Penteadeira camarim: 60 modelos e ideias para incrementar a decoração

Mais charme e estilo com a penteadeira camarim em quartos decorados. Veja passo-a-passo.

Por -

As penteadeiras já foram itens indispensáveis nos quartos das nossas avós. Depois de um tempo elas caíram em desuso, mas agora voltaram repaginadas para compor a decoração dos quartos. O tipo mais procurado hoje em dia é a penteadeira camarim. O nome faz referência ao modelo de móvel semelhante ao utilizado por atrizes do cinema e do teatro.

A marca desse tipo de penteadeira são as lâmpadas que circulam todo o espelho, favorecendo a aplicação da maquiagem, o penteado e outros momentos de cuidados pessoais.

É possível encontrar penteadeiras camarins nos mais diversos materiais. Os principais são MDF, vidro, madeira e pallets. O preço médio de uma penteadeira camarim varia entre R$ 250 a R$ 700, dependendo do material com que é produzida e do modelo. Algumas possuem gavetas, outro tampo com divisórias, há os modelos suspensos e as que já vem com banco incluso. Tudo vai depender do que você está buscando em termos de design e funcionalidade.

Mas você pode economizar um bom dinheiro se optar por fazer a sua penteadeira camarim em casa. Existem modelos prontos de MDF cru, onde é necessário realizar apenas a montagem e passar uma camada de tinta, na cor que preferir. Antes de chegar no passo a passo de como fazer uma penteadeira camarim é importante conferir algumas dicas para que esse móvel seja, além de lindo, muito funcional para você. Então, confira as dicas e logo a seguir assista ao vídeo com o passo a passo da penteadeira camarim:

Dicas para você tirar o máximo de proveito da sua penteadeira camarim:

  • A iluminação desse tipo de penteadeira é o ponto alto e mais fundamental. Por isso, capriche nesse detalhe. Quanto mais iluminada, melhor o resultado da maquiagem e do penteado. Mas nem pense em usar lâmpadas amarelas, prefira as brancas que não alteram a cor da pele nem dos produtos que você irá utilizar;
  • Antes de comprar ou montar sua penteadeira camarim atente-se para a quantidade de coisas que você precisará guardar nela. Dessa forma, você consegue optar por um modelo que corresponda com as suas necessidades;
  • Organização é tudo para manter o visual da sua penteadeira camarim sempre bonito. Invista em potinhos, divisórias e suportes para deixar tudo sempre organizado e à mão quando precisar. Caso sua penteadeira tenha gavetas, aproveite esse espaço para guardar aquilo que não precisa, necessariamente, estar exposto;
  • O banquinho da penteadeira é muito importante no momento de se arrumar e, ainda, ajuda a compor o visual do conjunto. Escolha um modelo confortável de se sentar e que esteja na altura adequada para você. Não caia na tentação de trazer uma cadeira da mesa de jantar para a penteadeira. Primeiro, porque ela vai entulhar o espaço e segundo, a cadeira pode limitar os movimentos especialmente para mexer nos cabelos. O banquinho é muito mais prático, depois do uso é só encaixá-lo embaixo da penteadeira e está tudo certo;
  • Tenha sempre por perto uma lixeirinha para descartar lenços, cotonetes, algodão e o que mais precisar, assim você evita acumular lixo em cima da bancada;
  • Para finalizar, decore sua penteadeira camarim com os objetos que melhor representem seu estilo e sua personalidade, pode ser fotos, flores, bibelôs e o que mais combinar com você;

Confira agora o passo a passo de como montar a penteadeira camarim

Como montar e pintar penteadeira camarim de MDF cru

Nesse vídeo você vai aprender como montar uma penteadeira camarim desde o inicio. O material escolhido foi MDF cru, mais barato e fácil de encontrar. Outra vantagem de fazer por conta própria o móvel é a possibilidade de usar as cores que preferir na pintura. E, penteadeira camarim que se preze, precisa ter lâmpadas, pois nesse vídeo você também vai aprender como colocar as lâmpadas ao redor do espelho. Depois é só curtir e aproveitar o móvel que você mesmo fez.

60 modelos de penteadeira camarim para você se inspirar

Veja agora uma seleção linda de fotos de penteadeiras camarim para te inspirar e motivar – ainda mais – a ter uma dessas no seu quarto:

Imagem 1 – Um cantinho especial montado para a penteadeira camarim.

Um cantinho especial montado para a penteadeira camarim
Nesse quarto, o quadro de Marylin Monroe traz inspiração para os momentos de beleza e cuidados. A parede mantem, além da penteadeira camarim, outros armários para guardar e organizar joias e bijuterias. Na hora de se arrumar, o banco com regulagem de altura ajuda, mas a poltrona também pode ser uma aliada.

Imagem 2 – Nessa penteadeira pequena, as canecas cuidam dos pincéis e acessórios de maquiagem; já o banco de estilo vitoriano completa o visual do móvel com muito charme.

Penteadeira camarim pequena

Imagem 3 – E quem disse que meninos não podem ter uma penteadeira camarim? Afinal, todo mundo precisa de cuidados.

Penteadeira camarim para meninos

Imagem 4 – Penteadeira camarim no quarto de casal; para não destoar da decoração, a opção foi por um modelo que seguisse o mesmo estilo clássico e sóbrio do restante do ambiente.

Penteadeira camarim no quarto de casal

Imagem 5 – Penteadeira camarim feita sob medida para atender o contorno do quarto.

Penteadeira camarim feita sob medida para atender o contorno do quarto

Imagem 6 – Um modelo para as mais básicas.

Penteadeira camarim básica
Essa penteadeira camarim é o modelo perfeito para quem possui poucos acessórios e prefere um ambiente mais clean, neutro e com poucas informações visuais. A cor branca, os puxadores discretos e o banco simples contribuem ainda mais com o estilo minimalista do móvel.

Imagem 7 – Para entrar de cabeça em um set de filmagem, além da penteadeira camarim, opte também por uma cadeira de diretor.

Penteadeira camarim com cadeira diretor

Imagem 8 – Penteadeira camarim rosa e branca com suporte especial só para batons; o espelho ao lado é ideal para limpar as sobrancelhas.

Penteadeira camarim rosa e branca

Imagem 9 – Penteadeira camarim suspensa; nesse modelo uma prateleira e o espelho com lâmpadas já é o suficiente.

Penteadeira camarim suspensa

Imagem 10 – Nesse modelo, ao invés das lâmpadas ficarem ao redor do espelho, elas foram colocadas acima com a ajuda de duas luminárias; se gostar desse estilo, tome cuidado apenas para não criar sombra, atrapalhando a maquiagem.

Penteadeira camarim com abajur

Imagem 11 – Penteadeira camarim com espelho apoiado na bancada, sem moldura e com mini lâmpadas.

Penteadeira camarim com espelho apoiado na bancada

Imagem 12 – Quase um salão de beleza.

Quase um salão de beleza

Imagem 13 – Pegue aquela mesinha sem uso, dê um tapa no visual dela, adicione um espelho em cima e está pronta sua penteadeira camarim.

Penteadeira camarim simples

Imagem 14 – E que tal forrar a parede com flores para receber a penteadeira camarim?

Parede de flores para penteadeira camarim

Imagem 15 – Espaço da beleza: toda essa parede foi utilizada para organizar e manter maquiagens, acessórios e esmaltes.

Espaço de beleza com penteadeira camarim

Imagem 16 – Use a criatividade para montar sua penteadeira camarim.

Use a criatividade para montar uma penteadeira camarim
Repare com atenção nesse modelo de penteadeira camarim. Todas as peças que a compõe não foram originalmente pensadas para esse fim. A mesa, que possivelmente já serviu algum escritório, foi usada aqui como bancada, o espelho recebeu uma moldura e lâmpadas e a cadeira de estilo vitoriano cria aquele charme e sofisticação a mais para o conjunto. Note também que as peças possuem estilos bem diferentes entre si e, mesmo assim, ficam harmoniosas juntas formando um mix de clássico e contemporâneo.

Imagem 17 – Não tem espaço no quarto para uma penteadeira camarim? Então aproveite o espaço do banheiro.

Penteadeira camarim no banheiro

Imagem 18 – Penteadeira camarim dentro do closet; bancada de mármore e cadeira vitoriano conferem luxo e glamour ao móvel.

Penteadeira camarim dentro do closet

Imagem 19 – Penteadeira camarim branca, clean e minimalista.

Penteadeira camarim branca, clean e minimalista

Imagem 20 – Penteadeira camarim com espelho redondo e vaso de flores para decorar.

Penteadeira camarim com espelho redondo

Imagem 21 – Penteadeira camarim infantil, no lugar de acessórios e maquiagem, brinquedos e lápis de cor.

Penteadeira camarim infantil

Imagem 22 – Penteadeira camarim embutida no móvel do quarto.

Penteadeira camarim embutida no móvel do quarto

Imagem 23 – Penteadeira camarim pequena e suspensa; para fazer uma dessas basta comprar uma placa avulsa de MDF branco e cortar do jeito que quiser.

Penteadeira camarim pequena e suspensa

Imagem 24 – Nesse modelo, a bancada da penteadeira fica livre, o móvel ao lado é que se encarrega de guardar e organizar os acessórios.

Bancada de penteadeira livre

Imagem 25 – Penteadeira camarim preta e branca com mosquiteiro.

Penteadeira camarim preta e branca

Imagem 26 – Penteadeira camarim com tampo de vidro, assim você visualiza facilmente o que precisa.

Penteadeira camarim com tampo de vidro

Imagem 27 – Para quem gosta de um pouco mais de cor e mimos, essa penteadeira camarim é o modelo ideal.

Penteadeira camarim cheia de mimos

Imagem 28 – Uma penteadeira camarim que mistura o moderno e o rústico.

Moderno e rústico na penteadeira camarim

Imagem 29 – Modelo simples, pequeno e muito funcional de penteadeira camarim.

Modelo simples, pequeno e muito funcional de penteadeira camarim

Imagem 30 – Penteadeira camarim simples, mas apaixonante nos detalhes.

Penteadeira camarim simples

Imagem 31 – Penteadeira camarim segue a decoração de tons pastéis do restante do quarto.

Penteadeira camarim segue a decoração de tons pastéis do restante do quarto

Imagem 32 – Penteadeira branca de MDF com moldura grossa para o espelho.

Penteadeira branca de MDF

Imagem 33 – Para melhor aproveitar o espaço do quarto, crie uma bancada única para a penteadeira e o home office.

Bancada única na penteadeira

Imagem 34 – Bijuterias e frascos de perfumes decoram a bancada dessa penteadeira camarim com espelho rosa.

penteadeira camarim com espelho rosa

Imagem 35 – Penteadeira precisa ser prática, com tudo à mão para o momento que precisar.

Penteadeira prática

Imagem 36 – Azul suave da moldura do espelho traz um charme a mais para a penteadeira.

Moldura azul suave da penteadeira camarim

Imagem 37 – Detalhes em dourado garantem um toque de glamour e sofisticação para penteadeira camarim.

Penteadeira camarim dourada

Imagem 38 – Nesse quarto, duas penteadeiras espelhadas em tons metálicos decoradas com vasos de flores.

Duas penteadeiras espelhadas no quarto

Imagem 39 – Pufes e bancos garantem a funcionalidade da penteadeira e possibilitam um ganho de espaço no quarto após o uso.

Pufes e bancos garantem a funcionalidade da penteadeira e possibilitam um ganho de espaço no quarto após o uso

Imagem 40 – Nesse banheiro, o espelho com lâmpadas faz a vez de uma penteadeira camarim.

Espelho com lâmpada no banheiro

Imagem 41 – Painel de MDF branco, onde a penteadeira camarim foi montada, tem espaço para um mini suporte para as bijuterias; destaque para a abertura da gaveta.

Penteadeira no painel de mdf branco

Imagem 42 – Penteadeira camarim com aramado metálico ajuda a organizar e decorar.

Penteadeira camarim com aramado metálico

Imagem 43 – Modelo de penteadeira camarim duplamente elegante.

Modelo de penteadeira camarim duplamente elegante

Imagem 44 – Espaço entre os roupeiros do closet foi aproveitado para montar uma pequena – e estilosa – penteadeira camarim.

Penteadeira camarim no closet

Imagem 45 – Penteadeira camarim suspensa na parede com banco alto de acrílico.

Penteadeira camarim suspensa

Imagem 46 – Um cantinho especial montado para a penteadeira camarim.

Cantinho especial para penteadeira camarim

Imagem 47 – Penteadeira camarim ao melhor estilo cinematográfico.

Penteadeira camarim ao melhor estilo cinematográfico

Imagem 48 – E que tal um modelo que você pode levar para onde quiser?

Penteadeira camarim portátil

Imagem 49 – O pequeno nicho com gaveteiro de acrílico mantem tudo no lugar e organizado

Pequeno nicho de penteadeira camarim

Imagem 50 – E se a ideia é reaproveitamento….

Reaproveitamento com penteadeira camarim
Se você curte criar suas próprias coisas pode se inspirar nesse modelo e montar uma penteadeira camarim com aquela mala velha que está sem uso aí na sua casa. Para dar vida a penteadeira basta uma mesinha de estilo retrô para apoiá-la, um pequeno espelho e algumas lâmpadas.

Imagem 51 – Não há uma regra para as penteadeiras camarins, o importante mesmo é que ela atenda as suas necessidades e combine com o seu estilo e do seu quarto.

Penteadeira camarim no estilo do quarto

Imagem 52 – Você também pode se inspirar no estilo provençal na hora de montar a sua penteadeira camarim: junte cores claras com estampas florais e um toque de rusticidade.

Penteadeira camarim no estilo provençal

Imagem 53 – Espelho sobre a penteadeira para o momento da maquiagem, mas na hora de conferir o look todo nada melhor do que um espelho grande.

Espelho sobre penteadeira camarim

Imagem 54 – Qualquer cantinho do seu quarto pode ser aproveitado para uma penteadeira camarim, basta ter criatividade para criar um móvel que se adapte ao espaço e as suas necessidades.

Cantinho do quarto com penteadeira camarim

Imagem 55 – Duas penteadeiras camarim dentro do closet: uma para ele, uma para ela.

Duas penteadeiras camarim dentro do closet

Imagem 56 – Muitas divisórias e suportes para deixar tudo à mão e à vista.

Muitas divisórias e suportes para deixar tudo à mão e à vista

Imagem 57 – Apesar de pequena, o espelho gigante chama toda atenção para a penteadeira camarim.

Espelho gigante na penteadeira camarim

Imagem 58 – Moldura rústica do espelho faz um contraste bonito e interessante com o restante do ambiente.

Penteadeira camarim com moldura rústica

Imagem 59 – Ao lado da cama, essa penteadeira camarim se destaca pela beleza e funcionalidade, apesar de pequena.

Toda a beleza da penteadeira camarim

Imagem 60 – Penteadeira camarim suspensa com gavetas; o banco simples de madeira demonstra que não é preciso muito para criar um móvel bonito e funcional.

Penteadeira camarim suspensa