Limpeza de quintal: conheça dicas práticas para o seu dia a dia

Por - Atualizado em:

Será que existe um jeito certo de limpar quintal? Não, necessariamente. O que você pode ter em mãos são dicas e informações que ajudam a tornar esse processo mais prático, rápido e eficiente.

Descubra isso tudo aqui acompanhando o post com a gente.

Porque, afinal, você precisa fazer a limpeza do quintal

Ainda tem dúvidas sobre a importância de manter a limpeza do quintal? Então confira seis bons motivos para sacudir a preguiça e pegar na vassoura:

Para afastar roedores e animais peçonhentos

A limpeza do quintal é super importante para manter ratos e animais peçonhentos fora de casa, como aranhas, escorpiões e lacraias, por exemplo.

A maioria desses pequenos animais são oportunistas em busca de abrigo, água e alimento.

E, adivinha só? Um quintal sujo pode ter tudo isso para oferecer.

Para manter a organização

Um quintal limpinho também é organizado. Isso significa que a entrada da sua casa não vai ficar amarrotada de coisas, atrapalhando a passagem e destruindo o visual da sua fachada.

Para cuidar do paisagismo

A maioria das pessoas que tem quintal em casa também tem plantas. Mas se o quintal está sujo e bagunçado muito provavelmente as verdinhas vão sofrer.

Afinal, você não tem como cuidar delas direito. Por isso, a limpeza do quintal serve também para cuidar do paisagismo e assegurar uma fachada ainda mais bonita.

Para afastar o risco da dengue

A dengue ainda é uma realidade no país e todo mundo está cansado de saber que água parada vira bercinho de mosquito.

E onde essa água costuma parar? Em objetos deixados expostos no quintal. Mas com uma boa limpeza, esse risco é completamente eliminado.

Para garantir a higiene

Você tem pets em casa? Então é muito provável que eles utilizem o quintal como banheiro. E aí não tem jeito!

A limpeza e desinfecção é extremamente necessária para a saúde de todos os moradores e até mesmo do bichano, afinal, ele pode acabar pisando em cima de urina e fezes.

Para ter bem estar

Não dá para negar o quanto um quintal limpinho é prazeroso! Nele, você pode relaxar, curtir um dia de folga, brincar com as crianças, fazer um piquenique, uma reunião com os amigos e o que mais quiser.

Como limpar quintal: dicas práticas para o dia a dia

Coloque na agenda

Tire um dia do mês para fazer uma limpeza pesada e completa do quintal. Marque na agenda e acione a notificação para não esquecer.

Além da limpeza mensal, também é importante manter a ordem no restante dos dias.

Por isso, crie o hábito diário de tirar o lixo que cair no quintal, especialmente se você tiver lixeira externa.

Limpe a sujeira do pet (coco e xixi), se preferir, vale até colocar um tapetinho higiênico para ele aprender o local certo de fazer as necessidades ou, ainda, com o auxilio de sprays, educá-lo a usar apenas um espaço do quintal.

Recolha objetos que ficarem espalhados, como brinquedos das crianças e coisas que você traz da rua.

Se tiver plantas ou árvores no quintal, recolha o excesso de folhas caídas.

Use a vassoura

Sempre prefira a vassoura do que a mangueira. É mais ecológico e econômico. Isso sem contar que para a limpeza de manutenção, aquela feita todo dia, a vassoura dá conta.

Com ela, você recolhe numa boa toda a poeira grossa, as folhas caídas, entre outras sujeiras.

Apenas tome cuidado com o tipo de vassoura que será utilizada, já que as fibras mais duras, como a piaçava, por exemplo, podem riscar alguns tipos de pisos, como os de pedras naturais, como ardósia e granito.

Já para pisos rústicos, como os de cimento, a vassoura de fibras duras é mais recomendada, uma vez que ela consegue acessar a poeira dentro das fissuras e ranhuras da superfície.

Limpe os móveis

Se você tem móveis no quintal, como mesas, cadeiras e bancos, lembre-se de higienizá-los também.

Use uma esponja macia com detergente neutro para eliminar a sujeira. Finalize com um pano macio e levemente umedecido em água.

Evite deixar móveis de madeira e outros materiais que se deterioram facilmente em locais expostos. A não ser que você proteja a madeira com algum impermeabilizante.

O mesmo vale para os estofados. Você pode usar tecidos a prova d’água para almofadas e assentos, por exemplo.

Elimine pragas e ervas daninhas

A limpeza do quintal também inclui a remoção de ervas daninhas e pragas em canteiros, vasos e jardins.

Essa atividade não precisa ser feita diariamente, mas é importante manter uma rotina para garantir a limpeza paisagística.

No verão, as ervas daninhas crescem mais rapidamente, então a limpeza deve ser mais frequente do que no inverno.

Se o quintal for gramado, é importante garantir a poda regular da grama para evitar insetos e animais peçonhentos, além de um visual mais bonito e aconchegante.

Recolha e organize objetos

No dia da faxina pesada recolha todos os objetos que estão ocupando espaço e não tem uso prática na rotina da família. Doe o que puder doar, jogue fora o que não tiver conserto e escolha um lugar para guardar o que é necessário.

O quintal é um grande candidato da casa a se transformar em canto da bagunça. Mas evite isso ao máximo.

Afinal, o quintal é um espaço da casa feito para socializar, interagir e provocar uma boa impressão, já que fica bem na entrada.

Depois de recolher e organizar tudo, mantenha o hábito de evitar que esses objetos retornem e que outros apareçam.  Sempre que ver algo fora do lugar, organize.

Não seja acumulador

Essa dica de como limpar quintal é bem parecida com a anterior, mas vai um pouco mais a fundo.

Aqui, a ideia é desapegar do que não é utilizado ou necessário, chegando ao ponto de sequer levar para casa objetos que você não vai usar.

Além de economizar dinheiro comprando coisas que não precisa, você ainda evita transformar o seu quintal em uma área de acúmulo.

Desinfete

Após organizar os objetos, remover as ervas daninhas e tirar a sujeira grossa, você deve partir para a última etapa da limpeza do quintal: a desinfecção.

Para isso, faça uma mistura de água com água sanitária ou cloro dentro de um balde grande. A cada litro de água adicione, em média, duas colheres de sopa de água sanitária. Mexa bem e jogue no quintal.

Esfregue com a vassoura para remover a sujeira completamente. Aplique um pouco de detergente neutro para potencializar a limpeza do quintal.

Reforce a aplicação da água sanitária nos locais mais sujos e com presença de lodo e mofo.

Enxague. Você pode usar o balde (opção mais ecológico) ou optar por uma mangueira de jato direcionado que gasta pouca água.

Depois é só deixar secar e o seu quintal já estará prontinho para uso.

Dica extra: feche os ralos para evitar que baratas, minhocas e outros animais invadam o quintal.

Agora sim dá para curtir um quintal aconchegante, limpo e bonito!