Pé-direito duplo: o que é, vantagens e dicas de decoração

Por -

Quanto mais espaço melhor, não é mesmo? Quem ama iluminação natural, amplitude e design, guarda a arquitetura do pé-direito duplo dentro do coração! O pé direito de uma casa se refere à altura entre o piso e o teto, já o termo “pé-direito duplo” significa que essa altura é duas vezes o tamanho da tradicional.

Vamos esmiuçar melhor esse assunto: hoje, a altura padrão das residências é de 2,70 metros, aproximadamente, logo um pé-direito duplo deve ter entre cinco a oito metros de altura do chão até o teto.

E não confunda pé-direito duplo com pé-direito alto, são coisas diferentes. No primeiro caso, o pé-direito duplo precisa ter duas vezes a altura padrão de uma casa, conforme mencionado acima. Já o pé direito alto pode ser considerado a altura entre o piso e o teto valendo a partir dos três metros.

Mas voltando a falar do pé-direito duplo, ele garante aquela sensação de amplitude e de um projeto de decoração exclusivo. Ambientes com pé-direito duplo tendem a ser mais confortáveis também, já que são mais arejados e melhor iluminados.

Esse recurso arquitetônico combina muito com ambientes integrados, com mezaninos e com escadas abertas. As casas com pé-direito duplo contam com uma enorme variedade de opções decorativas, desde lustres incríveis a lareiras, plantas de grande porte e até cercados de vidro para o segundo andar.

E não é porque a arquitetura do pé-direito duplo fica linda combinada com escadas e mezaninos que as casas precisam ter mais de um andar. Casas térreas também podem receber essa opção e ficam magníficas.

Potencializando a decoração

As escadas, por exemplo, podem se tornam o espetáculo do ambiente. Elas podem ser vazadas, com detalhes em ferro – no caso de decorações industriais –, com guarda-corpo em vidro, de mármore, entre outros.

Lembre-se que a escada, quando houver, é o elemento central do ambiente. Pode ser uma escada em espiral, com um lustre no meio, ou um modelo reto, com degraus vazados e quem sabe até um modelo em mármore com guarda-corpo em vidro.

Móveis como prateleiras, armários e estantes, por exemplo, podem ser melhor explorados em casas de pé-direito duplo. Quanto maior a estante, mais bonito fica o design e disposição dos objetos no ambiente.

Luminárias e lustres pendentes ficam incríveis em ambientes com pé-direito duplo e, nesse caso, quanto maior e mais detalhes a peça tiver, melhor.

Ambientes integrados em composição com pé-direito duplo também são uma aposta certeira. A ausência de paredes delimitando os ambientes aumenta a sensação de amplitude e potencial de iluminação no local.

Vale ainda incluir no projeto grandes obras de arte, painéis e revestimentos diferenciados.

Vantagens x Desvantagens do pé-direito duplo

Podemos começar falando sobre a iluminação. Com a quantidade de espaço que ganhamos com o pé-direito duplo, é necessário investir em uma iluminação daquelas de cair o queixo. Esse estilo de arquitetura permite a aplicação de pendentes, lustres, spots e, o principal entre esses: a iluminação natural. Com a possibilidade de alocar grandes janelas nesses ambientes, a entrada de luz natural fica garantida, o que sem dúvida é uma enorme vantagem.

A circulação de ar também é uma vantagem e tanto nas casas com pé-direito duplo. Portas de correr podem ajudar com a entrada e saída de ar.

Em contrapartida, para a manutenção e limpeza das janelas, por exemplo, você pode precisar contratar uma empresa, o que pode pesar no bolso. A construção desse tipo de projeto também não costuma sair barato, já que o uso de materiais é maior e a estrutura precisa estar bem reforçada. Durante o inverno, a amplitude do espaço também não favorece o conforto térmico desejado, já que o ambiente tende a ficar mais frio.

Pé-direito duplo: imagens para se inspirar

Mesmo apresentando algumas desvantagens é inegável o efeito do pé-direito duplo na estética dos ambientes. E agora que você já entendeu melhor o assunto, que tal conferir algumas inspirações? São 59 fotos de ambientes com pé-direito duplo para te deixar boquiaberto.

Imagem 1 – Espaço dedicado à leitura, cheio de iluminação natural, com destaque para a luminária; tudo graças ao pé-direito duplo.

Espaço dedicado à leitura, cheio de iluminação natural, com destaque para a luminária; tudo graças ao pé-direito duplo

Imagem 2 – Uma opção super bacana é aproveitar a altura do pé-direito duplo para abusar de materiais diferentes em lugares diferentes, como no caso desse teto em vidro na área externa.

Uma opção super bacana é aproveitar a altura do pé-direito duplo para abusar de materiais diferentes em lugares diferentes, como no caso desse teto em vidro na área externa

Imagem 3 – Uma opção super bacana é aproveitar a altura do pé-direito duplo para abusar de materiais diferentes em lugares diferentes, como no caso desse teto em vidro na área externa.

Uma opção super bacana é aproveitar a altura do pé-direito duplo para abusar de materiais diferentes em lugares diferentes, como no caso desse teto em vidro na área externa

Imagem 4 – O guarda corpo em fios de aço ficou incrível nesse ambiente de pé-direito duplo; destaque para a escada em espiral.

O guarda corpo em fios de aço ficou incrível nesse ambiente de pé-direito duplo; destaque para a escada em espiral

Imagem 5 – O destaque aqui vai para os lustres escolhidos e a visão aberta que se tem do ambiente com pé-direito duplo e mezanino.

O destaque aqui vai para os lustres escolhidos e a visão aberta que se tem do ambiente com pé-direito duplo e mezanino

Imagem 6 – O destaque aqui vai para os lustres escolhidos e a visão aberta que se tem do ambiente com pé-direito duplo e mezanino.

O destaque aqui vai para os lustres escolhidos e a visão aberta que se tem do ambiente com pé-direito duplo e mezanino

Imagem 7 – Claraboias também fazem sucesso em ambientes com pé-direito duplo; elas ajudam na entrada de luz natural no espaço.

Claraboias também fazem sucesso em ambientes com pé-direito duplo; elas ajudam na entrada de luz natural no espaço

Imagem 8 – Destaque para o lindo guarda corpo em vidro, perfeito para escadas e mezaninos em casas com pé-direito duplo.

Destaque para o lindo guarda corpo em vidro, perfeito para escadas e mezaninos em casas com pé-direito duplo

Imagem 9 – Mais uma inspiração belíssima de como explorar a decoração em um ambiente com pé-direito duplo; repare que o tom escuro próximo ao teto quebra um pouco o excesso de altura.

Mais uma inspiração belíssima de como explorar a decoração em um ambiente com pé-direito duplo; repare que o tom escuro próximo ao teto quebra um pouco o excesso de altura

Imagem 10 – Pé direito duplo valoriza ainda mais casas com ambientes integrados.

Imagem 11 – A sala de estar com pé-direito duplo ganhou lindos painéis para contracenar com a decoração escolhida.

A sala de estar com pé-direito duplo ganhou lindos painéis para contracenar com a decoração escolhida

Imagem 12 – O estilo industrial combina muito com casas de pé-direito duplo, uma vez que esse conceito de decoração nasceu nos antigos galpões de fábricas americanos.

O estilo industrial combina muito com casas de pé-direito duplo, uma vez que esse conceito de decoração nasceu nos antigos galpões de fábricas americanos

Imagem 13 – O estilo industrial combina muito com casas de pé-direito duplo, uma vez que esse conceito de decoração nasceu nos antigos galpões de fábricas americanos.

O estilo industrial combina muito com casas de pé-direito duplo, uma vez que esse conceito de decoração nasceu nos antigos galpões de fábricas americanos

Imagem 14 – Um ambiente com pé-direito duplo visto de cima: elementos que contribuem na decoração e no conforto do espaço.

Um ambiente com pé-direito duplo visto de cima: elementos que contribuem na decoração e no conforto do espaço

Imagem 15 – A imensa janela valoriza o pé-direito duplo e se torna o grande destaque do ambiente.

Imagem 16 – Quadros e longas cortinas para essa sala de estar com pé-direito duplo.

Quadros e longas cortinas para essa sala de estar com pé-direito duplo

Imagem 17 – Ambientes integrados, mezanino e claridade para essa casa com pé direito alto em estilo clean.

Ambientes integrados, mezanino e claridade para essa casa com pé direito alto em estilo clean

Imagem 18 – Destaque para o estilo rústico do telhado unido ao pé-direito duplo.

Destaque para o estilo rústico do telhado unido ao pé-direito duplo

Imagem 19 – Nessa inspiração, a casa com pé-direito duplo ganhou um lindo painel em madeira para revestir parte do mezanino.

Nessa inspiração, a casa com pé-direito duplo ganhou um lindo painel em madeira para revestir parte do mezanino

Imagem 20 – Pendentes em estilo industrial reforçam a altura do pé-direito duplo.

Pendentes em estilo industrial reforçam a altura do pé-direito duplo

Imagem 21 – O pé-direito duplo reforça a iluminação dos banheiros.

O pé-direito duplo reforça a iluminação dos banheiros

Imagem 22 – Que inspiração lindíssima! A claraboia deu espaço para uma árvore, que preenchia o jardim de inverno da casa com pé-direito duplo.

Que inspiração lindíssima! A claraboia deu espaço para uma árvore, que preenchia o jardim de inverno da casa com pé-direito duplo

Imagem 23 – Estantes internas aproveitam o espaço que sobrou graças ao pé-direito duplo do ambiente.

Estantes internas aproveitam o espaço que sobrou graças ao pé-direito duplo do ambiente

Imagem 24 – Casas pequenas e térreas também podem contar com o pé-direito duplo e ficam lindas.

Casas pequenas e térreas também podem contar com o pé-direito duplo e ficam lindas

Imagem 25 – A estante amarela explorou bem o espaço disponível proporcionado pelo pé-direito duplo da cozinha.

A estante amarela explorou bem o espaço disponível proporcionado pelo pé-direito duplo da cozinha

Imagem 26 – Ventiladores e aparelhos de ar condicionado conseguem disseminar melhor a temperatura e o ar nos ambientes com pé-direito duplo.

Ventiladores e aparelhos de ar condicionado conseguem disseminar melhor a temperatura e o ar nos ambientes com pé-direito duplo

Imagem 27 – Detalhes rústicos em madeira para a pequena casa com pé-direito duplo.

Detalhes rústicos em madeira para a pequena casa com pé-direito duplo

Imagem 28 – Uma luminária irreverente que ficou perfeita na casa moderna com pé-direito duplo

Imagem 29 – O pé-direito duplo é destaque logo na entrada da casa

Imagem 30 – O pé-direito duplo ficou ótimo no ambiente com mezanino de estilo moderno e industrial.

O pé-direito duplo ficou ótimo no ambiente com mezanino de estilo moderno e industrial

Imagem 31 – Destaque para as luminárias da sala de estar que, graças ao pé-direito duplo, puderam ser instaladas de uma forma bem irreverente.

Destaque para as luminárias da sala de estar que, graças ao pé-direito duplo, puderam ser instaladas de uma forma bem irreverente

Imagem 32 – O estilo rústico do ambiente ficou ótimo com a entrada de luz natural proporcionada pelo pé-direito duplo.

Imagem 33 – Quando há mais espaço no projeto é possível fazer com que o andar acima não seja usado apenas como mezanino.

Quando há mais espaço no projeto é possível fazer com que o andar acima não seja usado apenas como mezanino

Imagem 34 – Aqui, as janelas foram instaladas na marca que divide os andares da casa com pé-direito duplo.

Aqui, as janelas foram instaladas na marca que divide os andares da casa com pé-direito duplo

Imagem 35 – A circulação de ar é um dos maiores benefícios dos projetos com pé-direito duplo.

A circulação de ar é um dos maiores benefícios dos projetos com pé-direito duplo

Imagem 36 – As possibilidades decorativas em ambientes com pé-direito duplo são inúmeras; aqui, o destaque vai para as placas coloridas.

As possibilidades decorativas em ambientes com pé-direito duplo são inúmeras; aqui, o destaque vai para as placas coloridas

Imagem 37 – Pé direito duplo para os ambientes integrados da casa marcados pela modernidade, elegância e mix de materiais.

Pé direito duplo para os ambientes integrados da casa marcados pela modernidade, elegância e mix de materiais

Imagem 38 – A inclusão de um lustre ou luminária grande é mais que possível em ambientes com pé-direito duplo.

A inclusão de um lustre ou luminária grande é mais que possível em ambientes com pé-direito duplo

Imagem 39 – O jardim de inverno ganhou destaque nesse projeto de pé-direito duplo.

O jardim de inverno ganhou destaque nesse projeto de pé-direito duplo

Imagem 40 – Uma inspiração maravilhosa de pendentes para a sala de jantar com pé-direito duplo.

Uma inspiração maravilhosa de pendentes para a sala de jantar com pé-direito duplo

Imagem 41 – Uma inspiração maravilhosa de pendentes para a sala de jantar com pé-direito duplo.

Uma inspiração maravilhosa de pendentes para a sala de jantar com pé-direito duplo

Imagem 42 – Espaços externos também podem contar com o pé-direito duplo para abrilhantar o visual da fachada da casa.

Espaços externos também podem contar com o pé-direito duplo para abrilhantar o visual da fachada da casa

Imagem 43 – Ambientes integrados e mezanino no projeto com pé-direito duplo; um banho de luz dentro de casa.

Ambientes integrados e mezanino no projeto com pé-direito duplo; um banho de luz dentro de casa

Imagem 44 – Mais um exemplo de como as estantes podem melhorar o conceito do pé-direito duplo nos ambientes.

Mais um exemplo de como as estantes podem melhorar o conceito do pé-direito duplo nos ambientes

Imagem 45 – Aqui, a claraboia se aliou a iluminação do ambiente.

Aqui, a claraboia se aliou a iluminação do ambiente

Imagem 46 – O pé-direito duplo também funciona bem para aumentar o espaço disponível para organização de objetos; aqui, ele foi usado para os livros.

O pé-direito duplo também funciona bem para aumentar o espaço disponível para organização de objetos; aqui, ele foi usado para os livros

Imagem 47 – O mezanino contou com guarda corpo em vidro e moldura em madeira para combinar com o estilo da casa em pé-direito duplo.

O mezanino contou com guarda corpo em vidro e moldura em madeira para combinar com o estilo da casa em pé-direito duplo

Imagem 48 – A sala de estar ficou aconchegante com a lareira em conjunto com o pé-direito duplo.

A sala de estar ficou aconchegante com a lareira em conjunto com o pé-direito duplo

Imagem 49 – Peças em vidro ajudam a aumentar a sensação de amplitude trazida pelo pé-direito duplo.

Peças em vidro ajudam a aumentar a sensação de amplitude trazida pelo pé-direito duplo

Imagem 50 – Mais uma inspiração de banheiro com pé-direito duplo, com uma clara boia discreta para garantir a iluminação do local e preservar a privacidade.

Mais uma inspiração de banheiro com pé-direito duplo, com uma clara boia discreta para garantir a iluminação do local e preservar a privacidade

Imagem 51 – Salas de estar com pé-direito duplo podem contar com lustres chiquérrimos e um teto feito com placas de gesso 3D.

Salas de estar com pé-direito duplo podem contar com lustres chiquérrimos e um teto feito com placas de gesso 3D

Imagem 52 – Perceba que a cúpula da luminária é maior que a mesa de centro da sala de estar; coisas que só são possíveis com o pé-direito duplo.

Perceba que a cúpula da luminária é maior que a mesa de centro da sala de estar; coisas que só são possíveis com o pé-direito duplo

Imagem 53 – Que cozinha incrível! O teto com pé-direito duplo de vidro tornou o ambiente mais claro, charmoso e convidativo.

Que cozinha incrível! O teto com pé-direito duplo de vidro tornou o ambiente mais claro, charmoso e convidativo

Imagem 54 – Estantes infinitas nessa sala de estar com pé-direito duplo.

Estantes infinitas nessa sala de estar com pé-direito duplo

Imagem 55 – Ambientes pequenos ficam visualmente mais amplos com o pé-direito duplo.

Ambientes pequenos ficam visualmente mais amplos com o pé-direito duplo

Imagem 56 – As janelas grandes são um bônus nas casas com pé direito alto, além de garantir uma vista maravilhosa.

As janelas grandes são um bônus nas casas com pé direito alto, além de garantir uma vista maravilhosa

Imagem 57 – O conceito de iluminação tem que andar lado a lado com a arquitetura do pé-direito duplo.

O conceito de iluminação tem que andar lado a lado com a arquitetura do pé-direito duplo

Imagem 58 – Aqui, o projeto incluiu também um aquário para aproveitar o espaço que o pé-direito duplo proporcionou.

Aqui, o projeto incluiu também um aquário para aproveitar o espaço que o pé-direito duplo proporcionou

Imagem 59 – O pé-direito duplo pode se encaixar em diferentes estilos de decoração, desde as clássicas até as mais modernas; essa aqui, por exemplo, parece uma casinha de bonecas.

O pé-direito duplo pode se encaixar em diferentes estilos de decoração, desde as clássicas até as mais modernas; essa aqui, por exemplo, parece uma casinha de bonecas