Decoração preto e branco: 60 ideias de ambientes para se inspirar

Crie um ambiente com o estilo P&B — conheça as principais dicas e projetos de referência.

Por -

Não sabe ainda qual paleta de cor escolher para a sua decoração? Que tal usar a combinação de preto e branco? Saiba que ela é um curinga na decoração e pode ser aplicada em diversos ambientes: em cozinhas, quartos, salas, escritórios, banheiros e outros.

Quando estas duas cores são bem combinadas, o resultado pode ser realmente surpreendente. Para tanto, considere que o branco é uma cor sóbria e impessoal, já o preto, pode deixar o ambiente carregado demais. Por isto o equilíbrio é imprescindível na hora de decorar um ambiente com o estilo P&B.

Dicas para decorar com o estilo P&B

Espaço: a escolha da cor de base pode variar de acordo com a área do ambiente, mas em geral: para ambientes pequenos, escolha o branco como base, em ambientes grandes, o preto pode ser utilizado para a pintura das paredes ou até mesmo do teto.

Quadros: use as fotografias e ilustrações com molduras finas e elegantes na cor preta. Faça a composição pendurando-as na parede de forma intercalada.

Estampas: seja no formato geométrio, chevron ou poá, a estampas se encaixam perfeitamente em tapetes, almofadas, cabeceiras e outros tecidos com a cor preto e branco.

Outros materiais: para combinar com o estilo P&B, você pode usar a madeira em pisos e móveis, elementos metálicos também combinam com o estilo, assim como espelhos nas paredes.

Mais cores: além do P&B, você pode acrescentar um toque de cor para tirar um pouco da sobriedade do ambiente. Para tanto, use os objetos decorativos pequenos como livros, utensílios, almofadas e etc.

60 ambientes diferentes com decoração preto e branca

Veja agora a seleção de ambientes decorados com as cores P&B para se inspirar:

Na sala de estar

Imagem 1 – A combinação do preto e branco pode resultar em uma sala de estar contemporânea.

 O ideal no início de qualquer projeto é escolher qual o estilo de decoração que se deseja para o ambiente.  O estilo contemporâneo e o minimalista podem deixar uma sala elegante, trabalhando as linhas bem marcadas e usando as cores de forma pura.

Imagem 2 – A escolha do branco como base e o preto nos mobiliários.

Uma dica importante para quem pretender usar este tipo de decoração mas tem receio do resultado final é escolher uma das cores como base e a outra para peças, móveis e objetos.

Imagem 3 – Tire a monotonia do lugar usando estampas preto e branco na decoração.


Na sala de estar, aplique o preto e o branco com as estampas nas almofadas, tapetes, quadros ou em outro acessório. Tome cuidado para não deixar o ambiente muito carregado, por isso, equilibre o visual com um vaso de plantas.

Imagem 4 – A pintura na parede pode causar um efeito surpreendente no ambiente.


Caso queira dar um toque de pintura na decoração, tenha um esquema de cores preto e branco nas paredes, dando o contraste certo para o ambiente. Uma ideia é ter uma única parede do cômodo com tinta preta, para dar essa sensação de ousadia sem muitos gastos.

Imagem 5 – Para que a sala não fique com o aspecto frio, utilize elementos aconchegantes na decoração.


Móveis amadeirados, iluminação amarela e quadros com tema do seu gosto pessoal fazem toda a diferença para que o ambiente fique confortável.

Na sala de jantar

Imagem 6 – Uma boa dica é aplicar o preto nas almofadas das cadeiras.


Se você optou por uma decoração com uma base de cor branca, mas quer adicionar um toque do preto, escolha uma peça de destaque para acrescentar o preto.

Imagem 7 – Nessa sala de jantar integrada, todos os ambientes levam a mesma proposta.


As combinações de preto e branco deste exemplo fogem das tradicionais propostas — elas aparecem nos detalhes, formando uma arquitetura minimalista e moderna para essa residência com espaços integrados.

Imagem 8 – Uma opção certeira é utilizar a mesa de uma cor e as cadeiras da outra.


Essa composição é a maneira mais simples de ser montar uma sala de jantar P&B. Mas é possível inovar com o design desses mobiliários. No projeto acima a base da mesa com o acabamento laqueado e o aço cromado na estrutura das cadeiras reforçaram o toque elegante que o projeto deseja passar.

Imagem 9 – O efeito P&B pode estar nos mobiliários que envolvem o ambiente.


Além da versatilidade dos rodízios nesse conjunto, as cadeiras ganharam a estampa mais clássica (listras) para não destoar na decoração.

Imagem 10 – Tapetes quadriculados são uma ótima pedida nesse ambiente.


O tapete embaixo da mesa sempre é bem-vindo. Use essa peça na sua versão P&B para a sala de jantar.

Na cozinha

Imagem 11 – Nesse projeto os equipamentos também ganharam sua versão preta.


O design esta a cada dia trazendo novidades no ramo da decoração. Além dos cobreados e dourados, a nova tendência são os acessórios pretos para a cozinha e o banheiro.

Imagem 12 – Utilize acabamentos contrastantes nos detalhes para dar um toque especial na cozinha.


Elementos cobres são bonitos e modernizam o ambiente. A luminária instalada no projeto acima deu todo o toque contrastante para essa cozinha com decoração preto e branco.

Imagem 13 – O mármore branco é a escolha perfeita para essa proposta.


O mármore é uma das pedras mais elegantes no mercado decorativo. Ela oferece todo o acabamento para a bancada e possui a vantagem de substituir a pedra branca na sua forma mais pura. O efeito das manchas mais acinzentadas fica perfeito nessa composição P&B!

Imagem 14 – O nicho realçou o projeto desta cozinha.


O nicho ofereceu todo o toque de personalidade nessa cozinha. Ela quebrou o ar sóbrio e ainda vem com um tom similar ao piso para não carregar muito o ambiente.

Imagem 15 – Cozinha preta e branca pequena.


Cozinhas pequenas pedem artifícios para dar a sensação de amplitude. Por isso, priorize o branco e deixe alguns detalhes do preto sobressaírem no projeto. Podemos observar que o espelho instalado possui um acabamento cobre para realçar ainda mais essa combinação de cores.

Na lavanderia

Imagem 16 – Utilize os azulejos P&B para revestir o piso da área de serviço.


Azulejos em áreas molhadas são quase indispensáveis. No mercado podemos encontrar diversos modelos e estampas que agradam todos os estilos.

Imagem 17 – Para esse ambiente o ideal é que as paredes sejam brancas para dar a iluminação correta no varal.


Por se tratar de uma área de serviço, onde a prioridade é a limpeza, é recomendável que os locais principais sejam claros para deixar a sujeira visível. O ponto forte desse projeto é o varal suspenso, que levou todo o charme e ainda deixa as roupas arejadas mesmo em um ambiente fechado.

Imagem 18 – Por ser uma área pequena, o projeto priorizou o branco que leva amplitude ao lugar.


Se atente ao uso intenso da cor preta em ambiente pequeno, pois a tendência é aparentar um espaço menor. Siga a regra básica das cores: ambientes pequenos com cores claras e ambientes amplos com cores escuras.

Imagem 19 – Os elementos prateados realçam o preto existente nessa lavanderia.


As pastilhas são clássicas na decoração de cozinhas e lavanderias. Nessa proposta, procure levar o toque moderno com o revestimento em acabamento prateado, dessa forma ela combina com o eletrodoméstico e os equipamentos existentes da lavanderia.

Imagem 20 – Para uma lavanderia moderna, faça uma marcenaria preta e deixe o branco por conta do equipamento e do revestimento da parede.


Essa ideia é ótima para apartamentos pequenos, pois ela esconde perfeitamente a área de serviço sem deixar os eletrodomésticos visíveis.

No banheiro

Imagem 21 – As cores preto e branca combinam com dois materiais bem diferentes: a madeira e os espelhos.


Os detalhes fazem toda a diferença. Aposte em pequenos pontos em outros materiais para dispersar o P&B, como o espelho, prata, madeira, aço ou metais brilhantes, que deixam o visual mais leve.

Imagem 22 – Que tal apostar em um banheiro branco e complementar com itens pretos?


Essas duas cores seguem alguns padrões clássicos, pois o excesso de uma pode carregar o espaço e criar o efeito contrário do que o desejado. A junção busca a harmonia no conjunto, fazendo com que o contraste seja refletido nessa sobreposição.

Imagem 23 – Existem diversos modelos de revestimentos nessas duas cores.

Imagem 24 – Equilibre as cores para não deixar o ambiente preto ou branco demais.


Utilize o equilíbrio para não deixar o ambiente com uma cor só. Muito branco pode deixar o espaço sem graça e o preto pode pesar muito no visual.

Imagem 25 – Os acessórios pretos são diferentes e são uma forma de inovar na decoração do banheiro.

Nas varandas e sacadas

Imagem 26 – Pequena e aconchegante.


Não é preciso investir muito para uma decoração P&B, veja que os móveis inseridos na sacada são feitos de pallets e pintados de branco. Em contrapartida alguns acessórios escuros criam o efeito desejado.

Imagem 27 – Aposte em quadros e fotografias em P&B, com molduras finas e discretas.


A ilustração preto e branca na parede é uma excelente forma para colocar este tipo de decoração em prática no ambiente.

Imagem 28 – Faça uma composição com os pequenos objetos e peças decorativas nas cores preto e branca, brincando com o contraste entre elas.


Misturar o liso com estampas é uma forma de não deixar o ambiente monótono.

Imagem 29 – É muito comum os projetos terem a churrasqueira como item decorativo.


Se quiser criar um impacto na varanda, adicione um revestimento diferente na churrasqueira.

Imagem 30 – Se inspire no ar urbano para decorar sua varanda.


Paredes podem ganhar revestimentos personalizados e criativos. Peças coloridas quebram a seriedade e sobriedade do P&B.

No home office

Imagem 31 – A pintura em lousa é uma ótima alternativa para deixar o ambiente com visual preto e ainda manter as suas anotações em dia.

Imagem 32 – Escolha materiais que harmonizem com essas cores como o aço, o concreto e o vidro.

Imagem 33 – Em espaços pequenos, prefira mais o branco do que o preto.

Imagem 34 – Em um ambiente de trabalho, procure um visual equilibrado.


Afinal ele não pode ser branco ou preto demais. Esse projeto é ideal para aqueles que querem um cantinho de personalidade, mas sem abusar muito de cada cor.

Imagem 35 – A poltrona e as mãos francesas formaram o contraste perfeito desse home office branco.


Nesse home office, os pequenos itens ajudam a valorizar a proposta da decoração.

No corredor ou hall de entrada

Imagem 36 – No corredor, pinte uma parede de preto e deixe o restante com a cor branca.

Imagem 37 – O fundo com a pintura preta deixa a aparência do corredor mais comprida.

Imagem 38 – Adote as cores em uma peça de destaque e planeje o ambiente ao redor de acordo com ela.


Se tiver com receio de aplicar os tons na parede, invista em um tapete grande para todo o cômodo.

Imagem 39 – Um tapete extenso é sempre bem-vindo no corredor.


Os tapetes são ótimos acessórios para enfatizar a proposta preto e branco.

Imagem 40 – Misture texturas e estampas para criar um ambiente mais interessante.

Em quartos de casal

Imagem 41 – O teto preto deixa o ambiente visualmente mais alto.


A pintura com uma cor escura no teto e paredes mais claras deixam os limites de um quarto invisível, ou seja, é quase imperceptível visualizar a delimitação do ambiente. Esse efeito cria a sensação de um ambiente mais alto, o que pode ser a alternativa para seu projeto.

Imagem 42 – Crie um nicho para embutir a cama.


Adicione um esquema preto e branco no quarto, atrás da cabeceira da cama — além de não atrapalhar o sono, acaba criando um efeito bacana na decoração.

Imagem 43 – Nesse projeto os tecidos aparecem na cor preta criando o efeito P&B.

Imagem 44 – As roupas de cama fazem todo o diferencial na ambientação do quarto.


Em um ambiente com uma cor padrão, como esse quarto preto, utilize o branco em um ponto estratégico para concentrar a atenção.

Imagem 45 – A pintura preta conseguiu delimitar a área do quarto.

Em quartos infantis

Imagem 46 – A ideia aqui é utilizar apenas a cama na cor mais escura.

Imagem 47 – Por ser uma combinação de cores neutras, é possível misturar vários padrões de estampa no quarto.


Misturar estampas contribui para um ambiente mais divertido para a criança. Porém, é necessário encontrar um equilíbrio entre os diferentes desenhos para que não pese muito no visual. Por exemplo, as formas geométricas nunca são demais e podem usadas sem medo no projeto.

Imagem 48 – Para um quarto infantil a estampa em poá é um sucesso.


Elas são delicadas e podem ser encontradas em forma de adesivos, lençóis, almofadas, tapetes e até em uma composição de puxadores e ganchos na parede.

Imagem 49 – Estampas geométricas, listras e poás em preto e branco ficam incríveis em objetos, principalmente almofadas, tapetes e roupas de cama.

Imagem 50 – O efeito P&B se dá pelos detalhes escuros das camas.


Para evitar uma decoração entediante, aposte em traços arquitetônicos, detalhes e formas originais. A cama com design minimalista foi o suficiente para deixar esse quarto surpreendente.

Em quartos femininos

Imagem 51 – Para dar personalidade no quarto, explore o colorido nos pequenos detalhes.


Para o quarto feminino, adicione alguma peça decorativa em uma terceira cor mais vibrante, como é o caso do vermelho na foto. Se preferir um quarto mais delicado, procure tonalidades mais suaves, como o lilás, o amarelo ou rosa bebê.

Imagem 52 – O espelho é um ótimo acessório no quarto feminino.


Para uma decoração preta que se destaca e fecha o ambiente, coloque um espelho próximo ao local para quebrar a seriedade.

Imagem 53 – O quarto não precisa necessariamente ter essas duas cores, mas sim devem ser a base do projeto.


Outra forma de criar um ponto de foco elegante no ambiente preto e branco é pintando uma das paredes com essas cores.

Imagem 54 – As listras pretas deixam o quarto contemporâneo e discreto ao mesmo tempo.


As listras são outra forma de deixar a combinação preto e branco mudar o estilo do quarto, que pode ser feita na estampa da cabeceira da cama como mostra o projeto acima.

Imagem 55 – Os quadros dentro dessa composição de cores também são uma opção para destacar o estilo.


Uma das propostas de qualquer decoração P&B é os quadros também nestas cores e em pretas para um efeito visual que prende o olhar.

Em quartos masculinos

Imagem 56 – Ao optar pela marcenaria preta, você pode inserir o restante com acabamentos brancos.


Para um quarto amplo, não tenha receio de utilizar a cor preta.

Imagem 57 – Brinque com as cores misturando o cinza na composição.

Imagem 58 – Quarto de menino com estilo escandinavo.

Imagem 59 – Você pode preferir um quarto inteiro preto com alguns pontos na cor branca.

Imagem 60 – Dê personalidade com os papéis de parede.


Os papéis de parede oferecem ótimas opções para a proposta monocromática, trabalhando com padronagens e estampas diferentes.

Em closets

Imagem 61 – O tapete com estampa chevron é uma alternativa para deixar o closet mais aconchegante.


A padronagem chevron, conhecida por suas linhas geométricas, são elegantes e atemporais. O desenho de sua estampa oferece um ambiente leve, despojado e agradável.

Imagem 62 – Se quiser um ambiente neutro, aposte em peças P&B.

Imagem 63 – A pintura pode criar um efeito surpreendente no closet.

Imagem 64 – Para não deixar o closet muito escuro, realce mais o branco na decoração.

Imagem 65 – Móveis pretos oferecem elegância ao closet.


Invista em móveis nas cores preto e branco, que oferecem um ar mais sofisticado ao ambiente.