Parede listrada: como fazer, fotos, dicas e cuidados

Por -

Quer renovar a decoração gastando pouco e provocando um super efeito? Então aposte na parede listrada. Verticais ou horizontais, largas ou fininhas, coloridas ou em preto e branco, as listras mudam a cara de qualquer ambiente.

Mas antes de apostar nesse efeito decorativo, é importante se atentar para alguns detalhes, assim tudo sai conforme o esperado. Confira as dicas que preparamos para você:

Parede listrada: como fazer, dicas e cuidados para não errar

As paredes listradas têm muito a oferecer para a decoração, mas antes de se jogar nessa tendência vale a pena se atentar nas dicas abaixo:

Orientação das listras

Antes de qualquer coisa pare e pense na orientação que as listras terão na sua parede. Horizontais ou verticais? Pode parecer um detalhe bobo, mas cada uma dessas orientações provoca um efeito visual diferente.

As listras verticais, por exemplo, são ótimas para alongar e aumentar ambientes com pé direito baixo, dando a sensação de que são mais altos.

Já as listras horizontais provocam a impressão de que o ambiente é maior, mais amplo e profundo. Qual dessas sensações você deseja provocar com as listras?

Espessura das listras

A espessura das listras também diz muito sobre o efeito decorativo final da parede. As listras finas são ideais para quem deseja compor uma decoração mais clássica, elegante e sofisticada.

As listras grossas, por sua vez, possuem uma atmosfera mais moderna, despojada e jovial, perfeita para quartos de jovens, por exemplo.

Cores das listras

Esse é um ponto que pode confundir muita gente, não só pela variedade de cores disponíveis, mas também pela inúmera variedade de combinações possíveis.

As combinações mais comuns são as de parede listrada em branco e preto, parede listrada em azul e branco, parede listrada em branco e cinza e parede listrada em rosa e branco. Mas essas são apenas algumas das diversas possibilidades. E aí, como escolher?

A dica aqui é: você precisa definir primeiro qual será o estilo decorativo do ambiente. Se optar por uma proposta moderna, prefira listras em tons de cinza, branco, amarelo e azul. Caso prefira algo mais despojado, irreverente e contemporâneo vale apostar em listras com cores complementares e contrastantes como azul e amarelo ou verde e rosa, por exemplo.

Mas se desejar ficar no campo da neutralidade, transmitindo uma decoração clean, elegante e sofisticada, as listras em tons claros e suaves são a melhor opção. Nesse caso, uma boa pedida são paredes listradas em tons de bege e branco.

Já uma decoração de estilo rústico pede por listras em tons terrosos, como marrom, bege, vermelho fechado e até um laranja queimado.

Em quartos de bebê e quartos infantis dê preferência para paredes listradas em tons suaves e harmônicos, como o amarelo ,o rosa, o azul e o verde combinados ao branco.

Em quantas paredes usar?

Aqui é que mora o perigo quando o assunto é parede listrada. Prefira sempre usar apenas uma das paredes com listras, mais do que isso a sua decoração pode ficar sobrecarregada e pesar visualmente, especialmente quando usadas em salas de estar e quartos.

Os lavabos são uma exceção, uma vez que eles tendem a ser repletos de originalidade e ousadia. Neles é possível apostar em mais de uma parede com listras. Para balancear o efeito, use espelhos e quadros.

Outra dica para não errar feio é usar poucos elementos decorativos junto às listras. Deixe a parede aparecer e ser a protagonista do ambiente, caso coloque muitos objetos na frente da parede, a única coisa que vai conseguir é um ambiente bagunçado e conflituoso.

A exceção aqui vai para plantas, espelhos e quadros que, se usados em equilíbrio e na proporção correta, ou seja, sem exageros, valorizam ainda mais a parede listrada.

Outro detalhe importante que precisa ser mencionado: as demais paredes do ambiente devem ser pintadas com um tom neutro, claro e suave, preferencialmente no mesmo tom da faixa mais clara da listra usada na parede.

Tinta, papel de parede ou tecido?

Para fazer uma parede listrada você tem três opções: tinta, papel de parede e tecido. A tinta é uma das preferidas pelo fácil acesso, baixo custo e por oferecer uma enorme variedade de cores, sem contar que ela permite que as listras fiquem da espessura que você quiser.

Já o papel de parede é uma opção prática, rápida, que pode ser trocada facilmente, além de que também pode ser feita por você mesmo.

E, por último, muito semelhante ao papel de parede, existe também o tecido que pode ser colado diretamente na parede causando o mesmo efeito que as duas opções anteriores.

E quais são as desvantagens de cada uma dessas opções? No caso da tinta, a maior desvantagem é a grande possibilidade de você errar na pintura. A tinta pode escorrer, as listras podem ficar irregulares, com faixas mais largas e outras mais estreitas, sem contar que o tempo de finalização é maior.

Uma solução para esse caso é fazer a parede listrada com fita crepe, uma vez que a fita “bloqueia” e “restringe” a tinta para a outra faixa de cor. Contudo, escolha uma fita de boa qualidade. Tenha em mãos também uma fita métrica ou uma régua para medir e determinar o tamanho exato de cada listra, bem como o espaço entre elas.

E o papel de parede? Bem, o papel de parede é mais caro que a tinta e está disponível apenas nas cores e espessuras apresentadas no catálogo, ou seja, você fica limitado ao que o fabricante tem a oferecer.

Com o tecido acontece quase a mesma coisa: existe a limitação de cores e espessuras, mas tem a vantagem de custar um pouco mais barato do que o papel de parede.

Como fazer parede listrada: passo a passo

Você acha que iriamos te deixar sem uma explicação detalhada de como fazer parede listrada? É claro que não! Por isso, selecionamos alguns dos melhores vídeos tutoriais disponíveis no Youtube para você se inspirar e aprender como se faz, olha só:

DIY Parede listrada: modo simples e barato de mudar a decoração

 

Dicas para fazer listras perfeitas na parede

Parede com listras horizontais em diferentes espessuras

 

60 ideias de parede listrada na decoração de ambientes

Vamos se inspirar mais um pouquinho? Logo a seguir você confere uma seleção de fotos de ambientes decorados com paredes listradas. É para se  apaixonar de vez, confira:

Imagem 1 – Parede listrada com efeito 3D. Repare no uso dos tons metálicos para criação das listras

Parede listrada com efeito 3D. Repare no uso dos tons metálicos para criação das listras

Imagem 2 – Parede com listras fininhas e delicadas decoram esse quartinho infantil.

Parede com listras fininhas e delicadas decoram esse quartinho infantil

Imagem 3 – Um modo mais livre e criativo de usar listras.

Um modo mais livre e criativo de usar listras

Imagem 4 – Sabe aquela parede lisa e sem graça que acompanha a escada? Pois é ali mesmo um ótimo lugar para inserir as listras.

Sabe aquela parede lisa e sem graça que acompanha a escada? Pois é ali mesmo um ótimo lugar para inserir as listras

Imagem 5 – Parede listrada colorida: perfeita em ambientes despojados e contemporâneos.

Parede listrada colorida: perfeita em ambientes despojados e contemporâneos

Imagem 6 – Com as cores e a proporção correta é possível chegar a um efeito visual como o dessa parede listrada.

Com as cores e a proporção correta é possível chegar a um efeito visual como o dessa parede listrada

Imagem 7 – Aqui, apenas a parte central da parede da cabeceira recebeu as listras.

Aqui, apenas a parte central da parede da cabeceira recebeu as listras

Imagem 8 – Parede listrada em preto e branco: um coringa que vai bem em qualquer proposta de decoração.

Parede listrada em preto e branco: um coringa que vai bem em qualquer proposta de decoração

Imagem 9 – Parede com listras diagonais: um toque de originalidade, sem perder a classe e a elegância.

Parede com listras diagonais: um toque de originalidade, sem perder a classe e a elegância

Imagem 10 – Parede listrada na sala de estar. Destaque para a variedade de espessura das listras e das cores suaves usadas na composição.

Parede listrada na sala de estar. Destaque para a variedade de espessura das listras e das cores suaves usadas na composição

Imagem 11 – Papel de parede listrado trazendo charme e aconchego para a área da bancada da cozinha.

Papel de parede listrado trazendo charme e aconchego para a área da bancada da cozinha

Imagem 12 – Aqui, nesse quarto de casal, o papel de parede vai até o teto.

Aqui, nesse quarto de casal, o papel de parede vai até o teto

Imagem 13 – Parede listrada amarela para uma proposta arrojada e cheia de personalidade.

Parede listrada amarela para uma proposta arrojada e cheia de personalidade

Imagem 14 – Papel de parede com listras que imitam réguas de madeira.

Papel de parede com listras que imitam réguas de madeira

Imagem 15 – Opção suave e delicada para o hall de entrada: parede com listras azul e branca.

Opção suave e delicada para o hall de entrada: parede com listras azul e branca

Imagem 16 – O papel de parede listrado em tons claros e neutros é uma ótima opção para quem deseja manter a neutralidade da decor.

O papel de parede listrado em tons claros e neutros é uma ótima opção para quem deseja manter a neutralidade da decor

Imagem 17 – Já para esse quartinho infantil, a opção foi usar papel de parede listrado em meia parede.

Já para esse quartinho infantil, a opção foi usar papel de parede listrado em meia parede

Imagem 18 – As listras largas trazem jovialidade e modernidade para a decoração.

As listras largas trazem jovialidade e modernidade para a decoração

Imagem 19 – Parede listrada em tons terrosos: ideia perfeita para ambientes de estilo rústico.

Parede listrada em tons terrosos: ideia perfeita para ambientes de estilo rústico

Imagem 20 – Parede com listras horizontais para ampliar visualmente o quarto do casal.

Parede com listras horizontais para ampliar visualmente o quarto do casal

Imagem 21 – Um charme essa parede no hall de entrada com listras largas em vermelho e branco.

Um charme essa parede no hall de entrada com listras largas em vermelho e branco

Imagem 22 – Nesse quarto infantil, as listras foram usadas de forma pontual, sem ocupar toda a parede.

Nesse quarto infantil, as listras foram usadas de forma pontual, sem ocupar toda a parede

Imagem 23 – Olha que ideia diferente e criativa: aqui, as listras foram feitas com espelhos.

Olha que ideia diferente e criativa: aqui, as listras foram feitas com espelhos

Imagem 24 – Banheiro moderno com apenas duas listras coloridas. Repare, no entanto, que as listras vão da parede ao teto.

Banheiro moderno com apenas duas listras coloridas. Repare, no entanto, que as listras vão da parede ao teto

Imagem 25 – Super contemporânea essa sala de jantar com parede listrada em preto e branco. Os detalhes em verde esmeralda dão o toque final a proposta.

Super contemporânea essa sala de jantar com parede listrada em preto e branco. Os detalhes em verde esmeralda dão o toque final a proposta

Imagem 26 – No quarto do casal a ideia é quase a mesma: combinar as listras em preto e branco com objetos em verde.

No quarto do casal a ideia é quase a mesma: combinar as listras em preto e branco com objetos em verde

Imagem 27 – Sala de jantar com parede listrada colorida. Repare que as cadeiras acompanham a cor de uma das listras.

Sala de jantar com parede listrada colorida. Repare que as cadeiras acompanham a cor de uma das listras

Imagem 28 – Banheiro pequeno com listras que revestem o chão e as paredes.

Banheiro pequeno com listras que revestem o chão e as paredes

Imagem 29 – Lavabo com papel de parede listrado em tom de azul jeans. Para completar, o espelho de moldura provençal.

Lavabo com papel de parede listrado em tom de azul jeans. Para completar, o espelho de moldura provençal

Imagem 30 – Nesse outro lavabo, as listras foram criadas com madeira e azulejos.

Nesse outro lavabo, as listras foram criadas com madeira e azulejos

Imagem 31 – Uma decor ousada no corredor: paredes listradas em tom de rosa pink realçadas pelos objetos decorativos de estilo veneziano.

Uma decor ousada no corredor: paredes listradas em tom de rosa pink realçadas pelos objetos decorativos de estilo veneziano

Imagem 32 – Para quartos jovens e modernos aposte em listras largas e em cores como o azul, verde e cinza.

Para quartos jovens e modernos aposte em listras largas e em cores como o azul, verde e cinza

Imagem 33 – Um lavabo cheio de estilo decorado com meia parede listrada.

Um lavabo cheio de estilo decorado com meia parede listrada

Imagem 34 – Listras largas e coloridas marcam a parede desse quarto infantil delicado.

Listras largas e coloridas marcam a parede desse quarto infantil delicado

Imagem 35 – Não existe uma regra que determine a espessura das listras que você pode usar na parede. Sinta-se livre!

Não existe uma regra que determine a espessura das listras que você pode usar na parede. Sinta-se livre!

Imagem 36 – O banheiro de decoração clean ganhou uma parede com listras em tom de verde água.

O banheiro de decoração clean ganhou uma parede com listras em tom de verde água

Imagem 37 – Que tal combinar a parede listrada do quarto com uma cabeceira de dar inveja?

Que tal combinar a parede listrada do quarto com uma cabeceira de dar inveja?

Imagem 38 – Para essa sala de jantar, cada listra tem um espelho.

Para essa sala de jantar, cada listra tem um espelho

Imagem 39 – Pura delicadeza esse quarto de bebê com paredes listradas em tom de amarelo e lilás suave.

Pura delicadeza esse quarto de bebê com paredes listradas em tom de amarelo e lilás suave

Imagem 40 – Outra ideia para você não esquecer: listras feitas com pastilhas de vidro.

Outra ideia para você não esquecer: listras feitas com pastilhas de vidro

Imagem 41 – O bar da casa ganhou mais estilo com a parede listrada aos fundos.

O bar da casa ganhou mais estilo com a parede listrada aos fundos

Imagem 42 – As listras diagonais, assim como as horizontais, causam a sensação de amplitude do ambiente.

As listras diagonais, assim como as horizontais, causam a sensação de amplitude do ambiente

Imagem 43 – Opte por poucos objetos decorativos para adornar a parede listrada.

Opte por poucos objetos decorativos para adornar a parede listrada

Imagem 44 – Quarto de bebê com parede listrada azul marinho e branco: um clássico atemporal.

Quarto de bebê com parede listrada azul marinho e branco: um clássico atemporal

Imagem 45 – Listras em tom sobre tom: uma opção moderna de parede listrada.

Listras em tom sobre tom: uma opção moderna de parede listrada

Imagem 46 – Nesse quarto infantil, as listras delicadas ocupam todas as paredes do quarto.

Nesse quarto infantil, as listras delicadas ocupam todas as paredes do quarto

Imagem 47 – E para o banheiro foram escolhidas pastilhas de vidro cinza para formar as listras na parede da área do banho.

E para o banheiro foram escolhidas pastilhas de vidro cinza para formar as listras na parede da área do banho

Imagem 48 – Quarto infantil com parede listrada em azul e verde. Repare que a pintura ocupa também o teto do ambiente.

Quarto infantil com parede listrada em azul e verde. Repare que a pintura ocupa também o teto do ambiente

Imagem 49 – Para quem precisa ampliar visualmente o quarto uma boa saída é a parede com listras horizontais.

Para quem precisa ampliar visualmente o quarto uma boa saída é a parede com listras horizontais

Imagem 50 – Banheiro clean e elegante decorado com parede listrada. Note que as listras foram feitas com pastilhas de vidro.

Banheiro clean e elegante decorado com parede listrada. Note que as listras foram feitas com pastilhas de vidro

Imagem 51 – Os azulejos também podem ser usados para criar as listras na parede do banheiro.

Os azulejos também podem ser usados para criar as listras na parede do banheiro

Imagem 52 – E por que não dar uma nova cara para a área de serviço apostando no uso de paredes listradas?

E por que não dar uma nova cara para a área de serviço apostando no uso de paredes listradas?

Imagem 53 – Parede listrada em preto e branco: atemporal, elegante e sofisticada.

Parede listrada em preto e branco: atemporal, elegante e sofisticada

Imagem 54 – Aqui nessa sala de jantar, a zebra empresta suas listras para decorar a parede.

Aqui nessa sala de jantar, a zebra empresta suas listras para decorar a parede

Imagem 55 – Veja como é clássico e elegante o uso de listras finas em tom de bege e branco.

Veja como é clássico e elegante o uso de listras finas em tom de bege e branco

Imagem 56 – Porque não variar um pouco e levar as listras para o teto ao invés de apenas usá-las na parede?

Imagem 57 – Nessa sala, a almofada sobre o sofá conversa diretamente com as listras da parede aos fundos.

Nessa sala, a almofada sobre o sofá conversa diretamente com as listras da parede aos fundos

Imagem 58 – Para quem deseja apostar em uma parede listrada despretensiosa e jovial, essa é uma linda inspiração!

Para quem deseja apostar em uma parede listrada despretensiosa e jovial, essa é uma linda inspiração!

Imagem 59 – Quarto infantil compartilhado demarcado pelo uso de listras largas em cores diferentes para cada criança.

Quarto infantil compartilhado demarcado pelo uso de listras largas em cores diferentes para cada criança

Imagem 60 – Já o quarto do casal apostou na elegância das listras em bege e branco para revestir as paredes.

Já o quarto do casal apostou na elegância das listras em bege e branco para revestir as paredes