Horta caseira: descubra como fazer e veja 60 ideias criativas

Ideias para você criar e manter uma horta caseira com as suas mudas preferidas

Por -

Uma das soluções mais práticas e saudáveis para a nossa necessidade de ter alimentos orgânicos e fresquinhos na nossa mesa é ter uma horta caseira. A vida agitada da cidade ou a falta de tempo nos afastam dos bons hábitos que gostaríamos de cultivar em nossas vidas e levar alimentos saudáveis e cultivados sem a presença de agrotóxicos pode não ser tão frequente quanto gostaríamos.

A horta caseira é sinônimo de saúde, economia e dá um toque verde na sua decoração. Além disso, para quem tem crianças em casa, a horta caseira pode se tornar uma atividade em família muito prazerosa, além de ensinar lições valiosas para as crianças sobre ecologia e sobre o desenvolvimento dos vegetais que vão para nossa mesa. O contato com a terra, com o verde e os processos da natureza é essencial para incentivar o cultivo de hábitos saudáveis e mostrar a importância parar um pouquinho, observar a natureza e também de cuidar de nós mesmos.

No post de hoje vamos falar um pouco sobre como começar a sua horta caseira em apartamentos, começando por a cultivar suas plantinhas em vasos, mesmo para quem tem pouco espaço em casa! Além da nossa seleção de imagens cheias de ideias e referências para todos os estilos de hortas, separamos dois vídeos para você aprender a cuidar bem do seu verdinho!
Vamos lá!

Dicas para sua horta caseira em apartamento

Horta caseira

A horta caseira pode ser feita tanto por quem possui mais espaço e um quintal, quanto para quem mora em apartamentos ou casas sem quintal, pois existem muitas opções de suportes compactos que podem ser colocados tanto na varanda, quanto no parapeito da janela ou mesmo na cozinha para deixar seus vegetais sempre à mão.

O primeiro item a ser levado em conta para que a sua horta seja bem-sucedida é a iluminação. Você precisa saber a intensidade do sol que bate sobre o lugar escolhido para colocar a sua horta, isso irá te ajudar a definir quais as espécies mais indicadas para crescerem ali e qual o tipo de espaço que você poderá dispor.

Existem algumas dicas de plantinhas a serem cultivadas a cada tipo de iluminação, por exemplo, se você tiver um cantinho que tenha sol desde manhãzinha até o fim da tarde, você pode cultivar legumes, raízes como cenoura e beterraba, leguminosas como feijão, ervilha, vagem, e frutinhas brasileiras como pitanga e jabuticaba. Sob o sol médio (de 4 a 6 horas por dia) podemos plantar verduras e também temperos, pimentas, frutas mais delicadas e ervas medicinais. Já em alguns lugares onde o sol fica pouquinho, por até duas horas, podemos cultivar algumas ervas para chá clássicas como o hortelã, erva cidreira e boldo do Chile.

A questão do espaço deve ser considerada na hora de fazer a sua horta caseira. Caso possua um quintal ou conte com um espaço verde em casa, sua horta pode ser plantada diretamente na terra, mas se o seu espaço for reduzido não se preocupe! Existem diversas formas de fazer a sua horta caber em espaços muito pequenos sem perder o charme ou a funcionalidade, como por exemplo, utilizando vasos, embalagens recicladas de materiais diversos, caixas de madeira, floreiras, e uma série de itens que podem te ajudar a fazer uma disposição criativa e harmônica da sua horta.

A presença de uma horta na cozinha de casa é um elemento decorativo que pode ser utilizado com finalidades diversas: você pode dar um toque mais rústico se usar a madeira de demolição no suporte ou vaso, ou até mesmo tornar o ambiente mais alegre usando vasinhos coloridos. Em relação ao tipo de material, você pode escolher tanto adquirir itens novos para receber suas plantinhas quanto brincar com os recipientes que já tem em casa: xícaras, latas de chá, cerâmicas e porcelanas que você não utiliza mais.

Outra opção super compacta e que com certeza vai dar um toque a mais na decór na sua horta é a horta vertical. Ela irá permitir que você utilize o espaço das paredes para criar uma horta suspensa e aproveitar cada cantinho do seu espaço.

Tutoriais para fazer a sua horta caseira!

Separamos alguns tutoriais para te ajudar ainda mais na hora de cuidar dos seus novos verdinhos! Nestes vídeos você vai descobrir como as horas podem ser feitas de forma muito simples e fáceis até mesmo em pequenos espaços!

Como iniciar sua horta caseira: as primeiras lições

Neste tutorial você vai aprender como as plantas podem ser cultivadas em pequenos espaços, além das lições iniciais sobre variedades de espécies da mesma plantinha de como transferir sua muda para vasos de uma forma segura!

Horta caseira na parede e como cuidar das suas plantinhas mesmo sem tempo

Já neste vídeo, você pode pegar as melhores dicas sobre como criar uma horta vertical para a sua casa ou apartamento e para manter suas plantinhas sempre úmidas mesmo para quem não tem tempo de sobra para regar sempre!

Agora que você já sabe como começar sua horta, dê uma olhada na nossa seleção de imagens para se inspirar ainda mais!

Imagem 1 – Tem varanda? Espaço perfeito para uma horta casiera com temperos em apartamento.

Imagem 2 – Horta caseira: dentro de casa você também pode montar um espacinho mudinhas numa parede onde o sol bate.

Imagem 3 – Horta caseira: existem sistemas inteligentes com iluminação artificial e rega automática se você leva uma vida muito agitada para cuidar das suas plantinhas.

Imagem 4 – Horta caseira: as áreas mais próximas das janelas são as perfeitas para você encaixar suas plantinhas em uma horta em apartamento.

Imagem 5 – Para sua horta caseira ficar ainda mais fofa e delicada, aposte nos cachepots de cerâmica pintada com padrões e até mesmo rostinhos

Imagem 6 – Um carrinho tipo os mini-bares com rodinhas são ótimos lugares para acomodar suas plantas: além dos andares, ele pode ser facilmente movido para um lugar com som.

Imagem 7 – Uma ideia para uma hortinha de temperos vertical: vários andares com uma estrutura de madeira furada para encaixar seus vasinhos.

Imagem 8 – Horta caseira de temperos na cozinha deixa tudo ainda mais prático!

Imagem 9 – Além da horta de temperos, você também pode criar um sistema de secagem das ervas para armazená-las e utilizar depois.

Imagem 10 – Horta vertical caseira com vasinhos retangulares: aposte nos tipos de vasos e apoios que mais tem a ver com a decoração da sua casa.

Imagem 11 – As xícaras são os novos cachepots amados pelos entusiastas das hortas caseiras: além de super fofos, você pode escolher diferentes tipos de xícaras para fazer sua plantação.

Imagem 12 – Horta caseira: plantinhas secando e decorando espaços! Aproveite a beleza das ervas e flores em todos os estágios.

Imagem 13 – Outra ideia para sistema de secagem: o importante é que elas estejam próximas à luminosidade natural para concluírem seu processo.

Imagem 14 – Horta caseira: cachepot alto tipo jardineira para plantinhas com prateleira na parte de baixo.

Imagem 15 – Berçário das mudinhas: os sistemas artificiais também podem ser utilizados dentro de casa para o cultivo de mudas em sementeiras.

Imagem 16 – Reaproveitamento de objetos sem uso para uma horta caseira vertical: janela de madeira como base para esse conjunto de jarrinhas de vidro.

Imagem 17 – Um toque a mais de cor: além do verdinho das plantas, você pode comprar vasinhos e cachepots coloridos para decorar sua casa.

Imagem 18 – Horta caseira: pequenos toques de verde para uma decoração minimalista.

Imagem 19 – Estrutura para horta caseira em madeira tipo escadinha para áreas internas e externas.

Imagem 20 – Para agrupar suas plantinhas e dar um ar mais rústico, use caixas de madeira tipo de feira ou vinho.

Agrupe as plantinhas com tonalidades mais rústicas

Imagem 21 – Jardineirinhas suspensas para sua horta na cozinha.

Jardineirinhas suspensas

Imagem 22 – Jardim de temperinhos suspensos para sua cozinha com o sistema de encaixe de vasinhos.

Jardim de temperos suspensos

Imagem 23 – Tem um parapeito grande na janela? Encaixe vários vasos com diferentes espécies e forme um cantinho verde!

Cantinho verde

Imagem 24 – Vasinhos motivacionais para ajudar quem ainda não tem o dedo verde mas quer se aventurar nas hortinhas.

Vasinhos com frases motivacionais

Imagem 25 – Pedacinhos de tronco também como base para hortinhas verticais num estilo mais rústico.

Pedacinhos de tronco para apoiar na parede

Imagem 26 – Horta caseira: sistema de metal suspenso para secagem de ervinhas na sua cozinha.

Horta caseira com sistema de metal suspenso

Imagem 27 – Refúgio para suas mudinhas em tecido e com proteção para os períodos de chuva intensa.

Refúgio para mudinhas

Imagem 28 – Horta caseira integrada na cozinha planejada para manter tudo à mão na hora de cozinhar e um verdinho na sua cozinha.

Horta caseira integrada a cozinha planejada

Imagem 29 – Utilize diferentes recipientes para montar o seu jardim: escorredores de inox sem uso são ótimas opções por terem furinhos que possibilitam a saída de água excedente.

Horta caseira em escorredor de inox

Imagem 30 – Horta caseira: para quem não está acostumado com a aparência de cada plantinha, vale escrever o nome delas em plaquinhas ou até mesmo no vaso!

Horta caseira com nome das plantinhas

Imagem 31 – Sabe aqueles organizadores e sapateiras de tecido? Viram uma horta vertical super barata e prática em pouquíssimos passos!

Horta caseira em sapateira

Imagem 32 – As plantas também se adaptam muito bem na parte superior de armários, só é preciso ter certeza de que elas recebem os raios solares para fazer fotossíntese.

Horta caseira na parte superior do armário

Imagem 33 – Plantinhas no parapeito de janelas deixam a casa mais alegre e com um ar puro.

Horta caseira no parapeito da janela

Imagem 34 – Pense em diversos tipos de cachepots e vasinhos que podem ser utilizados!

Ideia criativa para horta caseira

Imagem 35 – Um toque de verde transforma a decoração de qualquer ambiente.

Decoração com um toque de verde

Imagem 36 – Outra ideia de horta suspensa para apartamentos.

Horta suspensa caseira

Imagem 37 – Mini-horta surpresa! Use gavetinhas para servirem de cachepots para as suas mudinhas.

Mini horta suspensa em casa

Imagem 38 – Um cantinho dedicado à elas: suas plantinhas com um lugar reservado ao sol.

Plantinhas com lugar reservado ao sol

Imagem 39 – Posicionamento estratégico para usar seus temperos na hora de cozinhar.

Posição estratégica da horta caseira

Imagem 40 – Não tem um cantinho de iluminação natural para posicionar suas plantinhas? Use uma iluminação artificial para mantê-las saudáveis.

Iluminação artificial para horta

Imagem 41 – Carrinho de jardinagem com todos os apetrechos à postos!

Carrinho de jardinagem na horta

Imagem 42 – Nicho vertical com horta para apartamentos e ambientes internos.

Horta em apartamentos e ambientes internos

Imagem 43 – Tríade de jarrinhos de plantas com uma base de madeira para pendurar nas paredes de casa.

Horta caseira com jarros na parede

Imagem 44 – Pegboards também são boas opções de base para começar a posicionar seus vasinhos na parede.

Horta caseira com pegboards

Imagem 45 – Na cozinha planejada, aqui está outra opção de como integrar sua área verde na decoração: nichos na madeira para encaixar jardineirinhas e vasinhos.

Nichos para horta caseira

Imagem 46 – Barra para pendurar seus vasos na parede: uma opção super prática para um horta caseira dentro da cozinha.

Horta caseira na parede

Imagem 47 – Idéia de secagem de temperos super criativa e divertida: em estruturas tipo de luminárias suspensas, encaixe os galhinhos das suas plantas.

Horta caseira com secagem para temperos

Imagem 48 – Quadrinho dos temperos: além das plantinhas aromáticas, você pode pensar em encaixar também na sua base um lugarzinho para os temperos em pó ou em grão que você mais usa.

Temperos na horta caseira

Imagem 49 – Reutilize latas de alumínio como cachepots das suas plantinhas: dê uma cara nova para eles com uma pintura diferente e até mesmo plaquinhas de identificação.

Latas de alumínio na horta caseira

Imagem 50 – Caixa de madeira como base para os seus vasinhos: você pode pintar uma faixa dela com tinta de lousa e escrever os nomes delas sempre que mudar!

Horta caseira com caixa

Imagem 51 – Estufa na cozinha: estrutura de estufa artificial embutida nos armários da cozinha como um forno convencional.

Estufa na cozinha

Imagem 52 – Posicione suas plantinhas em nichos ou prateleiras em paredes vazias!

Horta caseira em prateleiras

Imagem 53 – Monte sua hortinha com diferentes cachepots reutilizados: latinhas de alumínio, potes de vidro e até mesmo plástico.

Horta caseira

Imagem 54 – Horta caseira: panelas antigas de alumínio ou cerâmica também fazem cachepots super especiais para suas hortinhas!

Horta caseira com panelas antigas

Imagem 55 – Horta caseira: um design inovador para encaixar as suas plantinhas e outros comestíveis!

Horta caseira com design inovador

Imagem 56 – Horta caseira: plaquinhas de madeira com pintura em tinta preta tipo lousa são identificadores ótimos para encaixar direto na terra do vaso e podem ser reutilizados sempre que você precisar, é só apagar e escrever de novo!

Horta caseira com plaquinhas de madeira

Imagem 57 – Outra ideia de cachepot com pés longos de madeira para arrasar na decoração da sala.

Outra ideia de cachepot com pés longos

Imagem 58 – Horta caseira: mais latinhas antigas e super estilosas para serem reutilizadas como cachepots das suas plantinhas.

Horta caseira: mais latinhas antigas

Imagem 59 – Vegetais sempre fresquinhos para suas refeições! Outro sistema de estufa com iluminação artificial para plantar diferentes tipos de alfaces, couves e folhinhas verdes.

Vegetais sempre fresquinhos para suas refeições

Imagem 60 – Horta caseira encaixada na pedra: trabalho de tampo de balcão de pedra com recorte central para encaixar seus vasinhos de plantas.

Horta caseira encaixada na pedra