Pintura de casas: passo a passo, dicas e ideias inspiradoras

Por -

Todo mundo já tá cansado de saber que a fachada da casa é o cartão de visita do imóvel. E grande parte disso se deve, sobretudo, a pintura da casa.

Uma fachada bem pintada, com as cores certas e um trabalho bem executado faz toda a diferença no visual externo da residência.

Por isso, esse post é todinho dedicado a pintura da casa, desde os primeiros cuidados até o último retoque de tinta. E se você está na dúvida de qual cor pintar a casa, não se preocupe. Trouxemos dicas para te ajudar com isso também. Não vai perder, né?

Pintura da casa: cuidados prévios

Escolha da tinta

O primeiro e mais importante passo para pintura da casa é saber escolher a tinta certa. A qualidade é fundamental, mas não é só isso.

Hoje em dia existem no mercado diversas opções de marcas de tinta e, para sorte do consumidor, a grande maioria delas possui tecnologia e qualidade atestadas. Por isso, não é tão difícil assim acertar na marca.

O que você precisa mesmo é ficar atento ao tipo de tinta e a especificação de uso. Existem tintas para uso interno, uso externo, com filtro solar, com ação anti mofo e por aí vai. Para a pintura externa da casa, opte, preferencialmente, por tintas para uso externo e, se possível, com ação de controle solar, assim você garante que a cor não vai desbotar com o passar do tempo.

Se a sua casa sofre com umidade, uma tinta com proteção anti mofo também é bem vinda. Isso vai facilitar a manutenção da pintura.

Outro detalhe importante: todas as marcas possuem linhas de qualidade superior e linhas de qualidade inferior, também chamadas de econômicas. A gente sabe que é sempre bom economizar, mas na hora de comprar a tinta é importante calcular o custo beneficio, especialmente porque as tintas econômicas geralmente vão pedir manutenção com mais frequência, já as tintas premium vão durar muito mais na sua parede e a pintura vai se manter bonita por muito mais tempo. Portanto, avalie a economia a longo prazo e não só no momento da compra, ok? 

Cores para pintar a casa

Depois de esclarecido o tópico anterior, vamos para a pergunta que não quer calar: qual cor de tinta escolher para a pintura da fachada?. Essa é uma dúvida comum e não é para menos, afinal, todo mundo quer uma casa bonita e bem pintada.

Por isso nossa dica é se atentar para o estilo arquitetônico da sua casa e os materiais que estão na sua fachada. Por exemplo, uma casa com elementos em madeira e pedra super combinam com tons terrosos, amarelos, laranjas e vermelhos, por remeter a uma estética mais rústica.

Já as casas de estilo moderno, com elementos em concreto, ferro, aço e vidro se valorizam com cores neutras e sóbrias, como o branco, preto, azul, verde e cinza.

As casas de estilo clássico ficam sempre perfeitas com uma pintura de cor neutra e clara, em especial os tons de Off White e cinza.

Mas há também a opção de usar cores vibrantes e alegres, como o azul celeste, o amarelo ouro ou o rosa pink. Nesses casos, o ideal é escolher pontos específicos da fachada para receber a cor e complementar o restante com outros materiais ou tons mais neutros.

E se a dúvida ainda bater forte, experimente usar os simuladores de tinta. A maioria das marcas oferece um, como é o caso da Coral, Suvinil e Sherwin-Williams.

Outra dica é combinar a cor das esquadrias com a cor das paredes. Aqui, vale tanto a ideia do contraste, por exemplo, uma parede azul com esquadrias rosas, quanto a do tom sobre tom.

Materiais necessários

Não é só de tinta que você vai precisar para pintar as paredes da sua casa. É fundamental que no momento de inicio da pintura você tenha em mãos todos os outros materiais necessários para não ter que ficar se deslocando a todo momento para a loja de materiais de construção.

Por isso, já deixe separado pinceis de diferentes espessuras, rolo de espuma, cabo extensor, lixas, massa corrida, misturador, espátula, fita crepe, lona, água raz e panos para limpeza.

Pintura por metro quadrado

Outra coisa importantíssima para assegurar a qualidade e a economia na hora de pintar a casa: medir toda a área que receberá tinta.

Todas as marcas trabalham com uma área mínima que pode ser coberta em metros quadrados. Por isso, vale muito a pena fazer esse cálculo e determinar o tamanho da área x a quantidade de tinta necessária. Lembrando que as tintas de cores claras necessitam de mais demãos para uma cobertura adequada. 

Passo a passo para a pintura da casa

Limpeza e preparo das paredes

Antes de começar a pintura da casa é importante limpar e tratar todas as paredes. Isso inclui remover manchas e sujeiras, lixar, retirar partes descascadas e tampar com massa corrida pequenos buraquinhos, rachaduras e outras imperfeições que possam comprometer a pintura. Se notar a presença de umidade, faça os reparos necessários.

Aplique também uma demão de impermeabilizante antes de iniciar a pintura, assim sua cassa ficará protegida contra umidade.

Forre o chão

Não pule essa etapa, é sério. Forrar o chão com uma lona vai te poupar um trabalho enorme de limpeza.

Proteja portas e janelas

Essa etapa é tão importante quanto a anterior. Proteja todas as esquadrias da sua casa com papel jornal, plástico ou papelão antes de começar a pintura. 

Use fita crepe

A fita crepe é uma grande aliada do trabalho de pintura. Ela é importante para proteger e vedar portas e janelas e, também, para demarcar as áreas que receberão a pintura, especialmente no caso de você usar mais de uma cor de tinta.

Demãos

Aguarde o tempo de secagem indicada pelo fabricante da tinta antes de cada nova demão. E não economize na quantidade de demãos até ter certeza que a cobertura ficou conforme esperada. 

Previsão do tempo

Não é só para ir na praia que você precisa consultar a previsão do tempo. Na hora de pintar a casa também é importante saber se vai chover, fazer sol, garoar, ventar, etc. Mas porque? Nada pior do que acabar de fazer a pintura e perceber uma tempestade chegando, a chuva simplesmente vai destruir todo o seu trabalho e, pior, vai mandar a tinta ralo abaixo, literalmente.

Dias com sol muito forte também não são muito indicados para pintura externa, bem como o excesso de vento.

O melhor clima para pintura da casa é aquele de sol ameno, sem previsão de chuva e com pouco vento. Resumindo a história: prefira os meses de outono e primavera para pintar a casa.

60 ideias incríveis de pintura de casas para você se inspirar

Que tal agora se inspirar com 60 pinturas de fachadas de casa. Já fica com um bloquinho de anotações por perto para anotar as suas combinações preferidas:

Imagem 1 – Fachada de casa moderna pintada de cinza e complementada pelos detalhes em madeira e pedra

Fachada de casa moderna pintada de cinza e complementada pelos detalhes em madeira e pedra

Imagem 2 – Combinação de branco e cinza para essa fachada de casa moderna. As pinceladas de amarelo garantiram um toque de descontração ao projeto.

Combinação de branco e cinza para essa fachada de casa moderna. As pinceladas de amarelo garantiram um toque de descontração ao projeto

Imagem 3 – O charme incomum do verde menta combinado as esquadrias de madeira.

Imagem 4 – A casa antiga ganhou cor e vida com as paredes azuis e a porta amarela chamando toda atenção para si. As molduras brancas trazem leveza ao projeto.

A casa antiga ganhou cor e vida com as paredes azuis e a porta amarela chamando toda atenção para si. As molduras brancas trazem leveza ao projeto

Imagem 5 – Uma casa azul royal para se destacar das demais.

Uma casa azul royal para se destacar das demais

Imagem 6 – Detalhe cinza para modernizar a fachada da casa.

Detalhe cinza para modernizar a fachada da casa

Imagem 7 – Na dúvida entre qual cor escolher para pintar a casa? Vá no tom sobre tom.

Na dúvida entre qual cor escolher para pintar a casa? Vá no tom sobre tom

Imagem 8 – Uma casa amarela nunca é demais.

Uma casa amarela nunca é demais

Imagem 9 – Tons neutros e marcantes para a fachada da casa moderna.

Imagem 10 – Que tal uma casa rosa para chamar de sua?

Que tal uma casa rosa para chamar de sua?

Imagem 11 – Mas bem que uma fachada de casa toda preta não vai nada mal!

Mas bem que uma fachada de casa toda preta não vai nada mal!

Imagem 12 – Uma linda combinação entre o tom terroso da pintura com a arquitetura moderna da casa.

Uma linda combinação entre o tom terroso da pintura com a arquitetura moderna da casa

Imagem 13 – Para quem não abre mão do clássico, a dica é pintar a casa de branco. Repare que a pintura se valoriza com as esquadrias de madeira.

Para quem não abre mão do clássico, a dica é pintar a casa de branco. Repare que a pintura se valoriza com as esquadrias de madeira

Imagem 14 – Uma romântica e delicada casa cor de rosa. A porta azul, no entanto, vem para trazer um toque de contemporaneidade.

Uma romântica e delicada casa cor de rosa. A porta azul, no entanto, vem para trazer um toque de contemporaneidade

Imagem 15 – Aqui, o tom quente e rosado traz conforto e acolhimento.

Aqui, o tom quente e rosado traz conforto e acolhimento

Imagem 16 – Quer uma fachada elegante, sofisticada e moderna? Então pinte-a de preto, sem medo de ser feliz!

Quer uma fachada elegante, sofisticada e moderna? Então pinte-a de preto, sem medo de ser feliz!

Imagem 17 – A combinação que nunca dá errado: branco, cinza e madeira.

A combinação que nunca dá errado: branco, cinza e madeira

Imagem 18 – Nada como uma antiga casa valorizada por uma pintura incrível.

Nada como uma antiga casa valorizada por uma pintura incrível

Imagem 19 – A graça que mora nos contrastes.

A graça que mora nos contrastes

Imagem 20 – Aquela casinha de campo super charmosa!

Aquela casinha de campo super charmosa!

Imagem 21 – Tom terroso para deixar a casa moderna acolhedora.

Tom terroso para deixar a casa moderna acolhedora

Imagem 22 – Branca e cinza: clássica e moderna ao mesmo tempo.

Branca e cinza: clássica e moderna ao mesmo tempo

Imagem 23 – Casa laranja com detalhes em aço preto, gostou da proposta?

Casa laranja com detalhes em aço preto, gostou da proposta?

Imagem 24 – Fachada clean e moderna pintada em tons de cinza e complementada com madeira.

Fachada clean e moderna pintada em tons de cinza e complementada com madeira

Imagem 25 – Tom terroso e pedras! Como não se apaixonar?

Tom terroso e pedras! Como não se apaixonar?

Imagem 26 – Arquitetura moderna é igual a casa branca com detalhes em madeira.

Arquitetura moderna é igual a casa branca com detalhes em madeira

Imagem 27 – Escolha pontos específicos da fachada para receber a cor da sua preferência.

Escolha pontos específicos da fachada para receber a cor da sua preferência

Imagem 28 – Um belíssimo tom de verde nas paredes para garantir profundidade ao jardim na entrada da casa.

Um belíssimo tom de verde nas paredes para garantir profundidade ao jardim na entrada da casa

Imagem 29 – A iluminação indireta ajuda a valorizar a pintura da casa.

A iluminação indireta ajuda a valorizar a pintura da casa

Imagem 30 – Uma casa moderna e super arrojada. Repare que aqui não há nada mais do que a pintura para destacar a arquitetura.

Uma casa moderna e super arrojada. Repare que aqui não há nada mais do que a pintura para destacar a arquitetura

Imagem 31 – Uma casinha que dá vontade de parar e ficar admirando!

Uma casinha que dá vontade de parar e ficar admirando!

Imagem 32 – Lembre-se de que quanto mais clara a pintura da casa, mais manutenção será necessário, especialmente de limpeza.

Lembre-se de que quanto mais clara a pintura da casa, mais manutenção será necessário, especialmente de limpeza

Imagem 33 – Tons quentes e frios se revezam na fachada dessa casa.

Tons quentes e frios se revezam na fachada dessa casa

Imagem 34 – Uma casinha pequena e aconchegante pintada em tom de azul claro.

Uma casinha pequena e aconchegante pintada em tom de azul claro

Imagem 35 – Paredes azuis e esquadrias brancas.

Paredes azuis e esquadrias brancas

Imagem 36 – Que tal um toque de vermelho para garantir aquele impacto visual?

Que tal um toque de vermelho para garantir aquele impacto visual?

Imagem 37 – Roxo na fachada: você bancaria essa ideia?

Roxo na fachada: você bancaria essa ideia?

Imagem 38 – Aqui, a casa clássica ganhou uma pintura azul celeste.

Aqui, a casa clássica ganhou uma pintura azul celeste

Imagem 39 – E o que dizer dessa fofurice de casa? A parede de tijolinho ganhou tinta branca, já as esquadrias foram pintadas de rosa.

E o que dizer dessa fofurice de casa? A parede de tijolinho ganhou tinta branca, já as esquadrias foram pintadas de rosa

Imagem 40 – Quer destacar sua casa no meio das outras? Pinte-a de amarelo.

Quer destacar sua casa no meio das outras? Pinte-a de amarelo

Imagem 41 – Cores bem marcadas para valorizar a fachada de arquitetura moderna.

Cores bem marcadas para valorizar a fachada de arquitetura moderna

Imagem 42 – Branco e cinza para quem não quer errar na pintura da casa.

Branco e cinza para quem não quer errar na pintura da casa

Imagem 43 – A casa ampla e moderna foi pintada em dois tons diferentes de marrom.

A casa ampla e moderna foi pintada em dois tons diferentes de marrom

Imagem 44 – O rosa garante o destaque necessário para essa casa moderna.

O rosa garante o destaque necessário para essa casa moderna

Imagem 45 – Paredes brancas e esquadrias pretas: o clássico dos clássicos!

Paredes brancas e esquadrias pretas: o clássico dos clássicos!

Imagem 46 – A cor dos demais materiais presentes na fachada impacta na combinação de cores de tinta, por isso, lembre-se sempre deles na hora de escolher a cor da tinta.

A cor dos demais materiais presentes na fachada impacta na combinação de cores de tinta, por isso, lembre-se sempre deles na hora de escolher a cor da tinta

Imagem 47 – O romantismo de uma casa antiga pintada de cor de rosa.

O romantismo de uma casa antiga pintada de cor de rosa

Imagem 48 – Tom sobre tom de cinza.

Tom sobre tom de cinza

Imagem 49 – E se você adicionar um desenho super lindo na fachada da sua casa?

E se você adicionar um desenho super lindo na fachada da sua casa?

Imagem 50 – O azul é a cor perfeita para quem deseja trazer cor e vida para a fachada sem precisar recorrer a uma cor de efeito visual mais impactante, como o vermelho ou amarelo.

O azul é a cor perfeita para quem deseja trazer cor e vida para a fachada sem precisar recorrer a uma cor de efeito visual mais impactante, como o vermelho ou amarelo

Imagem 51 – Aqui, a casa moderna com muros de concreto ganhou uma pintura 3D para se diferenciar.

Aqui, a casa moderna com muros de concreto ganhou uma pintura 3D para se diferenciar

Imagem 52 – Uma casa preta com detalhes em madeira.

Uma casa preta com detalhes em madeira

Imagem 53 – Calor e aconchego com a casa amarela.

Calor e aconchego com a casa amarela

Imagem 54 – Mas se preferir, aposte no frescor de uma casa verde.

Mas se preferir, aposte no frescor de uma casa verde

Imagem 55 – Olha só o detalhe no beiral dessa casa, que incrível!

Olha só o detalhe no beiral dessa casa, que incrível!

Imagem 56 – Uma vizinhança colorida. Converse com seu vizinho, quem sabe vocês conseguem conciliar uma combinação de cores para a pintura das casas?

Uma vizinhança colorida. Converse com seu vizinho, quem sabe vocês conseguem conciliar uma combinação de cores para a pintura das casas?

Imagem 57 – Uma casa verde limão para não passar despercebida.

Uma casa verde limão para não passar despercebida

Imagem 58 – A casa de tons neutros ganhou apenas um ponto de cor azul para gerar destaque.

A casa de tons neutros ganhou apenas um ponto de cor azul para gerar destaque

Imagem 59 – E se ao invés de apenas uma cor, você escolher várias?

E se ao invés de apenas uma cor, você escolher várias?

Imagem 60 – A elegância que só uma tinta preta consegue oferecer.

A elegância que só uma tinta preta consegue oferecer