Conheça 9 hábitos diários que ajudam na limpeza da casa

Por -

Sabia que com pequenos hábitos diários você consegue manter sua casa limpa e organizada? Pois é! E você nem precisa perder horas com isso.

A partir de coisinhas simples você mantem a limpeza e, de quebra, ainda garante aquela sensação gostosa de casa organizada e em ordem.

Pronto para conferir as dicas? Então vamos lá!

9 hábitos diários que ajudam na limpeza da casa

1. Uma tarefa por dia

Uma tarefa por dia

Não queira limpar sua casa inteira em um dia só. A intenção aqui é justamente o contrário: te ajudar a manter a limpeza da casa todos os dias, sem grandes esforços.

Por isso, a dica é organizar as tarefas da casa por dias da semana, mas faça isso do modo que for mais conveniente para você.

Por exemplo, você pode planejar lavar roupa na segunda, aspirar a casa na terça, tirar o pó dos móveis na quarta, limpar os banheiros na quinta e por aí vai.

2. Tour diário pelos cômodos

Tour diário pelos cômodos

Crie o hábito de fazer um tour por todos os cômodos da sua casa com a intenção de colocar tudo de volta no lugar. Você pode fazer isso à noite, caso precise acordar cedo e sair para trabalhar ou, então, fazer essa tarefa pela manhã.

Você não gasta nem cinco minutos e coloca tudo no lugar. Recolha brinquedos, chaves, roupas, almofadas, cobertores, entre outras coisas que possam estar espalhadas pelos ambientes.

Acredite, esse hábito simples já faz uma diferença danada na arrumação da casa.

3. Roupas no lugar certo

Roupas no lugar certo

Mais um hábito importante: acostume-se a guardar as roupas limpas e levar as que estão sujas para a lavanderia.

Não misture as peças, nem as deixe jogadas no banheiro, no chão do quarto ou sobre a cama. Além da sensação de bagunça, você corre o risco de ter que lavar novamente roupas que já estavam limpas.

4. Banheiro limpo e organizado

Banheiro limpo e organizado

O banheiro é uma das áreas da casa que mais exigem limpeza e organização. Mas não se desespere. Existe um jeito fácil de deixar seu banheiro sempre limpinho e cheiroso.

Para isso, comece criando o hábito de recolher o lixinho do banheiro diariamente. Cesto de lixo limpo já é meio caminho andado.

Depois, passe um pano com álcool sobre a bancada do banheiro, nas louças e metais. O vaso sanitário pode ser limpo diariamente com um pouco de bicarbonato de sódio e detergente. Deixe essa misturinha agir na louça por alguns         minutos e depois com a escovinha própria de limpar vaso esfregue toda a louça.

Uma dica é deixar um kit limpeza dentro do armário do banheiro com esponja, . detergente, paninho, álcool e o que mais achar necessário para fazer a limpeza.

Prontinho! Para completar a limpeza rápida, passe um pano no chão.

A área do box você pode lavar uma vez por semana na hora em que for tomar banho. Leve para o chuveiro uma esponjinha e lave as portas, paredes e demais acessórios.

O toque final fica por conta daqueles aromatizadores de ambiente que deixam o banheiro sempre cheiroso.

5. Cozinha em ordem

Cozinha em ordem

Além do banheiro, a cozinha é outra parte da casa que exige limpeza e manutenção constante. Mas aqui também não tem mistério.

Para deixar sua cozinha sempre em ordem acostume-se a lavar a louça após cada refeição. Aproveite e passe um paninho no fogão para remover sujeiras e gorduras.

Limpe a bancada com um paninho umedecido em álcool ou detergente neutro.

O chão fica por conta da vassoura e de um pano umedecido. Pronto! Você já pode partir para próxima etapa.

6. Adeus poeira!

Adeus poeira!

A limpeza do restante da casa pode ser resumida em tirar a poeira dos móveis e do chão. Para isso, comece umedecendo um paninho com água e passe por todos os móveis.

Em seguida, aspire o chão e se achar necessário, passe pano em todos os cômodos.

Lembrando que essa tarefa não precisa ser realizada todos os dias. Uma vez por semana é o suficiente. Mas se você possui animais em casa ou tem problemas alérgicos ou respiratórios, o ideal é tirar o pó a cada dois dias.

7. Arrume sua cama

Arrume sua cama

Você não imagina como é importante arrumar a cama todos os dias. Além de deixar seu quarto mais bonito, você já começa o dia cumprindo uma tarefa que te deixará mais motivado para seguir com as demais.

8. Sapatos na entrada da casa

Sapatos na entrada da casa

Habitue-se a manter os sapatos do lado de fora da casa. Tenha caixas ou um armário só para colocar os sapatos que acabou de tirar.

Essa atitude deixa sua casa mais limpa e organizada, uma vez que você não trará sujeiras de fora para dentro e não precisará ficar chutando sapatos espalhados pelo caminho.

9. Deixe o ar e a luz entrar

Deixe o ar e a luz entrar

Abra portas e janelas por pelo menos 10 minutos todos os dias. A luz e a ventilação são importantes para arejar a casa e mantê-la longe de fungos, mofo e bactérias.

Dicas extras para facilitar a limpeza da casa

1. Destralhe sua casa

Não adianta: quanto mais coisas você acumular na sua casa, mais difícil será o processo de limpeza. Por isso, a primeira dica é começar fazendo um belo destralhe em todos os cômodos da casa.

Livre-se de tudo aquilo que está em excesso, que você não usa, não gosta, não funciona, enfim, faça uma limpa e mantenha apenas aquilo que faz sentido para você.

O ideal é fazer um destralhe uma vez por ano.

2. Guarde documentos e papéis

Se você é do tipo que sempre perde documentos e papéis importantes, então está mais do que na hora de arrumar um lugar só para guardar essas coisas.

Pode ser dentro do guarda-roupa, em uma gaveta ou uma caixa. O importante é que esses papéis não fiquem espalhados pela casa.

3. Faça uma lista de tarefas

Por fim, pegue papel e caneta e faça uma lista de todas as tarefas importantes que você precisa realizar diariamente para manter sua casa limpa e organizada e, a partir da sua disponibilidade, encaixe essas tarefas no seu dia a dia.

Mas não se sobrecarregue. Faça o necessário e mais importante primeiro.

Viu só como é simples manter a casa limpa?