Conheça as 10 maiores florestas do mundo por área

Por -

Sem floresta não existe vida. A manutenção e preservação de todas as espécies do planeta (todas, inclusive a humana) dependem da conservação das florestas. E quanto mais a gente conhece sobre as florestas do mundo, mais a gente pode ajudar a cuidar e proteger cada uma delas.

Por isso, trouxemos nesse post o top 10 com as maiores florestas do mundo. Vamos lá, descobrir essa imensidão verde?

Top 10 maiores florestas do mundo

10º – Reserva Florestal Sinharaja – Srilanka

Floresta Sinharaja

O Srilanka abriga a 10º maior floresta do mundo, chamada de Reserva Florestal Sinharaja.

Em 1978, a Unesco declarou a floresta como patrimônio da humanidade e reserva de biofesra.

Com mais de 88 mil metros quadrados, essa floresta, considerada tropical, abriga espécies endêmicas, ou seja, que só existem lá. A área verde é o lar de centenas de milhares de espécies de plantas, mamíferos, aves e anfíbios.

09º – Floresta Temperada Valdivian – América do Sul

Floresta valdiviana no Chile

A nona maior floresta do mundo está em território sul americano, mais precisamente sobre o território do Chile e tomando parte do território argentino.

A Floresta Temperada Valdivian possui pouco mais de 248 mil metros quadrados e abriga uma rica diversidade de espécies de fauna e flora. Entre os animais que podem ser encontrados por lá, podemos destacar o puma, o macaco da montanha, o pudu e o cisne de pescoço negro.

08º – Parque Nacional das Emas e Chapada dos Veadeiros – Brasil

Parque Nacional das Emas

O Brasil abriga biomas importantíssimos para diversas espécies da fauna e flora do planeta. E um desses santuários está localizado na Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, dentro do Parque Nacional das Emas.

Além de ser um lugar lindíssimo, com algumas das cachoeiras e formações rochosas mais antigas do mundo, a Chapada dos Veadeiros também é lar para diversas espécies do cerrado.

Infelizmente, os 655 mil metros quadrados está sendo constantemente ameaçado pela plantação de soja que acontece ao redor.

07º – Reserva Florestal Nublada de Monte Verde – Costa Rica

Floresta Costa Rica

A Reserva Florestal Nublada de Monte Verde, na Costa Rica, possui esse nome curioso por estar sempre encoberta por nuvens, graças a sua localização em uma região alta e montanhosa.

O local abriga a maior concentração de espécies de orquídeas do mundo, com mais de 300 variedades diferentes.

Além disso, a reserva também é o lar de samambaias gigantes e de mamíferos, como o puma e o jaguar.

06º – Parque Nacional do Sundarbans – Índia e Bangladesh

Parque Sundarbans

Lar do famoso Tigre de Bengala, o Parque Nacional do Sundarbans é a sexta maior floresta do mundo e está localizada entre os territórios da Índia e de Bangladesh.

A floresta é considerada pantanosa, uma vez que é local de passagem do Rio Ganges.

05º – Floresta Nublada – Equador

Floresta Nublada Equador

A Reserva Florestal Nublada de Monte Verde possui as mesmas características da floresta nublada da Costa Rica, daí o nome.

O local abriga centenas de plantas e animais, além de ser responsável por cerca de 20% da biodiversidade de pássaros do mundo.

Infelizmente, a Floresta Nublada também vem sofrendo com o desmatamento e com a exploração abusiva e indiscriminada.

04º – Floresta Daintree – Austrália

E o quarto lugar da lista vai para a Floresta Daintree, na Austrália. Essa floresta lindíssima é a mais antiga do mundo, com mais de 135 milhões de anos.

Em 1988, a Floresta Daintree, lar de 18% da biodiversidade do planeta, foi considerada como Patrimônio Mundial.

03º – Floresta do Congo – República Democrática do Congo

Floresta do congo

A Floresta do Congo, localizada na República Democrática do Congo, é responsável por 70% da cobertura vegetal do subcontinente africano.

A importância dessa floresta é imensa, especialmente porque muitas espécies que vivem ali são endêmicas, não existem em outros lugares, como é o caso do Chimpanzé Pigmeu.

Mas, infelizmente, o desmatamento é uma ameaça que coloca em risco a sobrevivência da floresta e de todo seu ecossistema. Além do desmatamento, a caça ilegal é outro grave problema enfrentado por quem defende a floresta.

02º – Floresta Taiga – Hemisfério Norte

Floresta Taiga

A maior floresta do mundo em área é a Floresta Taiga. Considerada como o maior bioma terrestre do mundo, essa floresta ocupa uma área gigantesca na faixa do hemisfério norte, adaptando-se ao clima subártico e as baixas temperaturas.

A Taiga se inicia na parte norte do Alasca, segue para o Canadá, chega ao sul da Groelândia, para depois atingir a Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão.

Sua área total de 12 milhões de quilômetros quadrados é responsável por cerca de 29% da cobertura vegetal do planeta.

A Taiga é conhecida também como a Floresta das Coníferas, uma vez que as árvores em formato de cone, como os pinheiros, são predominantes.

Um dos mais ilustres moradores da Taiga é o tigre siberiano.

01º – Floresta Amazônica – Brasil e demais países da América do Sul

E o primeiro lugar, como você já deve saber, vai pra ela: a linda e brasileirinha Floresta Amazônica. Com pouco mais de 7 milhões de quilômetros quadrados, a floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e sua importância para a vida na Terra é gigantesca.

Situada em uma área que engloba, além da região norte do Brasil, mais sete países da América do Sul (Colômbia, Guiana Francesa, Bolívia, Suriname, Peru, Venezuela e Equador), a floresta Amazônica é o maior celeiro de espécies do mundo, tanto da fauna, quanto da flora.

Estima-se que mais de 30 milhões de espécies de animais e 30 mil espécies de plantas ocupam a floresta, distribuídos em manguezais, ilhas, rios, campos cerrados, igapós e praias fluviais.

A floresta Amazônica também abriga a maior reserva fluvial do planeta. Cerca de 20% dos recursos hídricos do mundo estão nela. Além disso, a Amazônia também é o grande pulmão da Terra, sendo responsável por gerar mais de 20% do oxigênio.

Não podemos deixar de falar também da importância da Amazônia para diversas tribos indígenas, espalhadas não só pelo território brasileiro, mas também pelos demais países cobertos pela floresta.

Porque conservar as florestas? E o que você pode fazer

Aquecimento global, escassez de água, desertificação e cataclismas são apenas algumas das coisas terríveis que o ser humano experimenta (ou ainda vai experimentar) por conta do desmatamento e da falta de preservação das florestas.

Tudo que existe na natureza, incluindo nós, seres humanos, é parte de um equilíbrio perfeito e qualquer coisa que esteja fora do lugar gera consequências negativas.

E cada um de nós tem tudo a ver com isso e pode (e deve) tomar atitudes no dia a dia para contribuir com a preservação das florestas.

Sim, nada de só ficar assistindo telejornal, reclamando e esperando uma ação do governo que, convenhamos, não está muito interessado nessa questão.

Acredite, você não precisa virar ativista ou se refugiar no meio do mato. É possível continuar vivendo sua vida, mas de um modo mais consciente e sustentável.

Veja algumas dicas práticas de como você pode ajudar a frear o desmatamento e a destruição das florestas. Lembrando que pode parecer pouco, mas quando cada individuo toma para si uma parte da responsabilidade, a mudança ganha força.

Empresas responsáveis e consumo consciente

Nós, consumidores, temos um poder de influência enorme sobre as empresas, afinal, elas precisam de pessoas que comprem seus produtos.

E todos os dias fazemos decisões de compra, seja no supermercado, na padaria, no shopping ou na lanchonete.

Porque então não apoiar empresas que adotam politicas sustentáveis e de preservação ambiental? Faça a troca.

Prefira comprar de empresas que apoiem comunidades indígenas e ribeirinhas, que utilizem logística reversa, que ofereçam embalagens biodegradáveis e sustentáveis, que possuem selos de origem e certificação ambiental, entre outras ações.

Apoie a causa indígena

A população indígena é uma grande protetora da floresta e ao apoiar o movimento de demarcação de terras, você contribui para que a Amazônia continue de pé.

Além disso, busque sempre por produtos e empresas que valorizem as comunidades indígenas e também apoiem essa causa.

Considere o vegetarianismo

O agro não é pop, não é legal e é hoje o grande responsável pelo desmatamento e pelas queimadas de florestas do mundo, incluindo a Amazônia.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Forest Trends, cerca de 75% do desmatamento ocorrido no planeta entre os anos de 2000 a 2012 vem do setor da agropecuária. Um negócio que movimenta anualmente mais de 61 bilhões de dólares. Ou seja, tem gente ganhando com o desmatamento das florestas.

E o que você e o vegetarianismo tem a ver com isso? Simples: todo esse desmatamento tem uma única função: aumentar a área de criação de gado para consumo humano. E esse gado (assim como outros animais para abate) come o quê? Ração feita de soja.

Então, basicamente, as áreas de florestas desmatadas servem para criar animais e produzir ração para eles.

Quando você considera o vegetarianismo automaticamente reduz o consumo de carne, impactando nesse setor cruel e insustentável da economia.

Acha pouco sua atitude? Mas não é. Estima-se, de acordo com uma pesquisa do IBOPE realizada em 2018, que existam hoje no Brasil quase 30 milhões de vegetarianos (14% da população), cerca de 75% a mais do que na última pesquisa realizada em 2012. Um movimento que tende a aumentar cada dia mais.

Inclusive, a própria ONU já declarou que a dieta vegetariana é o caminho para um planeta mais sustentável, sendo também uma das maneiras mais eficazes de combater o aquecimento global.

E, então, o que acha da ideia?

Hora do voto

Vivemos em um país democrático e isso nos garante a cada quatro anos escolher um representante. E se a ideia é preservar e garantir o futuro da Amazônia, não dá para votar em candidatos de bancada ruralista.

Escolha seus candidatos com base em propostas verdadeiramente sustentáveis, não se iluda com discursos bonitinhos.

E, assim, de pouquinho em pouquinho, cada um vai fazendo sua parte e as maiores florestas do mundo vão continuar sendo as maiores florestas do mundo.