Maiores hidrelétricas do mundo: veja as 10 mais importantes

Por -

O carregador do seu celular, o aparelho microondas e a televisão são apenas alguns dos aparelhos elétricos que você utiliza todo santo dia e que muito provavelmente nem se dá conta de todo o processo envolvido para que eles funcionem.

E toda essa parafernália de fios, cabos e sistemas só sobrevivem diariamente graças ao trabalho das hidrelétricas.

As hidrelétricas são o motor de toda a vida moderna, sem elas a eletricidade não chegaria na sua casa, nem no seu trabalho, nem em lugar algum.

Mas você saberia dizer qual a maior hidrelétrica do mundo? E do Brasil? A gente vai te contar nesse post, além de mais algumas coisas super interessantes. Confira.

Como funciona uma hidrelétrica

Para que a energia chegue todos os dias nas casas das pessoas de todo o mundo é necessário um elemento fundamental: água, muita água.

As hidrelétricas funcionam graças a pressão e o movimento da água sobre os geradores. Com isso, essas engrenagens giram as turbinas que, por sua vez, transformam energia mecânica em energia elétrica.

Para a construção de hidrelétricas é necessário o represamento dos rios e a construção de barragens para que a água se acumule.

Quanto maior o fluxo de água do rio, maior a quantidade de energia que pode ser produzida pelas hidrelétricas.

E aqui já fica uma boa dica sobre as maiores hidrelétricas do mundo, afinal, onde mais além do nosso Brasil, que se concentram tantos rios e reservas naturais de água doce?

10 maiores hidrelétricas do mundo

Confira a seguir o ranking com as maiores hidrelétricas do mundo. 

10º – Sayano-Shushenskaya – Rússia

A Rússia abre o ranking das maiores hidrelétricas do mundo. A décima posição vai para a usina hidrelétrica de Sayana Shushenskaya, na região de Yenisei.

Construída entre os anos de 1963 e 1985, a hidrelétrica russa produz, com apenas 10 turbinas, 6400 MW de energia.

09º – Longtan Dam – China

A China, como não poderia deixar de ser, chega nesse ranking para ocupar a nona posição com a hidrelétrica de Longtan Dam, localizada ao longo do rio Hongshui.

A usina possui capacidade de produção de 6426 MW.

08º – Xiangjiaba – China

A China também ocupa a oitava posição no ranking das maiores hidrelétricas do mundo, desta vez com a usina de Xiangjiaba, localizada na província de Yunnan, no sudoeste chinês.

A capacidade da usina é de 6448 MW.

07º – Grand Coulee – EUA

A sétima maior hidrelétrica do mundo fica nos EUA, ao longo do rio Columbia. A hidrelétrica possui capacidade para geração de até 6809 MW.

Construída entre os anos de 1933 e 1942, essa é a maior usina de produção de energia dos Estados Unidos.

06º – Tucuruí – Brasil

Chegou a vez do Brasil! A sexta maior hidrelétrica do mundo está em terra tupiniquim. Localizada ao longo do rio Tocantins, a usina de Tucuruí possui capacidade de geração elétrica de 8370 MW.

Esse é primeiro projeto hidrelétrico construído na Floresta Amazônica, concluído em 1984.

Está em projeto a ampliação da capacidade da usina, caso isso ocorra, a capacidade da hidrelétrica passará para 10.500 MW.

05º – Guri – Venezuela

Guri

A Venezuela, país que faz fronteira com o Brasil, ocupa a quinta posição desse ranking. A usina de Guri, construída no Rio Canoni, possui capacidade de geração de até 10.200 MW.

A hidrelétrica abastece todo o país e ainda exporta energia para o Brasil, particularmente para o estado de Roraima.

04º – Belo Monte – Brasil

Ainda em terras sul-americanas, a quarta posição do ranking vai para a usina de Belo Monte, no Brasil.

A hidrelétrica, inaugurada em 2016, possui capacidade para geração de 11.233 MW.

O custo total da obra da Usina de Belo Monte foi de R$ 26 bilhões. Na época em que estava sendo construída, a hidrelétrica causou polêmica, especialmente por conta dos impactos ambientais relacionados à obra.

O principal deles envolve o desvio do escoamento natural do rio que afeta a fauna e a flora local. Isso sem contar os danos causados à população indígena e ribeirinha que, com a construção da usina, inevitavelmente tiveram que ser desalojados.

03º – Xiluodu – China

A medalha de ouro do ranking das maiores hidrelétricas do mundo vai para a usina de Xiluodu, ao longo do rio Jinsha.

Atualmente a hidrelétrica possui capacidade para geração de 13.860 MW de energia.

Além do fornecimento de energia elétrica, a barragem da usina também é importante para evitar enchentes e para ajudar na navegação pelo rio.

A maior hidrelétrica do Brasil

A segunda maior hidrelétrica do mundo é também a maior hidrelétrica do Brasil. Estamos falando da hidrelétrica de Itaipu, localizada no Rio Paraná, entre a fronteira do Brasil e do Paraguai, a única do mundo construída e compartilhada por dois países.

Até 2012, a Hidrelétrica de Itaipu era considerada a maior do mundo, perdendo o posto para a hidrelétrica chinesa de Três Gargantas.

Em 2020, a usina comemorou 46 anos de existência e a marca impressionante de 2,6 bilhões de MW gerados. Só para você ter uma ideia da grandiosidade de produção da hidrelétrica, essa quantidade de energia seria suficiente para abastecer o planeta inteiro por 43 dias ininterruptos.

A usina de Itaipu possui capacidade de 14 mil MW, sendo que a energia gerada é distribuída entre os dois países. Atualmente, 10 usinas geram energia para o Paraguai e outras 10 para o Brasil.

Contudo, o Paraguai utiliza apenas metade da energia produzida pela sua parte, o restante é vendido para o Brasil.

A usina de Itaipu é responsável pelo abastecimento de 19% da atual demanda brasileira por energia elétrica.

O Brasil ainda possui usinas importantes, além das já citadas, como a hidrelétrica de Jirau e Santo Antônio, ambas localizadas no Rio Madeira, no estado de Rondônia.

A hidrelétrica de Ilha Solteira, localizada no Estado de São Paulo, também aparece no ranking das maiores do mundo e do Brasil, ocupando a 24º posição.

Também é importante mencionar a usina de Xingó e de Paulo Afonso, ambas construídas ao longo do Rio São Francisco, mas em estados diferentes, sendo a primeira entre os estados de Alagoas e Sergipe e a segunda no estado da Bahia.

A maior hidrelétrica do mundo

E em primeiríssimo lugar, a maior hidrelétrica do mundo é a Usina de Três Gargantas, localizada na China ao longo do rio Yang Tsé.

A usina possui capacidade de produção de nada mais, nada menos do que 22.500 MW. Concluída em 2012, a hidrelétrica consumiu um orçamento na ordem dos 25 bilhões de dólares, além de desbancar a usina brasileira de Itaipu.

Atualmente a hidrelétrica de Três Gargantas também possui a importante função de controlar as enchentes na região abraçada pelo rio. A usina é utilizada ainda para facilitar a navegação pelo rio.