Mofo no guarda-roupa: como tirar e dicas essenciais para a limpeza

Por -

Ninguém merece descobrir uma peça com mofo no guarda-roupa. Além do mau cheiro, o mofo pode acabar estragando as roupas e até mesmo o armário.

Mas, por sorte, existem truques que acabam com o mofo no guarda-roupa e, de quebra, ainda ajudam a deixar esse inconveniente bem longe.

Quer saber mais? Então cola aqui nesse post que a gente te conta. Vem ver! Encontrou mofo na roupa também? Então veja neste guia como fazer você mesmo.

Diferença entre mofo e bolor

Diferença entre mofo e bolor

Acredite se quiser, mas mofo e bolor não são a mesma coisa. E entender a diferença entre eles fará toda diferença na hora de limpar o seu guarda roupa.

Os dois são microorganismos causados por fungos, no entanto, o bolor ataca apenas as superfícies dos objetos e sua principal característica é o tom acinzentado e a textura aveludada. O bolor também é fácil de limpar, basta passar um pano umedecido e pronto.

Já o mofo é um pouquinho mais complicado. Ele ataca mais profundamente os objetos e possui a capacidade de penetrar nas fibras, causando manchas mais difíceis de serem removidas.

O mofo se caracteriza pelos pontinhos pretos nas superfícies de móveis, objetos e tecidos.

Portanto ao notar manchas acinzentadas saiba que está lidando com um problema que, felizmente, é mais fácil e rápido de ser removido. Agora, se o que estiver vendo são pontinhos pretos, então já separe um arsenal de limpeza mais pesado.

Como tirar mofo do guarda-roupa

Como tirar mofo do guarda-roupa

A primeira coisa que você deve fazer ao se deparar com uma mancha de mofo é limpá-la imediatamente.

Isso porque o mofo é um micro-organismo capaz de se multiplicar, ou seja, se você não cuidar daquela mancha pequenininha daqui a pouco ela vai ficar gigante.

Portanto, anote todos os procedimentos necessários para tirar mofo do guarda roupa:

  • Comece abrindo o guarda roupa e retirando tudo o que está lá dentro: roupas, sapatos, acessórios, caixas e por aí vai.
  • Em seguida, espalhe suas coisas pela cama para que elas possam ventilar. Se possível, dê preferência para estender as roupas no varal para que elas tomem um pouco de sol. O mesmo vale para sapatos e outros acessórios, quanto mais expor suas peças ao sol, melhor.
  • Isso porque o calor do sol ajuda a remover a umidade (condição necessária para a proliferação do mofo e do bolor) e a tirar o mau cheiro das peças.
  • Enquanto suas roupas tomam um solzinho aproveite para fazer a limpeza dentro do armário.
  • Inclusive, você também pode colocar as gavetas e prateleiras móveis do seu guarda roupa para tomar sol. Assim a limpeza é mais eficiente.
  • Depois comece a analisar os tipos de mancha que você tem no armário. Se notar que é do tipo bolor, então um pano umedecido com água e vinagre já é suficiente.
  • Faça uma mistura de um copo de água para um copo de vinagre. Passe essa mistura por todo o armário, incluindo gavetas, portas e o fundo do móvel. Lembre-se também de limpar a parte de cima do guarda roupa e todo lado externo, incluindo a parte de trás.
  • Mas um detalhe importante: observe a parede onde o guarda roupas está encostado. Pode ser que o seu móvel esteja absorvendo a umidade que vem da parede e, nesse caso, se a fonte do problema não for resolvida pouco adiantará limpar apenas o armário.
  • Aproveite e desencoste o guarda roupa da parede cerca de cinco centímetros. Assim você favorece a ventilação atrás do móvel.

Continuando com a limpeza

  • Caso note a presença de pontos pretos pelo móvel, então você está diante de uma mancha de mofo.
  • A solução nesse caso é usar água sanitária. Mas jamais use o produto puro sem estar diluído, ele pode manchar o seu móvel.
  • Faça uma mistura com uma medida de água sanitária para uma medida de água, você pode tomar como referência um copo para cada produto.
  • Em seguida, umedeça um pano e passe por todo o móvel, esfregando as manchas de mofo.
  • Deixe o guarda roupa aberto até que ele seque completamente.

Dica: se o armário tiver muitas manchas de mofo e bolor use máscara para fazer a limpeza, dessa forma você evita crises alérgicas proveniente dos fungos.

Agora chegou a hora de cuidar das suas roupas.

Como tirar mofo das roupas

Como tirar mofo das roupas

Essa é uma etapa delicada e vai exigir que você analise cuidadosamente todas as peças do seu armário, desde roupas até sapatos, acessórios, cobertores, toalhas, lençóis etc.

Nenhuma peça com mancha de mofo ou bolor deve voltar para o armário antes de ser devidamente limpa e higienizada. Caso contrário você corre o risco de sofrer mais uma vez com mofo no guarda roupa.

Por isso observe item por item. Cheire as peças também. Pode ser que você não veja manchas de mofo ou bolor aparentes, mas se sentir aquele odor desagradável nas roupas então já as separe para lavagem.

Depois forme pilhas com as roupas que precisarão ser higienizadas. As roupas brancas com mancha de mofo podem ser limpas com água sanitária. Para isso deixe-as de molho em água e acrescente cerca de meio copo de água sanitária.

Já as roupas coloridas não podem ser lavadas com água sanitária, nem alvejante. A dica nesse caso é usar vinagre para remover as manchas de mofo. Deixe as peças de molho em água e vinagre e depois lave-as normalmente.

O mesmo vale para cobertores, toalhas e lençóis.

Como evitar mofo no guarda-roupa

Depois de todo o trabalho para tirar o mofo do guarda roupa você não vai querer que ele volte não é mesmo?

Por isso confira as dicas que separamos para você ficar livre desse incômodo de uma vez por todas.

  • Mantenha as portas do seu guarda roupa abertas todos os dias por pelo menos 20 minutos. Isso ajuda a renovar o ar dentro do armário e evitar que a umidade se acumule.
  • Nos dias mais frios e úmidos do ano procure aumentar o tempo de ventilação do guarda roupa, já que nessas épocas a proliferação de mofo e bolor é maior por causa do acúmulo de umidade.
  • Jamais guarde roupas úmidas dentro do seu armário. Espere que elas sequem completamente antes de guardá-las.
  • O mesmo vale para as roupas que acabou de passar. O vapor do ferro deixa as peças umedecidas, por isso é importante esperar que as roupas esfriem antes de colocá-las no armário.
  • Também não guarde as roupas e sapatos que você acabou de tirar do corpo. O suor pode acabar fazendo suas roupas mofarem. Caso elas ainda tenham condições de uso aguarde um tempo para que as peças ventilem e sequem. Ao contrário, coloque para lavar.
  • Habitue-se com a ideia de fazer limpezas periódicas no seu guarda roupas. A cada dois ou três meses é o ideal. Use água com vinagre ou água com álcool para remover a poeira e possíveis manchas de bolor que estejam começando a se proliferar.
  • Espalhe pelo seu guarda roupa pedaços de giz de lousa ou gesso. Esses materiais ajudam a puxar a umidade e, consequentemente, evitam o surgimento de mofo e bolor.
  • Você também pode optar por usar aquelas bolinhas anti mofo vendidas em supermercado. O efeito é o mesmo, apenas lembre-se de substituir esses produtos a cada seis meses.
  • Guarde casacos, cobertores e roupas de festa que você quase não usa em sacos de TNT. Dessa forma as peças ficam protegidas do mofo. A dica também vale para sapatos e outros acessórios, como chapéus e bolsas, por exemplo.
  • Mas evite a todo custo armazenar roupas, sapatos e acessórios em sacos plásticos. Isso porque esse tipo de material não permite que as peças “transpirem” e podem acabar acumulando umidade no interior, favorecendo o surgimento de manchas de mofo e bolor.
  • As roupas que ficam penduradas em cabides são as que mais ventilam, já que ficam abertas. Mas mesmo assim procure manter uma distância de pelo menos dois centímetros entre uma peça e outra. Evite encher a arara com muitas roupas.
  • Já as peças que ficam em prateleiras, nichos e gavetas devem ser mantidas dobradas e organizadas. Forme pilhas e mantenha cada pilha a uma distância de dois a três centímetros uma da outra.
  • Com a limpeza concluída coloque saches aromáticos dentro do guarda roupa. Essa é uma ótima maneira de deixar o armário mais cheiroso e acabar com qualquer odor de mofo que possa ter sobrado.
  • E não se esqueça de checar a situação das paredes, do teto e do chão da sua casa. Se notar a presença de infiltração e manchas de umidade providencie o reparo imediatamente e deixe o armário o mais distante possível desses pontos para evitar a proliferação do mofo.

Viu só como é simples tirar mofo do guarda roupa? Agora é só arregaçar as mangas e fazer a limpeza necessária.