mais indicados para ambientes pequenos.

Tapete e demais acessórios

A sala de estar pequena pode ainda contar com tapete, almofadas, mantas, luminárias, plantas e demais objetos decorativos. Mas para não sobrecarregar o ambiente procure selecionar aquilo que tem mais funcionalidade e agregue mais conforto para você. Não exagere na quantidade de peças.

Móveis

Quais outros móveis que podem entrar em uma sala de estar pequena decorada? Além do sofá, vale ainda investir em uma mesinha lateral ao invés da mesa de centro que ocupa mais espaço. Tenha ainda, se tiver espaço, poltronas ou puffs para garantir assentos extras.

Prefira móveis de design clean com linhas retas e cores neutras.

Outra dica é investir em móveis planejados. Eles aproveitam melhor o espaço, garantindo mais conforto e funcionalidade.

80 imagens de sala de estar pequena para você se inspirar

Depois de todas essas dicas só falta agora você se inspirar com projetos de salas de estar pequenas. Por isso, trouxemos 80 imagens que vão te ajudar – e muito – no planejamento do seu espaço, confira:

 

Imagem 1 – Sala de estar pequena, moderna e integrada.

Sala de estar pequena, moderna e integrada

Imagem 2 – Sala de estar pequena decorada em tons neutros e sóbrios.

Sala de estar pequena decorada em tons neutros e sóbrios

Imagem 3 – Sala de estar pequena dividindo espaço com o home office.

Sala de estar pequena dividindo espaço com o home office

Imagem 4 – Prateleiras e moveis suspensos são ótimas alternativas para salas pequenas.

Prateleiras e moveis suspensos são ótimas alternativas para salas pequenas

Imagem 5 – Cortinas longas deixam a sala pequena mais ampla e elegante.

Cortinas longas deixam a sala pequena mais ampla e elegante

Imagem 6 – TV na parede para poupar espaço na sala de estar pequena.

TV na parede para poupar espaço na sala de estar pequena

Imagem 7 – Sala de estar pequena com mesa de jantar: integração é a solução para pequenos espaços.

Sala de estar pequena com mesa de jantar: integração é a solução para pequenos espaços

Imagem 8 – Sofá de canto traz funcionalidade, conforto e estilo para a sala pequena.

Sofá de canto traz funcionalidade, conforto e estilo para a sala pequena

Imagem 9 – O estilo escandinavo é perfeito para salas pequenas.

O estilo escandinavo é perfeito para salas pequenas

Imagem 10 – Móveis claros e fibras naturais são o destaque dessa outra sala pequena.

Móveis claros e fibras naturais são o destaque dessa outra sala pequena

Imagem 11 – Capriche nas fontes de luz dentro da sala, sejam elas naturais ou artificiais.

Capriche nas fontes de luz dentro da sala, sejam elas naturais ou artificiais

Imagem 12 – Sala de estar pequena em formato corredor com espaço só para o sofá e o rack.

Sala de estar pequena em formato corredor com espaço só para o sofá e o rack

Imagem 13 – Sala de estar pequena de apartamento integrada à varanda para ganhar amplitude.

Sala de estar pequena de apartamento integrada à varanda para ganhar amplitude

Imagem 14 – Cores claras nesse projeto de sala pequena e elegante.

Cores claras nesse projeto de sala pequena e elegante

Imagem 15 – E para quem adora decorar com cores vivas, essa pequena sala de estar é uma fonte de inspiração.

E para quem adora decorar com cores vivas, essa pequena sala de estar é uma fonte de inspiração

Imagem 16 – Olha esse espelho gigante cobrindo toda a parede! Repare como ele ilumina e amplia a sala.

Olha esse espelho gigante cobrindo toda a parede! Repare como ele ilumina e amplia a sala

Imagem 17 – Outra boa dica é optar por um tapete grande que cubra todo o chão da sala, garantindo a sensação de maior espaço.

Outra boa dica é optar por um tapete grande que cubra todo o chão da sala, garantindo a sensação de maior espaço

Imagem 18 – A transparência do vidro é perfeita para ambientes pequenos, como essa sala.

A transparência do vidro é perfeita para ambientes pequenos, como essa sala

Imagem 19 – Não dispense um sofá super confortável, nem que para isso você precise abrir mão de outro móvel.

Não dispense um sofá super confortável, nem que para isso você precise abrir mão de outro móvel

Imagem 20 – Sala de estar pequena em estilo industrial decorada com painel verde na parede.

Sala de estar pequena em estilo industrial decorada com painel verde na parede

Imagem 21 – Pintar meia parede de outra cor é outro truque visual interessante para salas pequenas.

Pintar meia parede de outra cor é outro truque visual interessante para salas pequenas

Imagem 22 – Já o cinza é a melhor escolha para quem deseja uma sala moderna, mas sem cair no branco.

Já o cinza é a melhor escolha para quem deseja uma sala moderna, mas sem cair no branco

Imagem 23 – O quadro de macaquinhos não ocupa espaço e ainda traz aquele toque de personalidade fundamental para a sala de estar.

O quadro de macaquinhos não ocupa espaço e ainda traz aquele toque de personalidade fundamental para a sala de estar

Imagem 24 – Super elegante e moderna essa sala de estar em tons de branco e preto.

Super elegante e moderna essa sala de estar em tons de branco e preto

Imagem 25 – Quadros, almofadas e uma luminária para atrair toda atenção: elementos selecionados a dedo compõe essa pequena sala de estar

Quadros, almofadas e uma luminária para atrair toda atenção: elementos selecionados a dedo compõe essa pequena sala de estar

Imagem 26 – O toque industrial dessa sala de estar pequena ficou por conta do teto e do piso em cimento queimado.

O toque industrial dessa sala de estar pequena ficou por conta do teto e do piso em cimento queimado

Imagem 27 – Nessa sala de estar, os spots direcionáveis no teto mantem a iluminação sempre perfeita.

Nessa sala de estar, os spots direcionáveis no teto mantem a iluminação sempre perfeita

Imagem 28 – Aqui, a mesa de jantar delimita os ambientes integrados.

Aqui, a mesa de jantar delimita os ambientes integrados

Imagem 29 – Lembre-se de calcular o tamanho ideal da TV para a sua sala.

Lembre-se de calcular o tamanho ideal da TV para a sua sala

Imagem 30 – Móveis escuros na sala pequena, pode? Sim, especialmente quando o ambiente é banhado por luz natural.

Móveis escuros na sala pequena, pode? Sim, especialmente quando o ambiente é banhado por luz natural

Imagem 31 – Se o sofá não for suficiente para acomodar todo mundo, aposte em cadeiras ou poltronas na sala de estar.

Se o sofá não for suficiente para acomodar todo mundo, aposte em cadeiras ou poltronas na sala de estar

Imagem 32 – Que tal agora dar uma atenção especial ao lustre ou luminária da sua sala?

Que tal agora dar uma atenção especial ao lustre ou luminária da sua sala?

Imagem 33 – Móveis multifuncionais também são peças chaves em uma sala pequena, como esses puffs da imagem que servem tanto como assento, quanto mesa de apoio.

Móveis multifuncionais também são peças chaves em uma sala pequena, como esses puffs da imagem que servem tanto como assento, quanto mesa de apoio

Imagem 34 – Um pouco de arte e design não faz mal para ninguém, muito menos para a sala pequena.

Um pouco de arte e design não faz mal para ninguém, muito menos para a sala pequena

Imagem 35 – Puro luxo essa sala de estar pequena decorada com sofá branco.

Puro luxo essa sala de estar pequena decorada com sofá branco

Imagem 36 – Toque retrô na decoração da sala de estar pequena.

Toque retrô na decoração da sala de estar pequena

Imagem 37 – O azul é uma ótima opção de cor para quem não deseja sair da neutralidade.

O azul é uma ótima opção de cor para quem não deseja sair da neutralidade

Imagem 38 – Quer uma estante na sala pequena? Então aposte em um modelo aberto e vazado.

Quer uma estante na sala pequena? Então aposte em um modelo aberto e vazado

Imagem 39 – Móveis que se encaixam na sala e que são proporcionais ao ambiente: é disso que você precisa.

Móveis que se encaixam na sala e que são proporcionais ao ambiente: é disso que você precisa

Imagem 40 – A base neutra dessa sala de estar pequena recebeu super bem os detalhes coloridos da decoração.

A base neutra dessa sala de estar pequena recebeu super bem os detalhes coloridos da decoração

Imagem 41 – A parede atrás do sofá pode ser melhor aproveitada com nichos embutidos.

A parede atrás do sofá pode ser melhor aproveitada com nichos embutidos

Imagem 42 – Um sofá verde glamouroso para a sala de estar pequena integrada à sala de jantar.

Um sofá verde glamouroso para a sala de estar pequena integrada à sala de jantar

Imagem 43 – Parede de tijolinhos para dar aquele toque rústico na sala pequena.

Parede de tijolinhos para dar aquele toque rústico na sala pequena

Imagem 44 – Cortinas escuras e mais pesadas funcionam bem para quem utiliza a sala com frequência para assistir TV.

Cortinas escuras e mais pesadas funcionam bem para quem utiliza a sala com frequência para assistir TV

Imagem 45 – Pura delicadeza essa sala de estar pequena decorada em tons de branco e rosa.

Pura delicadeza essa sala de estar pequena decorada em tons de branco e rosa

Imagem 46 – E o que dizer dessa outra sala aqui? Parece de boneca!

E o que dizer dessa outra sala aqui? Parece de boneca!

Imagem 47 – É pequena, mas com planejamento cabe até o home office!

É pequena, mas com planejamento cabe até o home office!

Imagem 48 – Linda combinação entre o branco e a madeira nessa sala de estar pequena.

Linda combinação entre o branco e a madeira nessa sala de estar pequena

Imagem 49 – A sala pequena super iluminada apostou em um sofá cinza.

A sala pequena super iluminada apostou em um sofá cinza

Imagem 50 – Pequena, industrial e minimalista.

Pequena, industrial e minimalista

Imagem 51 – As plantas trazem vida e frescor à decoração da sala pequena.

As plantas trazem vida e frescor à decoração da sala pequena

Imagem 52 – O charme vintage invadiu a decoração dessa outra pequena sala de estar.

O charme vintage invadiu a decoração dessa outra pequena sala de estar

Imagem 53 – A distância correta entre a TV e o sofá é fundamental para garantir o conforto e a funcionalidade da sala de estar.

A distância correta entre a TV e o sofá é fundamental para garantir o conforto e a funcionalidade da sala de estar

Imagem 54 – Branco para iluminar e ampliar a sala pequena.

Branco para iluminar e ampliar a sala pequena

Imagem 55 – Já aqui, o destaque vai para a pintura geométrica no teto da sala de estar.

Já aqui, o destaque vai para a pintura geométrica no teto da sala de estar

Imagem 56 – Poucos móveis para valorizar a intervenção artística no teto.

Poucos móveis para valorizar a intervenção artística no teto

Imagem 57 – Sala de estar pequena com mezanino: a solução das kitnets.

Sala de estar pequena com mezanino: a solução das kitnets

Imagem 58 – Se sobrar espaço para circulação, use a mesinha de centro, caso contrário, tire-a da sala.

Se sobrar espaço para circulação, use a mesinha de centro, caso contrário, tire-a da sala

Imagem 59 – O que um pé direito alto não faz por uma sala de estar pequena?

O que um pé direito alto não faz por uma sala de estar pequena?

Imagem 60 – Móveis de linhas retas e poucos detalhes são os mais indicados para salas pequenas.

Móveis de linhas retas e poucos detalhes são os mais indicados para salas pequenas

Imagem 61 – Integração e continuidade com o rack que atravessa os ambientes, fazendo a integração entre eles.

Integração e continuidade com o rack que atravessa os ambientes, fazendo a integração entre eles

Imagem 62 – Tons sóbrios, claros e neutros na decoração dessa sala de estar pequena.

Tons sóbrios, claros e neutros na decoração dessa sala de estar pequena

Imagem 63 – Que tal um jardim na sala? Linda ideia!

Que tal um jardim na sala? Linda ideia!

Imagem 64 – Poucos móveis, mas todos com uma presença marcante.

Poucos móveis, mas todos com uma presença marcante

Imagem 65 – Um tapete para cobrir toda a área da sala.

Um tapete para cobrir toda a área da sala

Imagem 66 – Cores claras e transparência para quem deseja ampliar visualmente a sala de estar.

Cores claras e transparência para quem deseja ampliar visualmente a sala de estar

Imagem 67 – O sofá azul é o grande charme dessa pequena e moderna sala de estar.

O sofá azul é o grande charme dessa pequena e moderna sala de estar

Imagem 68 – Mas se preferir, pode apostar em um sofá verde, olha que incrível!

Mas se preferir, pode apostar em um sofá verde, olha que incrível!

Imagem 69 – Integrada sim, mas só quando for necessário!

Integrada sim, mas só quando for necessário!

Imagem 70 – A persiana é a alternativa moderna para a tradicional cortina de tecido.

A persiana é a alternativa moderna para a tradicional cortina de tecido

Imagem 71 – Integradas no espaço e no estilo decorativo.

Integradas no espaço e no estilo decorativo

Imagem 72 – O preto e branco reina nessa sala de estar pequena e moderna.

O preto e branco reina nessa sala de estar pequena e moderna

Imagem 73 – Sala de estar e de jantar podem conviver tranquilamente no mesmo espaço, mesmo sendo pequenas.

Sala de estar e de jantar podem conviver tranquilamente no mesmo espaço, mesmo sendo pequenas

Imagem 74 – Destaque uma das paredes da sala de estar pequena com papel de parede ou adesivo.

Destaque uma das paredes da sala de estar pequena com papel de parede ou adesivo

Imagem 75 – Móveis alongados, como o rack e o sofá da imagem, garantem a sensação de profundidade e continuidade do ambiente.

Móveis alongados, como o rack e o sofá da imagem, garantem a sensação de profundidade e continuidade do ambiente

Imagem 76 – Um pouco de cor na sala de estar pequena com o sofá cor de rosa.

Um pouco de cor na sala de estar pequena com o sofá cor de rosa

Imagem 77 – Mas um sofá azul de veludo não deixa nada a desejar!

Mas um sofá azul de veludo não deixa nada a desejar!

Imagem 78 – Proporção é a chave do sucesso em uma decoração de sala pequena.

Proporção é a chave do sucesso em uma decoração de sala pequena

Imagem 79 – Pode faltar espaço na sala pequena, mas não falta design, nem estilo.

Pode faltar espaço na sala pequena, mas não falta design, nem estilo

Imagem 80 – Essa pequena sala de estar foi agraciada com a presença de uma enorme janela capaz de oferecer toda a luz que o ambiente precisa.

Essa pequena sala de estar foi agraciada com a presença de uma enorme janela capaz de oferecer toda a luz que o ambiente precisa