Kusudama: o que é, como fazer, dicas e inspirações

Por -

Originário da antiga cultura japonesa, o Kusudama trata-se de uma forma de dobrar e colar pedaços de papel um ao outro com o objetivo final de formar uma esfera. O nome é a junção de duas palavras: kusuri = remédio, medicamento e tama = bola, esfera, sendo assim, podemos nos referir ao Kusudama como “esfera de cura”.

Registros históricos mostram que o Kusudama pode ter se originado no chamado período Heian, entre anos 794 e 1192 d.C, com o intuito de proteger os moradores que os tinham pendurado em suas casas dos maus espíritos, doenças e má sorte.

O Kusudama é considerado por alguns um estilo de origami, criado, a princípio, para comportar incensos, tornando-se posteriormente uma peça de decoração e uma arte criativa, que acalma e ajuda na concentração. Os Kusudama também podem ser utilizados para presentear e decorar festas, com ou sem estilo oriental.

Para quem curte e já conhece um pouco da arte dos origamis, o Kusudama pode se tornar um processo agradável e bacana de desenvolver. Mas quem ainda não está familiarizado, pode encontrar um desafio e tanto pela frente.

Veja abaixo alguns vídeos com tutoriais e passo a passo detalhado para montar o seu Kusudama:

Como fazer Kusudama Ametista

Como fazer Kusudama – Passo a passo

Origami: Kusudama Electra

Como fazer um Kusudama Flor

Decorando com Kusudama

É importante ressaltar que o Kusudama não é um origami modular, ou seja, que unido a outras peças iguais, formam um resultado completo. Aliás, especialistas na arte japonesa nem consideram o Kusudama um origami.

O Kusudama finalizado revela um aspecto de flores em torno da esfera. Ele pode ser feito com diferentes cores de papel e, com isso, decorar diversos tipos de ambientes e festas.

Para quem acredita no poder da esfera, é bacana colocar no hall de entrada ou próximo à uma das janelas da casa, para ajudar a trazer bons fluídos para o lar. Quem não acredita, mas acha a técnica linda, pode apostar nos coloridos, nos dourados e até nos completamente brancos, que ficam com um efeito final encantador.

Outro ponto super importante e bacana do Kusudama é que você pode convidar crianças a aprender essa arte e ensiná-las a montar a esfera por inteiro, juntando os kusudamas umas das outras. Além de ser uma atividade lúdica, ensina a trabalhar em equipe.

60 ideias e inspirações de kusudama

Confira agora algumas inspirações para montar o seu Kusudama:

Imagem 1 – Modelo lindo de Kusudama de flor, com pérolas no centro de cada Kusudama e completado por flores de tecido em diferentes cores, ornando entre o vermelho, branco e rosa.

Modelo lindo de Kusudama de flor, com pérolas no centro de cada Kusudama e completado por flores de tecido em diferentes cores, ornando entre o vermelho, branco e rosa

Imagem 2 – Opção de Kusudama delicada, com origami na ponta, perfeita para presentear ou pendurar no quarto.

Opção de Kusudama delicada, com origami na ponta, perfeita para presentear ou pendurar no quarto

Imagem 3 – Perceba que os papéis com lindas estampas coloridas fizeram toda a diferença no aspecto final do Kusudama.

Perceba que os papéis com lindas estampas coloridas fizeram toda a diferença no aspecto final do Kusudama.

Imagem 4 – Uma linda opção de Kusudama monocromático com alça para pendurar, ideal para presentear amigos e desejar-lhes sempre muita sorte.

Uma linda opção de Kusudama monocromático com alça para pendurar, ideal para presentear amigos e desejar-lhes sempre muita sorte

Imagem 5 – Inspiração de Kusudoma colorido, perfeita para fazer com as crianças, com origamis coloridos na ponta.

Inspiração de Kusudoma colorido, perfeita para fazer com as crianças, com origamis coloridos na ponta

Imagem 6 – Um modelo lindo de Kusudama em cores quentes, ideal para pendurar na janela da cozinha ou da varanda, por exemplo.

Um modelo lindo de Kusudama em cores quentes, ideal para pendurar na janela da cozinha ou da varanda, por exemplo

Imagem 7 – Nessa inspiração, foram aplicados dois Kusudama, um abaixo do outro, com detalhes de pequenas contas e balões ao longo do espaço para pendurar.

Nessa inspiração, foram aplicados dois Kusudama, um abaixo do outro, com detalhes de pequenas contas e balões ao longo do espaço para pendurar

Imagem 8 – Modelo de Kusudama ball colorido, um dos tipos de Kusudoma mais comuns e mais bonitos.

Modelo de Kusudama ball colorido, um dos tipos de Kusudoma mais comuns e mais bonitos

Imagem 9 – Modelo de Kusudama estrela, lindo, com detalhes em azul, verde e laranja.

Modelo de Kusudama estrela, lindo, com detalhes em azul, verde e laranja

Imagem 10 – Opção de Kusudama em um modelo de diagrama diferente, com dobraduras internas estampadas e flores de crochê nas pontas.

Opção de Kusudama em um modelo de diagrama diferente, com dobraduras internas estampadas e flores de crochê nas pontas

Imagem 11 – Kusudama no modelo estrela com aspecto vazado, ideal para decorar a casa colocando-o pertinho da janela.

Kusudama no modelo estrela com aspecto vazado, ideal para decorar a casa colocando-o pertinho da janela

Imagem 12 – Kusudama ball fechado com papéis coloridos e em tamanhos diferentes para aumentar a sensação de movimento nas peças.

Kusudama ball fechado com papéis coloridos e em tamanhos diferentes para aumentar a sensação de movimento nas peças

Imagem 13 – Modelo de kusudama simples, feita com o pedaço de uma página de revista, o modelo ideal para quem está começando essa arte.

Modelo de kusudama simples, feita com o pedaço de uma página de revista, o modelo ideal para quem está começando essa arte

Imagem 14 – Quem disse que só vale se o Kusudama estiver na esfera? As flores de Kusudama podem ser usadas para decorar unitariamente, como neste galho seco.

Quem disse que só vale se o Kusudama estiver na esfera? As flores de Kusudama podem ser usadas para decorar unitariamente, como neste galho seco

Imagem 15 – Mais uma inspiração para usar as flores do Kusudama de forma separada, em palitos de madeira.

Mais uma inspiração para usar as flores do Kusudama de forma separada, em palitos de madeira

Imagem 16 – Opção de Kusudama para presentear; repare que a caixa que acompanha a arte segue o mesmo padrão de cores e estampas.

Opção de Kusudama para presentear; repare que a caixa que acompanha a arte segue o mesmo padrão de cores e estampas

Imagem 17 – Modelo lindo de flor com base em folhas, feita em Kusudama roxo e lilás.

Modelo lindo de flor com base em folhas, feita em Kusudama roxo e lilás

Imagem 18 – As tradicionais guirlandas também pdem ser feitas kusudama; use-as para decorar a porta de entrada.

As tradicionais guirlandas também pdem ser feitas kusudama; use-as para decorar a porta de entrada.

Imagem 19 – Esse Kusudama ganhou a aplicação de botões e de contas nas dobraduras feitas com kraft.

Esse Kusudama ganhou a aplicação de botões e de contas nas dobraduras feitas com kraft

Imagem 20 – Um trio de Kusudama para enfeitar a varanda da casa.

Um trio de Kusudama para enfeitar a varanda da casa

Imagem 21 – Opção de Kusudama ball aberto em cores e tamanhos diferentes; repare que nesse modelo é possível notar as dobras internas do papel.

Opção de Kusudama ball aberto em cores e tamanhos diferentes; repare que nesse modelo é possível notar as dobras internas do papel

Imagem 22 – Esse Kusudama pode ser usado, inclusive, como buquê de casamento, com destaque para os botões de rosa em meio aos origamis unidos.

Esse Kusudama pode ser usado, inclusive, como buquê de casamento, com destaque para os botões de rosa em meio aos origamis unidos

Imagem 23 – Kusudama pequeno e colorido para pendurar.

Kusudama pequeno e colorido para pendurar

Imagem 24 – Uma opção belíssima para presentear é o Kusudama na cúpula de vidro, no estilo “A Bela e a Fera”.

Uma opção belíssima para presentear é o Kusudama na cúpula de vidro, no estilo “A Bela e a Fera”

Imagem 25 – Modelo de Kusudama em flor de tamanho pequeno, fácil de fazer, ideal para quem está aprendendo essa arte milenar.

Modelo de Kusudama em flor de tamanho pequeno, fácil de fazer, ideal para quem está aprendendo essa arte milenar

Imagem 26 – Que inspiração incrível! O abacaxi feito em Kusudama ficou lindo e super conceitual, perfeito para salas de estar elegantes e contemporâneas.

Que inspiração incrível! O abacaxi feito em Kusudama ficou lindo e super conceitual, perfeito para salas de estar elegantes e contemporâneas

Imagem 27 – Buque de Kusudama de flores brancas, rosas e rosa pink, ideal para casamentos ao ar livre.

Buque de Kusudama de flores brancas, rosas e rosa pink, ideal para casamentos ao ar livre

Imagem 28 – Modelo de Kusudama estrela fechado, usando o mesmo papel estampado para toda a peça que pode ser pendurada ou colocada em cima de um vaso de boca larga.

Modelo de Kusudama estrela fechado, usando o mesmo papel estampado para toda a peça que pode ser pendurada ou colocada em cima de um vaso de boca larga

Imagem 29 – Uma inspiração bem diferente e criativa é fazer o Kusudama em papéis de mapas, estampando um estilo diferente para o origami.

Uma inspiração bem diferente e criativa é fazer o Kusudama em papéis de mapas, estampando um estilo diferente para o origami

Imagem 30 – Na ponta do vaso foi colocado o origami flor, com pequenas flores detalhadas em cores diferentes e com pequenas contas para o miolo de cada uma delas.

Na ponta do vaso foi colocado o origami flor, com pequenas flores detalhadas em cores diferentes e com pequenas contas para o miolo de cada uma delas

Imagem 31 – Que fantástica essa ideia: para montar o pequeno jardim japonês de cactos e suculentas foram unidos diferentes tipos de Kusudama.

Que fantástica essa ideia: para montar o pequeno jardim japonês de cactos e suculentas foram unidos diferentes tipos de Kusudama

Imagem 32 – Modelo de Kusudama perfeito para quem está começando. Veja os detalhes de cada peça montada, que depois são coladas para montar a esfera.

Modelo de Kusudama perfeito para quem está começando. Veja os detalhes de cada peça montada, que depois são coladas para montar a esfera

Imagem 33 – Kusudama pequeno feito com papel estampado de corações; destaque para o cordão de pendurar com contas nas mesmas cores.

Kusudama pequeno feito com papel estampado de corações; destaque para o cordão de pendurar com contas nas mesmas cores

Imagem 34 – Kusudama ball diferente e fechado, perfeito para ser pendurado em conjunto de 3 ou mais peças.

Kusudama ball diferente e fechado, perfeito para ser pendurado em conjunto de 3 ou mais peças

Imagem 35 – Esse Kusudama de flores ficou super delicado e romântico, ainda mais com as peças ao longo do cordão.

Esse Kusudama de flores ficou super delicado e romântico, ainda mais com as peças ao longo do cordão

Imagem 36 – Os papéis em tons envelhecidos fizeram o Kusudama o destaque do ambiente.

Os papéis em tons envelhecidos fizeram o Kusudama o destaque do ambiente

Imagem 37 – Kusudama simples, com papéis estampados e coloridos, modelo ideal para ensinar as crianças.

Kusudama simples, com papéis estampados e coloridos, modelo ideal para ensinar as crianças

Imagem 38 – Que tal decorar a festa com esses Kusudamas em tons claros super delicados?

Que tal decorar a festa com esses Kusudamas em tons claros super delicados?

Imagem 39 – Modelo simples e fácil de fazer de Kusudama pequeno em cores quentes.

Modelo simples e fácil de fazer de Kusudama pequeno em cores quentes

Imagem 40 – Kusudama colorido em flor com origami na ponta e detalhes em botões para o miolo das flores.

Kusudama colorido em flor com origami na ponta e detalhes em botões para o miolo das flores

Imagem 41 – Que lindo! O Kusudama se tornou uma luminária para o ambiente.

Que lindo! O Kusudama se tornou uma luminária para o ambiente

Imagem 42 – Opção de Kusudama em flores coloridas decorado com pérolas; as fitas de cetim foram usadas para dar sustentação a peça.

Opção de Kusudama em flores coloridas decorado com pérolas; as fitas de cetim foram usadas para dar sustentação a peça

Imagem 43 – Modelos de Kusudama gigantes, perfeitos para decoração de festas e ambientes mais amplos.

Modelos de Kusudama gigantes, perfeitos para decoração de festas e ambientes mais amplos

Imagem 44 – Um modelo caleidoscópico de Kusudama, ótima opção para presentear aniversariantes, desejando saúde, boa sorte e felicidade.

Um modelo caleidoscópico de Kusudama, ótima opção para presentear aniversariantes, desejando saúde, boa sorte e felicidade

Imagem 45 – Kusudama laranja com detalhes diferenciados nas dobras e origamis de borboleta no cordão de pendurar.

Kusudama laranja com detalhes diferenciados nas dobras e origamis de borboleta no cordão de pendurar

Imagem 46 – Modelo simples e bonito de Kusudama em preto e branco, com contas nas mesmas cores.

Modelo simples e bonito de Kusudama em preto e branco, com contas nas mesmas cores

Imagem 47 – O filtro dos sonhos ficou ainda mais bonito com a aplicação dos Kusudama coloridos.

O filtro dos sonhos ficou ainda mais bonito com a aplicação dos Kusudama coloridos

Imagem 48 – A escolha do papel faz toda a diferença na arte do Kusudama.

A escolha do papel faz toda a diferença na arte do Kusudama

Imagem 49 – Inspiração de Kusudama irreverente e desconstruído, nas cores rosa e verde, com pequeno detalhe em amarelo

Imagem 50 – Que linda inspiração do Kusudama colorido em flores com contas, ideal para decorar.

Que linda inspiração do Kusudama colorido em flores com contas, ideal para decorar

Imagem 51 – Kusudama simples, delicado e romântico valorizado pelos origamis na ponta.

Kusudama simples, delicado e romântico valorizado pelos origamis na ponta

Imagem 52 – Kusudama feito com papel estampado nas flores da esfera.

Kusudama feito com papel estampado nas flores da esfera

Imagem 53 – Modelo de Kusudama ball rosa para pendurar no teto ou na porta do quarto.

Modelo de Kusudama ball rosa para pendurar no teto ou na porta do quarto

Imagem 54 – Lindo Kusudama colorido, com aspecto degradê nas flores.

Lindo Kusudama colorido, com aspecto degradê nas flores

Imagem 55 – Monte o seu Kusudama nas cores que preferir.

Monte o seu Kusudama nas cores que preferir

Imagem 56 – Kusudama ball colorido e estampado com flores e fita para pendurar.

Kusudama ball colorido e estampado com flores e fita para pendurar

Imagem 57 – Uma linda inspiração de Kusudama: a escolha perfeita das cores unida aos detalhes de perolas e origamis completou a peça com muito charme e beleza.

Uma linda inspiração de Kusudama: a escolha perfeita das cores unida aos detalhes de perolas e origamis completou a peça com muito charme e beleza

Imagem 58 – Kusudama em diferentes tonalidades com cordão verde para pendurar.

Kusudama em diferentes tonalidades com cordão verde para pendurar

Imagem 59 – Kusudama em diagrama colorido: opção irreverente para montagem da arte.

Imagem 60 – Modelos delicados de Kusudama com fita e detalhes em dourado. Perfeito para decorar festas e datas temáticas, como natal e ano novo.

Modelos delicados de Kusudama com fita e detalhes em dourado. Perfeito para decorar festas e datas temáticas, como natal e ano novo